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A utilização do Time-Driven Activity-Based Costing como base do apuramento do valor criado numa perspetiva multidimensional: o caso de uma empresa prestadora de serviços de contabilidade

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Nos últimos anos as empresas prestadoras de serviços têm assumido um papel cada vez mais relevante na economia portuguesa. De acordo com Dalci et al. (2010), a análise de rendibilidade do cliente permite às empresas de serviços entender quais são os clientes mais lucrativos e quais não são, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas quanto à rentabilidade organizacional geral. Perante este contexto, considerou-se relevante desenvolver um projeto cujo propósito se prendesse com o auxílio a uma empresa prestadora de serviços de contabilidade e de gestão comercial na análise do seu negócio através da criação de um modelo que lhe permitisse apurar qual o valor criado pelos objetos de custo, tais como, serviços, clientes, recursos, processos e atividades, numa perspetiva multidimensional. A informação necessária à realização deste trabalho foi reunida com recurso à observação participante e à contribuição obtida junto das colaboradoras da empresa, que possibilitaram o conhecimento do negócio e do processo de execução das tarefas, razão pela qual esta pesquisa é considerada qualitativa. Realizada uma revisão da literatura, considerou-se pertinente a criação de um modelo baseado no Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), que pode revelar-se uma ferramenta bastante útil para o suporte das decisões de gestão. Posto isto, foram reunidos dados quanto aos recursos disponíveis e aos custos dos mesmos, foi apurada a capacidade prática, foi calculado o custo unitário de cada grupo de recursos, determinaram-se os processos e o tempo necessário à sua realização e, por fim, definiram-se as equações de tempo. Neste estudo foi apurada uma capacidade prática de 87%, e concluiu-se que dos três grupos de clientes criados, o menos lucrativo é o que concentra o maior número de clientes. Corroborou-se ainda a tese de que o TDABC é uma ferramenta extremamente proveitosa, por viabilizar uma análise multidimensional do negócio, e onde é claramente identificável a rendibilidade dos processos, dos serviços e dos clientes. Pela sua aplicação, concluiu-se ainda que é necessário rever o valor das avenças cobradas aos clientes para que se pratiquem preços equitativos, assim como reajustar os processos ou recursos utilizados na execução dos mesmos para maximizar a utilização da capacidade instalada.

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Custos ABC TDABC Multidimensionalidade

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