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- Gestão da cadeia de frio nos hipermercados ContinentePublication . Almeida, Andrea Elizabeth Delgado; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio, inserida no plano curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. O estágio decorreu de 11 de outubro de 2021 a 2 de fevereiro de 2022, com uma duração total de 640 horas, na empresa MC do grupo Sonae, e teve como desafio principal contribuir para a melhoria da gestão da cadeia de frio dos produtos alimentares dos hipermercados Continente. A cadeia de frio é o conjunto de processos interdependentes utilizados para assegurar a preservação do frio de produtos sensíveis à temperatura ao longo da cadeia de abastecimento. A gestão da cadeia de frio é a disciplina que se foca em resolver os problemas da cadeia de frio, através da utilização de ferramentas estatísticas, de simulação, de programação, ou de administração. Uma gestão mais eficiente da cadeia de frio permite garantir a segurança alimentar, reduzir as perdas económicas e gerar um menor impacto ambiental. Para dar resposta ao desafio principal do estágio, efetuou-se em primeiro lugar uma análise dos históricos de tempo-temperatura de todos os produtos monitorizados em 2021, no seu percurso desde os fornecedores até às lojas, de modo a identificar os principais focos de problemas na cadeia de frio da MC. Verificou-se que a etapa da cadeia de frio com maior incidência de problemas é a que decorre após os produtos chegarem aos hipermercados Continente, ou seja, nas lojas, e que as famílias de produtos com maior taxa de falhas de controlo da temperatura são a Charcutaria, o Talho e a Padaria/Pastelaria. Foi também efetuada uma avaliação do processo de monitorização da cadeia de frio da MC, em que se concluiu que há um número excessivo de testes de monitorização da cadeia de frio que falham, não gerando qualquer tipo de informação relevante para a MC. Em consequência dos problemas identificados, foram desenvolvidas propostas de melhoria para aumentar a eficiência e eficácia da gestão de frio da MC nas lojas, nos entrepostos, e nos fornecedores. Foram também produzidas infografias para ajudar os fornecedores e as lojas na realização dos testes de monitorização da cadeia de frio, de modo a reduzir o número de testes inválidos, e propõem-se várias sugestões para rentabilizar a informação produzida nos testes de monitorização.
- Caracterização dos níveis de Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família numa empresa de transportes internacionais - um caso portuguêsPublication . Neves, Jorge Filipe Pereira; Pedrosa, António José Pinto; Marques, Tânia de Matos GomesO estudo de variáveis como o Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família tem progressivamente aumentado, com o interesse nas mesmas a emergir no seio das organizações, principalmente ao nível da caracterização do ambiente organizacional das empresas. Nesse sentido, o objetivo do presente Projeto recai na avaliação e caracterização dos níveis de Burnout, Job-Stress, Liderança Responsável e Equilíbrio Trabalho-Família, de forma isolada, entre os colaboradores de uma empresa de transportes internacional portuguesa. Pretendeu-se observar se, além dos níveis medidos, se estes variam consoante algumas variáveis sociodemográficas como a Idade, Profissão, Habilitações Literárias ou Antiguidade. O tratamento estatístico utilizado permitiu concluir que os níveis de Burnout e de Job-Stress são médios e tendencialmente baixos, os níveis de Liderança Responsável são elevados, e os níveis de Equilíbrio Trabalho-Família são médios, o que representa, de forma geral, resultados satisfatórios. Verificou-se ainda uma relação nula ou praticamente inexistente com as variáveis sociodemográficas analisadas. Os líderes da organização, apesar de demonstrarem que aplicam práticas de Liderança Responsável, devem continuar a trabalhar nesse sentido, com o desenvolvimento de procedimentos mais amigos do ambiente, bem como trabalhar no sentido de gerar apoio social e um maior feedback (para reduzir os níveis de Burnout), e ainda na disseminação da informação, avaliação regular posterior, e gestão da carga de trabalho dos trabalhadores (para reduzir o Job-Stress e promover o Equilíbrio Trabalho-Família, respetivamente).