Browsing by Issue Date, starting with "2014-10-02"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Alimentar relações: Produtos que visam estimular o contacto intergeracionalPublication . Domingues, Cristiana Francisco; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesO Homem sempre apreciou a beleza da juventude, menosprezando a velhice enquanto fase da vida onde, também pode existir bem-estar e felicidade. Trata-se de uma questão de natureza cultural, que influencia a forma como cada pessoa encara a velhice. Muitas pessoas sentem vergonha do seu processo de envelhecimento, procurando escondê-lo e assumindo atitudes discriminatórias relativas à idade. Como consequência, temos uma grande percentagem de pessoas mais velhas que se sentem desprezadas, incompreendidas e maltratadas pela sociedade. Acreditando que é através da rede social mais próxima das pessoas, que há a possibilidade de combater os sentimentos anteriormente mencionados, este projecto procura desenvolver propostas que respondam ao envelhecimento enquanto fenómeno relacional e emocional. Os produtos apresentados surgem com base numa investigação pessoal, que poderá ser espelho da realidade de outras pessoas. Procuram estimular e manter vivas as relações intergeracionais em universos onde estas se encontram fragilizadas ou são mesmo inexistentes. Revelam a importância de manter ritmos e pontes de ligação como forma de unir gerações, através de momentos, sentimentos e emoções.
- Relação Humana com a passagem do TempoPublication . Martins, Ana Isabel Leonardo; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira Colaço"Time adds an important and necessary dimension to our understanding of the world and our place in it - it seems almost impossible to conceive of what our world of experience might be like in the absence of time; after all, events happen in time." O tema da Tese é o Tempo e a sua passagem. O nosso mundo é policrónico: cada pessoa, cada objeto, cada coisa do mundo "habita" um tempo diferente. No entanto, é comum o Homem moderno viver num ritmo contrário aos demais à sua volta, acabando por ignorar os seus próprios ritmos naturais. O objectivo é inventar novas tipologias de "marcadores temporais" que advertem para diversas possibilidades de ritmos e perspectivas do tempo que podem existir. O conjunto de projectos propostos tendem a criar experiências mais agradáveis com o Tempo. Esta criação é resultado da exploração da relação entre o utilizador e o objecto, concebendo diversas interacções que surgem novas experiências e formas de como se lida com o mundo.
- A Taipa: Otimização de uma técnica antiga como solução do futuroPublication . Brito, Silvino Manuel Guerreiro de; Gonçalves, Sérgio Gomes Pires; Frade, José Manuel Couceiro Barosa CorreiaTemas pertinentes da atualidade, tais como a reabilitação, a recuperação e a conservação do elemento construído servem de base para o desenvolvimento deste trabalho. Num País que se debate com problemas de desertificação humana no interior, a degradação de núcleos e centros históricos,problemas económicos, sociológicos e de integração em bairros periféricos das grandes urbes do litoral, urge tomar iniciativas concertadas de modo a combater estes impactos negativos. Desde tempos imemoráveis o ser humano tem utilizado a terra como material de construção, surgindo nas mais variadas latitudes e longitudes do globo e com os mais variados sistemas construtivos. Atualmente a construção em terra é ainda comum em certas zonas do planeta. Noutras é uma técnica abandonada ou esquecida pela poeira dos tempos. Em Portugal principalmente na região Sul, tem existido um ressurgimento da construção em terra, principalmente o sistema construtivo da taipa de “pilão”. Partindo de metodologias, como estudo de casos práticos, entrevistas a diversos intervenientes nesta problemática, visitas e contactos com casos reais, pretende-se criar produtos acessórios que consigam colmatar várias lacunas existentes neste tipo de construção e otimizar o processo construtivo.
- Brinca com a comidaPublication . Dias, Cindy Borges; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira ColaçoUma alimentação equilibrada e dedicada tem uma elevada importância na vida quotidiana da criança, uma vez que constrói a base sobre a qual é realizado o seu potencial físico e intelectual. A alimentação e nutrição adequadas são portanto requisitos essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento. A sociedade contemporânea debate-se com variados e emergentes problemas de saúde infantil, nomeadamente a obesidade, que tem vindo a aumentar devido essencialmente aos maus hábitos alimentares e ausência de exercício físico. Para muitos a hora da refeição com os filhos nem sempre é um momento fácil: torna-se por vezes um desafio e fonte de preocupação pelo facto dos filhos não comerem alimentos saudáveis, transformando assim a hora da refeição, que deveria ser um momento de prazer, numa tortura tanto para os pais como para as crianças. Tendo em conta este problema, o meu projeto pretende disponibilizar utensílios entusiasmantes para as crianças e seus tutores, envolven- do-os ativamente na produção, preparação e consumo dos alimentos. Desse modo talvez seja possível diversificar o sabor, a forma e a cor dos alimentos consumidos, estimulando a ingestão diária de frutas, verduras e legumes, e tornando as refeições num momento único, divertido e simples. O conceito é pois, e contrariando um conhecida reprimenda, “brinca com a comida!”.
- Estratégias de organizaçãoPublication . Fiúza, Raquel Ferreira; Bispo, Renato Jorge Costa LopesA organização do interior de uma habitação suporta as acções que constituem os hábitos e rotinas quotidianas de cada pessoa ou família. Como tal, este projecto pretende desenvolver um conjunto de diferentes estratégias de organização do espaço, tendo em vista a ordem e o equilíbrio visual. A ideia é criar uma organização dinâmica, onde mais do que a funcionalidade, os objectos contagiam e convidam, tanto habitantes como convidados, a uma espécie de jogo. Compostos por linhas rectas e cores neutras, os projectos, só por si, transmitem ordem, e tornam a organização indispensável e obrigatória para que os mesmos façam sentido.
