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- Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento MultissensorialPublication . Silveiro, Sophie Martins; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância, professora de primeiro Ciclo de Ensino Básico e como investigadora, estando dividido em duas dimensões- reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizada nos diferentes contextos da Prática Pedagógica em Creche e Jardim de Infância, como também da Prática Pedagógica no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que teve como participantes no estudo seis alunos de uma sala de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este estudo, insere-se no paradigma interpretativo e da natureza qualitativa, pretende compreender o impacto de uma sequência didática focada nos sentidos no desenvolvimento sensorial das crianças, analisando de que forma a realização de atividades sensoriais contribui para uma maior consciência e enriquecimento das suas experiências sensoriais. Os dados sugerem que a implementação de uma sequência didática focada nos sentidos parecem potenciar a exploração sensorial das crianças que, inicialmente, não a realizavam de forma plena. Através das atividades propostas, verificou-se outra forma de reagir face ao estímulo sensorial, promovendo uma maior consciência e utilização dos sentidos. Estes resultados sugerem que a estimulação sensorial estruturada pode desempenhar um papel fundamental na ampliação das experiências percetivas, contribuindo para o enriquecimento do desenvolvimento infantil e para uma aprendizagem significativa.
- Trabalho Colaborativo entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial. Um estudo de caso num AE.Publication . Mendes, Paula Maria Ferreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaA investigação focou-se no Trabalho Colaborativo entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial, no contexto das medidas e práticas de gestão promotoras da Educação Inclusiva de um Agrupamento de Escolas. Teve como objetivos: 1) identificar e caracterizar as práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial; 2) analisar a importância dessas práticas na perspetiva dos professores; 3) relacionar as práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial com as práticas de gestão promotoras de Educação Inclusiva; e 4) perceber como ocorre o processo de Educação Inclusiva no Agrupamento de Escolas. As referências científicas que suportaram a investigação, relacionam-se com a Educação Inclusiva, o Trabalho Colaborativo e as suas estratégias, serviram de fundamentos, a gestão escolar e no geral todas as bases científicas que suportam a colaboração entre os professores do Ensino Básico e os professores de Educação Especial. A metodologia desenvolvida baseou-se nos processos de recolha e análise de dados qualitativos. A investigação foi desenvolvida numa escola básica de um Agrupamento de Escolas, do distrito de Leiria, tomando como ponto de partida a seguinte questão: Qual a natureza e características das práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial que com eles trabalham, no contexto das medidas e práticas de gestão promotoras de Educação Inclusiva de um Agrupamento de Escolas? A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de práticas colaborativas, de processos de inclusão e das relações entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial, assim como, também, perceber as áreas fortes, entender as oportunidades de melhoria da instituição no que respeita ao Trabalho Colaborativo e à Educação Inclusiva. Os entrevistados (professores e direção) consideram que as práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial são fundamentais para a promoção de uma Educação Inclusiva e de qualidade. A colaboração entre os professores é facilitada por estratégias como momentos informais de convívio, planificação conjunta e atividades que promovem a reflexão e o diálogo. Sendo que, a criação de condições adequadas para o Trabalho Colaborativo, como liderança facilitadora, comunicação aberta, tempos comuns para planeamento e recursos suficientes, é essencial para o sucesso dessa colaboração.
- Modelling Paracentrotus lividus (Lamarck, 1816) reproduction through nutrition and temperaturePublication . Santos, Patrícia Alexandra Matos; Lourenço, Silvia Alexandra PereiraThe sea urchin Paracentrotus lividus is highly appreciated in Europe for its gonads. The reddish-orange pigmentation of the gonads is the result of the accumulation of echinenone, a carotenoid pigment, resulting of the transformation, in the digestive tube, of dietary β-carotene present in a variety of algae which P. lividus feeds on. These carotenoids play a significant role in various biological functions of sea urchins, including oocyte production and development. Temperature has also been shown to influence the progression of sea urchins through their developmental stages and elevated temperatures have been demonstrated to exert a considerable degree of stress on the animals. The present study was conducted following the hypothesis that a diet abundant in carotenoids will have a beneficial effect on the reproduction and early development of sea urchins. The principal objective of this study was to evaluate the combined effect of different temperatures and diets on the maturity, oocyte size and embryonic development of P. lividus. To achieve such objective, adult sea urchins were subjected to a maturity enhancement trial of 120 days, where these were fed two jellified diets, one rich in carotenoids (HC) and the other without (LC). During the trial, the sea urchins were conditioned to two different temperatures, an ambient temperature (18ºC) and an ocean warming scenario (21.5ºC), in a crossed design with four conditioning treatments (18LC, 18HC, 21LC and 21HC). After this trial, the females from each treatment were induced to spawn, crossing their oocytes with the males from the 18HC treatment. The resulting eggs were then incubated for 48 hours at the same temperature as the females. The results obtained demonstrated a general increase in the gonadosomatic index in all treatments. Histological analysis showed that males had a higher percentage of maturation regardless of the conditioning treatment. Furthermore, the oocytes from the 18LC females were found to be larger than those produced by females from the remaining treatments. The embryos obtained from females of the 21HC treatment demonstrated accelerated development, with malformations affecting the position/shape of the spicules. The study concluded that all four treatments promoted maturation, partially supporting the initial hypothesis. It was also concluded that temperature at which the progeny is kept can have a greater influence on malformations than the diet consumed by the progeny, not supporting the initial hypothesis proposed.