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- Relatório de Ensino Clínico - "A contribuição do enfermeiro triador na otimização do tempo porta-Tomografia Computadorizada no Acidente Vascular Cerebral”Publication . Antunes, Raquel Mateus; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente relatório insere-se no âmbito da realização do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, a decorrer na Escola Superior de Saúde de Leiria. Enquadra-se na unidade curricular “Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com relatório II”, e dá resposta ao despacho n.º 8237/2022 do Instituto Politécnico de Leiria, relativo à estrutura curricular e plano de estudos conducente ao grau de mestre, no qual se encontra disposto que por forma à obtenção do título de especialista profissional atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, deverá ser produzido e posteriormente discutido publicamente um relatório referente aos ensinos clínicos. A primeira parte é uma reflexão/descrição sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, por parte da mestranda enquanto futura enfermeira especialista, nos três ensino clínicos (Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva e Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos /Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular). O desenvolvimento de competências na área de investigação aparece explanado na segunda parte do relatório, onde é abordado o projeto de investigação desenvolvido e intitulado de “A contribuição do enfermeiro triador na otimização do tempo porta-Tomografia Computadorizada no Acidente Vascular Cerebral”.
- Tomada de Decisão Ética na prestação de Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica no Serviço de UrgênciaPublication . Andrade, Tiago Filipe Mendes; Duarte, Hugo Miguel SantosEste projeto de investigação-ação decorreu num Serviço de Urgência Médico-cirúrgica de um hospitalar da região centro de Portugal, e teve como objetivo principal desenvolver um Modelo de Apoio à Tomada de Decisão Ética (MATDE) adequado às características e necessidades dos enfermeiros no âmbito do cuidado à Pessoa em situação crítica no Serviço de Urgência (SU). O estudo foi conduzido em três fases: Fase 1 que corresponde ao diagnóstico preliminar de conhecimentos e necessidades dos enfermeiros relativamente a problemas éticos no SU; Fase 2 que diz respeito ao desenvolvimento do MATDE com base na Técnica de Delphi, e a Fase 3 que compreende a implementação e avaliação do Modelo no SU. A técnica de amostragem nas Fases 1 e 3 é por conveniência/acidental, e na Fase 2, a seleção da amostra foi não-probabilística e intencional, e também por método “bola de neve”. Os dados foram colhidos em todas as Fases com recurso a questionários. A metodologia de análise e tratamento dos dados adotada é mista: análise quantitativa (estatística descritiva simples e inferencial) e qualitativa (análise de conteúdo, especificamente na Fase 1). Os principais resultados da Fase 1 revelam que 97% dos enfermeiros participantes refere experienciar quotidianamente problemas éticos, e 61 % assume dificuldade em geri-los. A existência de um modelo/orientação de suporte à reflexão e tomada de decisão ética é considerada relevante para 97% dos participantes. A Fase 2 corresponde à aplicação da Técnica de Delphi para desenvolvimento MATDE. decorreu em 3 rondas, tendo a proposta final do Modelo obtido um índice de validade de conteúdo total de 93%. Na Fase 3, a maioria dos participantes considera que o MATDE tem interesse e utilidade, melhora a segurança dos cuidados prestados, e que pode ser também um recurso de apoio à reflexão e discussão de questões éticas em contexto de formação. Há menor consenso quanto à exequibilidade e aplicabilidade prática no contexto diário de cuidados no SU. Pretende-se que este Modelo seja um recurso para análise e reflexão de questões éticas no SU, quer no contexto prático quer em formação, e que estimule a reflexão, promova a discussão e facilite a tomada de decisão ética no SU.
- Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Sépsis: Projeto de Melhoria Contínua da QualidadePublication . Pereira, Ana Sofia Gomes; Duarte, Hugo Miguel SantosO Relatório de Ensino Clínico surge inserido na unidade curricular de Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório, da 1ª Turma do Curso de 2º Ciclo de estudos em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do 2ºano, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório divide-se em duas partes, a primeira parte consiste em analisar, fundamentar, criticar e descrever as intervenções efetuadas ao longo dos três Ensinos Clínicos, em diferentes contextos, com base nas competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. Os Ensinos Clínicos decorreram num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, num Serviço de Medicina Intensiva e numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, todos numa Unidade Local de Saúde da região Centro de Portugal, entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. A segunda parte do presente relatório consiste na apresentação de um trabalho de investigação, desenvolvido numa Unidade de Cuidados Intermédios de uma Unidade Local de Saúde da região Centro de Portugal, com vista à elaboração de um protocolo de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica com sépsis, num estudo investigação ação, do tipo quantitativo e descritivo. Para isto, foi efetuada uma colheita de dados através da implementação de quatro questionários, aos enfermeiros que prestam cuidados diretos às Pessoas em Situação Crítica. Após a identificação das dificuldades sentidas pelos enfermeiros na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica com sépsis, foi realizada uma ação de formação e implementado um protocolo de cuidados de enfermagem, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, identificando a utilidade e exequibilidade do protocolo.
- Gestão da qualidade no atendimento dos serviços bancários como uma estratégia para aumentar a competitividade: O caso do Ecobank na Guiné-BissauPublication . Candé, Adulai; Vitorino, Liliana CoutinhoA procura pela qualidade tornou-se imperativo em diversas áreas, incluindo no atendimento ao cliente, pois é uma oportunidade que a empresa tem para conseguir a satisfação e retenção de clientes, por meio de um relacionamento duradouro (França et al., 2021). Assim, deve haver um esforço por parte das organizações em querer melhorar o serviço, pois pode ser encarada como uma forma obter vantagem competitiva (Ladhari, 2009). Além disso, há evidências que a prática de uma cultura de qualidade total tem impacto positivo na satisfação dos empregados (Alawag, Alaloul, Liew, Baarimah, Musarat, Al-Mekhlafi, 2023; HM, VR, H., & Subramoniam, 2022). O sucesso de qualquer instituição bancária está relacionado com a qualidade dos seus produtos e os serviços de atendimento que dispõe no mercado. A gestão da qualidade nos serviços bancários é um instrumento eficiente para evitar as perdas do tempo de demora, de clientes e de dinheiro. Com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços de uma instituição financeira, foi aplicada um questionário a uma instituição bancária na Guiné-Bissau: o Ecobank. Para tal, foram recolhidos dados qualitativos com a aplicação de uma entrevista junto de três colaboradores do Ecobank com a finalidade de compreender a importância da qualidade nesta instituição. Numa segunda aplicou-se um questionário para recolher dados quantitativos, junto de 255 clientes do Ecobank, onde se avaliou o confronto entre expectativas e perceções, através da escala SERVQUAL para medir a qualidade do serviço bancário. Um modelo concetual foi proposto para analisar o impacto da qualidade percebida na satisfação e o valor percebido pelo cliente. Verificou-se, através da aplicação do SERVQUAL que todas as dimensões têm uma qualidade percebida boa, ou seja, as expectativas formuladas sobre a prestação do serviço foram excedidas (expectativas < perceções). O diferencial maior entre a expectativa e a perceção ocorre na dimensão Confiabilidade e o diferencial menor na dimensão Empatia. Paralelamente validou-se que a qualidade percebida tem impacto na satisfação e no valor percebido pelo cliente. O valor percebido contribui positivamente para a satisfação dos clientes do Ecobank.
- Certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015 numa Empresa de Injeção de PlásticoPublication . Gomes, Marta Alves; Santos, Edgar Jorge Caldas dos Reis e Silva dosO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Vergo, Lda., uma empresa dedicada à consultoria de sistemas de gestão. O estágio foi realizado como parte do Mestrado em Controlo de Gestão na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, com uma duração total de 1040 horas. Durante o estágio, foram realizadas diversas tarefas diretamente relacionadas com a consultoria de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança, com um enfoque particular na temática da qualidade. O relatório abrange uma caracterização da entidade de acolhimento, destacando a sua estrutura organizacional, bem como a missão, visão e valores que guiam a Vergo na prestação dos serviços aos seus clientes. Além disso, apresenta uma breve descrição das tarefas desempenhadas ao longo das 1040 horas. A revisão bibliográfica realizada abrangeu uma pesquisa sobre Gestão da Qualidade e Normas ISO, fornecendo uma base teórica sólida para o desenvolvimento do trabalho. A metodologia para a realização do relatório de estágio é detalhada, destacando os métodos e técnicas utilizados para recolha, análise e interpretação dos dados. O relatório inclui ainda um estudo de caso, no qual são apresentadas e analisadas as evoluções dos indicadores que espelham a contribuição da certificação do SGQ da empresa XYZ. Por fim, são apresentadas as conclusões retiradas deste estudo. Este relatório de estágio proporciona uma visão abrangente das experiências e aprendizagens adquiridas durante o período de estágio na Vergo, Lda., destacando o papel fundamental da qualidade na gestão eficaz das organizações.
- O Enfermeiro do Serviço de urgência e os cuidados pré-operatórios: Proposta de melhoriaPublication . Domingues, Andreia Sofia Carreira; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente relatório tem como finalidade dar cumprimento à conclusão do 1.º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, e está estruturado em duas partes distintas, que se complementam entre si. A parte I corresponde à componente dos ensinos clínicos realizados durante este percurso académico, onde se começou por fazer um enquadramento dos contextos das práticas clínicas, seguidamente, tendo por base os princípios orientadores do processo formativo definidos pela Escola e as competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação crítica, apresentaram-se as atividades realizadas ao longo dos ensinos clínicos, procurando evidenciar como é que estas permitiram e contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das várias competências, recorrendo à metodologia descritiva, reflexiva e analítica fundamentada na evidência científica. A fim de dar cumprimento ao desenvolvimento de competências de investigação, na parte II encontra-se o trabalho de investigação intitulado “O Enfermeiro do Serviço de urgência e os cuidados pré-operatórios: Proposta de melhoria”. É um tema de elevada importância quer a nível de investigação, quer no contexto prático, uma vez que os cuidados pré-operatórios no serviço de urgência desempenham um papel crucial na garantia da qualidade dos cuidados, na segurança do doente, na eficácia do procedimento cirúrgico e na satisfação do doente com necessidade de procedimentos cirúrgicos urgentes/emergentes. No projeto começou-se por fazer o enquadramento/fundamentação teórica, seguidamente apresentaram-se as questões de investigação, a metodologia e os resultados obtidos, fazendo posteriormente uma discussão fundamentada desses resultados e terminou-se com uma breve conclusão. O desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista e o trabalho de investigação foram cruciais para aprimorar os conhecimentos em domínios específicos de enfermagem e demonstrar níveis elevados de julgamento crítico e tomada de decisão fundamentada.