Browsing by Issue Date, starting with "2020-08-03"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- SensívelPublication . Lisboa, Ana Carolina Silva; Bispo, Renato Jorge Costa LopesPequenos gestos geram grandes mudanças. Este projeto surgiu da vontade de incentivar pessoas a mudarem comportamentos e a olharem para os objetos que os rodeiam de uma forma diferente. Parte de uma reflexão sobre como os designers podem operar no mundo, relacionando-se com trabalho artesanal, desenvolvimento rural e hortas domésticas. Cria produtos que incentivam o desenvolvimento de um modelo económico de produção agrícola de pequena escala. Utiliza a sensorialidade como uma forma de educação para a ligação à natureza e nesse sentido é estruturante para a mudança ecológica que precisa de acontecer. Propõe objetos com uma escala familiar ou cooperativa, que contribuem para um estilo de vida simples, fabricados de forma artesanal, sem produtos nocivos ao ser humano e ao meio ambiente. Desenvolveram-se peças aromáticas em madeira, que para além de funcionarem com adição de óleos essenciais também permitem outras estratégias de impregnação de aroma. Peças de diferentes tipologias para aplicar em diversos contextos, como cabides, caixas de arrumação, entre outros. Os resultados alcançados consistem em produtos naturais que nos tentam reaproximar à terra, ao cultivo e ao trabalho artesanal.
- Praia, lugar comum: ferramentas de limpeza de arealPublication . Campos, Paulo José Sellmayer de; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEste projecto de investigação visou a criação de um conjunto de ferramentas de limpeza de areal adequado aos vários tipos de detritos comummente localizados na praia. Partindo dos conceitos de activismo e ambientalismo foi desenvolvida uma estratégia de acção direccionada para dois diferentes tipos de mensagem, uma indicada para crianças e a outra para banhistas. Procurou-se evidenciar a relação entre os sistemas de produção e os de consumo, causadores da poluição generalizada encontrada nas praias. Desta estratégia resultaram objectos ideológicos que procuram cruzar a carga simbólica da causa ambientalista com as significâncias dos materiais e processos de fabrico empregues nestas ferramentas. Os projectos realizados utilizam técnicas de produção artesanais e semi industriais e foram realizadas com o apoio de manufacturas especializadas.
- Reconciliação: novos contextos e linguagens para a indústria do couroPublication . Alves, Cristiana Melanda; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEm Portugal, a indústria de curtumes integra diferentes profissões pelo que tem um papel ativo na economia nacional, quer pela produção e pela venda de produtos quer pela contribuição para o emprego. A consciência ambiental da indústria de curtumes foi-se desenvolvendo ao longo dos anos, procurando constantemente uma otimização da eficiência ambiental, e investindo em infraestruturas e associações criadas de apoio à reciclagem ou reutilização dos resíduos da indústria. A indústria de curtumes é na sua origem o aproveitamento de uma matéria-prima que de outra forma seria colocada em aterros e sobrecarregaria o ambiente, isto porque o couro, sobretudo em Portugal, resulta do aproveitamento de peles não comestíveis provenientes da indústria alimentar. O que se pretende com este projeto é procurar alternativas ao tipo de produção atual muito ligada à indústria da moda, procurando desenvolver produtos em volta das características naturais do couro, salientando as qualidades hápticas, a elasticidade, o cheiro, a durabilidade entre outras. A série de produtos criados resultam de exercícios que fazem parte da alteração de contexto, concetualização e linguagem utilizada pelo couro.
- Dignidade animalPublication . Venâncio, Clara Maria Antunes; Pessanha, Luis Miguel de Sousa Pereira ColaçoO Homem partilha o seu ambiente com inúmeros animais. Estes estão presentes no interior das habitações humanas, vagueiam pelas suas cidades, vilas e aldeias, embora diversas vezes este nem repare neles. Para alguns são seres inferiores, objetos à disposição humana, tratados com pouco respeito e consideração. Para outros são membros da família. Independentemente da forma como este os decide ver, é indiscutível que os outros animais são seres vivos com a capacidade de sentir dor ou prazer. Este projeto procura melhorar as condições de vida dos animais que o Homem escolhe incluir nas habitações e equilibrar as suas relações com eles. Pretende-se fomentar o respeito pelos animais, bem como uma mudança de mentalidades, essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, pacífica e consciente. O Homem pode escolher o benefício mútuo, se o fizer não estará apenas a melhorar as vidas dos seres com os quais convive, estará também a aproveitar ao máximo as vantagens desse convívio.
- Baloiço de irmãs: Um baloiço inclusivo para cadeiras de rodasPublication . Rosa, Stéfanie Lavos; Bispo, Renato Jorge Costa LopesNesta investigação tentou-se explorar o conceito de design emocional inclusivo a partir do caso particular da minha irmã que sofre de síndrome de Rett. As pessoas que como a minha irmã dependem da cadeira de rodas, vivem numa ‘bolha’ onde o contato físico e o toque com outras pessoas é muito limitado e muitas vezes quase exclusivamente orientado para os momentos em que estão a cuidar delas. Para tentar quebrar essa ‘bolha’ desenvolveu-se um projeto de um baloiço de jardim que permite que pessoas em cadeira de rodas e os seus familiares e amigos possam usufruir de momentos de ligação emocional em conjunto. Este projeto procura tirar partido de uma comunicação emocional natural, baseada nas experiências de partilha entre pessoas com níveis cognitivos diferentes ou com dificuldades de comunicação e seus familiares, procurando proporcionar momentos de prazer, conexão e intimidade. A execução do projeto parte de estratégias DIY (Do-It Yourself), o termo surgiu no final da década de 50 para definir um processo de construir, reparar ou criar algo por si próprio e por iniciativa, sem formação ou ajuda profissional. Espera-se que o formato DIY em que foi concretizado possa inspirar as famílias de pessoas como a minha irmã a construir baloiços de jardim ou outros objetos orientados para a partilha de momentos em comum.
- Fotossíntese: bio fotossensibilidade aplicada à cerâmicaPublication . Calheiros, Carolina Sofia Fernandes; Pires, Fernando Alípio BrízioEsta investigação visa o desenvolvimento de uma coleção de objetos, que procura criar novas relações e potenciar ao utilizador um conjunto de novas experiências relacionadas com a sua vivência com o mundo e com a natureza. A partir da exploração e utilização de um método fotográfico histórico designado antotipia, foi desenvolvido um processo de geração e preservação de imagens sobre superfícies cerâmicas. A cerâmica torna-se fotossensível, quando revestida por uma emulsão fotográfica extraída de plantas. A sensibilidade à luz provém do uso de pigmentos fotossintéticos, retirados de flores e vegetais que se encontram facilmente no nosso quotidiano. A utilização de positivos fotográficos e a ação do sol permite a criação de imagens na superfície das peças cerâmicas. Através deste processo, procuro enfatizar uma dimensão poética ligada ao uso de objetos no quotidiano, que vai para além das necessidades práticas e funcionais destes.