ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto by advisor "Bispo, Renato Jorge Costa Lopes"
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Alimentar relações: Produtos que visam estimular o contacto intergeracionalPublication . Domingues, Cristiana Francisco; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesO Homem sempre apreciou a beleza da juventude, menosprezando a velhice enquanto fase da vida onde, também pode existir bem-estar e felicidade. Trata-se de uma questão de natureza cultural, que influencia a forma como cada pessoa encara a velhice. Muitas pessoas sentem vergonha do seu processo de envelhecimento, procurando escondê-lo e assumindo atitudes discriminatórias relativas à idade. Como consequência, temos uma grande percentagem de pessoas mais velhas que se sentem desprezadas, incompreendidas e maltratadas pela sociedade. Acreditando que é através da rede social mais próxima das pessoas, que há a possibilidade de combater os sentimentos anteriormente mencionados, este projecto procura desenvolver propostas que respondam ao envelhecimento enquanto fenómeno relacional e emocional. Os produtos apresentados surgem com base numa investigação pessoal, que poderá ser espelho da realidade de outras pessoas. Procuram estimular e manter vivas as relações intergeracionais em universos onde estas se encontram fragilizadas ou são mesmo inexistentes. Revelam a importância de manter ritmos e pontes de ligação como forma de unir gerações, através de momentos, sentimentos e emoções.
- Animais de ruaPublication . Vieira, André Mirante; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesA falta de conhecimento que a sociedade nutre em relação aos bairros sociais é uma das principais razões que leva à discriminação dos seus moradores. Sendo verdade que estes bairros são geralmente problemáticos ao nível da criminalidade e que os seus moradores têm poucas posses, não é menos verdade que a falta de oportunidades e a exclusão social em nada ajudam a melhorar as condições de habitabilidade nestas urbanizações. Partindo do caso específico do bairro Sá Carneiro, em Leiria, e utilizando recursos e processos de baixo investimento, desenvolveu-se um conjunto de objetos que abordam a relação entre o indivíduo e os animais de rua, com o intuito de criar um sistema de micro-produção economicamente sustentável. Paralelamente, reflete-se sobre a forma como os produtos desenvolvidos por designers são comercializados e como estes podem ter grande relevância na forma de promover e sustentar micro-negócios.
- Atividade contra o preconceito: desenvolvimento de fatos de hidroginástica para IdososPublication . Francisco, Andrea Filipa Lopes; Bispo, Renato Jorge Costa Lopes; Pires, Fernando Alípio BrízioO principal objetivo deste estudo consiste em contribuir para uma melhor compreensão do preconceito existente sobre os idosos e do papel fundamental que a atividade física pode desempenhar para combater o estigma, relativamente a este grupo etário. A hidroginástica foi a atividade escolhida para este trabalho por apresentar já alguma adesão por parte das pessoas idosas de Caldas da Rainha, manifestando contudo ainda alguns problemas por resolver, de onde se destacam: alguns idosos expressarem sentimentos de vergonha provocados pela utilização do fato de banho, o desconforto provocado pela temperatura da água e dos balneários, a desadequação do modo de vestir e despir dos fatos de banho existentes e a dificuldade em acomodar a diversidade antropométrica que se verifica na população mais idosa. As entrevistas e testes realizados durante o desenvolvimento do projeto foram efetuados em diferentes locais, nomeadamente no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora das Mercês de Carvalhal Benfeito e na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha. Foram também realizadas visitas ao Lar Monsanto da Serra do Bouro e a vários ateliers de costura.
- Baloiço de irmãs: Um baloiço inclusivo para cadeiras de rodasPublication . Rosa, Stéfanie Lavos; Bispo, Renato Jorge Costa LopesNesta investigação tentou-se explorar o conceito de design emocional inclusivo a partir do caso particular da minha irmã que sofre de síndrome de Rett. As pessoas que como a minha irmã dependem da cadeira de rodas, vivem numa ‘bolha’ onde o contato físico e o toque com outras pessoas é muito limitado e muitas vezes quase exclusivamente orientado para os momentos em que estão a cuidar delas. Para tentar quebrar essa ‘bolha’ desenvolveu-se um projeto de um baloiço de jardim que permite que pessoas em cadeira de rodas e os seus familiares e amigos possam usufruir de momentos de ligação emocional em conjunto. Este projeto procura tirar partido de uma comunicação emocional natural, baseada nas experiências de partilha entre pessoas com níveis cognitivos diferentes ou com dificuldades de comunicação e seus familiares, procurando proporcionar momentos de prazer, conexão e intimidade. A execução do projeto parte de estratégias DIY (Do-It Yourself), o termo surgiu no final da década de 50 para definir um processo de construir, reparar ou criar algo por si próprio e por iniciativa, sem formação ou ajuda profissional. Espera-se que o formato DIY em que foi concretizado possa inspirar as famílias de pessoas como a minha irmã a construir baloiços de jardim ou outros objetos orientados para a partilha de momentos em comum.
- BarroPublication . Venâncio, Francisca Maria Branco; Bispo, Renato Jorge Costa LopesO barro, como matéria prima, arrasta consigo pedaços da história da nossa identidade individual e coletiva. As principais regras de comportamento foram estabelecidas no seio da família, na nossa primeira infância, e muitas delas, se não mesmo as principais, adquirimo-las à mesa, partilhando a refeição com os outros membro da família. Com aquele vêm os cheiros, as cores, os aromas que passaram a reconfortar-nos por nos transportarem a outros tempos, aos tempos do afeto e da alegria da infância. Alfredo Saramago pesquisou a gastronomia das principais regiões de Portugal e deixou indicações sobre a importância da história da alimentação para a construção do nosso percurso identitário, enquanto povo, apesar de todas as vicissitudes vividas no encontro quem nos visitou, aqui se instalou ou mesmo invadiu pela força. A autora deste trabalho escolheu as suas raízes culturais, transmontanas e minhotas, e outra que muito admira pelo trabalho dos seus oleiros, o Alentejo, como fonte de busca e impulso para a criação de objetos de cerâmica utilitária que sendo um apelo à memória possam servir para o regresso do prazer em cozinhar, estar à mesa e partilhar saberes, afetos e sabores, adaptados ao viver atual.
- (Con)viver com a ansiedade: Produtos para controlo do ritmo respiratórioPublication . Almeida, José Luís Roque; Bispo, Renato Jorge Costa LopesPortugal é o quinto país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental, sendo que os problemas mais proeminentes são as perturbações de depressão e ansiedade.(CNS, 2019) Esta investigação tem como objetivo propor objetos auxiliares para a área de saúde mental, especificamente para problemas de ansiedade. O projeto tem como objetivo materializar estudos teóricos que expõem a importância da respiração no controlo da ansiedade. A finalidade pretendida é desenvolver objetos, que ajudem a lidar com algumas das incapacidades ligadas a esta doença. Durante esta investigação foram feitas duas entrevistas a especialistas na área da saúde mental e da reabilitação respiratória, foram também desenvolvidos dois produtos que visam transmitir a sensação de respiração usando a comunicação háptica, podendo ser utilizados como complementos à terapia ou em contexto autónomo.
- Conexão. A (in)visualidade na esgrimaPublication . Bosne, Laura Correia de Matos David; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEmbora possa parecer surpreendente, o tema desta dissertação é esgrima para pessoas com deficiência visual. Inserindo-se na vertente do design inclusivo, a elaboração desta dissertação teve como ponto de partida a minha experiência como assistente do Mestre de Esgrima Eugénio Roque nas suas aulas piloto de esgrima com espada para pessoas com deficiência visual em Portugal, que se iniciaram no ano de 2014. Na sequência destas aulas, a observação direta fez surgir questões não só sobre a facilidade e a rapidez de aprendizagem dos esgrimistas, como também sobre a facilidade de ensino e comunicação por parte do Mestre. Não pondo em causa a qualidade das aulas, dos alunos, do Mestre e do ambiente, a presente dissertação visa contribuir para o sistema de ensino e a adaptação deste a casos particulares, neste caso a deficiência visual. Deste modo, surgiu a oportunidade de inovar na adaptação de objetos existentes com o propósito de facilitar a aprendizagem, desenvolver a autonomia, melhorar a técnica e a performance do aluno e inovar nas técnicas de ensino que auxiliam os Mestres. O design dos novos equipamentos inclui os seguintes modelos finais: (I) Auxiliar de Postura, (II) Manequim, (III) Ponta de Espada, (IV) Viseira e (V) Pista. Estes constituem um eventual ponto de partida para um futuro desenvolvimento de produto final.
- Estratégias de organizaçãoPublication . Fiúza, Raquel Ferreira; Bispo, Renato Jorge Costa LopesA organização do interior de uma habitação suporta as acções que constituem os hábitos e rotinas quotidianas de cada pessoa ou família. Como tal, este projecto pretende desenvolver um conjunto de diferentes estratégias de organização do espaço, tendo em vista a ordem e o equilíbrio visual. A ideia é criar uma organização dinâmica, onde mais do que a funcionalidade, os objectos contagiam e convidam, tanto habitantes como convidados, a uma espécie de jogo. Compostos por linhas rectas e cores neutras, os projectos, só por si, transmitem ordem, e tornam a organização indispensável e obrigatória para que os mesmos façam sentido.
- Forno de mesaPublication . Barrelas, Telma Sofia Cristóvão; Bispo, Renato Jorge Costa Lopes; Pires, Fernando Alípio BrízioO projecto Forno de Mesa, propõe-se a revisitar a sazonalidade e as estratégias tradicionais alentejanas de preparação e conservação de alimentos, procurando aplicá-las em produtos que respondam a necessidades contemporâneas. A forma como cuidamos de nós próprios é por vezes tão automatizada, no ritmo acelerado em que vivemos, que o momento das refeições diárias passa somente pela “ingestão de alimentos”, uma situação funcional, na qual colocamos, dentro do nosso corpo alimentos que não conhecemos, não sabemos de onde vêm, nem como são confeccionados. Esquecemo-nos de coisas como os aromas da degustação e preparação de alimentos sazonais. A produção intensiva de alimentos cria uma monotonia de paladares que nos vai habituando a uma falta de diversidade naquilo que ingerimos. Partindo destes pressupostos procurou-se, neste projecto, promover a cultura do tempo e dos sabores reais, tempo para desfrutar de cada sabor a seu tempo, vindo do local certo, de um local que conhecemos. A contemplação unida ao prazer de uma boa refeição, preparada segundo rituais endógenos e partilhada com aqueles que mais gostamos. É com os olhos postos no “modo de ser” e no património alentejano, que procuramos soluções para estas pausas de fruição. Identificando na história do Alentejo (na sua cultura imaterial, tradições, formas de viver, modos de relacionamento, e gastronomia) uma diversidade de acções e contextos que nos permitem treinar a nossa habilidade de fruir e degustar. O vínculo emocional dos alentejanos com a terra, o aproveitamento de um variadíssimo tipo de alimentos selvagens, bem como a própria planície, a calma e a partilha de experiências, saberes e bens, oferecem-nos soluções para a criação de momentos memoráveis. Este projecto desenvolveu-se no sentido de criar um conjunto de objectos que funcionem como motor para a criação de momentos de partilha e contemplação em torno da mesa.
- Ilustrações utilitárias - Personagens em tecido para a educação e autonomia das criançasPublication . Batista, Joana Lopes; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEste projeto quis trabalhar o lado da atenção, interação, estimulação sensorial e motricidade das crianças nos jardins de infância, mas que pouco a pouco se foi alterando, deixando de ser um projeto modelado, com regras, dado pela escola em que estão todos sentados em cadeiras, passivos a ouvir e a aprender. Progressivamente tornou-se mais sensível à natureza das crianças. Foram desenvolvidas duas linhas de produtos, uma de bolsos animados e outra de objetos de limpeza que procuram estimular comportamentos nas crianças de forma natural. Todos os modelos foram desenvolvidos em materiais têxteis, procurando criar produtos que possam ser facilmente produzidos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »