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- Conexão. A (in)visualidade na esgrimaPublication . Bosne, Laura Correia de Matos David; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEmbora possa parecer surpreendente, o tema desta dissertação é esgrima para pessoas com deficiência visual. Inserindo-se na vertente do design inclusivo, a elaboração desta dissertação teve como ponto de partida a minha experiência como assistente do Mestre de Esgrima Eugénio Roque nas suas aulas piloto de esgrima com espada para pessoas com deficiência visual em Portugal, que se iniciaram no ano de 2014. Na sequência destas aulas, a observação direta fez surgir questões não só sobre a facilidade e a rapidez de aprendizagem dos esgrimistas, como também sobre a facilidade de ensino e comunicação por parte do Mestre. Não pondo em causa a qualidade das aulas, dos alunos, do Mestre e do ambiente, a presente dissertação visa contribuir para o sistema de ensino e a adaptação deste a casos particulares, neste caso a deficiência visual. Deste modo, surgiu a oportunidade de inovar na adaptação de objetos existentes com o propósito de facilitar a aprendizagem, desenvolver a autonomia, melhorar a técnica e a performance do aluno e inovar nas técnicas de ensino que auxiliam os Mestres. O design dos novos equipamentos inclui os seguintes modelos finais: (I) Auxiliar de Postura, (II) Manequim, (III) Ponta de Espada, (IV) Viseira e (V) Pista. Estes constituem um eventual ponto de partida para um futuro desenvolvimento de produto final.
- Evolução do relato não financeiro – o caso da NestléPublication . Gonçalves, Marco José da Silva Salada; Eugénio, Teresa Cristina PereiraA empresa Nestlé Portugal é uma multinacional que sempre se distinguiu pela importância que dá ao desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo da evolução do relato não financeiro na Nestlé Portugal, no período entre 2007 a 2016. Este trabalho de investigação consiste num estudo de caso único. Foi efetuado com base em informação institucional pública, e é essa que de alguma forma interessa à Nestlé Portugal que seja considerada pelos seus stakeholders e pela sociedade em geral. No período em análise, identificaram-se diversos marcos fundamentais que contribuíram para essa evolução. Desses salientam-se a publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Nestlé Portugal em 2007, que marca o inicio do projeto. As auscultações efetuadas em 2008 e 2011, às partes interessadas para compreender de que forma estas, percecionam a atuação da Nestlé Portugal na temática Responsabilidade Social e Corporativa. E o compromisso que a Nestlé Portugal, manifestou em concertar esforços para desenvolver a sua agenda de CVP, com os ODS. Ao nível da estratégia de divulgação da Nestlé Portugal em relação à Nestlé Internacional, constatou-se que apesar de existirem nos relatórios pontos semelhantes em todos os relatórios analisados, não é possível concluir que exista harmonia na estratégia de divulgação. A influência do Modelo do IIRC verificou-se através da análise empírica dos relatórios ao longo dos exercícios. A Nestlé Portugal no período em estudo, em diversas ocasiões afirmou textualmente nos seus relatórios, (2007, 2009, 2011; 2013 e 2015), que incorporava na sua estratégia os objetivos mundiais definidos pelas Nações Unidas. Ações de preocupação com a Responsabilidade Social e Ambiental, sem descurar as suas preocupações Económicas, estão sempre presentes nas iniciativas tomadas pela Nestlé. Essa forma de atuar, levou a que a Nestlé fosse galardoada com diversos prémios, contribuindo estes para reforçar a estratégia da empresa no âmbito do triple bottom line. A Sustentabilidade e a divulgação das ações tomadas na sua promoção, são para a Nestlé Portugal, mais do que uma preocupação. São temáticas que são parte integrante da sua estratégia.
- Reminiscência ArtísticaPublication . Bento, Idália Cristina Lopes; Sousa, Jenny GilAs linguagens artísticas, enquanto instrumentos de metodologia interventiva, têm assumido um papel importante na resposta a problemáticas em contexto de exclusão social. Com efeito, as artes têm- se posicionado, cada vez mais, enquanto ferramentas de relevo no âmbito das ações terapêuticas, mas, no contexto concreto de intervenção em grupos terapêuticos, são poucas as investigações existentes. Assim, procurou-se com este estudo exploratório, de cariz qualitativo, conhecer a importância das linguagens artísticas em contextos de exclusão social, particularmente, as possibilidades de as expressões artísticas funcionarem enquanto instrumentos terapêuticos em pessoas socialmente excluídas e marginalizadas. Para dar resposta aos objetivos enunciados, foram realizadas cinco sessões práticas com o grupo terapêutico da instituição INPULSAR, onde as linguagens artísticas foram a principal ferramenta utilizada. Para além da conceção e da implementação das sessões de intervenção, a investigadora realizou ainda observação participante, com registos nos diários de bordo, entrevistas semiestruturadas a cinco sujeitos que participaram de livre e espontânea vontade nas sessões e entrevistas semiestruturadas aos três técnicos responsáveis por este mesmo grupo. O que descobrimos foi que as linguagens artísticas, enquanto ferramentas terapêuticas, permitem que as pessoas socialmente excluídas e marginalizadas revelem uma maior expressividade. Para além disso, foi possível verificar-se um envolvimento emocional, resultando daí o despertar da criatividade.
- Associação Humanitária da Barosa : Um Lar com Vida(s)Publication . Bernardo, Andreia Filipa Rosa; Vieira, Ricardo Manuel das NevesO envelhecimento demográfico e humano representa um fenómeno singular para a humanidade e coloca múltiplos desafios à sociedade portuguesa contemporânea. É, neste sentido, que urge compreender se a sociedade atual está preparada para olhar para o envelhecimento da população como um processo natural e não como uma “patologia” ou “fardo” pesado para si e para as famílias. Como tal, torna-se premente analisar o envelhecimento demográfico a partir de uma reflexividade onde o cuidar de idosos vá além de uma dimensão objetiva e seja feito de uma forma mais subjetiva, humana, dialogante e mediadora (Costa, 2002, Antunes, 2017, Moura, 2017), de modo a que as pessoas sejam consideradas como sujeitos e não como objetos (Vieira, R. 2014a). De facto, a presente dissertação debruça-se sobre o modo como são cuidados os idosos em contexto institucional. Com as alterações nos modos de vida das famílias, estas encontram na institucionalização a única solução viável sendo necessário alertar para a importância do papel da família e das relações sociais do idoso no seu processo de adaptação e integração na instituição. Emerge o papel vital da mediação para uma intervenção humanizada com idosos. Deste modo, importa compreender se existem efetivamente práticas de mediação intercultural, por parte das profissionais do lar Associação Humanitária da Barosa, com as famílias de onde provêm os idosos, como, também, no tratamento e intervenção com os utentes compreender se é feito ou não tendo em conta as suas preferências, os seus gostos, as suas características particulares. Assim sendo, a intervenção mediadora em contexto de lar implica um trabalho de relação feito a partir da identidade pessoal dos idosos (Viegas, 2007; Vieira, R., 2009). Considerando a complexidade inerente ao objeto deste estudo privilegiei o paradigma hermenêutico, interpretativo, de descoberta,(Faria & Vieira, 2016; Guerra, 2006), que investiga os sujeitos no seu contexto natural de vida (Vieira, Marques, Silva et al., 2016). Neste âmbito, é fulcral compreender e interpretar os seus gostos, opiniões, comportamentos, conduzindo a que esta investigação seja alimentada, sobretudo, por um paradigma etnográfico de estudo de caso (Stenhouse, 1994, in Amado, 2014). Quanto às técnicas de recolha da informação recorri à análise documental, à observação direta e observação direta participante (Pais, 2006; Clifford, 2002) e a entrevistas individuais semiestruturadas de cariz etnográfico e etnobiográfico (Vieira, 2014b; Faria & Vieira, 2016) ou entrevistas como “conversas” (Burgess, 1997). Mediante isto, foram entrevistados a diretora técnica do lar, a animadora sociocultural, 4 idosos e 1 familiar. As visitas constantes ao campo de estudo e as conversas aprofundadas que fui estabelecendo com os sujeitos desta investigação permitiramme concluir que há efetivamente práticas de mediação no sentido de buscar o empoderamento dos utentes e de os cuidar de uma forma personalizada. São manifestas neste lar práticas potenciadoras de um bem-estar e qualidade de vida subjetivos para o idoso e para a construção dos seus projetos futuros.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a educação intercultural e a integração de uma criança de origem cultural UcranianaPublication . Reis, Adriana Cristina Cardoso; Correia, Sónia Cristina Lopes; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos SilvaO presente relatório é referente à Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes: a Parte I, relativa à componente reflexiva, e a Parte II, relativa à componente investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se o percurso formativo da mestranda que reflete, crítica e fundamentadamente acerca das experiências vivenciadas em cada um dos contextos da Prática Pedagógica. Para tal, foram desenvolvidos referentes significativos para seu o desenvolvimento profissional, pessoal e social, evidenciando as aprendizagens e desafios decorrentes de cada um dos contextos de Prática Pedagógica. A componente investigativa apresenta um estudo desenvolvido sob a metodologia de investigação-ação numa turma de 2º ano do Ensino Básico que procurou responder à questão: Quais os contributos de uma abordagem intercultural do currículo na integração de alunos de origens culturais diversas?. Para a realização do estudo foram desenvolvidas sete sequências didáticas que incidissem na inclusão da cultura Ucraniana. Perante os dados recolhidos e posteriormente analisados, constatou-se que uma abordagem intercultural do currículo pode contribuir para o processo de integração e para a promoção de uma educação intercultural.
- Cuidar de quem cuidaPublication . Mira y Lopez , Cecilia Guimarães; Freire, Carla Sofia CostaOs cuidadores de crianças e jovens com deficiência frente a sobrecarga do excesso de atividades em função do filho, muitas vezes sem apoio da família, ficam com o tempo restrito e sofrem a falta de tempo para si, comprometendo seu autocuidado, o que pode gerar stress. No contexto do Instituto Superar, foi feito, internamente, um teste de stress aos responsáveis, que acompanham as crianças e jovens aos treinos, através do qual foi diagnosticado que quinze, dos vinte e nove cuidadores, apresentaram altos níveis de stress. O estudo teve como objetivo investigar como a criação de um espaço de intervenção e partilha de experiências permitiram aliviar o stress de cuidadores de crianças e jovens com deficiência, do Instituto Superar. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo de caso, exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado o inquérito por questionário aos cuidadores, na segunda foi realizada a análise documental. Os resultados do estudo demonstraram que mesmo diante da falta de tempo, existiu uma possibilidade para a criação de um espaço de partilha e intervenção, para o manejo do stress dos cuidadores, através do projeto Cuidar de Quem Cuida, de cunho multidisciplinar. Foi oferecido pelo IS um espaço para a atividade física, acompanhamento nutricional e psicológico, com relaxamento, voltado para o autocuidado do cuidador, concomitante com seus filhos em atividade. O que contribuiu para a mudança de hábitos e promoção de saúde e qualidade de vida do cuidador, que é indispensável às crianças e jovens com deficiência.
- Criação de apartamento para mediação familiarPublication . Marques, Ana Marta Pinhão Martinez; Magalhães, Fernando Paulo OliveiraPretendo através do presente Relatório do Projeto “Criação de um Apartamento para Mediação Familiar”, perceber de forma mais profunda a perspetiva de Magistrados, Juízes e Procuradores do Tribunal de Família e Menores de Setúbal, sobre a pertinência da criação do mesmo. Refletir, em conjunto, sobre as necessidades que requerem os convívios familiares, apresentar uma proposta e perceber se a mesma é uma mais-valia na área da Mediação Familiar, especificamente no Concelho de Setúbal, constitui o âmago do meu trabalho.