Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-29"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A importância dos procedimentos de orçamentação e da estratégia de custos na competitividade das organizaçõesPublication . Carvalho, Cândido Manuel Espirito Santo; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosO trabalho teve como objetivo analisar a gestão orçamental e a estratégia de custos como instrumentos valiosos para as empresas no âmbito da tomada de decisões e competitividade das mesmas. “A competitividade, ou a ausência dela, não advém da indisponibilidade tecnológica, nem da qualidade do produto final, mas de outros fatores que continuam pouco controlados pelas organizações, embora estas, duma forma geral, tenham vindo a evoluir para níveis mais elevados de implementação de técnicas e ferramentas de gestão em ligação diretas com as necessidades competitivas”(Dantas & Coelho, 2007). A gestão orçamental em termos globais caracteriza-se pelo planeamento das atividades de uma organização que se traduz por orçamentos, que são planos de ações que fixam, em quantidades, em valores e em prazo, os meios a utilizar e os rendimentos ou operações a realizar, comparando-se periodicamente aqueles objetivos com os resultados obtidos. A estratégia de custos elimina as atividades que não contribuem valor à empresa, podendo reduzir custos, e em consequência, reduzir os preços passados para o mercado, ou seja, aos seus clientes e, estará a utilizar, neste contexto, um diferencial significativo com o seu concorrente, obtendo assim uma vantagem competitiva. Com base numa investigação efetuada à indústria de moldes em Portugal sobre a utilização da gestão orçamental e da estratégia de custos, pretende-se com esta dissertação, para além de descrever os conceitos destas ferramentas de gestão, verificar a importância que as mesmas têm na competitividade das organizações. Os resultados da análise dos dados confirmam que as ferramentas da gestão orçamental e da estratégia de custos contribuem para a competitividade das empresas.
- Ontogenia do sistema imunitário de corvina (Argyrosomus regius) a diferentes temperaturasPublication . Pires, Damiana Marques; Baptista, Teresa Maria Coelho; Soares, Florbela Maria BenjamimArgyrosomus regius é uma espécie emergente em aquacultura com conhecimento limitado do tempo de aparecimento e desenvolvimento de seu sistema imunológico durante o desenvolvimento ontogénico, o que é importante para prevenir surtos de doenças. Assim, o primeiro passo é determinar o aparecimento dos órgãos linfáticos, de modo a que possam ser aplicadas medidas profiláticas, para que os indivíduos adquiram resistência ao invés de tolerância. Este estudo avaliou o aparecimento de órgãos linfáticos em larvas de corvina cultivadas a duas temperaturas diferentes (15 ± 0,7 e 18 ± 0,5°C). As larvas foram obtidas a partir de reprodutores F1, mantidos na estação de Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) pertencente ao IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera). O cultivo larvar foi realizado em tanques cilíndrocónicos, em duplicados, com densidade inicial de 26 larvas L-1. O fotoperíodo foi de 14h-10h dia-noite e a renovação da água começou em 15%.h-1, aumentando para 40%.h-1 em sistema aberto. Também foi aplicado o método da água verde adicionando uma mistura de duas microalgas Nannochloropsis oculata (No) e Isochrysis galbana (Tiso). Dos 3 dias após a eclosão (DAE) até 10 DAE, as larvas foram alimentadas com rotíferos (Brachionus spp.). A artemia sp. foi fornecida desde 8 DAE e a alimentação inerte foi introduzida a 9 DAE. Ambos, rotíferos e Artémia, foram enriquecidos com RedPepper ® (Bernaqua TM) antes de serem fornecidos às larvas. A amostragem larvar foi realizada diariamente para biometria (comprimento total (mm) e peso seco (mg)) e histologia. Aos 20 DAE as larvas apresentaram maior comprimento total e peso seco (6,67±0,56mm; 0,56±0,06mg) no tratamento a 18°C em comparação com as larvas do tratamento a 15°C (4,77±0,38 mm; 0,12±0,04mg). Em relação ao aparecimento dos órgãos linfáticos, a sequência do seu aparecimento foi a seguinte: rim anterior (0 DAE), baço (6 DAE) e timo (8 DAE) para ambas as temperaturas. Assim, conclui-se que a temperatura não influenciou o aparecimento dos órgãos linfáticos, no entanto afetou o crescimento das larvas.
- Estágio Curricular na FindFresh, S.A.Publication . Grilo, Catarina Filipa Marques; Baptista, Teresa Maria Coelho; Calisto, LuísAo longo das últimas décadas e um pouco por todo o mundo, a aquacultura tem vindo a crescer de forma cada vez mais notória e galopante. O rápido crescimento populacional e as carências nutricionais verificadas a nível mundial aliadas à sobre-exploração dos stocks naturais por parte da pesca tradicional e industrial, evidenciou a preocupação e a necessidade de se criarem estratégias mais sustentáveis. A FindFresh, S.A., é a primeira empresa de aquacultura em Portugal destinada à produção intensiva de enguias, nomeadamente, enguia europeia, Anguilla anguilla, em sistema de recirculação de água (RAS) direcionada para a fase de engorda. Esta empresa surgiu a partir de um projeto com bastante potencial e que, em parte, ambiciona inovar a produção nacional em aquacultura. Este estudo tem como objectivo permitir à FindFresh, S.A. compreender em que nível se enquadra o seu produto, comparativamente ao exemplo padrão, enguia selvagem e à concorrência de outra piscicultura. Este estudo contempla a realização da análise bioquímica às enguias produzidas na FindFresh, S.A., assim como enguias selvagens e enguias provenientes de outra piscicultura, onde se pretende caracterizar o teor de proteína, de gordura total, de humidade, de cinzas, de hidratos de carbono e o perfil de ácidos gordos de cada um dos grupos. Como conclusão, pode afirmar-se que as enguias provenientes de aquacultura apresentam valores semelhantes entre si para os parâmetros analisados. O mesmo já não se verifica para enguias selvagens sendo que estas apresentam valores de proteína superiores às de aquacultura, enquanto que estas últimas apresentam valores superiores de gordura. Quanto ao perfil de ácidos gordos, pode afirmar-se que as enguias de proveniência de aquacultura apresentam valores mais elevados dos ácidos gordos mais importantes para a nutrição e saúde humana, apresentando uma vantagem relativamente ao seu consumo.
- O Impacto do governo das sociedades na manipulação de resultados em PortugalPublication . Costa, Alexandra Sofia Almeida; Lisboa, Inês Margarida CadimaO governo das sociedades não é um tema novo. Em 1932, Berle e Means denunciaram a problemática dos conflitos de agência resultante da separação entre a propriedade e o controlo, dando destaque à necessidade de garantir boas práticas de governo de sociedade. Contudo, o seu (res)surgimento resultou da ocorrência de vários escândalos financeiros associados a práticas de manipulação de resultados. Deste modo, os mecanismos de governo tiveram de ser revistos com intuito de restabelecer a confiança dos investidores e a transparência da informação financeira. Estando estes dois conceitos interligados, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto do governo das sociedades na manipulação de resultados em Portugal. Neste sentido selecionámos uma amostra de 36 empresas portuguesas cotadas na Euronext Lisboa, para um horizonte temporal de 5 anos (2012- 2016). A análise empírica é caraterizada por uma regressão linear que relaciona os accruals discricionários (proxy da manipulação de resultados) e algumas caraterísticas do governo das sociedades, bem como variáveis de controlo. De modo a mensurar a manipulação de resultados foram utilizados três modelos de estimação de accruals discricionários: o modelo de Jones (1991), o modelo de Dechow e Dichev (2002) e o modelo de Kothari, Leone, e Wasley (2005). Os principais resultados obtidos mostram que apenas duas variáveis de governo das sociedades e uma variável de controlo influenciam estatisticamente a manipulação de resultados, nomeadamente a independência do conselho de administração e o tipo de modelo de governo de sociedade adotado, e o nível de endividamento. Os resultados demonstram que quanto mais independente for o conselho de administração, maior são os accruals discricionários. Verificou-se ainda que as empresas que adotam o modelo dualista são menos propensas à manipulação, devido a uma maior separação de funções e supervisão. Finalmente, encontrou-se evidência de que um elevado nível de endividamento é um fator dissuasor das práticas de manipulação de resultados.
- Avaliação preliminar da exposição do consumidor aos trihalometanos pelo consumo de produtos de IV gamaPublication . Simões, Cátia Susana Lopes de Jesus; Silva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão e; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Martins, Alice Isabel MendesDevido à procura atual de uma alimentação mais saudável, a indústria de produtos de IV gama tem crescido ao longo dos anos. A maioria destas empresas utiliza o cloro como desinfetante. Contudo, os riscos associados à formação de subprodutos cancerígenos provenientes desta desinfeção halogenada levou a que vários países, como a Alemanha, a Holanda, Suíça e Bélgica, abolissem o uso de cloro em alimentos minimamente processados. O presente estudo teve como objetivo a determinação do teor de trihalometanos (THMs), em amostras de produtos de IV gama e a avaliação da exposição dos consumidores aos THMs, através do consumo destes alimentos. Neste estudo foram analisadas 5 amostras de mix de salada. A quantificação dos THMs não foi possível, tendo sido utilizado o limite de deteção do aparelho para a avaliação da exposição. Foi determinada a ingestão semanal através dos dados de consumo obtidos através de inquéritos de consumo realizados a 271 habitantes da zona de Lisboa e Vale do Tejo. A avaliação da exposição foi efetuada por comparação dos valores de ingestão obtidos relativamente ao valor de referência, sendo a exposição sempre muito inferior a esse valor. Os resultados do inquérito efetuado aos habitantes de Lisboa e Vale do Tejo demonstram que o mix de salada é o produto de IV gama mais consumido por estes habitantes (35,6%), sendo maioritariamente consumido sem lavagem (44,8%). No entanto, observou-se que, a partir dos 50 anos de idade, os inquiridos têm tendência para lavar as saladas embaladas (contrariando todas as outras classes de idades). Esta característica poderá estar associada à existência de hábitos alimentares convencionais e tipicamente implementados nesta faixa etária. Por outro lado, é na classe de índice de massa corporal [18,4-24,9] que existe maior consumo de produtos de IV gama, estando este consumo relacionado com os hábitos de alimentação saudáveis de vegetais e frutas destes inquiridos. Adicionalmente, os resultados obtidos permitiram concluir que o nível de habilitações literárias está associado ao consumo do mix de salada, demonstrando-se que indivíduos com um nível de conhecimento mais elevado conduz a um aumento do consumo deste tipo de produto. Por fim, foi possível verificar que existe um maior consumo dos produtos de IV gama na época de calor (maio a outubro) em relação à época de frio (novembro a abril).
- The involvement of SnRK1 complex in Gibberellin signalling pathway – a molecular approachPublication . Costa, Cátia Filipa Gaspar Veríssimo; Rodrigues, Américo do PatrocínioPrevê-se que a população mundial aumente, aproximadamente 34% em relação a 2009, até 2050. Para lidar com este aumento, é necessário aumentar o rendimento da agricultura. Um aumento no rendimento da agricultura requer plantas com a capacidade de resistir mais às condições de stress. Como elas são organismos sésseis, elas devem suportar e superar o stress biótico e abiótico. Frequentemente, a presença de stresses resulta na privação de energia, que é promovida pela redução da fotossíntese e pode levar à morte celular. A Sucrose non-fermenting1 protein kinase 1 (SnRK1) é responsável pelo restabelecimento da homeostasia energética e ao mesmo tempo intervém na regulação de processos de crescimento e desenvolvimento vegetais. Nesses mecanismos de regulação têm particular importância as fito-hormonas, tais como Ácido Abscísico (ABA) e as Giberelinas (GAs). As GAs são hormonas relacionadas com processos de desenvolvimento e de crescimento em plantas, envolvendo o alongamento das células, de que resulta um alongamento do hipocótilo e do tronco. As proteínas DELLA atuam como reguladores negativos dos efeitos de GA, na via de sinalização. Anteriormente, a interação entre as subunidades SnRK1 e as proteínas DELLA foi observada através de um ensaio de interação de proteínas, o Yeast Two-Hybrid. Neste estudo, a interação do complexo SnRK1 e das proteínas DELLA foi confirmada através de um teste de interação in vitro, o pull-down, o que sugere que as proteínas DELLA são substratos da SnRK1. Os resultados obtidos no presente trabalho mostram igualmente que a sobre expressão de SnRK1.1 origina um fenótipo de insensibilidade a GA. Globalmente, estes resultados sugerem que SnRK1 tem um papel importante na via de sinalização das giberelinas atuando como um regulador negativo.
- A utilização do Time-Driven Activity-Based Costing como base do apuramento do valor criado numa perspetiva multidimensional: o caso de uma empresa prestadora de serviços de contabilidadePublication . Vieira, Maria Carolina Paraíso; Carvalho, Henrique AmadoNos últimos anos as empresas prestadoras de serviços têm assumido um papel cada vez mais relevante na economia portuguesa. De acordo com Dalci et al. (2010), a análise de rendibilidade do cliente permite às empresas de serviços entender quais são os clientes mais lucrativos e quais não são, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas quanto à rentabilidade organizacional geral. Perante este contexto, considerou-se relevante desenvolver um projeto cujo propósito se prendesse com o auxílio a uma empresa prestadora de serviços de contabilidade e de gestão comercial na análise do seu negócio através da criação de um modelo que lhe permitisse apurar qual o valor criado pelos objetos de custo, tais como, serviços, clientes, recursos, processos e atividades, numa perspetiva multidimensional. A informação necessária à realização deste trabalho foi reunida com recurso à observação participante e à contribuição obtida junto das colaboradoras da empresa, que possibilitaram o conhecimento do negócio e do processo de execução das tarefas, razão pela qual esta pesquisa é considerada qualitativa. Realizada uma revisão da literatura, considerou-se pertinente a criação de um modelo baseado no Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), que pode revelar-se uma ferramenta bastante útil para o suporte das decisões de gestão. Posto isto, foram reunidos dados quanto aos recursos disponíveis e aos custos dos mesmos, foi apurada a capacidade prática, foi calculado o custo unitário de cada grupo de recursos, determinaram-se os processos e o tempo necessário à sua realização e, por fim, definiram-se as equações de tempo. Neste estudo foi apurada uma capacidade prática de 87%, e concluiu-se que dos três grupos de clientes criados, o menos lucrativo é o que concentra o maior número de clientes. Corroborou-se ainda a tese de que o TDABC é uma ferramenta extremamente proveitosa, por viabilizar uma análise multidimensional do negócio, e onde é claramente identificável a rendibilidade dos processos, dos serviços e dos clientes. Pela sua aplicação, concluiu-se ainda que é necessário rever o valor das avenças cobradas aos clientes para que se pratiquem preços equitativos, assim como reajustar os processos ou recursos utilizados na execução dos mesmos para maximizar a utilização da capacidade instalada.