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- O design enquanto instrumento de transformação social: Estudo de caso: sistema de insígnias de inspiração escotista como forma de inclusão e diversidade LGBTQI+Publication . Pina, Inês Pereira; Gomes, António Manuel Sucena Silveira; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço FradiqueNo presente trabalho, o design será encarado como instrumento de transformação social colocado ao serviço da inclusão. De modo a desenvolver este projeto, é utilizado como território de investigação a proposta educativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), mais concretamente os sistemas de competências e especialidades, como suporte de apoio à criação de um sistema identitário da comunidade LGBTQI+ no escotismo. O projeto apresentado consiste numa abordagem do design inspirado nos princípios do design justice que se traduz na criação de uma proposta de um sistema de competências denominado Inclusão e Diversidade LGBTQI+. Para a sua conceção pretende-se, com recurso ao design especulativo, criar uma realidade alternativa onde este sistema de competências faria parte da proposta educativa de uma associação escotista. O presente trabalho resulta assim num artefato gráfico constituído por sete insígnias, seis relacionadas com diferentes questões dentro da temática anteriormente referida, em conjunto com uma insígnia de mérito recebida após a obtenção das seis insígnias anteriores.
- Ilustrações utilitárias - Personagens em tecido para a educação e autonomia das criançasPublication . Batista, Joana Lopes; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEste projeto quis trabalhar o lado da atenção, interação, estimulação sensorial e motricidade das crianças nos jardins de infância, mas que pouco a pouco se foi alterando, deixando de ser um projeto modelado, com regras, dado pela escola em que estão todos sentados em cadeiras, passivos a ouvir e a aprender. Progressivamente tornou-se mais sensível à natureza das crianças. Foram desenvolvidas duas linhas de produtos, uma de bolsos animados e outra de objetos de limpeza que procuram estimular comportamentos nas crianças de forma natural. Todos os modelos foram desenvolvidos em materiais têxteis, procurando criar produtos que possam ser facilmente produzidos.
- DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PERSONALIZADA MHEALTH DE TREINO PARA COMBATER A INATIVIDADE FÍSICA NA DPOCPublication . Caceiro, Rúben Daniel Neves; Ribeiro, José Carlos Bregieiro; Silva, Fernando José Mateus da; Cruz, Joana Patrícia SantosA finalidade do projeto OnTRACK é a promoção de comportamentos efetivos de atividade física (AF) em doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), acompanhados por um profissional de saúde, para que tenham uma melhor qualidade de vida, reduzindo a progressão da doença. O OnTRACK irá dar resposta a este desafio através do desenvolvimento, avaliação e disseminação de uma plataforma mHealth inovadora de treino personalizado, que considera as preferências e fatores contextuais de cada indivíduo. A plataforma irá ser constituída por uma aplicação web, apenas para os profissionais de saúde, e uma aplicação móvel que será de uso exclusivo para os doentes com DPOC. Esta plataforma procura focar-se nas necessidades deste tipo de população e pretende que tenham um acompanhamento mais personalizado e acompanhado por profissionais de saúde. A aplicação móvel foi desenvolvida com recurso a tecnologias nativas, para Android, incorporando as mais recentes boas práticas, ferramentas, bibliotecas e arquitetura. Já a aplicação web é uma single page application, foi desenvolvida em Angular e otimizada para lidar ao máximo com um volume de dados considerável, com uma futura ambição de funcionar em modo offline. Os testes de usabilidade demostram que, mais de 60% dos utilizadores consideraram a aplicação web foi fácil de se usar e de aprender manifestando-se confiantes no seu manuseio. O mesmo acontece na aplicação móvel, com mais de 60% dos utilizadores a referirem que outras pessoas aprenderiam facilmente a usar esta aplicação, que gostariam de usar com frequência, que as funcionalidades estão bem integradas e que a aplicação foi fácil de utilizar. No entanto, ambas as aplicações ainda carecem de melhorias em certos pontos para se tornarem líderes.
- Being (past and present) President of the ERS: interview about the role, perspectives on career development, and vision for the SocietyPublication . Siciliano, Matteo; Schiavi, Enrico; Cullivan, Sarah; Bradicich, Matteo; Lichtblau, Mona; Cruz, JoanaThis article presents the views of the past and current Presidents of the ERS regarding their role, perspectives on career development and vision for the Society, along with important messages to inspire ECMs to build their own successful career. For this article, we invited early career members (ECMs) to interview the past and current Presidents of the European Respiratory Society (ERS), Professor Anita Simonds and Professor Marc Humbert, to share their motivations for becoming ERS President, experiences and goals during their presidency, perspectives on career development, visions for the society, and future challenges and opportunities in the respiratory field in the coming years. During the interviews, they provided important messages to help ECMs build their own successful career. We challenge ECMs to read the interviews and get inspired!
- Estudio comparativo del consumo energético y huella de carbono producida por la depuración de aguas residuales mediante EDAR frente a la utilización de humedales artificiales, en la cuenca de Carraixet, València EspañaPublication . Coca, Angelica Lucia Buitrago; Mourato, Sandra de Jesus MartinsEl presente trabajo se centra en la valoración del consumo energético de la depuración de aguas residuales mediante dos propuestas, las EDAR convencionales, y por otra parte soluciones basadas en la naturaleza como son los humedales artificiales. No obstante, se contextualizó la temática de la depuración de aguas dentro del territorio, de manera que además de los aspectos estrictamente energéticos, se ha valorado que en la depuración de las aguas residuales hay también otros aspectos que tienen relevancia ecológica y que merecen consideración. Así la depuración mediante humedales artificiales constituye una alternativa a las EDAR, que además mejora la biodiversidad y contribuya con la fijación de Carbono. Este estudio se ha realizado en poblaciones de la zona norte de València, en el entorno territorial del Barranco de Carraixet, que es una rambla mediterránea de curso intermitente en un territorio, con una intensa actividad agrícola. El estudio se centró en la depuración de las aguas residuales de las poblaciones de Bétera, Moncada del área metropolitana de València. En la selección de las poblaciones se consideró que existieran redes de colectores de recogida de aguas residuales hasta las depuradoras. Se compararon los consumos energéticos de la depuración de las aguas residuales para un habitante equivalente de estas localidades, mediante las EDAR actuales y por medio de la propuesta de depuración mediante humedales artificiales proyectados en los puntos de producción del agua residual. En la actualidad, de manera prácticamente generalizada, el tratamiento de agua residual es realizado mediante EDAR, tanto en municipios pequeños como grandes. Las necesidades energéticas anuales de la red de suministro para el tratamiento con EDAR fueron evaluados teniendo en cuenta los consumos de la planta y los consumos de las estaciones de bombeo de agua residual – EBAR. Los resultados del consumo energético de la red para Moncada fueron entre 12 kWh/hab eq año y 15,5 kWh/hab eq año, siendo que en Bétera el consumo es entre 31,1 kWh/hab eq año a 29,7 kWh/hab eq año. En relación al consumo total considerado como la energía de suministro por la red y por los mecanismos de producción como lo son cogeneración en la EDAR Cuenca del Carraixet y placas solares en la EDAR Bétera los resultados son entre 32,3 kWh/hab eq año y 28,9 kWh/hab eq año en los núcleos de Moncada y 33,6 kWh/hab eq año a 35 kWh/hab eq año en Bétera. La propuesta alternativa a las EDAR fue la de sistemas de humedales artificiales de tipo Francés para los Municipios de Moncada y Bétera en zonas urbanas que se encuentran conectadas a las depuradoras mediante sistemas de colectores con bombeos. La exigencia energética para el funcionamiento de HAFSsV Francés es básicamente la necesaria para el sistema de bombeo, para el que se calculó un consumo anual entre 0,1 kWh/hab eq año hasta 1,6 kWh/hab eq año en los diferentes humedales. A partir de la energía necesaria en la depuración, la huella de Carbono depende del factor de emisión de la comercializadora que suministra la energía. Para el caso de tratamiento mediante EDAR se calcula un total de 227,1 ton CO2/año para el conjunto de núcleos poblacionales estudiados y 0,84 kg CO2/año para el sistema de humedales en caso de ser suministrados por la misma comercializadora de electricidad para el bombeo. Los humedales artificiales seleccionados son de tipo Francés, dado que en su sistema no se implementa tanque Imhoff para el tratamiento primario el cual genera emisiones de gases de efecto invernadero, lo que permite que este tipo de humedales actúe como sumidero de Carbono. Este trabajo constituye una reflexión sobre el hecho de que implementar un sistema de humedales artificiales a lo largo de la cuenca del Barranco del Carraixet para los diversos núcleos de población contribuiría a mejorar ecológicamente este entorno territorial de diversas maneras: - El tratamiento de aguas residuales mediante humedales artificiales permitiría la depuración in situ, con menores costes energéticos. - No sería necesario construir sistemas de colectores. - Permitiría la reutilización in situ del agua regenerada y/o verterla al cauce del barranco para su renaturalización. - Los propios humedales artificiales construidos como la revegetación en el barranco incrementarían la fijación de carbono y mejorarían la biodiversidad y adicionalmente favorecería el papel de corredor ecológico del barranco en un territorio en el que es el único ecosistema natural que queda.
- Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento socialPublication . Silva, Ana Carolina Correia; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do mesmo é refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e partilhar uma investigação sobre as conceções dos educadores de infância relativamente às interações em momento de isolamento social. Este divide-se em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão sobre as experiências vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens, tais como a elaboração da planificação e da avaliação e a importância de refletir. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem uma problemática relacionada com as conceções de educadores de infância, acerca dos tipos de interação da Educação Pré-Escolar durante a pandemia, com o objetivo de identificar conceções de educadores de infância sobre as interações das crianças durante o isolamento social e reconhecer interações entre crianças dos 3 aos 6 anos durante o isolamento provocado pela pandemia. O estudo enquadra-se no paradigma qualitativo. As técnicas de recolha de dados usadas foram o questionário e a entrevista. Com este estudo percebeu-se a importância das interações e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para além disso, percebeu-se que as interações em momento de isolamento social são também consideradas importantes, mas que estas não apresentam a mesma qualidade, nem são realizadas do mesmo modo que as interações presenciais.
- Refletindo e investigando a Prática de Ensino Supervisionada – Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico em tempos de pandemiaPublication . Eusébio, Patrícia Sousa; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaNo relatório de Prática de Ensino Supervisionada consta a minha caminhada ao longo dos dois anos de Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) (2019/2020 e 2020/2021), realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, evidenciam-se algumas das aprendizagens mais significativas realizadas ao longo das Práticas Pedagógicas em contexto de Educação de Infância, nomeadamente ao nível da gestão e organização do tempo, do contacto com as crianças e famílias em contexto de educação@distância e de 1.º CEB, por exemplo, a importância de promover a interdisciplinaridade e apostar no lúdico como promotor de aprendizagem. Na segunda parte, surge um ensaio investigativo sobre a transição entre a Educação de Infância e a escolaridade obrigatória, com a intenção de perceber como é que um grupo de crianças do jardim de infância perceciona a escola do 1.º CEB e como é que um grupo de alunos do 1.º CEB vivenciou a transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º CEB, em tempos de pandemia. Também foi nossa intenção identificar formas de comunicação entre educadores de infância e professores do 1.º CEB durante o momento de transição da EPE para o 1.º CEB, no período de confinamento. Finalmente, foram também objetivos compreender a perspetiva dos encarregados de educação sobre este momento de transição, identificar formas de comunicação entre encarregados de educação e os seus educandos e perceber quais as estratégias implementadas pela educadora e pelos encarregados de educação no momento de transição da EPE para o 1.º CEB, durante o período de educação presencial e educação@distância. Conclui-se neste estudo, que a transição da EPE para o 1.º CEB deve continuar a ser trabalhada, mesmo em contexto de educação@distância, pois basta que os intervenientes (famílias, educadores e professores) adaptem as estratégias facilitadoras da transição à nova realidade (ex. visitar virtualmente a escola do 1.º CEB, incentivar os pais a falarem com as crianças sobre a escola do 1.º CEB de modo positivo, solicitar a uma criança do 1.º ano de escolaridade que partilhe a sua experiência, através de um vídeo/áudio).
- Modeling athletic career of football players: Implications for career management and retirementPublication . Monteiro, Ricardo; Monteiro, Diogo; Torregrossa, Miquel; Travassos, BrunoThis study aimed to identify Career Indicators (CIs) over the stages of career development (Initiation/Development, Mastery, and Discontinuation stages) in the retirement stage of Portuguese football players. Three thousand five hundred retired Portuguese football players that played between 1960 and 2018 were considered in this study. A path analysis was performed to identify the standardized direct and indirect effects of the CI at each stage of career development, on Portuguese football players’ retirement age. The proposed model highlighted that the relationship between the CI number of seasons as a youth player, number of seasons as a youth player in top 3 clubs, age of first registration as a senior player, number of seasons as a senior player, number of seasons as a senior player in top 3 clubs, number of total games as a senior player, age of the last best result age achieved, number of games in the retirement season, and discontinuation stage length contribute to explain 40% of the retirement age of Portuguese football players. Results allowed the understanding of the influence of each stage of career development on career length. According to the Holistic Athletic Career Model, it was the first attempt to create a predictive model of CI of athletic variables. Further research should be developed to incorporate some mediator variables such as players’ performance levels and achievement to improve the explanation of the development of football players’ careers and retirement.
- Relatório de EstágioPublication . Domingues, Rita Silva; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelA família é um espaço privilegiado para aprender, constitui-se como base essencial de vida social (Alarcão, 2000), é uma rede complexa de laços fundamentalmente afetivos, influencia e é influenciada pela saúde e bem-estar dos seus membros (Wright & Leahey, 2011). O enfermeiro de família, na sua prática especializada, desenvolve um trabalho de parceria com a família numa abordagem sistémica, orientando-a para a maximização do seu potencial e de acordo com o seu projeto de saúde (Figueiredo, 2012). O presente relatório enquadra-se no 3º semestre do 2º ano do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área Saúde Familiar conducente à atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária na área de Saúde Familiar e foi desenvolvido na USF Pedro e Inês em Alcobaça, em junho-julho de 2019. Na Parte I - Prática especializada em enfermagem de saúde familiar, pretendeu-se demonstrar o desenvolvimento das competências preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros. Na parte II- Revisão Scoping - Enfermagem Transcultural – cuidar de indivíduos/ famílias imigrantes, desenvolveu-se uma revisão scoping com o objetivo de mapear a evidência quanto a alguns fatores promotores de enfermagem transcultural pelos enfermeiros de família junto de indivíduos/famílias imigrantes focando o conceito de Enfermagem Transcultural de Medeleine Leininger, o Modelo de Avaliação e Intervenção de Calgary e o Cuidado baseado nas Forças. Concluiu-se que alguns fatores facilitadores da prática de enfermagem transcultural junto de indivíduos/famílias imigrantes em contexto de cuidados de saúde primários são: a promoção de atitudes de empatia, humildade, aceitação, respeito, disponibilidade e sensibilidade associada a uma visão positiva da migração por parte dos profissionais; o desenvolvimento de unidades de saúde culturalmente recetivas, o recurso a modelos de competência cultural, nomeadamente o modelo de Campinha-Bacote; a utilização consciente da comunicação; a mobilização de mediadores interculturais e promotores de saúde; o estabelecimento de uma relação mais próxima com a comunidade; a elaboração de guias de saúde nos diferentes idiomas; o recurso à ferramenta VaKE e a utilização de modelos de avaliação que contemplem a cultura. Para superação de algumas barreiras identificadas importa, nomeadamente: o controlo da barreira linguística, cultural, de atitudes discriminatórias dos profissionais, da postura etnocêntrica e competências limitadas dos profissionais e também a dotação adequada de profissionais nos serviços.
