Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação entre a inovação e a performance no e-Commerce: Caso de estudo Profitero

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
relatorio-de-estagio-liliana-vieira-vcf_cf.pdf4.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Profitero Ltd., uma plataforma de análise de e-Commerce, sediada em Massachusetts, Estados Unidos da América (EUA). Este estágio, com uma carga horária total de 1040 horas, teve como objetivo principal a concretização do estágio para a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria (PL). Este trabalho encontra-se dividido em duas partes: a parte teórica e a prática. A primeira, fundamenta-se numa revisão exaustiva da literatura existente, abrangendo as contribuições de diversos autores como Philip Kotler, Peter Drucker, Joseph Schumpeter, Joe Tidd, entre outros, que discutem conceitos como e-Commerce, marketing, inovação e performance. Além disto, também é abordado, de uma forma muito subtil, o paradigma da revolução tecnológica que tem vindo a acontecer nas últimas décadas e que trouxe consigo inovações disruptivas e um crescimento exponencial no setor do comércio. Na parte prática, é descrita a metodologia utilizada neste trabalho, feita uma análise dos resultados obtidos através de uma entrevista, bem como a sua discussão. Ainda dentro da parte prática, este relatório descreve a entidade onde o estágio foi realizado e as tarefas/atividades desenvolvidas no mesmo. De modo a verificar a relação entre a inovação e a performance no e-Commerce, teve-se a empresa Profitero como caso de estudo. Avançou-se com a elaboração de uma entrevista a um colaborador experiente do departamento de marketing da empresa, de onde se conseguiu obter informações importantes para este estudo: práticas inovadoras adotadas pela empresa, exemplos concretos do impacto da Inovação na Performance dos clientes da empresa, futuros produtos inovadores, como a empresa vê e lida com a inovação, entre outros muitos aspetos. Desta forma, conseguiu-se comprovar o principal objetivo deste estudo: uma relação positiva entre a inovação e a performance no e-Commerce. Contudo, apesar de os resultados coincidirem com a literatura, é necessário ter algum cuidado ao generalizar as conclusões, uma vez que o estudo foi realizado com base apenas numa empresa.

Description

Keywords

e-Commerce Inovação Performance Marketing Tecnologia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License