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- Impact of motivations to buy and offer gifts in consumerism at ChristmasPublication . Santos, E.; Diogo, A.; Ratten, V.; Tavares, F.This article aims to analyze a conceptual model composed of the variables motivation to buy, motivation to offer gifts and compulsive consumerism at Christmas time. In order to achieve the proposed objective, a quantitative methodology based on a questionnaire survey was used. The sample consists of 1086 Portuguese individuals, over 18 years old. To evaluate the model, structural equation modeling with partial least squares was used. The results show that the motivations to buy and to offer gifts positively influence compulsive consumerism at Christmas time, and that the motivation to buy positively influences the motivation to offer gifts at Christmas time. The model also demonstrates that the motivation to offer gifts plays a mediating role in the relationship between the motivation to buy and compulsive consumerism. In Portugal there are no known studies on the motivations for offering gifts at Christmas. The present study can help academics, researchers and professionals (managers of consumer goods companies, commercial managers and advertising campaign managers) to better understand the motivations for buying and offering gifts, and the compulsive consumerism of the Portuguese population at Christmas time.
- A gestão do relacionamento com o cliente na SodicentroPublication . Figueiredo, Kevin Cabete; Carreira, Pedro Manuel Rodrigues; Ribeiro, FranciscoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, cuja componente prática decorreu de 14 de setembro de 2020 a 12 de janeiro de 2021, com uma duração total de 640 horas, na empresa Sodicentro - Comércio de Veículos Lda., distribuidora e reparadora oficial dos automóveis Mercedes-Benz e Smart, novos e usados, sediada em Coimbra, e com filial em Leiria. O objetivo deste relatório consiste fundamentalmente em pôr em prática os conceitos estudados nas unidades curriculares do mestrado nas áreas do marketing e da logística e operações para ajudar a Sodicentro Leiria a melhorar alguns dos seus processos logísticos e de relacionamento com o cliente, bem como aprender novos conceitos que resultam da aprendizagem prática e do contacto direto com a realidade de uma empresa com a dimensão da Sodicentro, permitindo assim uma contínua obtenção de formação nas áreas disciplinares supracitadas. Para além de uma descrição detalhada de todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, o relatório inclui uma caracterização da Sodicentro, uma revisão de literatura científica sobre os aspetos teóricos mais relevantes do tema da gestão do relacionamento com o cliente, uma análise ao setor automóvel, uma vez que foi neste setor que foi efetuado o estágio e, numa fase final, uma análise crítica e uma proposta de ações de melhoria aos processos de prestação de serviços da Sodicentro, nomeadamente em relação ao CRM da empresa, sustentadas quer na literatura científica analisada, como também na experiência adquirida ao longo do estágio.