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- Modelação inversaPublication . Martins, Diana Raquel Medina Nobre; Pires, Fernando Alípio BrízioNeste trabalho questiono a minha relação com as metodologias tradicionais de design. Apresenta-se uma alternativa processual baseada no registo de acções e formas, em que se dá maior preponderância ao universo sensorial. Utilizo como ferramenta de trabalho estímulos que encontro no quotidiano e em resposta a essa observação construo um pensamento e um método de trabalho. A acumulação destes registos físicos durante o projecto permitiu a elaboração de um atlas de referências que funcionará como acervo de formas e matérias que poderão ser usados e transpostos para o projecto de objectos. Registo a partir de moldes excertos de realidade e manipulo objectos a partir destas impressões tridimensionais. Desenvolvo objectos em que aplico os procedimentos experimentados resultantes das metodologias desenvolvidas durante este projecto.
- Mobilidade para acampar: Z-quatroPublication . Gomez, José Manuel Moreira; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira ColaçoNuma sociedade em que os valores estão em constante alteração, um dos objetivos para este trabalho é promover o espirito “outdoor” através de uma nova experiência de lazer, para desfrutar e explorar mais a natureza, com a vantagem de fazer algum exercício físico. Para alcançar estes objetivos surge o Z-Quatro, com uma nova metodologia de ir acampar.
- EncaixaPublication . Lopes, Eduardo Manuel Correia; Pires, Fernando Alípio Brízio; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresO comércio de mobiliário tem crescido nos últimos anos, sendo que hoje em dia podemos encontrar móveis de todos os tipos, com diferentes funções e dentro de uma enorme variedade de preços. O projecto ENCAIXA resulta de uma análise pessoal do mercado de mobiliário actual, como uma necessidade de melhorar determinados problemas identificados, nomeadamente a montagem e manipulação das peças, e a falta de adaptabilidade das mesmas. A partir da observação de mobiliário desmontável fui verificando que um dos problemas é a compreensão das instruções e a compreensão da lógica de montagem. Este projecto procura, acima de tudo, abordar questões relacionadas com o peso e a composição. Tem como principal objectivo repensar o processo de montagem deste tipo de objectos, através da simplificação e otimização dos sistemas de encaixe que irão, em última instância, facilitar o seu transporte e utilização. Assim sendo, este projecto pretende, tornar a montagem/desmontagem do móvel intuitiva, de modo a facilitar e acelerar esse processo, criando peças de mobiliário versáteis, facilmente adaptáveis a diferentes espaços, sem nunca perder a fiabilidade e segurança exigidas.
- MetamórphosisPublication . Santos, Vânia João Pereira; Pires, Fernando Alípio BrízioEm “Memória e o Gesto” procuro “aflorar” e recriar tecnicamente as mi- nhas memórias através de gestos familiares, restabelecendo um encontro com o nosso lado mais intímo. Para tal, ao longo do processo criativo foram sendo descobertos caminhos férteis à obtenção de peças com diferentes escalas e resultados formais com uma forte relação anatómica, através da exploração das técnicas de crochet, tricot e feltragem, utilizando fios de composição e espessura diferentes. O projeto propõe pensar na relação emocional que se estabelece com o objeto e nas emoções que o objeto pode promover, no eu, quando experienciado. A percepção e o reconhecimento da forma, a ativação de emoções, estimulam um processo reflexivo. O trabalho desenvolvido apoiou-se no trabalho de campo que iniciei por diversas regiões do país, mapeando espaços museológicos, industriais e artesanais, que ainda perpetuam o saber sobre a produção e transformação de lã. Esse conhecimento “apreendido” é reinterpretado através de uma prática experimental.
- Aparato: tecnologia manualPublication . Carreira, Jorge Daniel Mendes Lima; Pires, Fernando Alípio Brízio; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira ColaçoO projecto Aparato foca-se no processo que antecede o objecto e cria condições que tornam o trabalho mais autónomo, condições essas que passam por desenvolver mecanismos de apoio à construção. O que se pretende é desenvolver novos processos de construção de objectos, trabalhando com máquinas inspiradas na indústria, técnicas, ferramentas e materiais alteradas e construídas por mim. Ao construir máquinas, o projecto liberta-se da condicionante indústria e abre caminho a um processo mais iterativo e autónomo. Com estas três técnicas e materiais pretendo desenvolver novas tipologias de construção: Cimento - adoptar a técnica semelhante a do paper clay, mas introduzindo e experimentando materiais diferentes, recorrendo a moldes desenvolvidos para o efeito, e construir uma laminadora. Fundição - construir um forno de fundição, ferramentas e moldes que me permitam experimentar novas formas de mobiliário, no qual o alumínio é o elemento de ligação. Extrusão - construir uma extrusora, explorando novos processos de produção de mobiliário com filamentos de polímeros.
- Animais de ruaPublication . Vieira, André Mirante; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesA falta de conhecimento que a sociedade nutre em relação aos bairros sociais é uma das principais razões que leva à discriminação dos seus moradores. Sendo verdade que estes bairros são geralmente problemáticos ao nível da criminalidade e que os seus moradores têm poucas posses, não é menos verdade que a falta de oportunidades e a exclusão social em nada ajudam a melhorar as condições de habitabilidade nestas urbanizações. Partindo do caso específico do bairro Sá Carneiro, em Leiria, e utilizando recursos e processos de baixo investimento, desenvolveu-se um conjunto de objetos que abordam a relação entre o indivíduo e os animais de rua, com o intuito de criar um sistema de micro-produção economicamente sustentável. Paralelamente, reflete-se sobre a forma como os produtos desenvolvidos por designers são comercializados e como estes podem ter grande relevância na forma de promover e sustentar micro-negócios.
- A vivência como factor de sustentabilidadePublication . Saraiva, Isa Raquel Pires; Pires, Fernando Alípio Brízio; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresA sociedade actual de economia instável e problemas sociais e ambientais, bem como as políticas de alto consumo, são o enquadramento para o início deste projecto. É feita uma reflecção sobre temas como o consumismo, a durabilidade física e empática, a memória enquanto meio para criar relações, a obsolescência e a sustentabilidade. Foram estudados ciclos de vida genéricos, percebendo onde existem mais custos – energéticos, ambientais e humanos. É proposto um ciclo de vida que visa tornar os produtos mais sustentáveis com base em três premissas: o tempo de vida dos objectos, a distância entre as etapas do ciclo e a relação empática com o utilizador. Com o objectivo de projectar um conjunto de objectos que tivessem em conta o ciclo de vida proposto, visando a sustentabilidade a longo prazo, o projecto foca-se na tipologia de mobiliário doméstico, por ser tanto um produto pessoal como um produto que permite a convivência entre várias pessoas, por não ser tecnológico e por isso, ter menos probabilidade de se tornar obsoleto a curto prazo, bem como pelo valor emocional e peso das memórias colectivas associadas à tipologia, que acompanha as pessoas desde sempre. É construído um conjunto de cinco peças de mobiliário que pretendem atender às seguintes características: durabilidade material e empática; versatilidade e adaptabilidade a diferentes acções e estilos de vida; capacidade de sofrer um envelhecimento positivo e progressivo pelo tempo e uso; capacidade de serem repetidos e conjugados de diferentes formas adaptando-se a diferentes espaços e utilizações e indo de encontro a necessidades das diferentes gerações por onde possam ir passando; utilização de um único material natural que torna as peças completamente biodegradáveis e capacidade de produção em pequenas oficinas mais próximas dos pontos de venda e uso ou em indústrias maiores e mais automatizadas.
- De memória: autobiografia do brincarPublication . Freitas, José Alejandro Jardim de; Pires, Fernando Alípio Brízio; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraEste trabalho surge inicialmente, por uma tomada de consciência de que o simples acto de brincar, construindo e criando brinquedos de forma espontânea, se tornou numa actividade alheia ao quotidiano das crianças. Esta forma ancestral de conhecimento e aprendizagem deu lugar a um imaginário cada vez mais afastado do mundo material e cada vez mais próximo de uma lógica virtual, vivida de forma isolada. O autor pretende fazer uma reflexão sobre este problema, procurando chamar a atenção para a necessidade de se preservar o universo dos brinquedos tradicionais como parte importante do nosso património cultural colectivo. Através de uma abordagem autobiográfica, o autor apresenta-nos num processo de revisitação, os brinquedos e brincadeiras da sua infância. É com base nesta sua experiência que nos propõe uma colecção de brinquedos, na qual explora novas abordagens formais, construtivas e funcionais, não descurando o seu carácter tradicional.
- Natural: A pastelaria numa alimentação equilibradaPublication . Silva, Sofia Ribeiro da; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesUm projecto doce, feito para que todos o possam provar. Este projecto, é uma resposta à mudança dos hábitos alimentares dos portugueses e à sua consequente influência na pastelaria tradicional de fabrico próprio, que se tornou assim numa pastelaria com produtos que apesar de “imortais” nas nossas memórias, foram ficando desactualizados. Uma tentativa de melhorar um sector, que faz assumidamente parte de uma grande tradição portuguesa. Este projecto centra-se essencialmente no produto principal da pastelaria, o bolo, tornando-o num produto mais natural, mais saudável, e com sabores inesperados. No fundo, adequando-o ao estilo de vida do seu consumidor, que começa actualmente a preocupar-se cada vez mais, com a sua saúde, procurando informar-se sobre o que come, e acima de tudo comendo de forma mais natural possível, fugindo às comidas processadas e aditivadas. Com presença constante numa fábrica de pastelaria semi-industrial, e em contacto directo com profissionais da área, todos os resultados aqui apresentados, são fruto de um processo de aprendizagem e experimentação, com base num cenário de produção real. Procurou-se assim, fazer uma reflexão sobre tradição, pastelaria moderna, novos hábitos alimentares e saúde, e a inserção do pensamento projectual no âmbito do design alimentar como ferramenta para a resolução de pelo menos, alguns problemas na nossa alimentação do quotidiano em sociedade.