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- Os efeitos da Inteligência Emocional do Gestor de Projeto no Sucesso do ProjetoPublication . Guimarães, Amanda; Carvalho, Henrique Amado; Espírito Santo, Pedro Manuel doA fim de alcançar o sucesso do projeto, a gestão de projetos exige dos líderes, além das suas competências técnicas, a capacidade de adaptação e competências para lidar com pessoas. Num ambiente de trabalho, as relações interpessoais da equipa influenciam o modo como o trabalho é realizado e as decisões são tomadas. Neste sentido, o uso da inteligência emocional é importante para ter consciência e gerir suas próprias emoções e a dos membros da equipa, melhorando a colaboração entre os membros da equipa e a coesão entre eles, e assim aumenta a possibilidade de sucesso no projeto. Esta investigação tem como objetivo o estudo dos efeitos da inteligência emocional do gestor no sucesso obtido nos projetos por si geridos. Para isso, foi construído um modelo de investigação, através da literatura revista que procurou analisar os efeitos da inteligência emocional na colaboração entre os membros da equipa, na coesão da equipa e no sucesso do projeto. Assim, através de uma amostra de 86 gestores de projetos brasileiros e portugueses, os dados recolhidos foram analisados pelo método de modelagem de equações estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Dos resultados, conclui-se que a consciência das próprias emoções e a consciência das emoções dos outros membros da equipa, influenciam na gestão das próprias emoções e na gestão das emoções dos outros. Além disso, a gestão das emoções dos membros da equipa tem efeito positivo no sucesso do projeto. Os resultados evidenciam também que a coesão contribui para a colaboração entre os membros da equipa e influencia o sucesso do projeto. Deste modo, as organizações devem ter em atenção a importância da inteligência emocional dos seus gestores de projeto pelo que é relevante que os gestores desenvolvam essa competência.
- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
