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- O CIRCO COMO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA. PROJETO “EQUILIBRIUM SOCIAL CIRCUS”Publication . Correia, Rodolfo Domingos Carneiro; Vieira, Ricardo Manuel das NevesA presente dissertação dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como forma de construção de uma pedagogia mais construtiva, através da mediação intercultural, como estratégia para fomentar o convívio numa escola plural. O Circo Social surge, por sua vez, como um fenómeno no qual a arte circense é utilizada como ferramenta pedagógica para formação e educação de sujeitos, numa perspetiva de promoção da cidadania e de transformação social, não pretendendo formar artistas de circo, mas usar o circo como pedagogia alternativa para jovens em dificuldades, e ajudar, assim, na sua inclusão social. O autor, ao longo do seu percurso de vida, sentiu em diferentes momentos, que a escola não lhe disponibilizava estratégias capazes de responder às suas necessidades pessoais, encontrando no Circo uma oportunidade de inclusão na sociedade que o envolvia. A experiência pessoal do autor, associada à experiência profissional que tem vindo a desenvolver no âmbito da aplicação da metodologia do Circo Social ao contexto escolar, foram determinantes para a escolha da temática em análise. O problema suscitado pela experiência profissional do autor motivou a procura de respostas, seja a partir da observação e perceção dos comportamentos em contexto de aula de circo, seja através da interpretação e do significado atribuído ao Circo Social, pela comunidade educativa, no âmbito do projeto Equilibrium Social Circus. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de carácter etnográfico, a partir de uma investigação qualitativa, privilegiando uma abordagem interpretativa dos fenómenos em análise, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados a entrevista na modalidade de focus group, a observação direta e a pesquisa documental.
- Caracterização da Transição Para a Mobilidade Elétrica no Setor Automóvel: Serviço Após-VendaPublication . Almeida, Caio Torrano de; Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteEste relatório surge como finalidade, a obtenção do grau de mestre em Engenharia Automóvel pelo Instituto Politécnico de Leiria desempenhado na empresa Vimoter Limitada. O objetivo deste relatório é descrever de forma profunda a transição para a mobilidade elétrica e a satisfação do cliente após a venda. Em uma primeira fase, foi realizada toda a categorização e análise da empresa, posteriormente uma apresentação sobre o programa de estágio, as tarefas lá realizadas e as ferramentas e softwares utilizados. De seguida procedeu-se à realização dos questionários para entender e fazer uma análise sobre a satisfação do cliente com o serviço prestado. Após a apresentação dos resultados, foi feita uma análise crítica sobre os mesmos, com melhorias apresentadas na conclusão. Foi possível verificar que em sua grande maioria o cliente está satisfeito com o serviço apósvenda, e quando não está, deve-se a falta de peças disponíveis ou o problema foi parcialmente resolvido.
- CLASSIFICAÇÃO DE CENAS ACÚSTICAS EM DISPOSITIVOS COM CONSTRANGIMENTOS COMPUTACIONAIS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIALPublication . Anastácio, Ricardo Ribeiro; Bento, Luís Manuel CondeAo longo desta dissertação é apresentada a pesquisa e desenvolvimento de um modelo neuronal de arquitetura Convolutional Neural Network (CNN) para classificar dez ambientes acústicos distintos, destinado a dispositivos baixa complexidade, i.e. limite 128K em número de parâmetros e máximo de 30 MMAC (milhões de Multiply- ACcumulate (MAC)) por inferência. É utilizada a pesquisa de hiperparâmetros (hypertuning), para conseguir retirar o máximo de informação pertinente dos recursos de áudio e também para otimizar a arquitetura do modelo. São utilizadas técnicas de aumento de dados, suavização de rótulos e paragem de treino antecipada para melhorar a generalização do modelo, melhorando a resposta na presença de novos dados não utilizados para treino. São propostas ainda três abordagens com o objetivo de aumentar o campo de aprendizagem e melhorar a diferenciação entre classes. Estas abordagens combinam métodos de otimização e aprendizagem, como agrupamento de modelos ensemble, separação de classes ou aprendizagem um contra todos (OvA). Foi ainda aplicada a técnica de destilação de conhecimento (KD), que permitiu reduzir a sua complexidade do modelo, esta técnica acabou por funcionar também como regularizador diminuindo o sobreajuste. As abordagens propostas foram validadas através da participação no desafio “Task 1, Low-Complexity Acoustic Scene Classification 2022” proposto pela comunidade internacional DCASE, conseguindo obter o 4.º lugar na classificação de equipas num universo de 19 equipas, e 11.º lugar perante 48 modelos em avaliação. O modelo submetido que obteve melhores resultados é designado AI4EDGE_4 é um ensemble de dez modelos OvA, utilizado como “professor” num processo de destilação de conhecimento num “aluno” de arquitetura TBM2. O modelo base fornecido em DCASE obteve uma exatidão de ACC=44.2% e uma perda de LOSS=1.532, o modelo AI4EDGE_4 obteve melhor desempenho i.e. uma exatidão de AC=51.6% e uma perda de LOSS=1.330.
- Ser artista a tempo inteiro, e o estudo de coletivos artísticos na cidade do PortoPublication . Faria, Inês Ramalho Pinto de; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deEsta dissertação procura compreender o lugar do artista, a sua forma de trabalho e organização em grupo, com abordagem às formas e processos de profissionalização no campo artístico. Ao identificar os ofícios que o artista assume, à parte da sua prática, em possíveis ações em alguns planos culturais, compreende-se a dificuldade constante de criar um modo de subsistência no meio artístico, devido aos existentes entraves institucionais. Esclarecendo o conceito de profissionalização, segue-se o enquadramento do tecido artístico explorado e as características da indústria criativa no contexto da cidade do Porto, em particular, de coletivos artísticos. Através do estudo deste modo de organização, comum na cidade, pretende-se compreender a sua forma de gestão e ação, delineando as redes de contacto criadas, o seu alcance de públicos e os modos de obtenção de apoios e fundos. Assim, esta investigação é como um convite a um diferente olhar do papel do artista, com uma melhor compreensão e apreciação das dinâmicas particulares dos coletivos artísticos como formas organizacionais e redes relacionais, tanto culturais como profissionais, em particular no meio artístico portuense. Pretende-se alcançar uma melhor leitura da posição do artista, de uma perspetiva profissional, estimado e respeitado pela sociedade e com uma maior ligação com a comunidade.
- Pensar Ponta Delgada: a reabilitação urbana da Praça Gonçalo Velho Cabral e do Campo de São FranciscoPublication . Vicente, Maria João de Medeiros; Oliveira, Luís Pedroso de Lima Cabral deA cidade de Ponta Delgada vai assistindo à degradação progressiva das suas estruturas urbanas, dos seus edifícios e dos seus espaços exteriores. Uma degradação decorrente do envelhecimento próprio, da sobrecarga de usos, ou ainda do desajustamento dos planos urbanísticos da sua organização a novos modos de vida. Assim sendo, torna-se imprescindível o desenvolvimento de processos de reabilitação urbana, racionalizando recursos e evitando intervenções dispersas que possam revelar-se contraditórias. O título da nossa dissertação é “Pensar Ponta Delgada: a reabilitação urbana da Praça Gonçalo Velho Cabral e do Campo de São Francisco”. Começou-se por apresentar o enquadramento da organização administrativa portuguesa, com especial enfoque na Administração Autónoma, visto que na presente dissertação vamos verificar a incidência da ação municipal. De seguida, apresentamos um breve contexto do Direito do Urbanismo, e, posteriormente, analisamos os planos urbanísticos da cidade de Ponta Delgada desde a sua implementação aos seus principais desafios. De seguida, incidimos na real reabilitação urbana realizada na cidade, através do Programa REVIVA e de dois casos práticos. Por último, focamos o nosso estudo em um Manifesto realizado por um grupo de cidadãos micaelenses. A metodologia utilizada tem por base os casos práticos referidos acima, permitindo, dessa forma, uma visão e avaliação, em concreto, da reabilitação urbana efetuada no centro histórico de Ponta Delgada através da autarquia local. Tivemos também em conta a recolha de apreciações públicas quer de funcionários da autarquia quer de micaelenses conhecidos. Os objetivos estabelecidos são a verificação das medidas e resultados introduzidos pela ação da autarquia local no âmbito da reabilitação urbana e a participação dos munícipes na atividade da Administração. Afirmamos que a reabilitação urbana traz inúmeras vantagens à cidade de Ponta Delgada, não só para os residentes como para os visitantes, quer a nível paisagístico e/ou ambiental, a nível de propagação da cidade e a nível económico.
- As tecnologias digitais na avaliação das atividades práticas dos alunos do 5º ano de escolaridade na disciplina de educação musicalPublication . Santos, Marco António da Assunção; Milhano, Sandrina Diniz FernandesNos últimos anos, a propensão para os professores de Educação Musical do 2.º ciclo continuarem a valorizar a linguagem escrita em detrimento da componente prática, reflete um domínio da escrita sobre a ação interpretativa musical no processo avaliativo das práticas musicais. O presente projeto desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC e tem como objetivo essencial, compreender de que forma a utilização das tecnologias digitais, enquanto recurso colaborativo nas três principais áreas do programa de Educação Musical (Audição, Interpretação e Composição), podem contribuir para um processo avaliativo mais criativo, imersivo e compreensivo, instigando a premente necessidade dos professores refletirem sobre as suas práticas pedagógicas, em prol de uma mudança orientada para os objetivos do currículo e as aprendizagens dos alunos. A revisão de literatura tem, em primeiro lugar, o objetivo de evidenciar a necessidade de uma mudança disruptiva nos contextos escolares tendo o professor como elemento preponderante da reconfiguração do processo educativo; em segundo lugar, reconhecer no atual enquadramento legal, os referenciais curriculares da disciplina com evidência na avaliação e em terceiro lugar, a utilização das tecnologias digitais na avaliação das práticas musicais dos alunos. A metodologia insere-se no âmbito da investigação-ação e incide o seu desenvolvimento no incentivo à reflexão por parte do professor e dos alunos, na pesquisa de estratégias inclusivas capazes de colaborar com o processo de avaliação das atividades práticas. Para tal, o projeto foi desenvolvido com recurso à utilização das tecnologias digitais como instrumento de apoio à avaliação formativa nos diferentes domínios práticos da disciplina. Os instrumentos de recolha de dados que permitiram a triangulação de dados, compreendem o inquérito por questionário realizado aos alunos em três diferentes momentos do projeto, notas de campo, reflexões do professor/investigador após a realização de cada uma das atividades e um inquérito por questionário realizado a diversos docentes da disciplina de Educação Musical. Os resultados mostram que a utilização das tecnologias digitais na avaliação das atividades práticas musicais constituiu não apenas um momento de aprendizagem diferenciado, motivador, estimulador do empenho dos alunos, facilitando a aquisição, compreensão e consolidação de diferentes conceitos do programa da disciplina, tendo concomitantemente, apoiado e simplificado, quer em contexto de sala de aula ou online, o processo autoavaliação e heteroavaliação, bem como de uma avaliação formativa individual/conjunto ao nível da audição, da interpretação instrumental/vocal e da criatividade através da composição musical.
- (Con)viver com a ansiedade: Produtos para controlo do ritmo respiratórioPublication . Almeida, José Luís Roque; Bispo, Renato Jorge Costa LopesPortugal é o quinto país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental, sendo que os problemas mais proeminentes são as perturbações de depressão e ansiedade.(CNS, 2019) Esta investigação tem como objetivo propor objetos auxiliares para a área de saúde mental, especificamente para problemas de ansiedade. O projeto tem como objetivo materializar estudos teóricos que expõem a importância da respiração no controlo da ansiedade. A finalidade pretendida é desenvolver objetos, que ajudem a lidar com algumas das incapacidades ligadas a esta doença. Durante esta investigação foram feitas duas entrevistas a especialistas na área da saúde mental e da reabilitação respiratória, foram também desenvolvidos dois produtos que visam transmitir a sensação de respiração usando a comunicação háptica, podendo ser utilizados como complementos à terapia ou em contexto autónomo.
- INFO-tátil. objetos de comunicação para a deficiência visualPublication . Rufino, Sabrina Santos; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEsta investigação pretende, através da criação de objetos, mitigar o estigma associado às pessoas com deficiência visual, promover a sua independência e acesso à informação. Como base de trabalho, realizou-se um estudo junto com a comunidade cega e de baixa visão através de entrevistas com pessoas com deficiência visual, familiares, técnicos de mobilidade e a direção da Associação de cegos e amblíopes de Portugal (ACAPO) de Aveiro, de modo a recolher as suas experiências e desenvolver os projetos de acordo com as suas necessidades. Criaram-se três projetos: um jogo de palavras, que leva ao contacto entre pessoas normovisuais e pessoas cegas ou com baixa visão, estimulando a descoberta sobre o universo das pessoas com deficiência visual através partilha de experiências e da reflexão sobre as barreiras do quotidiano; Um conjunto de seringas táteis, que permitem medir pequenas quantidades de líquidos, permitindo a autonomia e autodeterminação no cuidado com a saúde assim como no cuidado dos outros; Um estudo exploratório de etiquetas táteis para identificação de alergénicos de uso abrangente não recorrendo ao braille. Os resultados alcançados permitiram confirmar a importância de incluir as pessoas no processo de design de forma a gerar soluções que vão de encontro às suas necessidades reais.
- Consulta de Atividade Física na USF Pedro e Inês, AlcobaçaPublication . Piloto, João Pedro Espada; Gonçalves, Ricardo RebeloA atividade física (AF) é essencial no quotidiano de todos nós, principalmente para a melhoria da nossa saúde, seja ela física ou psicológica. Para além dos inúmeros e claros benefícios que esta promove, a sua ligação a diversas patologias é sempre vista com uma perspetiva positiva e, por isso mesmo, a sua integração no Sistema Nacional de Saúde (SNS) surge como uma natural necessidade. Neste seguimento, este projeto especifica detalhadamente a integração num projeto-piloto do SNS, através do Programa Nacional de Promoção de Atividade Física, para a promoção da AF na Unidade de Saúde Familiar (USF) Pedro e Inês de Alcobaça. Além da especificação de todas as fases que o projeto contempla, o presente trabalho também nos demonstra alguns pontos importantes em relação ao exercício físico em pacientes com diabetes ou depressão, e a necessidade social do seu enquadramento no SNS. O impacto positivo da AF e do Exercício Físico (EF) na nossa sociedade deve ser o catalisador para a ligação desta área à área da saúde, mesmo numa vertente clínica, sempre com uma visão de melhoria de qualidade de vida das pessoas e prevenção de hábitos sedentários. Assim, o presente trabalho apresenta as linhas orientadoras para uma intervenção que se pretende efetivamente multidisciplinar, baseada em evidências atuais, e centrada nas necessidades individuais.
- Avaliação da Segurança e Reabilitação de uma Ponte de Alvenaria de Pedra - O Caso da Ponte Hintze RibeiroPublication . Nascimento, Karina Felix do; Fernandes, Paulo Alexandre Lopes; Sousa, Romain Ribeiro deDe acordo com o Guidance on the assessment of masonry arch bridges (2022), estima-se que existam atualmente em serviço em torno do mundo, cerca de um milhão de vãos de pontes de alvenaria em arco, muitas delas com mais de 100 anos e sujeitas a cargas muito diferentes daquelas para que foram concebidas. O presente trabalho desenvolve-se em torno de uma dessas pontes, uma ponte de alvenaria de pedra sobre o Rio Lis no centro da cidade de Leiria, identificada como Ponte Hintze Ribeiro, que exibe algumas patologias que foram reportadas por cidadãos comuns à Câmara Municipal de Leiria. Foi sobre esta obra-de-arte, num contexto de desconhecimento dos serviços públicos da forma de avaliar e intervir sobre este tipo de construção, que se organizou o presente trabalho, visando estudar as soluções que permitam preservar o valor patrimonial e histórico desta obra-de-arte e prolongar a sua vida útil. O trabalho compila a partir de uma pesquisa bibliográfica informação sobre o funcionamento e constituição das pontes em arco de alvenaria de pedra, faz um levantamento do objeto de estudo (Ponte Hintze Ribeiro) nas suas características, materiais e patologias a partir de uma inspeção e por fim são apresentadas propostas de intervenção suportadas na avaliação efetuada.