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ESTG - Mestrado em Gestão

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  • Práticas de Recursos Humanos para Retenção de Talento na Indústria Portuguesa de Moldes
    Publication . Gomes, Marisa da Mota; Pedrosa, António José Pinto; Rodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes
    Portugal é dos países com maior dificuldade em recrutar profissionais onde oito em cada dez empresas sente dificuldade no processo de recrutamento;1 a escassez de talentos é real, sobretudo em setores especializados, como é o da Indústria de Moldes. O recrutamento de talentos para a Indústria pode ser difícil de realizar cumprindo os timings que as empresas ambicionam; esta Indústria é marcada pelos curtos prazos de entrega do molde o que acaba por se traduzir numa grande exigência em todo o processo produtivo, que em nada pode falhar pois caso contrário, ultrapassam-se os prazos estipulados com os clientes na fase inicial dos projetos. O facto de a Indústria ser tão especializada, porque efetivamente requer conhecimentos técnicos específicos, deve colocar as organizações a refletir sobre a adoção de práticas para reterem os seus talentos, na medida em que o seu recrutamento se torna cada vez mais difícil; um departamento de Recursos Humanos, estando maioritariamente ligado às necessidades dos colaboradores, apoiado pela Administração, pode (e deve) propor iniciativas/medidas que, de alguma forma, proporcionem satisfação aos colaboradores e que, consequentemente, se possam traduzir na retenção de colaboradores. O objetivo primordial desta investigação é entender o principal motivo que leva um colaborador a permanecer numa empresa de moldes; a resposta a esta questão vai permitir compreender qual pode ser o papel de um departamento de RH na retenção para além de tornar possível identificar se algumas das práticas de RH (Acolhimento e Integração, Formação e Desenvolvimento, Remunerações e Benefícios e Employer Branding e Cultura Organizacional foram as eleitas para a presente investigação) impactam na vontade de permanecer numa empresa. Para este efeito, procedeu-se à recolha de dados secundários e primários, tendo sido estes últimos recolhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas, em empresas de moldes localizadas entre Leiria e Marinha Grande. No total, obtiveram-se 26 entrevistas, que foram analisadas através do programa MAXQDA (Max Qualitative Data Analysis Software). Através dos dados obtidos, foi possível retirar conclusões que podem ajudar as empresas na construção da estratégia de satisfação e retenção de colaboradores da indústria a fim de aumentar o sucesso destas métricas num momento em que o mercado de trabalho se encontra muito estagnado.
  • Gestão de filas de espera através de simulação: aplicação ao Serviço de Finanças 1 de Leiria
    Publication . Mota, Ricardo Marques; Carreira, Pedro Manuel Rodrigues
    As pessoas são cada vez mais impacientes, o que aumenta a relevância de uma análise cuidadosa do comportamento das filas de espera de um negócio ou serviço. Uma má gestão de filas de espera pode significar gastos desnecessários, quando a capacidade de serviço é excessiva face à procura, ou perdas de receita motivadas pela desistência dos clientes/utentes, e uma má imagem da organização para o exterior, quando ocorre o descontentamento destes por permanecerem demasiado tempo à espera. Uma boa gestão de filas de espera passa então por encontrar um nível adequado de capacidade de serviço, em que os custos associados à oferta dessa capacidade se equilibrem com os custos associados ao tempo de espera dos clientes/utentes. Para auxiliar a gestão de filas de espera no presente projeto, é utilizada a simulação computacional através do software @Risk, que permite criar milhares de cenários hipotéticos para a evolução futura do Serviço, e avaliar o efeito de alterações na capacidade de serviço ou no grau de paciência dos clientes/utentes, entre outros parâmetros/decisões, nos vários indicadores de desempenho que se queiram utilizar como critérios de decisão do nível ótimo de capacidade. O objetivo deste relatório de projeto é analisar o desempenho do atendimento espontâneo do Serviço de Finanças 1 de Leiria nos seus dois principais serviços, o Imposto sobre o Rendimento, e o Património. Para tal, definem-se quatro indicadores de desempenho e efetua-se uma análise de sensibilidade ao número de funcionários em atendimento, enquanto variável controlável diretamente associada à capacidade de serviço, e ao grau de paciência dos contribuintes, enquanto variável parcialmente controlável, de modo a perceber o impacto nos indicadores de desempenho considerados e a poder identificar oportunidades de melhoria do serviço prestado. Em relação aos resultados obtidos, estes permitem concluir que pode ser adequado aumentar a capacidade (número de funcionários) ou o nível de conforto da sala de espera (fazendo aumentar o grau de paciência dos contribuintes), nos vários serviços analisados, sobretudo no caso do serviço de Imposto sobre o Rendimento na primeira metade do ciclo semanal.
  • Transformação Digital e os seus efeitos na Gestão de Recursos Humanos: um estudo de caso de um grupo na indústria transformadora
    Publication . Moreira, Inês Filipa Dinis; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira
    O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular efetuado num grupo da indústria transformadora, da área da pasta e papel, mais concretamente na Empresa A localizada na Figueira da Foz, para a conclusão do curso de Mestrado em Gestão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, tendo a duração de aproximadamente quatro meses (de setembro ao final de janeiro). Este relatório tem como objetivo geral perceber de que forma é que a transformação digital impactou a gestão de recursos humanos da organização. Mais especificamente, pretende-se (a) analisar as diferenças nos processos inerentes à gestão de recursos humanos antes e depois da transformação digital, (b) compreender as principais diferenças na organização como um todo, (c) conhecer as vantagens e desvantagens percecionadas pelos colaboradores da empresa e (d) medir o seu grau de satisfação para com a transformação digital. Neste sentido, este estudo pretende contribuir com sugestões de possíveis melhorias a realizar. Para tal, realizaram-se questionários e entrevistas a vários colaboradores de forma a obter dados para a apresentação de conclusões pertinentes e úteis. Os resultados indicam que os colaboradores apontam como vantagens fatores de ordem processual, enquanto como desvantagens fatores de ordem social, o que implica que a transformação digital impactou a Empresa A ao nível dos procedimentos inerentes à GRH, mas também no que toca às relações sociais entre os colaboradores. Por fim, concluiu-se que os colaboradores apresentam uma satisfação mediana com a implementação das APP’s na organização.
  • Gestão da qualidade no atendimento dos serviços bancários como uma estratégia para aumentar a competitividade: O caso do Ecobank na Guiné-Bissau
    Publication . Candé, Adulai; Vitorino, Liliana Coutinho
    A procura pela qualidade tornou-se imperativo em diversas áreas, incluindo no atendimento ao cliente, pois é uma oportunidade que a empresa tem para conseguir a satisfação e retenção de clientes, por meio de um relacionamento duradouro (França et al., 2021). Assim, deve haver um esforço por parte das organizações em querer melhorar o serviço, pois pode ser encarada como uma forma obter vantagem competitiva (Ladhari, 2009). Além disso, há evidências que a prática de uma cultura de qualidade total tem impacto positivo na satisfação dos empregados (Alawag, Alaloul, Liew, Baarimah, Musarat, Al-Mekhlafi, 2023; HM, VR, H., & Subramoniam, 2022). O sucesso de qualquer instituição bancária está relacionado com a qualidade dos seus produtos e os serviços de atendimento que dispõe no mercado. A gestão da qualidade nos serviços bancários é um instrumento eficiente para evitar as perdas do tempo de demora, de clientes e de dinheiro. Com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços de uma instituição financeira, foi aplicada um questionário a uma instituição bancária na Guiné-Bissau: o Ecobank. Para tal, foram recolhidos dados qualitativos com a aplicação de uma entrevista junto de três colaboradores do Ecobank com a finalidade de compreender a importância da qualidade nesta instituição. Numa segunda aplicou-se um questionário para recolher dados quantitativos, junto de 255 clientes do Ecobank, onde se avaliou o confronto entre expectativas e perceções, através da escala SERVQUAL para medir a qualidade do serviço bancário. Um modelo concetual foi proposto para analisar o impacto da qualidade percebida na satisfação e o valor percebido pelo cliente. Verificou-se, através da aplicação do SERVQUAL que todas as dimensões têm uma qualidade percebida boa, ou seja, as expectativas formuladas sobre a prestação do serviço foram excedidas (expectativas < perceções). O diferencial maior entre a expectativa e a perceção ocorre na dimensão Confiabilidade e o diferencial menor na dimensão Empatia. Paralelamente validou-se que a qualidade percebida tem impacto na satisfação e no valor percebido pelo cliente. O valor percebido contribui positivamente para a satisfação dos clientes do Ecobank.
  • Fatores que promovem a Felicidade no Trabalho: estudo de uma empresa do setor tecnológico
    Publication . Vrieze, Stefani Vieira de; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira
    O presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, desenvolvido durante cinco meses, numa empresa do setor TI sediada no distrito de Leiria. Neste relatório, e de acordo com os interesses individuais e da empresa facilitadora do estágio, foi analisada a temática da Felicidade no Trabalho, mais concretamente, os seus fatores promotores. A Felicidade no Trabalho, sendo um conceito de cariz subjetivo e complexo, torna-se um grande desafio para as práticas de gestão de recursos humanos. A sua existência é fundamental para o desempenho, produtividade e motivação do colaborador, isto é, para o sucesso organizacional. Assim, é importante que as empresas tenham a capacidade de criar e implementar estratégias de felicidade no contexto laboral. Para a realização deste estudo, foi elaborada uma revisão de literatura que permitiu um aprofundamento do conhecimento sobre a temática em análise. Após o seu desenvolvimento, foram efetuadas 15 entrevistas a colaboradores da entidade de acolhimento, utilizando-se uma metodologia qualitativa na medida em que se recorreu à entrevista semiestruturada para obtenção de resultados. As conclusões obtidas através da análise de conteúdo às entrevistas realizadas permitem alargar o conhecimento teórico da temática da felicidade no trabalho que ainda se encontra em desenvolvimento. Pretende-se assim, contribuir para o planeamento e implementação de algumas estratégias organizacionais promotoras de felicidade no trabalho, dado o seu impacto positivo tanto na vida organizacional como na vida pessoal do colaborador. Nesse sentido, são apontados diversos fatores que proporcionam felicidade em contexto laboral, assim como identificados os constrangimentos e desafios que dificultam a sua existência nas organizações. Por fim, a experiência vivida no estágio curricular foi positiva, uma vez que permitiu desenvolver competências que são essenciais para o mundo empresarial. No seu decorrer, várias foram as competências desenvolvidas, sobretudo comunicacionais, de organização e orientação.
  • Partilha de Conhecimento, os seus antecedentes e a sua relação com a Inovação e o Desempenho Individual
    Publication . Carvalho, João Miguel da Fonseca; Marques, Alzira Maria da Ascensão
    No contexto do ensino superior a partilha de conhecimento é fundamental para promover a inovação e melhorar o desempenho individual e da comunidade académica como um todo. É neste contexto, e na perspetiva dos professores do ensino superior, que se pretende conhecer os determinantes da partilha do conhecimento e o seu impacto na inovação e no desempenho individual. Este trabalho teve como objetivo refletir e avaliar o impacto da partilha do conhecimento na inovação e no desempenho individual dos professores de Instituições Ensino Superior (IES), portuguesas, avaliando também a influência do networking interno, dos valores compartilhados e da coesão da equipa, nessa partilha de conhecimento e no desempenho. Assim, tendo por base a informação recolhida por questionário numa amostra constituída por 179 professores de Instituições de Ensino Superior, realizou-se um estudo quantitativo, transversal, de natureza conclusiva e causal tendo-se estimado um modelo de equações estruturais através do PLS. Os resultados mostraram que os valores compartilhados têm uma influência positiva na partilha de conhecimento e inovação. Além disso, a partilha de conhecimento foi associada positivamente à inovação e ao desempenho individual. A coesão da equipa não mostrou uma relação direta com a partilha de conhecimento, inovação ou desempenho individual. O networking interno teve um impacto positivo no desempenho individual, mas não na inovação. Esses resultados sugerem que promover valores compartilhados e partilha de conhecimento pode ser fundamental para impulsionar a inovação e que o desempenho individual em grupos de investigação é influenciado pela partilha do conhecimento, pela inovação e pelo networking interno. Este estudo contribuiu, não apenas para compreender melhor as variáveis em estudo e as relações que se estabelecem entre elas, como para fornecer insights sobre como promover uma cultura organizacional favorável à colaboração, inovação e desempenho individual em ambientes académicos, relevando a importância da cultura organizacional orientada para a aprendizagem associada à inovação e ao desempenho individual e organizacional, onde partilha do conhecimento não se deve limitar à área pedagógica e organizacional, mas à investigação científica com impacto no desenvolvimento da sociedade.
  • A Gestão Centralizada da Tesouraria – Cash pooling no grupo InCentea
    Publication . Gaspar, Tiago André Luz; Oliveira, Célia Patrício Valente de; Marques, Ricardo Bruno Antunes
    O presente relatório de estágio foi realizado no seguimento do estágio realizado na InCentea Capital, no grupo InCentea, com a duração de 640 horas, no âmbito do mestrado em Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. No decorrer do estágio a maior parte das atividades desenvolvidas estavam relacionadas com a tesouraria. Nestas foi feito uso do software de gestão Primavera, a nível de lançamentos de documentos e fechos do mês. Adicionalmente, foram realizadas atividades de caráter mais administrativo, como a organização da documentação para arquivo e criação de um ficheiro para organizar o envio de cartas. Tendo como base a estrutura atual de gestão da tesouraria do grupo InCentea, foi desenvolvido um estudo que tem como objetivo a análise da mudança de gestão da tesouraria através da implementação de um serviço de cash pooling. Para tal, foi necessário desenvolver uma pesquisa sobre este tema e, por sua vez, uma análise ao modelo atual de gestão da tesouraria do grupo InCentea. O cash pooling é um modelo que se carateriza por ser um serviço disponibilizado pelos bancos, que através do agrupamento de saldos bancários de diversas contas numa só, possibilita uma melhoria da gestão e visibilidade dos recursos disponíveis do grupo. Com a análise efetuada, pode-se induzir que a introdução do serviço de cash pooling seria um modelo vantajoso para o grupo, quer a nível de redução de operações bancárias, quer a nível de monitorização e controlo dos cash flows das empresas. O sistema aconselhado seria composto por uma conta principal e uma ou duas secundárias para cada empresa.
  • A intenção de turnover numa empresa do setor dos serviços
    Publication . Pereira, Diana Isabel Caetano; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa e
    O presente relatório retrata as tarefas desenvolvidas num estágio de 640 horas, realizados na empresa CEM - Centro De Estudos, Formação Em Informática E Gestão Para Empresas, Lda., integrando o departamento de Recursos Humanos da empresa. O objetivo principal deste estágio passou por desenvolver atividades no âmbito da Gestão Administrativa dos Recursos Humanos nas diversas empresas clientes da CEM, e a análise dos indicadores de turnover na empresa cliente, BONUSPARADISE – Transportes, Lda., que se dedica ao setor de transportes rodoviários de mercadorias. Para análise da potencial intenção de turnover na empresa procurou-se conhecer a perceção dos colaboradores sobre o engagement e o compromisso organizacional através de questionários validados.
  • O Impacto da Corrupção no Investimento Direto Estrangeiro
    Publication . Carvalho, Verónica Andreia Ferreira; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de Carvalho
    Os efeitos da Corrupção são notórios em toda a economia e está geralmente associada a perda de bem-estar da sociedade como um todo. Os fluxos de IDE estão associados ao crescimento, o que geralmente se associa a melhoria de qualidade de vida da sociedade. Procurei, na presente dissertação compreender qual o impacto da corrupção no IDE tendo como base o ponto de vista da teoria institucional, através do estudo dos fluxos de IDE, realizados por 111 países, no período de 2006 a 2022. O principal objetivo é analisar o impacto que a existência de corrupção no país de origem, tem na decisão de efetuar IDE por parte do investidor. Os resultados do presente estudo demostram que a grande corrupção influencia positivamente os fluxos de IDE e, pelo contrário a pequena corrupção influencia negativamente os fluxos de saída de IDE, nos países e período em análise. Esta dissertação contribui para o conhecimento existente, uma vez que, tendo obtido resultados contraditórios, com a grande corrupção a apresentar impacto positivo e a pequena corrupção a apresentar impacto negativo, nos ajuda a compreender uma das possíveis causas para a falta de unanimidade nos estudos existentes para o impacto da corrupção nos fluxos de IDE.
  • Desenvolvimento do Processo de Atração: do Recrutamento à Socialização
    Publication . Almeida, Marta da Silva; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa e
    Durante o estágio foram desenvolvidas atividades administrativas de gestão de recursos humanos, no entanto foi possível desenvolver o processo de atração de pessoas com o incremento de atividades de Recrutamento, Seleção, Acolhimento e Integração numa empresa do setor matérias e construção, considerando o impacto que o desenvolvimento de um processo de atração desencadeia, quer no colaborador, quer à imagem da própria empresa. O processo de criação incidiu sobre o domínio da função de operador de loja, tendo sido possível, quer otimizar documentos já instituídos na empresa, quer mesmo, elaborar novos documentos como por exemplo o manual de acolhimento. Ao final do estágio foi disponibilizado ao departamento do Recursos Humanos um portefólio sequencial com o descritivo funcional, anúncio, registos de critério de seleção dos candidatos e planos de socialização e de integração, ajustados à função e integrados na cultura organizacional.