ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão by advisor "Carvalho, Henrique Amado"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Análise e caracterização de um Sistema de Controlo de Gestão – o estudo de caso da SINMETROPublication . Marques, Eduardo Miguel Crespo; Carvalho, Henrique AmadoO presente relatório é baseado no projeto implementado na empresa SINMETRO – Sistemas de Inovação em Qualidade e Metrologia, Lda., no âmbito do segundo ano do Mestrado em Controlo de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Em virtude do seu elevado e sustentado crescimento manifestado ao longo dos anos recentes, a SINMETRO sentiu a necessidade de redefinir e reorganizar o seu sistema de controlo de gestão para dar resposta às suas necessidades, que cada vez mais englobam desafios de caráter complexo e rápido. Para tal, o presente relatório pretende estabelecer uma ligação entre as mais recentes e inovadoras metodologias do estado da arte do controlo de gestão, através de uma extensa revisão bibliográfica, com as práticas e metodologias existentes à data na empresa, procurando sempre fundamentar com uma base teórica os desenvolvimentos feitos no presente projeto, no que toca à redefinição do sistema de controlo de gestão da empresa.
- Apuramento de custos através do time-driven activity-based costing (TDABC) numa unidade de cuidados continuados e integrados com vista à criação de valorPublication . Santos, Isa Maria Marquês; Carvalho, Henrique AmadoEste projeto consiste em aplicar o Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Batalha, com o objetivo de ser mais preciso no cálculo dos custos, para aumentar a criação de valor (resultados de saúde centrados no paciente por unidade de custo) da mesma. A metodologia TDABC aplicada à saúde permite identificar o custo por paciente, para cada condição clínica, no ciclo completo de cuidados (desde admissão até à alta), mapeando processos, atividades, recursos e tempo alocado. O modelo de custo foi desenvolvido em cooperação com os colaboradores da área clínica e de gestão da UCCI parceira. Aplicaram-se métodos qualitativos e quantitativos envolvendo: três focus group e análise de dados clínicos para categorizar os diferentes graus de complexidade dos pacientes; observação estruturada do ciclo completo de cuidados; análise e tratamento de registos contabilísticos e cálculo de custos por paciente e atividade. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente no que diz respeito à adaptação do sistema de contabilidade de gestão existente aos requisitos do TDABC, a implementação num ambiente real na referida UCCI foi bem-sucedida. O modelo de custo representa um avanço importante para a UCCI, pois permite apurar o custo por paciente, de acordo com seu grau de complexidade. Embora aplicado a uma unidade específica de cuidados continuados, é possível replicar para unidades semelhantes, gerando informações valiosas para os gestores, legisladores e responsáveis pelo financiamento.
- O controlo de gestão aplicado na hotelaria: modelização do sistema integrado para a gestãoPublication . Jaulino, Inês de Oliveira; Carvalho, Henrique AmadoA constante turbulência que envolve o mundo empresarial requer instrumentos e sistemas capazes de acompanhar as mudanças repentinas nos mercados financeiros e nos comportamentos dos consumidores. A propagação da informação a uma velocidade instantânea veio, de igual modo, fomentar desafios às empresas, uma vez que as suas vantagens competitivas são facilmente copiáveis e de pouca duração. Como tal, surgiu a necessidade das empresas se restruturarem internamente para poder vingar junto dos concorrentes. Os sistemas de informação para a gestão ganham relevância junto das empresas na tentativa de se reorganizarem e se destacarem dos seus concorrentes. Assim, este projeto consiste em reestruturar a contabilidade de uma empresa na tentativa de se apurar a contribuição que cada centro de responsabilidade tem nos resultados da mesma. O facto de Portugal ser um país cujo turismo é a engrenagem para o crescimento da economia foi um fator que influenciou a escolha de uma empresa hoteleira para a criação e modelização das bases de um do sistema integrado de gestão. Deste modo, o projeto apresentado tem como principal objetivo a reorganização da contabilidade de gestão e a estruturação da base do sistema de informação para a gestão de uma empresa da área hoteleira tendo sempre em consideração as características do setor em causa. Serão desenvolvidos os conceitos relacionados com a medição do valor e com a análise de segmentos da empresa, dando especial enfâse à organização dos centros de responsabilidade e à visão multidimensional da contabilidade que permite observar os resultados em diferentes dimensões.
- Os efeitos da Inteligência Emocional do Gestor de Projeto no Sucesso do ProjetoPublication . Guimarães, Amanda; Carvalho, Henrique Amado; Espírito Santo, Pedro Manuel doA fim de alcançar o sucesso do projeto, a gestão de projetos exige dos líderes, além das suas competências técnicas, a capacidade de adaptação e competências para lidar com pessoas. Num ambiente de trabalho, as relações interpessoais da equipa influenciam o modo como o trabalho é realizado e as decisões são tomadas. Neste sentido, o uso da inteligência emocional é importante para ter consciência e gerir suas próprias emoções e a dos membros da equipa, melhorando a colaboração entre os membros da equipa e a coesão entre eles, e assim aumenta a possibilidade de sucesso no projeto. Esta investigação tem como objetivo o estudo dos efeitos da inteligência emocional do gestor no sucesso obtido nos projetos por si geridos. Para isso, foi construído um modelo de investigação, através da literatura revista que procurou analisar os efeitos da inteligência emocional na colaboração entre os membros da equipa, na coesão da equipa e no sucesso do projeto. Assim, através de uma amostra de 86 gestores de projetos brasileiros e portugueses, os dados recolhidos foram analisados pelo método de modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Dos resultados, conclui-se que a consciência das próprias emoções e a consciência das emoções dos outros membros da equipa, influenciam na gestão das próprias emoções e na gestão das emoções dos outros. Além disso, a gestão das emoções dos membros da equipa tem efeito positivo no sucesso do projeto. Os resultados evidenciam também que a coesão contribui para a colaboração entre os membros da equipa e influencia o sucesso do projeto. Deste modo, as organizações devem ter em atenção a importância da inteligência emocional dos seus gestores de projeto pelo que é relevante que os gestores desenvolvam essa competência.
- Estruturação de um sistema de informação e controlo de gestão para a melhoria da rendibilidade no setor da distribuiçãoPublication . Costa, Filipa Silva Varela da; Carvalho, Henrique AmadoDevido ao aumento da competitividade e da concorrência de mercado, cada vez mais as empresas negoceiam num ambiente de constante mudança, e a tomada de decisão necessita de ser rápida e assertiva, tendo por base informação útil e atualizada. O presente trabalho tem como objetivo propor um sistema de informação para a gestão que permita compreender melhor a rendibilidade obtida pela empresa segundo das várias perspetivas multidimensionais (produto, cliente, mercado, global). A empresa a ser estudada pertence ao setor da distribuição de bebidas e labora em todo o país. Neste trabalho será desenvolvido e proposto um sistema de custeio ABC que permitirá obter informação mais detalhada sobre os custos da empresa e o custo efetivo da venda e distribuição dos seus produtos. Serão identificadas as principais atividades realizadas na empresa em todos os departamentos, bem como os recursos utilizados e a distribuição dos tempos de trabalho. Foram identificadas algumas limitações como a dificuldade em estimar os tempos de execução de cada atividade por parte dos colaboradores e a falta de disponibilidade da empresa em fornecer dados que complementaria este trabalho. Na impossibilidade de entrevistar todos os trabalhadores da empresa foi pressuposto que as atividades, os recursos e os tempos de execução fossem iguais para todos os armazéns tendo em conta a sua dimensão.
- Orientações para o Relato integrado e o seu cumprimento: Uma análise aos relatórios integrados em PortugalPublication . Domingues, Inês Filipa Oliveira; Carvalho, Henrique Amado; Eugénio, Teresa Cristina PereiraO relato integrado (RI) é um tema relativamente recente para as empresas, tendo surgido como forma de preencher a lacuna na informação disponibilizada pelas empresas permitindo relacionar o desempenho financeiro e não financeiro, dando uma visão mais ampla e detalhada da empresa. De notar que o IIRC (International Integrated Reporting Council) surgiu em 2010 com o objetivo de divulgar este tipo de relato. Dada a importância emergente dos RI, o objetivo deste estudo é avaliar relatórios integrados de empresas portuguesas tendo em conta o nível de divulgação de informação e o cumprimento dos normativos em vigor. Para isso, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo e construído um instrumento de trabalho com base nos conteúdos essenciais divulgados pelo IIRC e a Comissão Europeia - COM 2017/C 215/01. Foram analisados 23 relatórios integrados publicados por sete empresas portuguesas entre 2016 e 2019 de diversos setores de atividade. As empresas objeto de analise foram: Bondalti, Brisa, CTT, Galp Energia, José Mello e Saúde, Garrigues e Sata. Em todos os RI analisados foram identificados diversos tópicos considerados como conteúdos essenciais pelo IIRC e Comissão Europeia - COM 2017/C 215/01 que não estão a ser divulgados pelas empresas analisadas. Desta forma, os resultados revelam que ainda existe necessidade de desenvolver os conteúdos a apresentar nos RI.
- Práticas de Controlo Orçamental: Estudo comparativo entre PME portuguesas e brasileirasPublication . Oliveira, Fabiene Lima de; Carvalho, Henrique Amado; Nobre, Fábio ChavesAs Pequenas e Médias Empresas (PME) desempenham um papel importante nas economias de Portugal e Brasil, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) de ambos os países. No Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as pequenas e médias empresas representam 99% dos negócios brasileiros, além de deter 27% do PIB do país e responderem por mais de 62% dos empregos formais no país. Em Portugal, as PME têm uma presença ainda mais significativa no PIB. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Comissão Europeia, as PME contribuem com cerca de 60% a 65% do PIB português, representam cerca de 99,9% das empresas no país e são responsáveis por mais de 75% dos empregos no setor privado. O mundo moderno globalizado, as novas tecnologias e a conectividade avançada trazem às PME uma ampla gama de oportunidades, mas também ameaças. Sabemos que as pequenas e médias empresas, apesar de desempenharem um papel importante, são pouco estudadas com relação às suas práticas orçamentais e, em particular, sobre as perceções dos responsáveis pelos orçamentos e controlos orçamentais. A maioria das investigações concentra-se nas grandes empresas, porém com base em uma amostra de 101 empresas de Portugal e Brasil, procuramos esclarecer algumas questões sobre as práticas do controlo orçamental utilizadas pelas PME portuguesas e brasileiras no que respeita se há diferenças na utilização dessas práticas, bem como se há diferenças nas perceções dos administradores dessas empresas. Esta investigação estudou e comparou os fatores que influenciam o controlo orçamental das PME e analisou algumas funções do orçamento como planeamento orçamental, alocação de recursos, avaliação de desempenho e instrumentos de diálogo. A primeira etapa compreendeu uma ampla revisão da literatura, envolvendo a componente teórica e os estudos empíricos, analisando o orçamento, que historicamente têm desempenhado um papel fundamental no controlo de gestão, porém se tornaram objeto de críticas e debates consideráveis e também visando entender melhor a conjuntura das PME na utilização das práticas do controlo orçamental. Numa segunda etapa, foi delineada uma recolha de dados, através da aplicação de um questionário enviado aos responsáveis das PME localizadas em Portugal e Brasil. Na etapa de análise e interpretação dos resultados, por meio de uma abordagem quantitativa e análise descritiva explicativa foi possível concluir os objetivos propostos. Assim, houve rejeição de quatro das seis hipóteses pré-estabelecidas. Dessa maneira, duas hipóteses foram confirmadas, ou seja, tanto quanto os resultados apurados no inquérito realizado permitem concluir, existem diferenças significativas em relação ao grau de importância atribuído ao processo de controlo orçamental e nas perceções dos gestores sobre o tema do planeamento orçamental. Futuramente outros trabalhos devem examinar mais empresas e um tamanho maior de amostragem para obter mais informações. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação com empresas portuguesas e brasileiras de pequena e média dimensão para 1) atualizar a literatura sobre a utilização do orçamento e das práticas do controlo orçamental das pequenas e médias empresas nos dois países, 2) recolher evidências empíricas para avaliar a utilização das práticas do controlo orçamental em empresas de pequena e média dimensão e 3) começar a identificar tendências nas perceções dos responsáveis pelas PME para informar futuras investigações académicas.
- Retorno do Investimento na Indústria 4.0 e Sistemas MES – Casos de EstudoPublication . Santos, Bruno Miguel Antunes dos; Ferreira, Vitor Hugo dos Santos; Carvalho, Henrique AmadoO principal objetivo deste trabalho é contribuir para a perceção dos benefícios de que as empresas podem usufruir ao adotarem tecnologias referentes à indústria 4.0. O mundo tem presenciado diferentes eras de inovação proporcionadas pela indústria. Desde a utilização das máquinas a vapor que a sociedade evolui juntamente com a indústria, registando alterações quer ao nível da empregabilidade, quer ao nível de elevar a facilidade de acesso aos bens de consumo. A quarta revolução industrial promete igualmente um elevado nível de mudança. A I4.0 é conduzida pela conectividade, materiais avançados, processos tecnológicos mais capazes e fábricas inteligentes à distância de uma aplicação em dispositivos móveis. Estas tecnologias suportam todas as etapas na cadeia de valor, desde a matéria prima não processada até à expedição do produto para o cliente final. Tecnologias como a IoT (“Internet das coisas”) e sistemas MES (Manufacturing Execution Systems) proporcionam oportunidades de melhoria na gestão e controlo de processos. Este trabalho incide na análise de duas empresas Portuguesas na área têxtil que trabalham com tecnologias 4.0, nomeadamente IoT e sistema MES. De modo a caraterizar melhor a situação, o estudo incluiu a análise tanto de dados financeiros como operacionais. A investigação mostra que as empresas que inovaram e adaptaram os seus processos produtivos com tecnologias 4.0 estão a sentir os seus benefícios. De um modo geral, as empresas melhoraram na gestão das suas operações em chão de fábrica pois instalaram ferramentas que possibilitam visualizar em direto o estado das suas produções criando uma dinâmica diferente no controlo dos processos. No entanto, os benefícios ao nível financeiro não são evidentes. As empresas em questão utilizam tecnologias 4.0 aproximadamente há dois anos, o que poderá explicar a melhoria na gestão das operações não ter um reflexo claro nos indicadores económico-financeiros. Contudo, é expectável que com a melhoria no controlo dos processos produtivos e uma boa definição de metas operacionais, as empresas evidenciem num futuro próximo efeitos positivos ao nível financeiro, beneficiando com a implementação de tecnologias 4.0.
- A utilização do Time-Driven Activity-Based Costing como base do apuramento do valor criado numa perspetiva multidimensional: o caso de uma empresa prestadora de serviços de contabilidadePublication . Vieira, Maria Carolina Paraíso; Carvalho, Henrique AmadoNos últimos anos as empresas prestadoras de serviços têm assumido um papel cada vez mais relevante na economia portuguesa. De acordo com Dalci et al. (2010), a análise de rendibilidade do cliente permite às empresas de serviços entender quais são os clientes mais lucrativos e quais não são, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas quanto à rentabilidade organizacional geral. Perante este contexto, considerou-se relevante desenvolver um projeto cujo propósito se prendesse com o auxílio a uma empresa prestadora de serviços de contabilidade e de gestão comercial na análise do seu negócio através da criação de um modelo que lhe permitisse apurar qual o valor criado pelos objetos de custo, tais como, serviços, clientes, recursos, processos e atividades, numa perspetiva multidimensional. A informação necessária à realização deste trabalho foi reunida com recurso à observação participante e à contribuição obtida junto das colaboradoras da empresa, que possibilitaram o conhecimento do negócio e do processo de execução das tarefas, razão pela qual esta pesquisa é considerada qualitativa. Realizada uma revisão da literatura, considerou-se pertinente a criação de um modelo baseado no Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), que pode revelar-se uma ferramenta bastante útil para o suporte das decisões de gestão. Posto isto, foram reunidos dados quanto aos recursos disponíveis e aos custos dos mesmos, foi apurada a capacidade prática, foi calculado o custo unitário de cada grupo de recursos, determinaram-se os processos e o tempo necessário à sua realização e, por fim, definiram-se as equações de tempo. Neste estudo foi apurada uma capacidade prática de 87%, e concluiu-se que dos três grupos de clientes criados, o menos lucrativo é o que concentra o maior número de clientes. Corroborou-se ainda a tese de que o TDABC é uma ferramenta extremamente proveitosa, por viabilizar uma análise multidimensional do negócio, e onde é claramente identificável a rendibilidade dos processos, dos serviços e dos clientes. Pela sua aplicação, concluiu-se ainda que é necessário rever o valor das avenças cobradas aos clientes para que se pratiquem preços equitativos, assim como reajustar os processos ou recursos utilizados na execução dos mesmos para maximizar a utilização da capacidade instalada.