Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Integração e inclusão de uma criança ucraniana refugiada na Educação Pré-Escolar portuguesaPublication . Alves, Ana Margarida Nunes Duarte; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Silva, Pedro de Carvalho daO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. O documento está divido em duas partes, que contêm capítulos e subcapítulos. Na Parte I encontra-se a Dimensão Reflexiva e na Parte II a Dimensão Investigativa. A Dimensão Reflexiva aborda, de uma forma crítica e reflexiva, as práticas desenvolvidas nos contextos socioeducativos, colocando em perspetiva o processo de identidade profissional proveniente das vivências e experiências resultantes das práticas profissionais supervisionadas realizadas. Destaca as principais aprendizagens desenvolvidas, tais como, o desenvolvimento das competências de observação e reflexão crítica sobre as práticas educativas e a capacidade de adaptação aos diferentes ambientes educativos. A Dimensão Investigativa tem como objetivo compreender como é que pode ser integrada uma criança ucraniana refugiada da Guerra da Ucrânia no Sistema Educativo Português e tudo o que está em volta deste processo. Procura-se que este estudo seja um contributo para a reflexão em torno de práticas educativas facilitadoras da inclusão e sensíveis à diversidade, independentemente da origem, história e diversidade cultural da criança. A investigação desenvolvida foi de natureza qualitativa, tendo sido norteada pela metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, de modo a conseguir cruzar diversas fontes de evidência. Os resultados destacaram a comunicação como a principal barreira enfrentada por esta criança. As estratégias desenvolvidas incluem o uso da comunicação não verbal e a promoção da empatia entre os pares para que fossem superadas as barreiras e fomentada a inclusão. Além disso, o papel da equipa educativa foi destacado, bem como a importância da interação com a família no processo de adaptação da criança ucraniana
- Entre Memória e Criatividade: [Re]Construções do Real no DesenhoPublication . Gil, Margarida Branco Rodrigues de Madaíl; Rama, Samuel José Travassos; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço FradiqueSendo o desenho a área de atuação da componente prática desta investigação, é nele que (re)construo, de forma mais ou menos direta, a memória dos lugares que habito e que habitam em mim. O que apresento tem que ver com a vontade de fazer valer o que para mim é real e significativo. Represento, com isso, uma urgência de criação, que me é limitada por uma vertente racional, distanciando-me da possibilidade de um imaginário criativo. Em consonância com a parte prática, entra a pesquisa acerca da necessidade de expressão, através do desenho, e o bloqueio criativo para o fazer, levando-me a representar o que me é próximo e seguro. A representação, maioritariamente a grafite e com recurso à memória, pretende, nos meus desenhos, assumir o papel da criatividade. Desta forma, o mote para a presente pesquisa, parte essencialmente da questão do desenho do real e da sua (re)construção, como fuga à inevitabilidade de uma produção criativa, no contexto da arte contemporânea.
- VRainSUD: Content validation of a Cognitive Training Program using the Delphi MethodPublication . Caetano, Tânia; Pinho, Maria Salomé; Freire, Hugo; Mota, Dany; Ramadas, Eduardo; Lopes, Jessica; Dixe, Maria dos Anjos; Ballin, Daniel; Macredie, Robert D.Substance abuse has undeniable effects on several cognitive domains, with these associated deficits contributing to poorer treatment outcomes in substance use disorders (SUD). Cognitive training programs (CTPs) address these cognitive deficits, contributing to improved treatment outcomes. The main goal of this study was to validate the content of VRainSUD, a CTP virtual reality-based platform and a mobile follow-up application that proposes to reduce cognitive deficits in SUD. The Delphi method was used to reach a consensus on each of the program’s characteristics (e.g., structure, cognitive training tasks). A panel of experts was invited to participate in the content validation by answering two rounds of questions (scale and free-text boxes) regarding the program. Changes were made between the rounds according to the results of the first round. The consensus was defined as at least 70% of the experts agreeing on the validity of a characteristic. From 39 invited experts, 11 completed the first round, and 6 completed both rounds. The structure of the program reached a consensus on the first round, along with most tasks (with the exception of two mobile application tasks). Significant changes were made following the feedback received, namely turning the program personalizable, and adding positive feedback to the tasks in order to improve adherence and engagement. The Delphi method was a valuable tool to improve VRainSUD. The experts’ opinions validated main features and informed important additional changes, highlighting the importance of expert feedback in the development of cognitive interventions.
