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- Atividade contra o preconceito: desenvolvimento de fatos de hidroginástica para IdososPublication . Francisco, Andrea Filipa Lopes; Bispo, Renato Jorge Costa Lopes; Pires, Fernando Alípio BrízioO principal objetivo deste estudo consiste em contribuir para uma melhor compreensão do preconceito existente sobre os idosos e do papel fundamental que a atividade física pode desempenhar para combater o estigma, relativamente a este grupo etário. A hidroginástica foi a atividade escolhida para este trabalho por apresentar já alguma adesão por parte das pessoas idosas de Caldas da Rainha, manifestando contudo ainda alguns problemas por resolver, de onde se destacam: alguns idosos expressarem sentimentos de vergonha provocados pela utilização do fato de banho, o desconforto provocado pela temperatura da água e dos balneários, a desadequação do modo de vestir e despir dos fatos de banho existentes e a dificuldade em acomodar a diversidade antropométrica que se verifica na população mais idosa. As entrevistas e testes realizados durante o desenvolvimento do projeto foram efetuados em diferentes locais, nomeadamente no Centro Social Paroquial de Nossa Senhora das Mercês de Carvalhal Benfeito e na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha. Foram também realizadas visitas ao Lar Monsanto da Serra do Bouro e a vários ateliers de costura.
- Alter-EgoPublication . Simões, Carolina Isabel Gonçalves; Pires, Fernando Alípio BrízioComo designer pretendo trabalhar essencialmente questões relacionadas com a comunicação nos/com objectos. Interessei-me durante este projecto em pensar o modo como os objectos servem como dispositivos de interacção social e mecanismos de relacionamento simbólico entre as pessoas. Procurei desenvolver experiências a partir de tipologias resolvidas do ponto de vista funcional. Neste projecto são apresentados uma série de objectos que funcionam como adereços. São peças de vestuário e acessórios, que permitirem a interacção com a realidade através de acções por vezes imprevistas, dotando as pessoas da possibilidade de encarnarem personagens. Algumas dessas peças só são reveladas nos momentos em que a pessoa pretende assumir o seu alter-ego. Pode ser alguém que queira manter uma aura de mistério á sua volta ou alguém expansivo e extravagante. Permitem teatralizar o quotidiano. Constroem uma identidade visual, com a capacidade de originar narrativas de interacção com o mundo. São direccionadas para pessoas curiosas e dispostas a aceitar o compromisso que vem com cada objecto.
- RaizPublication . Tavares, Eneida Cunha Gomes Marta; Pires, Fernando Alípio BrízioO projecto Raiz vai à procura daquilo que são as minhas raízes africanas e da forma como estas poderão contribuir para o meu trabalho enquanto designer. Nele parto das cores, texturas, técnicas artesanais, gestos, hábitos e vivências do quotidiano, como estímulos para criar objectos, que não são mais do que a fusão do contexto ocidental em que nasci e cresci, com as referências africanas (Angola e Cabo Verde) que fui conhecendo à distância através dos meus familiares. O projecto procura desenvolver e projectar objectos que reflictam esse intercâmbio cultural e que misturem o que é próximo com o que é longínquo. Este projecto é, em suma, um processo de procura da minha identidade.
- AproximaçãoPublication . Azevedo, João Pedro Oliveira Andrade; Pires, Fernando Alípio Brízio; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira‘Aproximação’ assume-se como um processo de procura dentro do desenho e do projecto, de novas formas e métodos de abstracção, especulação e criação livre, desenvolvendo uma visão dos designers como agentes construtores capazes de criar narrativas próprias, explorando o seu potencial de influência cultural e social. Pretendendo agir dentro das acções quotidianas do ser humano, envolve-se com o acto de comer em âmbito social e explora posturas e comportametos com forte incidência na forma como as pessoas se relacionam e se vêm a si mesmas inseridas num grupo ou comunidade. Procura gerar de forma subjectiva o questionamento de sistemas e paradigmas vigentes, criando um novo cenário social que se revela e constrói ritmicamente ao longo das experiências e objectos propostos.
- ArborPublication . Reis, Samuel Filipe dos Santos; Pires, Fernando Alípio Brízio; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresCom base na observação do meio natural, é ensaiada a exploração de como utilizar a Natureza enquanto raiz do processo criativo, com o objetivo de identificar formas e elementos característicos já existentes no meio natural e propriedades únicas da matéria. Estas poderão ser utilizadas ou integradas na concepção de objectos, recorrendo à Natureza como agente criativo. Ela sugere, eu aplico. A forma e matéria são recolhidos por deterem determinadas características, e são experimentadas aplicando meios de transformação, maquinação e outras técnicas. Os recursos utilizados são tão elementares quanto possível, tendo em consideração a forma-prima1, de modo a criar algo que transponha e exemplifique a singularidade, delicadeza e personalidade da natureza física em cada peça. A árvore foi o elemento em que o trabalho se centrou. A beleza, as formas e a matéria que proporciona sugeriram três abordagens diferentes: a primeira visa a utilização de ramos em curva ou com bifurcações, tirando partido do valor mecânico proporcionado pela direcção dos veios, permitindo serem componentes de um objecto; a segunda, como complemento à primeira, foca-se na experimentação e produção de aglomerado em caruma; e por fim, a terceira abordagem remete para a experiência e trabalho em vidro soprado, no qual, tanto o vazio de um tronco sem núcleo (cerne), como também, o espaço entre os ramos de uma árvore são utilizados como molde.