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- Relatório de Estágio Grupo Noras - Brand BookPublication . Silva, Liliana Antunes da; Ferreira, Vítor Hugo dos SantosO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Grupo Noras, uma empresa internacionalmente reconhecida no setor tecnológico, sediada em Torres Vedras. Este estágio, com uma carga horária total de 1040 horas, teve como objetivo principal a concretização do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Relacional, pelo Politécnico de Leiria. As atividades desempenhadas durante o estágio foram concentradas principalmente no Departamento de Marketing, com especial ênfase no desenvolvimento do Brand Book para uma das marcas pertencentes ao Grupo Noras, a U SAFE Worldwide. Dado o cenário atual de desenvolvimento de parcerias em âmbito internacional, a construção e preservação da identidade de uma marca torna-se crucial para que esta se destaque da sua concorrência. Neste contexto, destaca-se a importância de assegurar que a identidade da marca não se perca. Deste modo, foi elaborado um Brand Book que proporciona aos parceiros uma compreensão abrangente da identidade moral e física da marca. Esta iniciativa visa a garantir a diferenciação da marca, fortalecendo a sua posição no mercado global. Com a implementação do Brand Book, não só é possível à marca U SAFE Worldwide compreender e solidificar os seus valores morais, bem como fortalecer a comunicação com os seus Parceiros. Com a implementação do Brand Book desenvolvido, a U SAFE Worldwide tem a capacidade de garantir que a sua comunicação, interna e externa, é realizada de forma correta e coerente, em todos os canais de comunicação utilizados. O Brand Book fortalece a imagem e presença da marca, bem como as suas relações. O trabalho desenvolvido durante o estágio curricular contribuiu significativamente para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Mestrado em Marketing Relacional. Este relatório aborda todas as atividades realizadas, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas durante o período de estágio, demonstrando a integração dos conceitos teóricos na prática profissional.
- Proteção dos Denunciantes: Canais de DenúnciasPublication . Coelho, Renato Alexandre Faustino; Mendes, Jorge Manuel BarrosO presente estudo tem como tema Proteção dos Denunciantes: Canais de Denúncias. Os atos de corrupção e demais práticas ilegais associadas constituem um forte constrangimento ao desenvolvimento económico de um estado. Muitas das vezes, os recursos e as investigações das autoridades competentes não são suficientes para combater as práticas ilegais. Deste modo, quem tiver informação relativamente ao cometimento de atos ilícitos deve reportar, junto das entidades competentes e nesse contexto enquadra-se o whistleblowing ou denunciante. As denúncias têm assumido cada vez mais importância e interesse tendo em conta a utilidade que o sistema de proteção dos denunciantes pode trazer às organizações, na vertente em que tem as condições necessárias para afastar a ocorrência ou, pelo menos para tomar conhecimento mais rapidamente de situações ilícitas cometidas nas organizações e, que de outra forma não seriam (tão facilmente) descobertas e devidamente sancionadas. Neste sentido, percebe-se que a principal inovação que os Diplomas de Proteção do denunciante vêm trazer é a obrigação de implementar canais de denúncias nas organizações. Deste modo, seja qual for o sistema que componha o canal de denúncias de uma organização é vital que este tenha capacidade de resposta, alerta, conservar e eliminar dados quando for caso disso, para cumprimento das exigências legais, mas sobretudo para a eficácia e benefícios que as denúncias podem trazer para as entidades que detêm estes mecanismos. No entanto, não é qualquer solução que responderá aos anseios do regime jurídico geral de proteção do denunciante. Como tal, é propósito deste trabalho identificar os desafios impostos e a solução estrutural que melhor satisfaça/responda às necessidades do canal de denúncias ao cumprimento exigível, nos termos da Diretiva 2019/1937, de 23 de outubro de 2019. Para a prossecução desse propósito abordaremos diferentes assuntos que requerem atuação dos canais de denúncia para cumprimento do respetivo regime jurídico, na qual recorreremos à legislação, doutrina e jurisprudência sobre a matéria que consideramos mais pertinente de referir. A questão em relação ações ou omissões ilícitas não é de se vão ser descobertas, mas sim de quando e quanto mais tarde for, maiores serão as lesões ao interesse público e à reputação da entidade visada. Nessa consonância pretendemos, com o presente estudo, esclarecer que as denúncias não são propriamente uma traição, mas sim algo que é a favor da mesma, portanto é do seu interesse em conhecer a infração.
- Gestão de filas de espera através de simulação: aplicação ao Serviço de Finanças 1 de LeiriaPublication . Mota, Ricardo Marques; Carreira, Pedro Manuel RodriguesAs pessoas são cada vez mais impacientes, o que aumenta a relevância de uma análise cuidadosa do comportamento das filas de espera de um negócio ou serviço. Uma má gestão de filas de espera pode significar gastos desnecessários, quando a capacidade de serviço é excessiva face à procura, ou perdas de receita motivadas pela desistência dos clientes/utentes, e uma má imagem da organização para o exterior, quando ocorre o descontentamento destes por permanecerem demasiado tempo à espera. Uma boa gestão de filas de espera passa então por encontrar um nível adequado de capacidade de serviço, em que os custos associados à oferta dessa capacidade se equilibrem com os custos associados ao tempo de espera dos clientes/utentes. Para auxiliar a gestão de filas de espera no presente projeto, é utilizada a simulação computacional através do software @Risk, que permite criar milhares de cenários hipotéticos para a evolução futura do Serviço, e avaliar o efeito de alterações na capacidade de serviço ou no grau de paciência dos clientes/utentes, entre outros parâmetros/decisões, nos vários indicadores de desempenho que se queiram utilizar como critérios de decisão do nível ótimo de capacidade. O objetivo deste relatório de projeto é analisar o desempenho do atendimento espontâneo do Serviço de Finanças 1 de Leiria nos seus dois principais serviços, o Imposto sobre o Rendimento, e o Património. Para tal, definem-se quatro indicadores de desempenho e efetua-se uma análise de sensibilidade ao número de funcionários em atendimento, enquanto variável controlável diretamente associada à capacidade de serviço, e ao grau de paciência dos contribuintes, enquanto variável parcialmente controlável, de modo a perceber o impacto nos indicadores de desempenho considerados e a poder identificar oportunidades de melhoria do serviço prestado. Em relação aos resultados obtidos, estes permitem concluir que pode ser adequado aumentar a capacidade (número de funcionários) ou o nível de conforto da sala de espera (fazendo aumentar o grau de paciência dos contribuintes), nos vários serviços analisados, sobretudo no caso do serviço de Imposto sobre o Rendimento na primeira metade do ciclo semanal.
- PREVISÃO DE CURTO PRAZO PARA CONSUMO DE ENERGIA EM CAMPI UNIVERSITÁRIOSPublication . Oliveira, Paulo Roberto da Silva; Grilo, Carlos Fernando de Almeida; Sousa, João Miguel Charrua de; Távora, Luís Miguel de Oliveira Pegado de Noronha eDiversas instituições de ensino têm vindo a instalar medidores inteligentes em diferentes edifícios dos seus campi, permitindo detalhar o consumo quase em tempo real, dotando essas organizações de significativos volumes de dados com valiosa informação do ponto de vista estratégico. O consumo de energia em campus universitário é impulsionado principalmente por vários fatores, como: ocupação, horário de funcionamento, tipo da edificação, idade da edificação, tipologia de equipamento instalado e condições climatéricas. Há ainda categorias diferentes: edifícios académicos, administrativos e edifícios residenciais. Nesse contexto, modelos estatísticos e modelos de aprendizagem computacional supervisionados desempenham um papel essencial, uma vez que permitem aplicar técnicas de previsão baseadas em dados históricos. Uma boa previsão do consumo de energia elétrica e de gás poderá viabilizar: a) O dimensionamento mais rigoroso de sistemas de produção fotovoltaica em regime de autoconsumo, procurando compatibilizar o consumo com a disponibilidade de produção fotovoltaica; b) Uma estimativa de encargos futuros com a energia elétrica; c) A adoção de planos de gestão de procura de energia, tentando induzir uma maior flexibilidade da procura em períodos mais críticos ou com maiores penalizações tarifárias. Portanto, a proposta deste trabalho assenta na modelação com base no comportamento de dados históricos e na otimização de parâmetros de redes neuronais para obter o mínimo de erro possível na previsão do consumo de energia elétrica do dia seguinte para o Campus 2 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, incluindo a análise do desempenho dos modelos explorados. Foram testados diversos modelos estatísticos SARIMA/SARIMAX com validação cruzada, e modelos de Inteligência Artificial (IA), nomeadamente, k-Nearest Neighbors (KNN), Extreme Gradient Boosting (XGBoost), redes neuronais, em particular, Multilayer Perceptron (MLP), redes Long Short-Term Memory (LSTM) e redes Gated Recurrent Unit (GRU) com diversas parametrizações e obtidos resultados com cada tipo de modelo, sendo visível que num significativo número deles foi possível obter um Mean Absolute Percentage Error (MAPE) abaixo dos 8%.
- Plano de Marketing Turístico: União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto como Região de Destino TurísticoPublication . Santos, Rodrigo João Contente Gomes dos; Simão, Lídia Maria BarrosoO turismo tem-se afirmado em Portugal e no mundo como uma atividade potenciadora do desenvolvimento regional, criando emprego e riqueza. Neste contexto, torna-se vital o levantamento das potencialidades turísticas das regiões, bem como a criação de estratégias sustentáveis e bem definidas, das quais resultem a afirmação das regiões enquanto destinos turísticos. No sentido de aplicar estes conceitos e orientações ao caso concreto da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, surge o presente plano de marketing turístico. Com a criação deste plano pretende-se a um nível teórico, a compreensão de temas e conceitos relacionados com o turismo, marketing territorial, gestão de um destino turístico e a relação entre marketing e turismo, e a um nível mais prático, identificar as potencialidades da região e, consequentemente, tendo estas por base, definir um plano de marketing que potencie o seu desenvolvimento turístico. O vasto e diversificado património natural e cultural da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto será o principal alicerce para o delinear das diferentes estratégias, aproveitando assim o potencial inerente para promover, preservar, desenvolver e, consequentemente, beneficiar todas as localidades pertencentes à União das Freguesias. Pretende-se assim com este projeto, delinear um plano de marketing na área do turismo, com as vertentes estratégica e operacional, que potencie o desenvolvimento turístico da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto e a sua afirmação enquanto região de destino turístico.
- Investigating Content Dynamics for Women´s Health Products: A Comparative Analysis of User and Firm Generated Content Engagement on Social MediaPublication . Silva, Caroline Virgilli Regis da; Espírito Santo, Pedro Manuel doSocial media has emerged as an essential tool for both users and businesses, underscoring the importance of distinct content types, including User Generated Content (UGC) and Firm Generated Content (FGC). Therefore, a comprehensive literature review, incorporating a bibliometric analysis, was undertaken to discern the current state of the art correlating these subjects. The findings confirmed the research gap regarding the investigation of the effects of these Source Generated Content (SGC) types – FGC and UGC - on engagement. Additionally, the review unveiled two types of sources for FGC: Direct and Indirect (DFGC and IFGC), prompting further exploration into the comparative effectiveness of all the different SGC types in eliciting engagement rates on social media platforms. In response to the escalating demand for industry-specific insights pertaining to women’s health products on social media, this study concentrated on Brazilian health brands specializing in women's supplement products to investigate the most efficacious content type for fostering engagement. Data were collected from 39 health brands operating within the supplement sector in Brazil during the period from January 10th to February 2nd, 2024. A comprehensive dataset comprising 12.880 observations (posts) were gathered from Instagram, followed by meticulous data pre-processing and analysis utilizing distinct libraries within the R software environment. The findings unveiled a significant impact of SGC on Engagement Rate (ER). Notably, UGC associated with brands promoting women’s supplement products demonstrated the highest ER; and IFGC exhibited a higher ER compared to DFGC. Furthermore, videos emerged as a significant driver of engagement, alongside publications from brands operating within the Health and Wellness sector. These findings offer valuable insights for marketing practitioners seeking to optimize their online branding strategies. Nevertheless, the novelty of the methods and metrics adopted in this research contributes to the theoretical body of knowledge regarding web media studies and its contemporary applications.