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- O orçamento como uma ferramenta útil de controlo: A orçamentação e a sua relação com a incerteza, participação, partilha da informação, cultura organizacional e a performancePublication . Silva, Sócrates da Veiga Carvalho; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandoA competição no setor empresarial é, cada vez mais agressiva e, por isso, as organizações são cada vez mais pressionadas a encontrarem novas estratégias de forma a distinguirem-se dos demais players no mercado. A delineação das estratégias comporta inerentemente o planeamento, designadamente o planeamento das ações a desenvolver, as metas que se pretendem alcançar e os recursos necessários para tal. Torna-se necessário, portanto, traduzir tudo em valores minimizando, ao máximo, o desperdício. Por outras palavras, orçamentar. Apesar das várias críticas que se fazem ouvir, os orçamentos continuam a ser instrumentos amplamente utilizados pelas organizações, consequentemente aprofundar o conhecimento existente na área faz todo o sentido. Com este trabalho pretende-se estudar e compreender de que forma o processo de participação dos trabalhadores na orçamentação é influenciado pela incerteza existente e pela cultura organizacional, bem como avaliar as consequências exercidas ao nível da partilha da informação sobre o processo de orçamentação, no desempenho do gestor no cumprimento do orçamento e na própria performance global da organização. Com uma amostra multissetorial composta por 36 empresas nacionais chegou-se à conclusão que a participação dos trabalhadores no processo de orçamentação e o desempenho do gestor no cumprimento do orçamento estimulam de forma positiva a partilha de informação sobre o processo de orçamentação. Adicionalmente, as organizações com culturas organizacionais mais abertas (inovadoras e orientadas para o mercado) influenciam negativamente a participação dos trabalhadores na elaboração do orçamento. Por último, a partilha de informação sobre o processo de orçamentação exerce um efeito positivo significativo sobre a performance global da organização.
- O controlo de gestão aplicado na hotelaria: modelização do sistema integrado para a gestãoPublication . Jaulino, Inês de Oliveira; Carvalho, Henrique AmadoA constante turbulência que envolve o mundo empresarial requer instrumentos e sistemas capazes de acompanhar as mudanças repentinas nos mercados financeiros e nos comportamentos dos consumidores. A propagação da informação a uma velocidade instantânea veio, de igual modo, fomentar desafios às empresas, uma vez que as suas vantagens competitivas são facilmente copiáveis e de pouca duração. Como tal, surgiu a necessidade das empresas se restruturarem internamente para poder vingar junto dos concorrentes. Os sistemas de informação para a gestão ganham relevância junto das empresas na tentativa de se reorganizarem e se destacarem dos seus concorrentes. Assim, este projeto consiste em reestruturar a contabilidade de uma empresa na tentativa de se apurar a contribuição que cada centro de responsabilidade tem nos resultados da mesma. O facto de Portugal ser um país cujo turismo é a engrenagem para o crescimento da economia foi um fator que influenciou a escolha de uma empresa hoteleira para a criação e modelização das bases de um do sistema integrado de gestão. Deste modo, o projeto apresentado tem como principal objetivo a reorganização da contabilidade de gestão e a estruturação da base do sistema de informação para a gestão de uma empresa da área hoteleira tendo sempre em consideração as características do setor em causa. Serão desenvolvidos os conceitos relacionados com a medição do valor e com a análise de segmentos da empresa, dando especial enfâse à organização dos centros de responsabilidade e à visão multidimensional da contabilidade que permite observar os resultados em diferentes dimensões.
- Divulgação de informação e o custo de capital nas empresas cotadas em PortugalPublication . Santos, Inês Rodrigues dos; Martins, José Luís PereiraEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar a relação existente entre a divulgação de informação e o custo de capital próprio das empresas portuguesas cotadas no PSI 20. Em outras palavras, pretende-se examinar o impacto da divulgação voluntária no custo de capital próprio das empresas no ponto de vista do mercado de capitais. Para testar esta hipótese, foram recolhidos e analisados Relatórios de Gestão, Relatórios sobre o Governo das Sociedades e as Contas anuais de 21 empresas, no período de 2000 a 2012. Para avaliação do nível de disclosure das empresas, foi utilizado um índice composto por 41 itens relevantes. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o CAPM e testado por meio de regressão com dados em painel. Os resultados evidenciam que existe uma relação negativa entre o custo de capital próprio e o nivel de divulgação de informação.