Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-23"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A qualidade percebida pelos utentes de autocarros públicos de MacauPublication . Gaspar, Adriano Filipe; Almeida, Aurélia Maria da Silva Guerra Rodrigues deOs transportes públicos colectivos têm diversas finalidades, uma das principais finalidades é proporcionar a mobilidade e um custo razoável para largos segmentos da sociedade que sentem dificuldades na deslocação (Fonseca, 2008, p.2). Os transportes públicos colectivos são considerados como uma solução para melhorar a sustentabilidade do meio-ambiente no que concerne à circulação rodoviária. Actualmente, 510.410 pessoas utilizam diariamente os autocarros públicos das três empresas concessionárias existentes em Macau. A Direcção dos Serviços de Assuntos de Tráfego (DSAT) (2009) assenta a sua estratégia na promoção da “primazia dos transportes públicos” e na diminuição indirecta do uso de veículos privados, nomeadamente, através da criação de um corredor exclusivo para autocarros. A presente investigação tem como objectivo estudar a qualidade percebida pelos utentes dos serviços de autocarros públicos de Macau daqui em diante designados por (APM). O método adoptado é o estudo de caso, tendo sido aplicado um questionário que permita avaliar a qualidade dos autocarros públicos, tendo como base o instrumento SERVPERF desenvolvido por Cronin e Taylor (1992). A metodologia utilizada para a análise dos dados centrou-se na análise descritiva e na análise exploratória. Os resultados da investigação permitem concluir que a percepção da qualidade global do serviço de autocarros públicos é baixa. Em geral, todas as dimensões apresentam valores abaixo da média, destacando-se a dimensão “Capacidade de Resposta” por ser a que apresenta menor nível de qualidade percebida do serviço
- Função pública da região administrativa especial de Macau: o regime jurídico de carreiras dos trabalhadores dos serviços públicosPublication . Chau, David; Almeida, Susana Catarina Simões deO anterior regime de carreiras – geral e especial – da Administração Pública de Macau, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 86/89/M, de 21 de Dezembro, vigorou quase vinte anos, prolongando-se desde a Administração Portuguesa até à actual Administração Pública, pelo que era necessário e premente estabelecer um novo regime que atendesse às necessidades reais da função pública com os contornos actuais. O novo regime relativo à matéria das carreiras, do recrutamento, selecção, e formação para efeitos de acesso implementado pela Lei n.º 14/2009, de 3 de Agosto, trouxe diversas inovações, destacando-se, designadamente, a resolução do problema do topo da carreira, a gestão centralizada no recrutamento e selecção dos trabalhadores dos serviços públicos e, bem assim, o suprimento da falta de habilitação académica por habilitação profissional. Ora, o presente trabalho tem como objectivo a análise do novo regime de carreiras, bem como o recrutamento, selecção e formação para efeitos de acesso dos trabalhadores dos serviços públicos, a identificação de problemas encontrados na aplicação deste regime, bem como uma tentativa de apresentação de propostas para resolução dos problemas identificados.
- Avaliação do desempenho logístico da Roca S.A. mercado nacionalPublication . Bezerra, Marcelo Alves; Silva, Carlos Manuel Gomes da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO processo logístico tem um impacto muito significativo no cumprimento dos objetivos das organizações. De facto, a satisfação e consequente fidelização dos clientes está fortemente ligada à eficiência do processo logístico das empresas. Verifica-se assim a importância do recurso a uma ferramenta de apoio, que possibilite a análise e avaliação do processo logístico de uma organização. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de avaliação específico para o processo logístico executado pela Roca em Portugal. A Roca opera na indústria de produção e comercialização de artigos para casas de banho, emprega mais de 20.000 pessoas, conta com 76 centros de produção e está presente em 170 países distribuídos pelos cinco continentes. No presente projeto, realizou-se uma análise ao atual sistema de avaliação do processo logístico da Roca S.A., filial portuguesa do grupo Roca. Esta análise foi realizada com a cooperação de diversos departamentos da empresa, tendo como resultado a identificação de necessidades relativas à avaliação do processo logístico, a obtenção das respetivas sugestões de melhoria e a formulação de uma proposta de desenvolvimento de um novo modelo de avaliação de desempenho do processo logístico. O novo modelo baseia-se nas dimensões do custo logístico e da satisfação dos clientes, sendo que cada uma destas dimensões é composta por um conjunto específico de indicadores de desempenho. Foi considerado para este modelo apenas o processo logístico realizado no mercado nacional. Sugere-se o alargamento do modelo para outros mercados, procedendo aos devidos ajustes. Recomenda-se também a utilização do modelo de avaliação para a distribuição realizada pelo serviço técnico, responsável pela disponibilização de peças de substituição relacionadas com o serviço pós-venda. O equilíbrio entre o nível pretendido de satisfação dos clientes e os custos relacionados foi de facto a principal baliza no desenvolvimento responsável deste modelo de avaliação.
- Controlo de projetos com a técnica EVM estocástica: impacto da incerteza no valor ganho e no valor planeadoPublication . Pereira, Melissa Cátia da Fonseca; Silva, Carlos Manuel Gomes daO setor da Engenharia Civil atravessa atualmente um período de recessão motivado pela grande pressão competitiva entre as empresas, levando à necessidade de proceder ao aperfeiçoamento dos seus sistemas de gestão. Nesse sentido, salienta-se o Earned Value Management, o qual tem ganho uma crescente relevância no âmbito da gestão de projetos, em especial, nos processos de controlo e monitorização. Todavia, se por um lado a dita metodologia tem tido grande destaque na literatura pela sua simplicidade de aplicação no controlo de projetos, por outro, a avaliação do estado de progresso dos mesmos, num dado momento de controlo, tem sido colocada em causa. A presente dissertação insere-se no âmbito desta temática, em especial, no que respeita à determinação da variável que traduz a percentagem de trabalho efetivamente realizado (PC) e a influência que poderá ter na determinação do valor ganho (EV). Os montantes orçamentados definidos na fase de planeamento (BAC) são também objeto de análise, demonstrando-se o seu caráter dúbio que poderá figurar situações onde o projeto aparenta erradamente estar fora de controlo. Para o estudo da incerteza dos valores determinados para ambas as variáveis e o seu impacto na representação do real progresso dos projetos, simularam-se vários cenários aplicados a um projeto de construção hipotético, de modo a aferir se os resultados obtidos traduziriam perspetivas muito distintas relativamente ao seu estado de desenvolvimento. A partir da simulação de inúmeras combinações possíveis associadas à incerteza nos montantes orçamentados e na percentagem de trabalho concluído, foi possível verificar que os mesmos traduziam realidades diferentes relativamente a um mesmo referencial cronológico. A determinação de EV recorrendo à tradicional técnica da percentagem de trabalho concluído parece algo limitada. Embora se destaque pela sua simplicidade de aplicação, suscita dúvidas ao nível da avaliação do progresso dos projetos. O trabalho efetuado sugere que outra atenção deve ser dada ao seu controlo, adotando uma metodologia que contemple uma perspetiva estocástica, expressando adequadamente a incerteza nos valores determinados e providenciando mais informação ao gestor acerca da realidade do projeto.
- O impacto da felicidade e do capital psicológico positivo nas atitudes e nos comportamentos dos colaboradoresPublication . Alexandre, Nélia Cristina; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroA presente investigação estudou o impacto da Felicidade no Trabalho e do Capital Psicológico Positivo no Empenhamento Afetivo e nos Comportamentos de Cidadania Organizacional dos colaboradores. Foi realizado um estudo quantitativo com base nas perceções que 226 colaboradores de diferentes organizações tinham dos seus sentimentos e das suas próprias atitudes e comportamentos. Os resultados indicaram o seguinte: (a) a Felicidade no Trabalho explica 35% do Empenhamento Afetivo e 3% dos Comportamentos de Cidadania Organizacional; (b) o Capital Psicológico Positivo explica 28% dos Comportamentos de Cidadania Organizacional, 21% do Empenhamento Afetivo e 20% da Felicidade no Trabalho; (c) o Empenhamento Afetivo explica 6% dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. Posto isto, espera-se que este trabalho de investigação possa contribuir para o crescimento desta área de investigação e ajude o mundo empresarial, gestores e líderes, a definir os pontos cruciais para maximizar o aproveitamento das capacidades dos colaboradores. A inclusão de programas de formação e de desenvolvimento nas organizações, é determinante para as respostas atitudinais e comportamentais dos colaboradores, podendo resultar numa vantagem competitiva, pelo impacto favorável que estas têm na organização, tendo deste modo retorno em termos de investimento.
- Elaboração de um projeto de investimentoPublication . Rainho, Sony Branco; Duarte, Elisabete Fernanda Mendes; Costa, Magali PedroO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Projeto de Final de Mestrado inserido no curso de Finanças Empresariais, do Instituto Politécnico de Leiria. Como tal, foi realizado um estágio curricular no grupo empresarial Mais Incentivo com o objetivo de elaborar um projeto de investimento inserido numa tipologia de investimento do Sistema de Incentivo do PORTUGAL 2020. O grupo empresarial Mais Incentivo é um grupo que, tendo como principal objetivo a qualidade dos serviços que presta e a satisfação dos seus clientes, oferece hoje soluções integradas no âmbito da consultoria e da gestão, direcionadas para as reais necessidades das suas empresas clientes. O estágio teve a duração de cinco meses, tendo decorrido no período compreendido entre 9 de Novembro de 2015 e 8 de Abril de 2016 e dividiu-se em quatro partes. Na fase inicial procedeu-se a um enquadramento documental da legislação aplicável, na segunda fase elaborou-se um diagnóstico ao promotor, escolhido pelo grupo empresarial Mais Incentivo, através da recolha de informação. Na terceira fase realizou-se um estudo de viabilidade com projeções financeiras e por fim, na última fase, procedeu-se à elaboração da candidatura. Pode concluir-se que o Projeto de Investimento realizado ao longo do estágio reunia todas as condições de aprovação e elegibilidade pelo que veio a ser, posteriormente, aprovado e cofinanciado, após submissão no âmbito do Sistema de Incentivo do PORTUGAL 2020. O estágio representou uma experiência deveras enriquecedora e estimulante na medida em que facultou a possibilidade de interagir com a realidade do tecido empresarial português. Esta experiência conferiu igualmente a oportunidade de aplicar conhecimentos obtidos ao longo de todo o percurso académico assim como possibilitou verificar o quão importante é um ambiente de trabalho sadio, como o que vigora nesta empresa, para o bom funcionamento como um todo.
- Nós a família a comunidade e as artes - interseções criativas a partir do jardim de infânciaPublication . Machado, Joana dos Santos Silva; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Projeto, do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, e refere-se ao desenvolvimento de um projeto de intervenção que teve como designação «Nós, a família, a comunidade e as Artes»e que foi realizado em contexto de jardim de infância. Este projeto surgiu da necessidade de compreender qual o papel das experiências artísticas vivenciadas pelas crianças na aproximação entre a escola, a família e a comunidade. O desenvolvimento do projeto estruturou-se em quatro momentos distintos: uma fase inicial, de Diagnóstico; a fase de Planificação, referente à preparação das atividades a desenvolver; a fase de Implementação, referente à concretização das diferentes propostas educativas; e a fasede Avaliação, na qual se avaliou e refletiu sobre o projeto. Paralelamente ao desenvolvimento do projeto foi realizado também um estudo de investigação, orientado pela questão Em que medida a vivência de experiências com as linguagens artísticas pode facilitar a relação entre a escola, a família e a comunidade?.Este estudo, de caráter descritivo, desenvolveu-se numa lógica de investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a observação participante e a construção de um diário de bordo, os registos fotográficos e a aplicação de um questionário. A avaliação do projeto demonstrou que as artes têm um papel muito importante na promoção de práticas que envolvem as crianças, as suas famílias e a comunidade. Verificou-se que se construíram novas formas de interação, tendo as relações entre todos os intervenientes sido intensificadas e aprofundadas. De igual modo, também se verificou que esta aproximação teve reflexos nas aprendizagens das crianças.