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ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar

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  • O PERFIL DO PROFESSOR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU: Contributos de um Projeto
    Publication . Silva, Maria de Fátima Gama da; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
    O 1.º ciclo do ensino básico é o alicerce do percurso escolar de todos os alunos, qualquer que seja o país. Nesse nível de ensino, que normalmente funciona em monodocência, o professor assume um papel determinante nas aprendizagens das crianças. O perfil do professor é estabelecido por legislação específica, mas o perfil real nem sempre corresponde ao perfil decretado. Quando o sistema educativo tem de fazer face a uma enorme falta de professores, o perfil real destes, tende a afastar-se ainda mais do perfil decretado. A Guiné-Bissau é um país em construção, com cinco décadas de independência, em que o sistema educativo tenta dar resposta à crescente procura, embora com grandes insuficiências. O governo e os parceiros internacionais têm investido na formação dos professores: há uma maior oferta de cursos de formação inicial de professores e há diversos programas de formação em serviço a decorrer. A ONG Effective Intervention desenvolveu um projeto no Sul do país em que proporcionou a escolaridade básica do 1.º ciclo a várias centenas de crianças em dezenas de aldeias. Para tal, recrutou e formou professores e supervisores; preparou materiais didáticos para professores e alunos; trabalhou em articulação com as comunidades locais e com as autoridades da Educação. No final, as crianças obtiveram excelentes resultados. Quisemos ir conhecer de perto este projeto e optámos por orientar a nossa investigação de mestrado no sentido de aprofundar as razões do sucesso alcançado. Apercebemo-nos, desde logo, que havia grandes diferenças na atuação dos professores do projeto comparativamente aos professores das outras escolas em geral. Assim, dirigimos a nossa pesquisa para o perfil dos professores que trabalharam no projeto. Tendo definido o objetivo geral – Analisar as características do perfil do professor adquiridas ou desenvolvidas no decurso do projeto ROPE1 – delineámos uma investigação qualitativa descritiva. O trabalho de campo foi realizado na Guiné-Bissau, após o término do projeto em estudo, como uma análise retrospetiva. A recolha de dados foi efetuada por meio de entrevistas em profundidade e para o seu tratamento utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O percurso de investigação feito levou-nos a concluir que, associado a outros fatores, o investimento na formação dos professores foi determinante para os excelentes resultados dos alunos. A formação dos professores é, pois, essencial para o bom desempenho da sua profissão e para a aprendizagem das crianças.
  • [Lideranças Intermédias e Educação Inclusiva – Um estudo de caso]
    Publication . Ribeiro, Sara Alexandra Vicente; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Sousa, Marlene Filipa da Natividade e
    O sistema educativo está em constante mudança, impulsionado por transformações políticas, demográficas e económicas. Nesse contexto, as escolas têm recebido cada vez mais autonomia, permitindo-lhes oferecer a melhor educação possível para Todos. Para que essa autonomia se traduza em sucesso, o papel dos líderes intermédios torna-se essencial, garantindo o bom funcionamento da organização. São eles os responsáveis por motivar, envolver e mobilizar os liderados dentro de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso educativo de cada aluno. O presente relatório parte de uma questão inicial “Como estava a ser interiorizada e operacionalizada, por diferentes níveis de liderança na escola, a perspetiva subjacente de Educação Inclusiva?”. Na tentativa de responder a esta questão definiram-se como objetivos da investigação: i) identificar práticas inclusivas desenvolvidas na promoção da EI no AE, ii) analisar a perceção que os líderes intermédios têm do seu papel na implementação de práticas inclusivas promotoras de EI e iii) refletir sobre o contributo das práticas de EI desenvolvidas no AE. A análise dos dados recolhidos, através de entrevistas, evidenciou que a resposta a uma política educativa inclusiva, que pretende a construção de uma escola para Todos, deve preconizar práticas pedagógicas que valorizem um trabalho mais colaborativo, diversificar os recursos metodológicos, flexibilizar os currículos e investir na formação docente para valorizar a autonomia do aluno na construção do seu processo educativo.
  • O Projeto Mochila Leve e as práticas letivas
    Publication . Rosa, Vanda Cristina Antunes dos Santos Fernandes; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
    O Projeto Mochila Leve, desenvolvido pela Câmara Municipal de Oeiras e aplicado em vários agrupamentos de escolas do município, foi pensado para ir ao encontro da legislação que rege o sistema de ensino português e que aponta para o sucesso de todos os alunos, sendo necessário que os mesmos se tornem o foco do processo de ensino e aprendizagem. Para que tal possa ser posto em prática, é necessário haver uma mudança na forma como os docentes encaram esse mesmo processo. Para o efeito desenvolveu-se um estudo de caso que incidiu num agrupamento de escolas do concelho, estudo esse que se insere no paradigma interpretativo de natureza mista, com o objetivo de compreender o impacto do Projeto Mochila Leve nas práticas pedagógicas dos docentes nele envolvidos. A inovação pedagógica passa por vários aspetos, como a mudança das práticas letivas, com recurso às metodologias ativas como estratégia para que o docente deixe de ser o centro do ensino e passe a ser um facilitador num processo em que o aluno passa a ser o agente da sua própria aprendizagem. A utilização de tecnologias, não sendo o cerne da inovação, é um elemento que não pode ser descurado, pois ajuda à concretização das metodologias ativas de aprendizagem. O trabalho colaborativo docente vai facilitar a implementação destas novas práticas, mas as lideranças escolares, quer as de topo, quer as intermédias, assumem um papel relevante no processo, uma vez que terão o papel de motivar a comunidade escolar para estas alterações, assim como de proporcionar na gestão curricular as medidas necessárias à sua execução. Assim, o Projeto Mochila Leve pretende impulsionar a mudança das práticas letivas, proporcionando formação docente, materiais pedagógicos e partilha de experiências. O presente trabalho pretende compreender se a mudança aconteceu, efetivamente, num agrupamento de escolas do concelho de Oeiras que tem docentes integrados no referido Projeto. Na realidade, as transformações que têm vindo a ocorrer advêm das condições proporcionadas pela edilidade, mas não só. O desejo sentido por alguns docentes que integraram o Projeto revelou ser igualmente, se não mais, importante. Contudo, a adesão a este Projeto não foi semelhante em todos os níveis de ensino e a sua implementação no ensino profissional tem vindo a apresentar uma maior resistência por parte dos seus docentes.
  • Trabalho Colaborativo entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial. Um estudo de caso num AE.
    Publication . Mendes, Paula Maria Ferreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
    A investigação focou-se no Trabalho Colaborativo entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial, no contexto das medidas e práticas de gestão promotoras da Educação Inclusiva de um Agrupamento de Escolas. Teve como objetivos: 1) identificar e caracterizar as práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial; 2) analisar a importância dessas práticas na perspetiva dos professores; 3) relacionar as práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial com as práticas de gestão promotoras de Educação Inclusiva; e 4) perceber como ocorre o processo de Educação Inclusiva no Agrupamento de Escolas. As referências científicas que suportaram a investigação, relacionam-se com a Educação Inclusiva, o Trabalho Colaborativo e as suas estratégias, serviram de fundamentos, a gestão escolar e no geral todas as bases científicas que suportam a colaboração entre os professores do Ensino Básico e os professores de Educação Especial. A metodologia desenvolvida baseou-se nos processos de recolha e análise de dados qualitativos. A investigação foi desenvolvida numa escola básica de um Agrupamento de Escolas, do distrito de Leiria, tomando como ponto de partida a seguinte questão: Qual a natureza e características das práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial que com eles trabalham, no contexto das medidas e práticas de gestão promotoras de Educação Inclusiva de um Agrupamento de Escolas? A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de práticas colaborativas, de processos de inclusão e das relações entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial, assim como, também, perceber as áreas fortes, entender as oportunidades de melhoria da instituição no que respeita ao Trabalho Colaborativo e à Educação Inclusiva. Os entrevistados (professores e direção) consideram que as práticas colaborativas entre os professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e os professores de Educação Especial são fundamentais para a promoção de uma Educação Inclusiva e de qualidade. A colaboração entre os professores é facilitada por estratégias como momentos informais de convívio, planificação conjunta e atividades que promovem a reflexão e o diálogo. Sendo que, a criação de condições adequadas para o Trabalho Colaborativo, como liderança facilitadora, comunicação aberta, tempos comuns para planeamento e recursos suficientes, é essencial para o sucesso dessa colaboração.
  • A PERCEÇÃO DOS ASSISTENTES OPERACIONAIS DO 1.º CEB SOBRE O SEU PAPEL NA COMUNIDADE EDUCATIVA
    Publication . Pereira, Adriana Margarida de Jesus; Sousa, Marlene Filipa da Natividade e; Sousa, Susana Manuela Franco de Faria de
    Com os papéis desempenhados atualmente pelos Assistentes Operacionais (AO), e tendo por base esta realidade, identificou-se a seguinte problemática “Qual a perceção dos AO do primeiro Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) sobre o seu papel na comunidade educativa?”. O objetivo foi compreender melhor a perceção que os referidos profissionais têm do papel que desempenham dentro da comunidade educativa, e como seria reconhecido por essa comunidade o potencial da sua atividade profissional e o seu contributo, em todas as etapas do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento deste projeto aplicou-se um inquérito por questionário, onde se procurou conhecer a perceção dos AO em relação ao seu desempenho, competências e valorização, o qual foi respondido por alguns dos diferentes atores que integram a comunidade educativa em análise. Através da análise dos resultados obtidos, em termos quantitativos, as principais conclusões retiradas são as de que os AO revelam não estar totalmente satisfeitos com o conjunto de tarefas que executam na escola. Estes profissionais ambicionam ter um papel mais ativo e colaborante de auxílio aos professores. Por outro lado, os AO avaliam o desempenho das suas funções de forma muito positiva e percecionam que esse desempenho é reconhecido e valorizado, essencialmente, pelos alunos, professores, chefias intermédias e pela direção. Os AO revêem-se assim como “um capital humano de importância fundamental no bom funcionamento do sistema educativo” (Portaria n.º 29 de 2015). Traçado este panorama, quisemos ir mais fundo, tendo realizado algumas entrevistas a alguns AO, à Direção do Agrupamento e à Coordenadora de Estabelecimento, a fim de identificar eventuais contrastes de perspetivas, geradoras de novas pistas de investigação. Nas entrevistas verificamos a existência de uma unanimidade na atribuição da importância, do papel desempenhado pelos AO, enquanto elementos fundamentais na dinâmica e funcionamento da escola. O maior contraste ficou sublinhado na relação entre pares, AO com AO, que no inquérito foi identificado como um relacionamento menos positivo e, em entrevista, verificou-se que esta perceção era contraditória. A causa apontada para esta dualidade na perceção seria o stress causado pela sobrecarga de trabalho a que estes estão sujeitos devido à por falta de recursos humanos. Com a escassez de estudos sobre estes atores educativos, comparativamente aos restantes elementos da comunidade escolar, consideramos que seria interessante estudar esta problemática dos AO nos diferentes ciclos de estudo e a nível nacional, a fim de caracterizar e recolher informação de forma mais alargada e concreta nas diferentes escolas, que nos permitisse fazer inferências para melhor caraterizar e compreender esta classe profissional.
  • Prática desportiva e resultados académicos em alunos UAARE e de Desporto Escolar Implicação para uma Liderança e Gestão Escolares
    Publication . Afra, André Filipe Magalhães Brogueira de Teixeira e; Matos, Rui Manuel Neto e
    Além das aulas curriculares de Educação Física, as escolas têm investido no Desporto Escolar, com um número significativo de grupos equipa/alunos a participar em diversas modalidades. Como professor de Educação Física, surgiram-me dúvidas sobre o impacto da prática regular de atividade física e do Desporto Escolar nos resultados académicos dos alunos, levando-me a questionar se essa prática influenciaria de alguma forma o desempenho académico. A reflexão estende-se também aos alunos integrados no projeto Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, que, para além da escola, praticam atividade física de alto nível. Questiono-me também sobre o impacto da prática desportiva no sucesso académico desses alunos. Esta tese de mestrado explora a inter-relação entre a liderança, a gestão escolar e a prática desportiva, com um foco particular na sua influência no sucesso académico dos alunos. A investigação está estruturada em três capítulos principais, que abordam, respetivamente, os conceitos de Liderança e Gestão no contexto escolar, Desporto Escolar e e as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, e a ligação entre a prática desportiva e os resultados académicos. Com este trabalho, proponho-me a analisar se existem diferenças significativas nos resultados académicos dos alunos que participam no DE ou nas UAARE, em comparação com as médias globais, de ciclo e de ano, de todos os alunos. A relação entre resultados académicos e prática desportiva é um elemento que irá ajudar o gestor escolar na direcção da sua escola e a definir as suas políticas educacionais.
  • MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: FATORES CONDICIONANTES
    Publication . André, Cláudia Sofia Farinha; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
    Ser docente é cada vez mais raro, são as evidências que o demonstram: existem cada vez menos docentes e menos estudantes a quererem ser docentes. É um problema que merece preocupação por parte de todos, pela importância que a educação tem para um país. O principal objetivo deste estudo consistiu no desejo de identificar fatores que possam motivar os docentes de modo a contribuir para a discussão em como tornar a profissão mais atrativa e assim contribuir com argumentos que promovam o interesse de estudantes e outros profissionais pela arte de ensinar. Além deste, foram definidos objetivos de modo a concretizar o primeiro, nomeadamente, a identificação de fatores determinantes que contribuam para o interesse e o desinteresse no desempenho da profissão docente, a identificação de motivos enunciados pelos docentes para se manterem na profissão, a indicação de causas determinantes para o aumento da satisfação no exercício da profissão e estimativa de respostas adequadas à motivação docente. A revisão da literatura centrou-se no estudo dos conceitos e teorias gerais da motivação, bem como nos fatores de motivação docente, pretendendo-se compreender quais seriam os fatores mais significativos para a análise empírica. A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um questionário a 212 professores do ensino público português oriundos de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares do ensino não superior. Após a análise de dados, os resultados revelam que das opções colocadas aos inquiridos, a motivação dos professores dependerá principalmente, de fatores como: o desempenho e comportamento dos alunos, a aproximação dos professores à sua residência, a valorização e dignificação da profissão de professor perante a sociedade, o fim do trabalho burocrático acrescido e a melhoria do sistema de avaliação.
  • Oferta Desportiva no Contexto do Desporto Escolar
    Publication . Marques, Sérgio Antunes; Matos, Rui Manuel Neto e
    O Desporto Escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos estudantes, contribuindo para sua saúde física, bem-estar emocional, desenvolvimento social e sucesso académico. É essencial que as escolas reconheçam e valorizem a importância do Desporto Escolar e proporcionem oportunidades significativas de participação para todos os alunos. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é perceber como são definidas as modalidades que fazem parte do Projeto do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente e aferir o grau de participação dos alunos na escolha das modalidades do Projeto do Desporto Escolar. A metodologia qualitativa de investigação adotada neste estudo combina a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada e contextualizada do tema em estudo, permitindo explorar as perspetivas e experiências dos participantes de forma ampla. Da análise dos resultados obtidos foi-nos permitido verificar que as modalidades desportivas do Projeto do Desporto Escolar são escolhidas de acordo com os interesses e aptidões dos professores de Educação Física, mas também de acordo com as instalações/espaços. Igualmente verificámos que os alunos não são auscultados para a escolha das modalidades desportivas, no contexto do Desporto Escolar.
  • A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de caso
    Publication . Filho, Marco Antonio Bandeira Silveira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
    A gestão humanizada na escola tem se tornado cada vez mais relevante no âmbito educacional, sendo considerada um caminho fundamental para a transformação da Educação. Nesse estudo de caso, vamos abordar a problemática existente nas instituições de ensino e destacar a pertinência e as motivações que levam à necessidade de adotar uma abordagem mais humanizada na gestão escolar. Sendo este o cenário, temos por objetivo geral analisar qual a importância da gestão humanizada para a organização escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio da revisão de literatura, análise de documentos, aplicação de questionários a docentes e entrevista ao diretor de uma instituição educativa da cidade de Leiria. A análise de dados se deu baseada na Análise de Conteúdo. Pode-se concluir com este estudo, que a gestão humanizada é um caminho promissor e necessário para promover uma educação de qualidade, o desenvolvimento integral dos alunos e uma boa relação entre os alunos, profissionais, famílias e comunidade,sendo possível transformar a escola em um espaço de acolhimento, capaz de formar cidadãos autônomos, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para futuros estudos, seria interessante uma maior participação de profissionais e a realização desse estudo em outras instituições de ensino, pois a amostra se limita unicamente a um grupo de uma instituição de ensino privada, o que leva a que as conclusões não possam ser generalizadas a outras populações. Apesar destas limitações, penso que esse é um tema super atual e de fundamental importância para o futuro de todos.
  • UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NO DISTRITO DE LEIRIA CASO DA GESTÃO DO CURRÍCULO
    Publication . Freire, Ana Maria Simões de Oliveira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
    A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), através do seu Plano de Atividades, consciencializa e assume que as atividades experimentais são responsáveis pela promoção de níveis mais elevados na qualidade das aprendizagens. Os programas de acompanhamento da IGEC incluem atividades interventivas, do tipo avaliação formativa, podendo as escolas implementar ações, numa perspetiva de melhoria contínua, decorrentes da observação e acompanhamento da IGEC. Neste contexto, a atividade Gestão do Currículo: Ensino Experimental das Ciências da IGEC visa implementar ações de melhoria no âmbito das ciências. Enquadrado num estudo de análise documental, o presente trabalho assume um paradigma qualitativo-interpretativo (Bogdan & Biklen, 1994). Numa primeira fase este estudo procura, partindo dos relatórios de acompanhamento de escolas do distrito de Leiria, pertencentes à Área Territorial de Inspeção do centro, estabelecer um quadro de referência que permita identificar os aspetos mais valorizados pela IGEC na referida atividade. Numa segunda fase, comparando o quadro de referência estabelecido com os aspetos assinalados como positivos e os assinalados a melhorar, no agrupamento em estudo, é analisado se existe convergência nos aspectos privilegiados pela IGEC na atividade. Com a finalidade de verificar como foram apropriadas, nesse agrupamento, as recomendações da IGEC, é ainda feito o cruzamento entre o relatório da IGEC e o Plano de Melhoria para o Ensino Experimental das Ciências, elaborado pelo agrupamento, para além de outros documentos estruturantes do agrupamento, como o Projeto Educativo, planos de inovação e planos de formação, entre outra documentação relevante para este estudo e existente no site do agrupamento. A análise ao quadro de referência estabelecido mostrou que, na perspetiva da IGEC, há inúmeras categorias que carecem de melhorias, inferindo-se que, uma vez que há convergência entre o agrupamento em estudo e o quadro de referência, também nesse agrupamento há melhorias a efetivar. Com base nas recomendações da IGEC o agrupamento elaborou um Plano de Melhoria, abordando tanto os aspetos assinalados pela IGEC como a melhorar, como aqueles já destacados como positivos, revelando como foram assimiladas as recomendações da IGEC. Neste estudo são ainda feitas sugestões que poderão instituir-se como pistas para as lideranças definirem os seus próprios planos e ações de melhoria, na área da educação em ciências. Por fim, e dado que a edição de 2025 do PISA estará focada nas ciências, considera-se que será apropriado um estudo que confronte os aspetos referidos pela IGEC nas atividades de acompanhamento e os resultados do PISA 2025.