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- Employer Branding: Uma Estratégia de Atração e Retenção de Talento aplicada à empresa Factor HPublication . Azevedo, Ana Marisa da Silva; Marques, Tânia de Matos Gomes; Elias, AnaO presente relatório enquadra-se na opção de estágio do Mestrado em Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, e apresenta as diversas atividades realizadas no decorrer das semanas de estágio curricular. Inicialmente, é realizada a caracterização da empresa que acolheu o estágio, a Factor H, que é uma empresa que trabalha na área dos recursos humanos e é detentora de vários serviços: Recrutamento e Seleção, Formação e Team Building, Coaching e Desenvolvimento Pessoal. Num mundo cada vez mais global e competitivo, as organizações procuram por novas estratégias que permitam atrair e reter colaboradores detentores de características consideradas únicas para os gestores de uma empresa. Numa era em que se vive uma “guerra pelo talento”, o Employer Branding é visto como uma vantagem competitiva para atrair e reter talentos nas organizações, tendo vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento no mundo empresarial e académico. Este trabalho apresenta como objetivos a aplicação prática dos conhecimentos e das competências teórico-práticas adquiridas no decorrer do percurso académico, a complementação da experiência profissional na área dos recursos humanos e a apresentação de propostas de melhoria à Factor H com base na pesquisa desenvolvida sobre o Employer Branding, que poderão ser aplicadas à área do recrutamento e da formação. Assim, foram apresentadas três propostas de melhoria: a Factor H desenvolver um curso/workshop/evento para clientes que sintam a necessidade de melhorar a sua marca de empregador, aplicar uma estratégia de employer branding para, além de atrair e reter talento na própria empresa, atrair candidatos desejados para as ofertas de emprego dos seus clientes, e participar ativamente no World Employer Branding Day em Lisboa.
- Gestão de Filas de Espera com recurso à SimulaçãoPublication . Sousa, Telmo José Dinis de; Carreira, Pedro Manuel RodriguesA análise da gestão de filas de espera tem ganho importância na gestão das organizações ao longo do tempo. Uma gestão de filas de espera ineficaz pode originar gastos desnecessários, uma imagem negativa para o exterior e, consequentemente, perda de receitas pela falta de qualidade de serviço. É por isso necessário adotar uma adequada gestão das filas de espera para que cada organização encontre um ponto de equilíbrio nos seus indicadores de desempenho. Para apoiar a gestão de filas de espera, a simulação computacional é uma ferramenta importante de auxílio na tomada de decisão. Neste projeto, utiliza-se o método de simulação de Monte Carlo como ferramenta de geração de cenários futuros possíveis e de apoio à gestão de filas de espera, através da análise do impacto de escolhas alternativas em termos de capacidade de serviço em vários indicadores de desempenho do sistema. Mais em detalhe, o objetivo principal deste projeto é analisar o desempenho de atendimento de uma farmácia (a qual pediu anonimato) de forma a gerir a capacidade de serviço e otimizar o seu funcionamento, em cada um de três períodos do ciclo mensal que revelaram um padrão de procura distinto dos restantes: “pico do mês”, que corresponde à semana do mês de maior afluência, de dia 8 a dia 15, imediatamente após o Estado fazer o pagamento das reformas e pensões, levando a uma maior fluxo de reformados e pensionistas à compra dos seus medicamentos; “resto do mês, correspondendo às restantes semanas do mês, em que se considera uma afluência normal à farmácia; e período da “hora adicional”, que corresponde ao horário 19:30-20:30, fora do horário atual de funcionamento da farmácia, que finaliza às 19:30, com o objetivo de estudar a viabilidade da hipótese de alargar o horário de funcionamento diário da farmácia em uma hora. É também efetuada análise de sensibilidade ao grau de paciência dos clientes, de modo a que a farmácia possa ter uma perceção do impacto do mesmo nos indicadores de desempenho do sistema. Finalmente, em termos de indicadores de desempenho, consideram-se o tempo médio na fila de espera, a percentagem de tempo de ocupação dos funcionários, a receita diária/horária e a receita diária/horária perdida, entre outros. Os resultados obtidos permitem concluir que, no período do pico do mês, a capacidade atual de serviço é adequada, que no período do resto do mês pode ser adequado adicionar mais um funcionário no atendimento ao público em relação à situação atual, e que o atendimento no período da hora adicional deve ser feito com dois funcionários, caso a farmácia pretenda avançar com essa hipótese.
- Avaliação do desempenho logístico do armazém da Bourbon Automotive PlasticsPublication . Calva, Cíntia Nabais Armindo da; Carreira, Pedro Manuel RodriguesCom o ambiente cada vez mais competitivo que se vive dentro das empresas, estas são obrigadas a ter especial atenção à gestão das atividades logísticas e à redução dos custos operacionais. Neste âmbito, têm sido desenvolvidos inúmeros estudos com o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia das decisões logísticas e a avaliação do desempenho das atividades logísticas. No presente projeto, foi realizado um amplo trabalho de pesquisa sobre os temas da metodologia just-in-time, da gestão logística e da avaliação do desempenho logístico. O presente projeto foi acolhido pela empresa Bourbon Automotive Plastics (Bourbon AP). Em articulação com a mesma, foi possível rever os indicadores de desempenho presentemente utilizados pela empresa na avaliação do desempenho do armazém em contexto de gestão logística, e propostos novos indicadores, incluindo o planeamento da sua implementação, em resposta a um conjunto de necessidades levantadas pela empresa em termos de informação necessária, e atualmente inexistente, para apoiar as atividades de planeamento, tomada de decisão e monitorização do desempenho do funcionamento do armazém. Foi igualmente efetuado um trabalho de campo de medição de alguns dos novos indicadores propostos, após ter sido manifestada pela empresa a necessidade urgente em utilizar a respetiva informação para apoio ao planeamento semanal operacional do armazém, em particular a nível do planeamento de afetação de recursos humanos às tarefas de preparação das paletes para expedição. Em detalhe, recolheram-se dados relativos aos tempos de preparação para expedição dos diferentes tipos de paletes utilizados pela empresa, que permitem um apuramento mais rigoroso das necessidades de horas de trabalho do armazém para as tarefas de expedição. Em termos de resultados, entende-se que o presente projeto contribuiu para melhorar o sistema de avaliação de desempenho logístico dos armazéns da empresa Bourbon AP, cujo processo de produção se baseia na metodologia just-in-time e em conceber o produto certo, no lugar certo, com a qualidade certa, na hora certa, na quantidade certa, para o cliente certo.