ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto
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- 0000001Publication . Xará, João Jorge Carapinha; Pires, Fernando Alípio BrízioEste projeto especula a relação entre sujeito – objeto, abordando assim conceitos de forma e perceção. Este trabalho vem evidenciar um pensamento projetual livre e versátil. Vem trazer à ideia percetiva da concepção de objetos uma necessária alienação da própria consciência em design. Será atual admitir que os conceitos de limite e fronteira se vão desvanecendo em prol de uma atividade holística e polissémica. É então, de especial pertinência entender estes códigos operativos na reformulação de um novo pensamento percetivo e visual. Proponho então desenvolver objetos de caráter experimental e de um questionamento referente à liberdade individual do designer e do utilizador enquanto criador e emancipador de formas e de significados. Procura-se no designer a consciência de uma necessidade reformuladora que substitua um pensamento tipológico e apriorístico por um processo livre, individual e intuitivo, não anulando desta forma uma imprescindível procura histórica e referencial.
- À mesaPublication . Martins, Maria Carnall Rodrigues; Pires, Fernando Alípio BrízioO desenvolvimento desta investigação tem origem no meu interesse na análise da interação do Homem para com o Outro. Esta exploração de caracter teórico e prático, visa explorar rituais de comensalidade. É desenvolvida uma primeira análise que desagua em quatro percursos que exploram, em forma de cismos1, aspetos diferentes da comensalidade: lavar, pão, etiqueta, mercados. No desenvolver da pesquisa teórica recorre-se a uma investigação descritiva e qualitativa do sujeito. É complementada com um estudo de caso. Os cismos relativos aos projetos, utilizam o método da teoria fundamentada para desenvolver argumentos autorais e os métodos de entrevista, experiência, observação do participante bem como as ferramentas da olaria, marcenaria, metalurgia e panificação para desenvolver as propostas práticas. A investigação culmina na materialização de quatro projetos e em todas as conclusões práticas que advém do desenvolvimento destes.
- Açores - A terra que te formaPublication . Cardoso, Diogo Oliveira; Pires, Fernando Alípio BrízioO presente projeto se trata da junção de Design de produtos com estudos históricos, que surge da busca do autor por conhecer mais a respeito daquilo que são os Açores, além do que ele cresceu “ouvindo dizer” ser açoriano em diásporas do Sul do Brasil. Principalmente, no que se trata da pouca referência ao solo no desenvolver do seu imaginário açoriano, mesmo com sua imensa relevância, ao mesmo tempo em que existe a forte ideia do “açoriano marujo’’. Dada a relação dos Designers com a sociedade para a qual criam e vivem, buscou-se estudar esta cultura que influenciou a formação do local onde o autor, que é designer, cresceu. A partir de um estudo histórico/cultural como ambientação para a pesquisa, que se foca em elementos estruturantes do solo, da agricultura e da paisagem açoriana, foram criados textos para apresentar sua importância na compreensão histórica que levam para a criação de objetos. A partir do ponto em que os elementos geraram conhecimento histórico relevante para o autor, de forma a não ser apenas elementos estéticos ou “que lembrem os Açores”, chegou-se ao desenvolvimento de objetos que buscam ser, para o autor, “objetos de memória’’.
- AdaptadoresPublication . Silva, Beatriz Lourenço; Pires, Fernando Alípio Brízio; Ferreira, Carla Maria d'Abreu LoboStress, aborrecimento e inquietação provocam pequenas ações inconscientes (e quase automáticas), movimentos aparentemente lúdicos, mas acima de tudo indutores de concentração. Da observação destas surgiu a oportunidade de criar um conjunto de objetos que, a partir da estimulação do sistema sensorial, possibilitem acalmar, relaxar, e/ou focar a atenção, e simultaneamente intensificar a relação entre utilizador e objeto. Os objetos propostos – Adaptadores – acoplam-se a um dos objetos mais utilizados neste tipo de ação (a esferográfica, no caso a Bic Cristal), permitindo vários tipos de gestos, determinados pelos sentidos que se pretende estimular. O estudo apresenta dois momentos: a contextualização do projeto, e o desenvolvimento do mesmo. Assente numa dinâmica iterativa de observação / elaboração / validação, foram testadas inúmeras soluções que dessem resposta às necessidades identificadas pela observação e inquéritos conduzidos, e selecionadas aquelas que de forma mais eficaz correspondiam aos objetivos preconizados.
- Alegoria da cadeira. Um retrato da usabilidade do objectoPublication . Pereira, João Marcelo Mendonça; Pires, Fernando Alípio Brízio; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresEste relatório sobre a relação que os objetos têm com o utilizador procura retratar hábitos e maneiras de uso, e a forma como as pessoas os apropriam e manipulam. Através da observação da interacção com o objeto, em que as reações do utilizador se mostram determinante no processo e de determinação da forma, desenvolve-se um conjunto de modelos que representam maneiras, muitas vezes inconscientes, de usar uma cadeira no quotidiano. Pretende-se que este trabalho se constitua como uma ferramenta de consciencialização sobre como usamos e nos adaptamos aos objetos.
- Alimentar relações: Produtos que visam estimular o contacto intergeracionalPublication . Domingues, Cristiana Francisco; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesO Homem sempre apreciou a beleza da juventude, menosprezando a velhice enquanto fase da vida onde, também pode existir bem-estar e felicidade. Trata-se de uma questão de natureza cultural, que influencia a forma como cada pessoa encara a velhice. Muitas pessoas sentem vergonha do seu processo de envelhecimento, procurando escondê-lo e assumindo atitudes discriminatórias relativas à idade. Como consequência, temos uma grande percentagem de pessoas mais velhas que se sentem desprezadas, incompreendidas e maltratadas pela sociedade. Acreditando que é através da rede social mais próxima das pessoas, que há a possibilidade de combater os sentimentos anteriormente mencionados, este projecto procura desenvolver propostas que respondam ao envelhecimento enquanto fenómeno relacional e emocional. Os produtos apresentados surgem com base numa investigação pessoal, que poderá ser espelho da realidade de outras pessoas. Procuram estimular e manter vivas as relações intergeracionais em universos onde estas se encontram fragilizadas ou são mesmo inexistentes. Revelam a importância de manter ritmos e pontes de ligação como forma de unir gerações, através de momentos, sentimentos e emoções.
- Alter-EgoPublication . Simões, Carolina Isabel Gonçalves; Pires, Fernando Alípio BrízioComo designer pretendo trabalhar essencialmente questões relacionadas com a comunicação nos/com objectos. Interessei-me durante este projecto em pensar o modo como os objectos servem como dispositivos de interacção social e mecanismos de relacionamento simbólico entre as pessoas. Procurei desenvolver experiências a partir de tipologias resolvidas do ponto de vista funcional. Neste projecto são apresentados uma série de objectos que funcionam como adereços. São peças de vestuário e acessórios, que permitirem a interacção com a realidade através de acções por vezes imprevistas, dotando as pessoas da possibilidade de encarnarem personagens. Algumas dessas peças só são reveladas nos momentos em que a pessoa pretende assumir o seu alter-ego. Pode ser alguém que queira manter uma aura de mistério á sua volta ou alguém expansivo e extravagante. Permitem teatralizar o quotidiano. Constroem uma identidade visual, com a capacidade de originar narrativas de interacção com o mundo. São direccionadas para pessoas curiosas e dispostas a aceitar o compromisso que vem com cada objecto.
- Animais de companhia: contributos para a cerâmica caldensePublication . José, Filipa Alexandra de Oliveira; Pires, Fernando Alípio BrízioNo mundo, a maioria dos objectos construídos pelo homem estão predestinados a cumprir funções específicas. Estes objectos habitam o nosso mundo e a nossa casa com propósitos concretos, habitualmente funcionais, projectados para cumprir as nossas necessidades primárias enquanto seres humanos. Esses são os princípios básicos que definem o desenvolvimento de um objecto utilitário. Contudo, existem outros factores que influenciam a nossa preferência por determinados objectos, e estes por vezes não exercem funções particularmente essenciais nas nossas vidas, nem têm um propósito específico a fim de concretizar uma actividade diária. Tais objectos são muitas vezes considerados sem utilidade. Este trabalho pretende dar forma a objectos que ultrapassam a questão da funcionalidade e apontam para outra dimensão. Esta dimensão corresponde às necessidades humanas do foro emocional. Trata-se de objectos que apelam ao conforto emocional, que despoletam sentimentos, que provocam curiosidade e reflexão. Objectos com os quais criamos um elo relacional, que passamos a considerar parte da nossa família e da nossa casa, que ganham outro estatuto na nossa vida: o de objecto de companhia. Sendo o contexto local de projecto a cidade das Caldas da Rainha, o tema cresceu sob influência da conhecida loiça das Caldas e da cerâmica Bordalo Pinheiro. O rumo que estas influências ditaram, criou uma linha condutora que direccionou o projecto para a temática dos animais e a exploração da sua forma por meio da manipulação manual da cerâmica. Os animais, enquanto seres vivos activos e animados, propagam a interacção com as pessoas. A afectividade dessa relação dá espaço para imaginar histórias, dinâmicas e muitos tipos de situações engraçadas, muitas delas irreais. O tema aqui explorado serve-se desse diálogo para criar situações de cumplicidade entre os objectos e as pessoas e estabelece uma relação entre o animal de companhia e o objecto, utilizando a forma animal como veículo para lhe atribuir traços de carácter. O que é proposto é a conformação de objectos em cerâmica que encarnam o estatuto de objectos de companhia através de formas animais, que pretendam incutir emoções e criem ligações sensitivas, afectivas e cognitivas com o observador. Este universo animal joga como uma ponte entre o real e o irreal, e estes personagens enquanto intrusos que pretendem invadir a casa e convidar as pessoas a questionar e imaginar.
- Animais de ruaPublication . Vieira, André Mirante; Pires, Fernando Alípio Brízio; Bispo, Renato Jorge Costa LopesA falta de conhecimento que a sociedade nutre em relação aos bairros sociais é uma das principais razões que leva à discriminação dos seus moradores. Sendo verdade que estes bairros são geralmente problemáticos ao nível da criminalidade e que os seus moradores têm poucas posses, não é menos verdade que a falta de oportunidades e a exclusão social em nada ajudam a melhorar as condições de habitabilidade nestas urbanizações. Partindo do caso específico do bairro Sá Carneiro, em Leiria, e utilizando recursos e processos de baixo investimento, desenvolveu-se um conjunto de objetos que abordam a relação entre o indivíduo e os animais de rua, com o intuito de criar um sistema de micro-produção economicamente sustentável. Paralelamente, reflete-se sobre a forma como os produtos desenvolvidos por designers são comercializados e como estes podem ter grande relevância na forma de promover e sustentar micro-negócios.
- Aparato: tecnologia manualPublication . Carreira, Jorge Daniel Mendes Lima; Pires, Fernando Alípio Brízio; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira ColaçoO projecto Aparato foca-se no processo que antecede o objecto e cria condições que tornam o trabalho mais autónomo, condições essas que passam por desenvolver mecanismos de apoio à construção. O que se pretende é desenvolver novos processos de construção de objectos, trabalhando com máquinas inspiradas na indústria, técnicas, ferramentas e materiais alteradas e construídas por mim. Ao construir máquinas, o projecto liberta-se da condicionante indústria e abre caminho a um processo mais iterativo e autónomo. Com estas três técnicas e materiais pretendo desenvolver novas tipologias de construção: Cimento - adoptar a técnica semelhante a do paper clay, mas introduzindo e experimentando materiais diferentes, recorrendo a moldes desenvolvidos para o efeito, e construir uma laminadora. Fundição - construir um forno de fundição, ferramentas e moldes que me permitam experimentar novas formas de mobiliário, no qual o alumínio é o elemento de ligação. Extrusão - construir uma extrusora, explorando novos processos de produção de mobiliário com filamentos de polímeros.