Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-04"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Gestão do conhecimento em projetos de consultoria: estudo de caso da Capgemini PortugalPublication . Martins, Lisandra dos Santos; Marques, Alzira Maria da Ascensão; Carvalho, Henrique AmadoAs consultoras estão intimamente dependentes do conhecimento, onde este é, simultaneamente, matéria-prima e serviço. Esta realidade facilita o tipo de modelos de gestão preconizados por empresas do setor: a Gestão por Projetos (GP). A Gestão do Conhecimento em projetos de consultoria, assume-se como um elemento prepoderante e um fator diferenciador de sucesso, na entrega de serviços de consultoria customizados. Face ao mencionado, e tendo em conta que a empresa facilitadora do estágio currícular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Pollitécnico de Leiria (IPL), é a Capgemini Portugal. Que desenvolve atividades de prestação de serviços de Consultoria, Tecnologia e Outsourcing, com um modelo de gestão que priveligia a GP. O presente relatório de estágio abordará as práticas de GC na Capgemini Portugal, com enfoque no departamento de Consultoria Estratégica (CC). Para tal, com base na observação participativa e na execução ativa de tarefas, realizadas entre Setembro de 2016 e Janeiro de 2017, desenvolveu-se um estudo de caso sobre o posicionamento estratégico de GC da empresa facilitadora, através da análise das práticas existentes. Adicionalmente, e com o apoio de casos de estudo presentes na revisão da literatura, são efetuadas recomendações de melhoria às atuais práticas. Em suma, com base nas entrevistas realizadas e o observado no período de estágio. A par, da revisão de literatura sobre gestão do conhecimento em projetos de consultoria. Foi possível a apresentação, análise e discussão das prásticas de GC, e o simultâneo posicionamento estratégico da Capgemini Portugal. Concluindo-se que a empresa facilitadora de estágio não apresenta um modelo de GC desenvolvido e estruturado, contrariamente ao verificado em consultoras de renome internacional. As lacunas encontradas nas práticas de GC, permitem epilogar a inexistência uma estratégia definida para o efeito.
- Apoio organizacional percebido e os seus efeitos no desempenho, felicidade e empenhamento afetivo dos colaboradoresPublication . Silva, Marta Nobre Soares da; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroAtualmente, o ambiente organizacional está cada vez mais exigente como consequência da globalização e das tecnologias de informação, sendo que as organizações estão constantemente a competir entre si para conseguirem maiores margens de lucro. Contudo, a crise financeira observada nos últimos anos afetou as organizações e os seus colaboradores que se depararam com a inexistência de incentivos monetários ou mesmo sem emprego, perdendo, consequentemente, parte da sua motivação, diminuindo assim a sua produtividade. Face ao exposto, torna-se importante o estudo do apoio organizacional e a sua perceção pelos colaboradores, para que seja possível compreender a sua influência nos comportamentos e atitudes dos mesmos. Dada a referida importância do apoio organizacional percebido (AOP) no contexto organizacional, esta investigação tem como objetivo determinar a sua relação com o desempenho individual (DI), a felicidade e o empenhamento afetivo (EA) dos colaboradores. Assim, pretende-se verificar as seguintes hipóteses: 1) o AOP relaciona-se positivamente com o DI; 2) o AOP relaciona-se positivamente com a felicidade e 3) o AOP relaciona-se positivamente com o EA. Desta forma, foi realizado um estudo com base nas perceções de 186 indivíduos relativas ao apoio organizacional e às suas próprias emoções, atitudes e comportamentos, sendo que estes indivíduos admitiram ter trabalhado numa organização durante um período de, pelo menos, seis meses. Os resultados obtidos indicaram que o AOP explica 5% do DI, 24,6% da felicidade e 52,4% do EA dos colaboradores. Tendo em conta os resultados obtidos, é possível concluir que o AOP é bastante importante para as respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, mais concretamente no que diz respeito à felicidade, EA e DI, dado que foram apresentados resultados positivos. Neste sentido, quanto mais o colaborador se sentir apoiado pela organização onde labora, maior será a probabilidade de o seu desempenho individual ser superior, se sentir mais feliz e apresentar maior empenhamento afetivo para com a organização, permanecendo na mesma porque efetivamente o deseja.
- Aplicação da técnica EVM na gestão de projetos de desenvolvimento informático: o caso de estudo da La RedoutePublication . Marques, Gabrielle; Carvalho, Henrique Amado; Marques, Alzira Maria AscensãoO presente relatório tem por base um estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) realizado na La Redoute Portugal, no departamento de desenvolvimento informático (CDI), no período de 19 de setembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Este departamento desenvolve software que suporta toda a atividade operacional desta multinacional francesa, localizada no mercado das vendas online de vestuário, têxteis lar e mobiliário. Para o efeito, adota uma abordagem organizativa de gestão de projetos (GP), que ao contrário das abordagens tradicionais, permite integrar esforços complexos e reduzir o nível de buro-cracia, dando respostas mais efetivas e adequadas às elevadas exigências dos clientes, que frequentemente se traduzem em solicitações de alterações no decorrer da execução dos pro-jetos. Nesse contexto, o plano de estágio visava conhecer e perceber as práticas de gestão de pro-jetos na La Redoute, analisar o nível de maturidade em GP com base no modelo de Prado, identificar as ferramentas de gestão dos custos utilizadas e implementar a técnica Earned Value Management (EVM). Foi realizada uma revisão da bibliografia publicada sobre gestão de projetos, que serviu de suporte à realização de um estudo empírico baseado na aplicação da metodologia de estudo de caso, onde a recolha de dados foi efetuada por observação par-ticipativa e através de um questionário. Foram também analisados documentos facilitados pela empresa e conteúdos de páginas da internet. A La Redoute não tem uma metodologia única definida, utilizando simultaneamente, o Kan-ban, as reuniões CAB e o conjunto de processos definidos para o desenvolvimento dos soft-ware. O nível de maturidade da La Redoute em GP avaliada através do modelo de Prado, a partir dos dados recolhidos do universo dos responsáveis pela gestão dos projetos, evidencia um nível de maturidade acima da média, um bom relacionamento com os colaboradores e preocupação extrema no alinhamento dos projetos com as estratégias. Todavia, nas restantes dimensões apresenta elementos que precisam de algumas melhorias. A análise causal relevou que a informatização da metodologia explica 24,5% do cumpri-mento dos prazos dos projetos. Não existindo no modelo variáveis independentes que te-nham capacidade de explicar variações nos custos. A proposta de valor acrescentado deste relatório, a simulação da técnica EVM com base em dados reais permitirá uma diminuição dos desvios dos prazos e custos, proporcionando uma melhoria do nível de maturidade da empresa e exigindo um aumento do rigor na atualização dos dados dos projetos.
- Logística na Americana S.APublication . Ferreira, Gonçalo José Rodrigues; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO presente estágio curricular foi realizado no âmbito da UC de Estágio do 2º ano do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, e decorreu na empresa Americana S.A., com sede no Telheiro – Leiria e cuja principal atividade é a venda de artigos de papelaria e material diverso da mesma natureza. O objetivo deste relatório consiste fundamentalmente em pôr em prática os conceitos estudados nas unidades curriculares do mestrado na área da logística e gestão de operações para ajudar a Americana a melhorar alguns dos seus processos logísticos, bem como aprender novos conceitos que resultam da aprendizagem prática e do contacto direto com a realidade de uma empresa com a dimensão da Americana, permitindo assim uma continuação da obtenção de formação na área da logística. Nesse sentido, será indicado um desafio logístico que a empresa enfrenta atualmente, nomeadamente na gestão de armazém e na reposição do Auto-Serviço, e desenvolver-se-á um modelo (Modelo ORAS), em conjunto com o departamento de informática, para dar resposta ao mesmo. O modelo desenvolvido compreenderá um stock de segurança definido por dois indicadores de gestão de stocks (o stock máximo – MaxAS e o stock mínimo – MinAS) que ajudará o utilizador a decidir as quantidades a repor e quando as repõe. Por outro lado, o modelo desenvolvido também recomenda a mudança do método de picking (do order picking tradicional para o zone picking). Os principais benefícios do modelo são a nível dos processos de trabalho em que, apesar de não mudar o ERP, se alterará a forma como os usuários o utilizam, dado que, a lista de produtos a repor irá ser criada automaticamente. Por outro lado, a mudança do método de picking irá implicar numa reestruturação integral na organização da força humana, uma vez que, em vez de um picker trabalhar uma encomenda de cada vez (na sua totalidade), existirão zonas fixas de picking em que cada encomenda é trabalhada por mais do que uma pessoa em cada uma dessa zonas, o que implicará alterações no posto de trabalho de alguns colaboradores ou criação/extinção de alguns postos de trabalho.
- O impacto da integração dos mercados financeiros no crescimento económicoPublication . Antunes, Joana Ligeiro; Fernandes, Maria Eduarda da Silva Teixeira; Febra, Lígia Catarina MarquesEste trabalho tem como objetivo estudar o impacto da integração dos mercados financeiros no crescimento económico, utilizando, para o efeito, uma amostra grande e diversificada, de 108 países, e um período de análise recente, de 2000 a 2015. O facto de se utilizar neste estudo uma amostra que inclui um conjunto alargado de países e um período relativamente longo, permite verificar se a relação entre as variáveis em análise depende do nível de rendimento dos países e analisar se existem diferenças nesta relação para os períodos antes e depois da crise de 2008. Recorrendo à análise de correlações e à estimação de uma regressão de dados em painel, conclui-se que o impacto da integração dos mercados financeiros é positivo, tendo por base a amostra utilizada. Contudo, não foi possível corroborar a hipótese de que esta correlação é mais forte em países com menores níveis de rendimento, nem foram encontradas evidências de que a integração dos mercados financeiros, em conjunturas de crises financeiras internacionais, tem um impacto negativo no crescimento económico dos países mais integrados.
- Formação dos colaboradores: o caso da avaliação da formação na empresa inCenteaPublication . Marques, João Eduardo Vitorino; Marques, Tânia de Matos Gomes
- Gestão de filas de espera com recurso à simulaçãoPublication . Jorge, Miguel; Carreira, Pedro Manuel RodriguesA inadequada gestão das filas de espera provoca em muitas empresas gastos excessivos, perdas na sua receita, além de poder passar para o exterior uma imagem de falta de organização ou de má gestão. Como tal, é de extrema importância uma correta gestão das mesmas, para que cada organização possa encontrar um ponto de equilíbrio entre o custo associado ao excesso de capacidade e o custo associado à fila de espera. Cada vez mais a simulação tem vindo a ser reconhecida como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na gestão. Neste projeto, será utilizada a simulação de Monte Carlo como uma ferramenta de apoio à gestão de filas de espera com o objetivo de encontrar um ponto de equilíbrio nos custos associados à gestão de filas de espera. Este projeto teve como objetivo principal avaliar o desempenho do sistema de serviço de uma estação de lavagem automóvel semiautomática e propor formas de o melhorar, com recurso aos indicadores: percentagem de capacidade utilizada, tempo médio de espera, percentagem de clientes perdidos, receita perdida por semana e receita total por semana. Foram igualmente analisados os impactos de alterações no número de postos de lavagem, no comprimento máximo da fila de espera e no grau de paciência dos clientes da estação de lavagem. Os resultados obtidos permitem concluir que o número atual de postos da estação de lavagem aparenta ser excessivo, ainda que tal proporcione alguma imunidade a alterações no comprimento máximo da fila de espera ou no grau de paciência dos clientes. Em concreto, o que parece adequar-se à empresa é uma redução do número de postos de lavagem de três para dois, prevendo-se que tal resulte numa redução de custos sem comprometer a receita.
- A influência das competências de coaching do líder no empenhamento afetivo e desempenho dos colaboradoresPublication . Faustino, Catarina Mafalda Santos; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroNo atual contexto económico e social, para que as organizações possam persistir no forte mercado concorrencial e determinar a sua competitividade, torna-se imperiosa a adoção de novas técnicas e estratégias e que lhes permitam atingir um elevado Desempenho. O capital humano, tem vindo a ganhar posição de destaque neste âmbito, sendo fundamental a forte aposta nas competências individuais, inovando em termos de gestão de pessoas, com vista ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, e desta forma, atingir a performance pretendida para atingir os objetivos organizacionais a que se propõem. A literatura mais recente tem vindo a reconhecer a importância da Liderança e dos processos de Coaching no contexto organizacional. O Líder dotado de competências de Coaching é capaz de modificar comportamentos e atitudes, e também permite criar um elevado grau de Empenhamento e confiança, tratando-se de alguém que potencia e inspira os seus seguidores, promovendo a dinâmica da equipa e elevados Desempenhos que superam as expetativas. O Coaching revela-se, como uma ferramenta promotora do desenvolvimento das competências dos colaboradores, com vista ao sucesso organizacional. A presente investigação visa identificar a relação das competências de Coaching do Líder com as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, procurando entender como esta prática contribui para a melhoria do Empenhamento Afetivo e Desempenho dos colaboradores e, ainda analisa a relação entre o Empenhamento Afetivo dos subordinados e o seu Desempenho Individual. Este estudo foi realizado sob a forma de questionário, com uma amostra de 141 colaboradores pertencentes a organizações distintas. Com base nas perceções acerca dos seus próprios Líderes, pretende-se estudar as respostas atitudinais e comportamentais dos inquiridos. Os resultados indicaram que as Competências de Coaching do Líder explicam 14% do Empenhamento Afetivo, 5% do Desempenho e também que o Empenhamento Afetivo explica cerca de 15% do Desempenho Individual. Não representativos da população, os resultados obtidos permitem-nos concluir que as Competências de Coaching do Líder têm um papel importante nas respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, contribuindo para o crescimento sustentável da organização. Considerada uma prática emergente enquanto ferramenta de mudança nas organizações, o Coaching ostenta fortes perspetivas de reconhecimento por parte das organizações, quanto às suas potencialidades
- Proposta de implementação de melhorias no processo de planeamento e controlo na empresa TJ MoldesPublication . Pereira, João Ricardo Gomes; Carvalho, Henrique AmadoCada vez mais a Gestão de uma organização precisa de criar e utilizar ferramentas que auxiliem e facilitem a concretização de processos administrativos e produtivos. Para apoiar a evolução eficiente de uma organização é necessário obter e analisar informação interna com cada vez mais celeridade. O Planeamento e Controlo de Gestão foca-se em recolher e disponibilizar informação aos quadros superiores para que estes de uma forma mais suportada sejam capazes de tomar boas decisões e no momento mais exato. Na TJ Moldes S.A., foram identificadas necessidades de melhorias no sistema de controlo de gestão, que criaram a oportunidade para o desenvolvimento do presente projeto. Através do estudo de caso centrado nesta empresa, com recurso a diversos instrumentos de recolha de dados, foi possível realizar um diagnóstico inicial, verificando-se que organização já tem implementados alguns processos de controlo de gestão centrados no controlo da estratégia através do sistema de Balanced Scorecard. No entanto, denota-se uma insuficiente incidência no processo formal de planeamento e orçamento. Assim, o objetivo concreto do projeto desenvolvido centra-se em propor melhorias quanto ao processo de planeamento e orçamentação. Com o intuito de materializar as melhorias propostas, e partindo dos objetivos estratégicos identificados pela empresa, foi elaborado o Plano Anual e processo de Gestão Orçamental.
- Definição de parâmetros de utilização para ferramentas de corte com insertos PCDPublication . Neves, Tiago Baptista; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro de Sousa; Correia, Mário António SimõesO trabalho tem como objetivo a análise do comportamento de ferramentas de corte com insertos de diamante policristalino, utilizadas para a maquinação da grafite. Pretendeu-se comparar o comportamento de diferentes tipos de diamante policristalino e geometria de corte de modo a otimizar o rendimento deste tipo de ferramenta. Os PCD’s utilizados para comparação foram CTB010, CTH025 e CTM302, cujas diferenças se centravam no tipo de grão. Para a realização do projeto foram fabricadas na empresa Araújo & Silva dezoito ferramentas. Este número de ferramentas foi obtido através da técnica do DOE, onde foram considerados os principais parâmetros de corte. Através da realização do trabalho foi possível concluir que o PCD do tipo CTH 0 25 permite mais horas de maquinação do que os outros PCD’s utilizados no entanto o PCD CTB 0 10 permite uma melhor qualidade de acabamento. Além disso, podemos concluir que ao utilizar parâmetros de corte, como o avanço, a velocidade de corte e a rotação, mais baixos é possível aumentar a vida útil das ferramentas.