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ESTG - Mestrado em Gestão

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  • O impacto da comunicação de marketing na concretização da compra: o caso Benecar
    Publication . Mateus, Luís Carlos Barreiro; Marques, Alzira Maria Ascensão
    Este relatório de estágio, decorreu de um estágio curricular na Benecar, com a duração de 680 horas, iniciado a 16 de setembro de 2024 e terminado a 17 de janeiro de 2025, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. O relatório de estágio tem como objetivo analisar o impacto da comunicação de marketing na concretização de compra dos consumidores, através de um estudo de caso da Benecar. Para isso, apresenta as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular realizado na Benecar Automóveis SA, uma empresa do setor automóvel situada na Benedita. Além da descrição das atividades, inclui uma análise crítica das ações de comunicação realizadas pela empresa e sugestões de melhoria. O estudo explora o papel das estratégias de comunicação integrada de marketing, da notoriedade da marca e dos processos de decisão do consumidor no setor automóvel, destacando a importância de uma abordagem estruturada e coerente para maximizar a influência sobre os consumidores. A experiência de estágio decorreu no departamento de marketing, proporcionando um ambiente dinâmico e altamente especializado, onde foi possível aprender diariamente sobre as suas práticas e estratégias. Através da combinação de investigação teórica e trabalho de campo, avalia-se de que forma as atividades de marketing influenciam a perceção dos consumidores e as suas decisões de compra. As conclusões obtidas reforçam a relevância da comunicação de marketing como um fator determinante para o sucesso empresarial, avaliado em termos de vendas e de fidelização de clientes, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da sua eficácia em mercados altamente competitivos. O estágio para além de contribuir para a experiência profissional do estagiário e para a consolidação de matérias teóricas, contribui com sugestões de melhoria que podem ser implementadas na empresa.
  • O impacto do Employer Branding no Engagement e a Intenção de Turnover na classe profissional dos fisioterapeutas
    Publication . Moniz, Milene Pacheco; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa e
    Perante a existência de um mercado competitivo, onde a competitividade por colaboradores qualificados é intensa, as organizações enfrentam o desafio de atrair e reter colaboradores, de modo a garantir uma vantagem competitiva no mercado. É neste contexto que surge o Employer Branding, como uma estratégia que procura atrair colaboradores qualificados. Este estudo procura evidências sobre a relação entre o Employer Branding, o Engagement e a Intenção de Turnover em profissionais. Trata-se de um estudo quantitativo destinado a profissionais de saúde na área da fisioterapia que foram inquiridos por meio de um questionário, adotando a técnica “snowball”. Os instrumentos de medida utilizados foram UWES - Utrech Work Engagement Scale, a escala Employer Attractiveness Scale e para a medição da variável Intenção de Turnover foi utilizada a escala proposta por Bozeman & Perrewé, (2001). Os resultados do estudo foram alcançados através da análise de correlações e da aplicação de modelos de regressão hierárquica linear, concluindo que o Engagement é explicado pelo Employer Branding e as dimensões “Valor social”, “Valor desenvolvimento” e “Valor aplicação” são aquelas que apresentam maior impacto no Engagement. Ou seja, organizações que investem nestes domínios poderão potenciar a sua estratégia de Employer Branding, transferindo impactos positivos no Engagement dos fisioterapeutas. Conclui-se ainda que existe um efeito negativo e significativo do Engagement na Intenção de Turnover, uma vez que quanto mais engajados estiverem os fisioterapeutas, menor será a sua Intenção de Turnover da organização.
  • Métodos de avaliação de empresas: estudo de caso a uma PME do setor da cortiça
    Publication . Francisco, Mariana Mendes; Febra, Lígia Catarina Marques
    O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Gestão, abordando a temática dos métodos de avaliação de empresas. Este estudo teve como principal objetivo a determinação do valor de uma empresa utilizando 4 métodos de avaliação distintos, percebendo as diferenças obtidas na estimativa do valor da empresa. Para além disso, teve também como objetivo a implementação de um novo método de avaliação de empresas no processo de avaliação utilizado na entidade de acolhimento. Para atingir estes objetivos, a metodologia utilizada foi um estudo de caso aplicado a uma empresa portuguesa de capital fechado, nomeadamente a uma pequena e média empresa (PME), que atua no setor da cortiça. Esta avaliação foi realizada com o objetivo de venda. Deste modo, para estimar o valor da empresa serão utilizados os métodos de avaliação do valor patrimonial líquido ajustado, do múltiplo do EBITDA, dos Free Cash Flow to Firm (FCFF) e do método baseado no valor económico adicionado (EVA), sendo que este último corresponde ao novo método implementado nos processos de avaliação utilizados na entidade de acolhimento. Após a aplicação deste estudo de caso, obteve-se um valor médio para a empresa de 5 885 805€. Com a realização deste estudo, foi possível perceber que a estimativa de valor da empresa utilizando os métodos dos FCFF e do EVA é superior ao valor obtido através da utilização dos outros dois métodos. A implementação do novo método permitiu adicionar à avaliação a perceção de criação de valor ao longo do tempo por parte da empresa, permitindo também perceber se a rendibilidade dos capitais investidos previstos supera os seus custos
  • Possíveis impactos das políticas de felicidade organizacional no absentismo
    Publication . Francisco, Marco dos Santos; Pereira, Ana Margarida Gabriel Gonçalves
    Este relatório foi desenvolvido no âmbito do Trabalho Final do Mestrado de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, e resulta do estágio realizado na YKK Portugal, onde exerci funções de Assistente de Direção. Com uma duração total de 640 horas, este trabalho tem como objetivo principal perceber os possíveis impactos das políticas de felicidade organizacional no absentismo, observando o caso da empresa onde foi realizado estágio, a YKK Portugal No início deste trabalho ficamos a conhecer melhor a YKK Portugal e as políticas de felicidade que a mesma coloca em prática. Também são descritas as funções que realizei durante o estágio, dando ênfase no departamento de felicidade, mas também referindo as funções que desempenhei nos restantes departamentos da administração. Também é analisada a evolução da taxa média de absentismo ao longo dos anos, comparando-a com a média nacional. Seguidamente é realizada uma revisão de literatura sobre os principais temas abordados neste relatório. Posteriormente é procedemos à análise das taxas de absentismo de sete empresas distintas, a YKK Portugal incluída, em comparando-as com a taxa média nacional. Por fim, são discutidos os resultados obtidos e apresentadas sugestões de melhoria.
  • Atitudes face a influenciadores de moda e os seus conteúdos publicados na conta do Instagram
    Publication . Santos, Juliana Lopes Clemente dos; Lisboa, Ana Catarina Cadima
    A internet tem vindo a revolucionar a forma como as pessoas se conectam, se comunicam e consomem informação. No mundo digital, as redes sociais trouxeram novas formas de influenciar, novas tendências e variações de opinião. Neste contexto, o marketing de influência mostra ser uma estratégia essencial para as marcas criarem relações autênticas e sólidas com os consumidores, sendo os influenciadores digitais alicerces da estratégia, pelo seu impacto direto no público e impulso à comunicação. Estes divulgam produtos, moldam estilos, inspiram audiências e criam narrativas que ajudam a aproximar as marcas dos seus consumidores. Na indústria da moda os influenciadores digitais têm ganho preponderância, ditando as tendências de forma atrativa e envolvente. Para os seguidores os influenciadores não promovem apenas produtos, mas também uma forma de ser e estar com a qual se podem identificar e conectar. Enquanto os estudos de marketing de influência referem o papel da credibilidade na atitude face aos influenciadores, recentemente surgiu o alerta para a importância da autenticidade dos influenciadores. Adicionalmente, o contexto da moda apresenta uma envolvente para a qual poderão contribuir elementos como a imagem ou a coolness do influenciador. Neste sentido, este estudo analisa a influência da credibilidade, autenticidade e coolness dos influenciadores de moda na atitude, e intenções de comportamento face a estes. Usando dados de questionários de consumidores, os resultados mostram que a atratividade, a autenticidade e a coolness do influenciador de moda influenciam positivamente a atitude do seguidor face ao mesmo e que essa atitude contribui para a intenção de recomendar a conta do influenciador, mas não para a intenção de seguir o seu conselho. Os resultados providenciam informações importantes quer para os influenciadores, quer para os gestores e diretores de comunicação de marcas que pretendam usar estratégias digitais de marketing de influência.
  • O Impacto do e-WOM, da Publicidade em Redes Sociais e da Imagem da Marca na Intenção de Compra – Aplicação ao Continente Online
    Publication . Santos, Adriana Maurício Martinho; Moreira, Jacinta Raquel Miguel
    A Intenção de Compra é um fator determinante no comportamento do consumidor e está relacionada com a probabilidade de um indivíduo realizar uma compra de um produto ou serviço, sendo influenciada por diversos elementos, como perceções de marca, publicidade e recomendações de outros consumidores. No contexto digital, a intenção de compra pode ser particularmente afetada por fatores como o e-WOM, a Publicidade em Redes Sociais e a Imagem de Marca. O objetivo principal deste estudo foi analisar a influência do e-WOM, da Publicidade nas Redes Sociais e da Imagem da Marca na Intenção de Compra dos consumidores no Continente Online. Para tal, foi adotada uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário para a recolha de dados, tendo como amostra 73 indivíduos. Os resultados do estudo demonstram que a Publicidade em Redes Sociais e a Imagem da Marca têm um impacto positivo e significativo na Intenção de Compra do consumidor, concretamente no que diz respeito ao Continente Online
  • Análise de dados na compreensão do comportamento de compra online: Caso de estudo na La Redoute Portugal
    Publication . Barreiros, Hugo Abbott; Bernardino, Iolanda Sofia dos Santos
    No ambiente competitivo atual, a análise de dados é fundamental para as empresas, pois permite compreender os comportamentos de compra dos consumidores e, assim, tomar decisões estratégicas que impulsionam o crescimento e a eficiência dos negócios. Ao coletar e examinar informações sobre preferências e tendências, as organizações conseguem identificar padrões que otimizam suas estratégias de marketing e vendas. Isso permite que as marcas personalizem as suas ofertas e melhorem a experiência do cliente, proporcionando insights valiosos sobre o que motiva as decisões de compra. Além disso, a sazonalidade desempenha um papel importante nessa análise, uma vez que os comportamentos de compra variam ao longo do ano, influenciados por datas comemorativas e eventos especiais. Compreender essas flutuações permite às empresas antecipem a procura, ajustem stocks e implementem campanhas de marketing eficazes. O principal objetivo deste estudo é analisar se a integração de dados internos e externos permitem identificar padrões sazonais de consumo em produtos para casa no mercado de e commerce. Para isso, é fundamental reconhecer esses padrões no comportamento dos consumidores, analisando a relação entre os dados recolhidos e verificando a existência de correlação, através da aplicação da correlação de Pearson. Dessa forma, torna-se essencial a criação de um mapa de sazonalidade, que facilite a interpretação dos dados recolhidos e possibilite uma análise mais eficaz de toda a informação processada. Os resultados deste estudo confirmaram que a integração de dados internos e externos é essencial para identificar padrões sazonais de consumo em produtos para a categoria “casa” no mercado online, evidenciando uma correlação entre os dados analisados. Além disso, foi possível observar que diferentes produtos apresentam sazonalidades distintas, exigindo estratégias ajustadas. No entanto, é importante considerar que fatores como ações comerciais, nomeadamente promoções e alterações económicas podem influenciar significativamente esses padrões sazonais.
  • Práticas de Recursos Humanos para Retenção de Talento na Indústria Portuguesa de Moldes
    Publication . Gomes, Marisa da Mota; Pedrosa, António José Pinto; Rodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes
    Portugal é dos países com maior dificuldade em recrutar profissionais onde oito em cada dez empresas sente dificuldade no processo de recrutamento;1 a escassez de talentos é real, sobretudo em setores especializados, como é o da Indústria de Moldes. O recrutamento de talentos para a Indústria pode ser difícil de realizar cumprindo os timings que as empresas ambicionam; esta Indústria é marcada pelos curtos prazos de entrega do molde o que acaba por se traduzir numa grande exigência em todo o processo produtivo, que em nada pode falhar pois caso contrário, ultrapassam-se os prazos estipulados com os clientes na fase inicial dos projetos. O facto de a Indústria ser tão especializada, porque efetivamente requer conhecimentos técnicos específicos, deve colocar as organizações a refletir sobre a adoção de práticas para reterem os seus talentos, na medida em que o seu recrutamento se torna cada vez mais difícil; um departamento de Recursos Humanos, estando maioritariamente ligado às necessidades dos colaboradores, apoiado pela Administração, pode (e deve) propor iniciativas/medidas que, de alguma forma, proporcionem satisfação aos colaboradores e que, consequentemente, se possam traduzir na retenção de colaboradores. O objetivo primordial desta investigação é entender o principal motivo que leva um colaborador a permanecer numa empresa de moldes; a resposta a esta questão vai permitir compreender qual pode ser o papel de um departamento de RH na retenção para além de tornar possível identificar se algumas das práticas de RH (Acolhimento e Integração, Formação e Desenvolvimento, Remunerações e Benefícios e Employer Branding e Cultura Organizacional foram as eleitas para a presente investigação) impactam na vontade de permanecer numa empresa. Para este efeito, procedeu-se à recolha de dados secundários e primários, tendo sido estes últimos recolhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas, em empresas de moldes localizadas entre Leiria e Marinha Grande. No total, obtiveram-se 26 entrevistas, que foram analisadas através do programa MAXQDA (Max Qualitative Data Analysis Software). Através dos dados obtidos, foi possível retirar conclusões que podem ajudar as empresas na construção da estratégia de satisfação e retenção de colaboradores da indústria a fim de aumentar o sucesso destas métricas num momento em que o mercado de trabalho se encontra muito estagnado.
  • Gestão de filas de espera através de simulação: aplicação ao Serviço de Finanças 1 de Leiria
    Publication . Mota, Ricardo Marques; Carreira, Pedro Manuel Rodrigues
    As pessoas são cada vez mais impacientes, o que aumenta a relevância de uma análise cuidadosa do comportamento das filas de espera de um negócio ou serviço. Uma má gestão de filas de espera pode significar gastos desnecessários, quando a capacidade de serviço é excessiva face à procura, ou perdas de receita motivadas pela desistência dos clientes/utentes, e uma má imagem da organização para o exterior, quando ocorre o descontentamento destes por permanecerem demasiado tempo à espera. Uma boa gestão de filas de espera passa então por encontrar um nível adequado de capacidade de serviço, em que os custos associados à oferta dessa capacidade se equilibrem com os custos associados ao tempo de espera dos clientes/utentes. Para auxiliar a gestão de filas de espera no presente projeto, é utilizada a simulação computacional através do software @Risk, que permite criar milhares de cenários hipotéticos para a evolução futura do Serviço, e avaliar o efeito de alterações na capacidade de serviço ou no grau de paciência dos clientes/utentes, entre outros parâmetros/decisões, nos vários indicadores de desempenho que se queiram utilizar como critérios de decisão do nível ótimo de capacidade. O objetivo deste relatório de projeto é analisar o desempenho do atendimento espontâneo do Serviço de Finanças 1 de Leiria nos seus dois principais serviços, o Imposto sobre o Rendimento, e o Património. Para tal, definem-se quatro indicadores de desempenho e efetua-se uma análise de sensibilidade ao número de funcionários em atendimento, enquanto variável controlável diretamente associada à capacidade de serviço, e ao grau de paciência dos contribuintes, enquanto variável parcialmente controlável, de modo a perceber o impacto nos indicadores de desempenho considerados e a poder identificar oportunidades de melhoria do serviço prestado. Em relação aos resultados obtidos, estes permitem concluir que pode ser adequado aumentar a capacidade (número de funcionários) ou o nível de conforto da sala de espera (fazendo aumentar o grau de paciência dos contribuintes), nos vários serviços analisados, sobretudo no caso do serviço de Imposto sobre o Rendimento na primeira metade do ciclo semanal.
  • Transformação Digital e os seus efeitos na Gestão de Recursos Humanos: um estudo de caso de um grupo na indústria transformadora
    Publication . Moreira, Inês Filipa Dinis; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira
    O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular efetuado num grupo da indústria transformadora, da área da pasta e papel, mais concretamente na Empresa A localizada na Figueira da Foz, para a conclusão do curso de Mestrado em Gestão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, tendo a duração de aproximadamente quatro meses (de setembro ao final de janeiro). Este relatório tem como objetivo geral perceber de que forma é que a transformação digital impactou a gestão de recursos humanos da organização. Mais especificamente, pretende-se (a) analisar as diferenças nos processos inerentes à gestão de recursos humanos antes e depois da transformação digital, (b) compreender as principais diferenças na organização como um todo, (c) conhecer as vantagens e desvantagens percecionadas pelos colaboradores da empresa e (d) medir o seu grau de satisfação para com a transformação digital. Neste sentido, este estudo pretende contribuir com sugestões de possíveis melhorias a realizar. Para tal, realizaram-se questionários e entrevistas a vários colaboradores de forma a obter dados para a apresentação de conclusões pertinentes e úteis. Os resultados indicam que os colaboradores apontam como vantagens fatores de ordem processual, enquanto como desvantagens fatores de ordem social, o que implica que a transformação digital impactou a Empresa A ao nível dos procedimentos inerentes à GRH, mas também no que toca às relações sociais entre os colaboradores. Por fim, concluiu-se que os colaboradores apresentam uma satisfação mediana com a implementação das APP’s na organização.