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ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Escolar

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  • MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE: FATORES CONDICIONANTES
    Publication . André, Cláudia Sofia Farinha; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
    Ser docente é cada vez mais raro, são as evidências que o demonstram: existem cada vez menos docentes e menos estudantes a quererem ser docentes. É um problema que merece preocupação por parte de todos, pela importância que a educação tem para um país. O principal objetivo deste estudo consistiu no desejo de identificar fatores que possam motivar os docentes de modo a contribuir para a discussão em como tornar a profissão mais atrativa e assim contribuir com argumentos que promovam o interesse de estudantes e outros profissionais pela arte de ensinar. Além deste, foram definidos objetivos de modo a concretizar o primeiro, nomeadamente, a identificação de fatores determinantes que contribuam para o interesse e o desinteresse no desempenho da profissão docente, a identificação de motivos enunciados pelos docentes para se manterem na profissão, a indicação de causas determinantes para o aumento da satisfação no exercício da profissão e estimativa de respostas adequadas à motivação docente. A revisão da literatura centrou-se no estudo dos conceitos e teorias gerais da motivação, bem como nos fatores de motivação docente, pretendendo-se compreender quais seriam os fatores mais significativos para a análise empírica. A metodologia adotada consistiu numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um questionário a 212 professores do ensino público português oriundos de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares do ensino não superior. Após a análise de dados, os resultados revelam que das opções colocadas aos inquiridos, a motivação dos professores dependerá principalmente, de fatores como: o desempenho e comportamento dos alunos, a aproximação dos professores à sua residência, a valorização e dignificação da profissão de professor perante a sociedade, o fim do trabalho burocrático acrescido e a melhoria do sistema de avaliação.
  • Oferta Desportiva no Contexto do Desporto Escolar
    Publication . Marques, Sérgio Antunes; Matos, Rui Manuel Neto e
    O Desporto Escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos estudantes, contribuindo para sua saúde física, bem-estar emocional, desenvolvimento social e sucesso académico. É essencial que as escolas reconheçam e valorizem a importância do Desporto Escolar e proporcionem oportunidades significativas de participação para todos os alunos. Neste âmbito, o objetivo deste estudo é perceber como são definidas as modalidades que fazem parte do Projeto do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente e aferir o grau de participação dos alunos na escolha das modalidades do Projeto do Desporto Escolar. A metodologia qualitativa de investigação adotada neste estudo combina a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada e contextualizada do tema em estudo, permitindo explorar as perspetivas e experiências dos participantes de forma ampla. Da análise dos resultados obtidos foi-nos permitido verificar que as modalidades desportivas do Projeto do Desporto Escolar são escolhidas de acordo com os interesses e aptidões dos professores de Educação Física, mas também de acordo com as instalações/espaços. Igualmente verificámos que os alunos não são auscultados para a escolha das modalidades desportivas, no contexto do Desporto Escolar.
  • A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de caso
    Publication . Filho, Marco Antonio Bandeira Silveira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
    A gestão humanizada na escola tem se tornado cada vez mais relevante no âmbito educacional, sendo considerada um caminho fundamental para a transformação da Educação. Nesse estudo de caso, vamos abordar a problemática existente nas instituições de ensino e destacar a pertinência e as motivações que levam à necessidade de adotar uma abordagem mais humanizada na gestão escolar. Sendo este o cenário, temos por objetivo geral analisar qual a importância da gestão humanizada para a organização escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio da revisão de literatura, análise de documentos, aplicação de questionários a docentes e entrevista ao diretor de uma instituição educativa da cidade de Leiria. A análise de dados se deu baseada na Análise de Conteúdo. Pode-se concluir com este estudo, que a gestão humanizada é um caminho promissor e necessário para promover uma educação de qualidade, o desenvolvimento integral dos alunos e uma boa relação entre os alunos, profissionais, famílias e comunidade,sendo possível transformar a escola em um espaço de acolhimento, capaz de formar cidadãos autônomos, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para futuros estudos, seria interessante uma maior participação de profissionais e a realização desse estudo em outras instituições de ensino, pois a amostra se limita unicamente a um grupo de uma instituição de ensino privada, o que leva a que as conclusões não possam ser generalizadas a outras populações. Apesar destas limitações, penso que esse é um tema super atual e de fundamental importância para o futuro de todos.
  • UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NO DISTRITO DE LEIRIA CASO DA GESTÃO DO CURRÍCULO
    Publication . Freire, Ana Maria Simões de Oliveira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
    A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), através do seu Plano de Atividades, consciencializa e assume que as atividades experimentais são responsáveis pela promoção de níveis mais elevados na qualidade das aprendizagens. Os programas de acompanhamento da IGEC incluem atividades interventivas, do tipo avaliação formativa, podendo as escolas implementar ações, numa perspetiva de melhoria contínua, decorrentes da observação e acompanhamento da IGEC. Neste contexto, a atividade Gestão do Currículo: Ensino Experimental das Ciências da IGEC visa implementar ações de melhoria no âmbito das ciências. Enquadrado num estudo de análise documental, o presente trabalho assume um paradigma qualitativo-interpretativo (Bogdan & Biklen, 1994). Numa primeira fase este estudo procura, partindo dos relatórios de acompanhamento de escolas do distrito de Leiria, pertencentes à Área Territorial de Inspeção do centro, estabelecer um quadro de referência que permita identificar os aspetos mais valorizados pela IGEC na referida atividade. Numa segunda fase, comparando o quadro de referência estabelecido com os aspetos assinalados como positivos e os assinalados a melhorar, no agrupamento em estudo, é analisado se existe convergência nos aspectos privilegiados pela IGEC na atividade. Com a finalidade de verificar como foram apropriadas, nesse agrupamento, as recomendações da IGEC, é ainda feito o cruzamento entre o relatório da IGEC e o Plano de Melhoria para o Ensino Experimental das Ciências, elaborado pelo agrupamento, para além de outros documentos estruturantes do agrupamento, como o Projeto Educativo, planos de inovação e planos de formação, entre outra documentação relevante para este estudo e existente no site do agrupamento. A análise ao quadro de referência estabelecido mostrou que, na perspetiva da IGEC, há inúmeras categorias que carecem de melhorias, inferindo-se que, uma vez que há convergência entre o agrupamento em estudo e o quadro de referência, também nesse agrupamento há melhorias a efetivar. Com base nas recomendações da IGEC o agrupamento elaborou um Plano de Melhoria, abordando tanto os aspetos assinalados pela IGEC como a melhorar, como aqueles já destacados como positivos, revelando como foram assimiladas as recomendações da IGEC. Neste estudo são ainda feitas sugestões que poderão instituir-se como pistas para as lideranças definirem os seus próprios planos e ações de melhoria, na área da educação em ciências. Por fim, e dado que a edição de 2025 do PISA estará focada nas ciências, considera-se que será apropriado um estudo que confronte os aspetos referidos pela IGEC nas atividades de acompanhamento e os resultados do PISA 2025.
  • A Avaliação do Desempenho dos Docentes perspetivada por professores das Escolas associadas do CFAECAN, avaliados nas componentes interna e externa.
    Publication . Alfredo, Solange Maria Costa; Sousa, Marlene Filipa da Natividade e
    A Avaliação do Desempenho Docente é um tema que gera sentimentos de injustiça e conflitos entre professores, que necessitam de ver o seu trabalho reconhecido e traduzido numa menção qualitativa para poderem progredir na carreira docente. O atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente, em vigor nas nossas escolas desde 2012, aplica-se aos docentes integrados na carreira, aos docentes em período de probatório e aos docentes em regime de contrato das Escolas ou Agrupamentos de Escolas Públicas de Portugal Continental. A Avaliação do Desempenho Docente pode, em determinadas circunstâncias, apresentar duas componentes, externa e interna. A primeira tem como referência os parâmetros estabelecidos a nível nacional e a segunda tem como referência os parâmetros aprovados pelo Conselho Pedagógico. A avaliação interna decorre apenas na Escola e a externa envolve o Centro de Formação de Associações de Escolas. O presente relatório desenvolve um estudo sobre as perceções dos docentes, das Escolas ou Agrupamentos de Escolas associadas do Centro de Formação de Associações de Escolas dos concelhos de Alcobaça e Nazaré, avaliados nas duas componentes, sobre o atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente. O estudo foi quantitativo e os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. No tratamento de dados procedeu-se à análise estatística no sentido de concretizar o definido na pergunta de partida e nos objetivos do estudo. Os resultados evidenciam que, segundo a perceção dos professores respondentes, a Avaliação deve ser feita pelos pares posicionados num escalão da carreira superior e com experiência em supervisão pedagógica. Os inquiridos concordam com a observação de aulas, valorizam a existência momentos de avaliação formativa e consideram que o atual modelo não contribui para o desenvolvimento profissional.
  • ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR no âmbito das políticas educativas para a Escola a Tempo Inteiro
    Publication . Fernandes, Jorge Paulo; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Santos, Filipe Alexandre da Silva
    3 RESUMO Com o presente trabalho de investigação pretende-se conhecer como são integradas as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) num Agrupamento de Escolas (AE), através do conhecimento das suas formas de planificação, avaliação e articulação, mas também conhecer práticas implementadas e a perceção de Professores de Atividades de Enriquecimento Curricular (PAEC) quanto à influência das suas opções pedagógico-didáticas, no desenvolvimento dos alunos. Foi efetuada uma contextualização do estudo e o seu enquadramento teórico, centrado na Escola a Tempo Inteiro (ETI), em concreto, nas AEC, elegendo-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. Optou-se por uma análise ao Projeto Educativo (PE) e outros documentos estratégicos e operacionais, procurando enquadrar as AEC no Agrupamento, tendo por base as orientações do Ministério da Educação (ME) e a posição da comunidade científica para a concretização dos objetivos daquelas Atividades de Enriquecimento. Foram também efetuadas entrevistas a PAEC, à Diretora do Agrupamento de Escolas e à Coordenadora do Departamento Curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os dados sugerem que as AEC se assumem como um contributo importante no desenvolvimento integral dos alunos, verificando-se um processo de planificação em conformidade com diretrizes internas, nomeadamente o Regulamento Interno (RI), considerando-se que contribuem para a missão do PE. É num processo de articulação entre os diferentes intervenientes (Agrupamento, Município e Entidade contratada), que as AEC são planificadas, tendo em conta os recursos físicos, verificando-se a flexibilidade de horários e procurando que as atividades sejam implementadas com carácter predominantemente lúdico. Resultando de proposta do Departamento do 1.º CEB, as AEC, recebem parecer do Conselho Pedagógico (CP) e aprovação do Conselho Geral (CG), sendo avaliadas no final de cada período, com informação dos resultados aos encarregados de educação pelos Professores Titulares de Turma (PTT). Apesar de reconhecido o valor das mesmas no desenvolvimento integral dos alunos, os dados sugerem que os PAEC não têm a perceção da influência das suas opções pedagógico-didáticas, nesse desenvolvimento, não utilizando a metodologia projeto, considerada pelo ME, como uma forma de desenvolvimento de capacidades consideradas essenciais para o desenvolvimento global dos alunos.
  • POLÍTICAS EDUCATIVAS PARA A TRANSIÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS
    Publication . Martins, Pedro de Matos; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Filipe Alexandre da Silva
    A importância das tecnologias de informação no contexto atual das sociedades modernas, merece um papel de destaque nas políticas educativas mundiais onde se destaca a preocupação com a integração das TIC nos sistema educativos. Este estudo procura clarificar os impactos e perceções da aplicação das políticas educativas direcionadas para a integração das TIC no sistema educativo, concretamente no Agrupamento de Escolas de Pombal. Pela sua importância e amplitude, as TIC influenciam as várias dimensões das organizações educativas: organizacional, pedagógica e tecnológica. Pela especificidade deste mestrado, e pela natureza desta investigação, o estudo recai sobre a dimensão organizacional, sem contudo ignorar os impactos nas outras dimensões. Para esta investigação debruçamo-nos na análise de um documento estratégico para a transformação digital da escola, o Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola, bem como o seu acompanhamento e monitorização numa tentativa de compreender as perceções sentidas pelos diversos atores educativos sobre o impacto das medidas revertidas nesse plano. A investigação faz um enquadramento histórico das principais iniciativas governamentais na área da integração das TIC no sistema educativo português. Além deste enquadramento, e porque a digitalização das escolas implica uma mudança organizacional, é feita uma abordagem aos processos de mudança nas organizações, as suas entropias e o papel das lideranças na condução destas transformações. Os documentos que serviram de suporte à apresentação e discussão dos resultados, baseiam-se nos referenciais Europeus, DigCompEdu e DigCompOrg, que são parte do enquadramento teórico da investigação. O objeto do estudo recai sobre os domínios da Liderança, Colaboração e Trabalho e Rede, Infraestruturas e Equipamentos e Desenvolvimento Profissional Continuo. A análise dos resultados dos inquéritos SELFIES permite no caso do 1º SELFIE, compreender a coerência das ações revertidas no PADDE, visto que a primeira aplicação deste instrumento juntamente com os dados obtidos no Check-In serviram de base para a definição das ações revertidas no PADDE. A aplicação dos questionários do 2º e 3º SELFIE, serviram como instrumento de monitorização das ações implementadas e que são analisados nesta investigação, para compreender os impactos/perceções obtidos e a efetividade dessas medidas. Este trabalho pretende ser uma reflexão para os decisores educativos sobre a estratégia para a transformação digital, evidenciando as ações com mais ou menos impacto sobre os objetivos definidos no PADDE.
  • Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados.
    Publication . Henriques, Cristina Maria Bastos Dias; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
    O presente estudo sobre a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) num Agrupamento de escolas: perceções da direção, dos avaliadores e dos avaliados é legitimado por um contexto de exigência do sistema educativo nacional e transnacional, em termos da Qualidade do ensino, das aprendizagens e das Organizações. Imperativa, com o propósito de gestão de recursos, ou necessária, por motivos sociais ínsitos à globalização, importa perspetivar a ADD de vários ângulos, visando desocultar os seus sentidos, assim como os da cultura de avaliação e da cultura organizacional de um AE da região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT). Após a revisão da literatura sobre os modelos de ADD anteriores, procede-se à descrição, análise e avaliação da utilidade do modelo vigente, com base no DR nº 26/2012, de 21 de fevereiro. Pretende-se compreender se, no quadro das políticas educativas em Portugal, este modelo de ADD pressupõe e garante a qualidade do processo de avaliação do desempenho docente num AE, aferindo-se as respetivas potencialidades e constrangimentos. O estudo, descritivo e de natureza qualitativa, consiste numa abordagem interpretativa para o estudo do fenómeno. Para o efeito, recorre-se à metodologia do estudo de caso, sendo realizadas sete entrevistas a informadores privilegiados do processo. As suas perceções são um contributo imprescindível para a avaliação da qualidade do modelo de ADD vigente e das dinâmicas inerentes ao processo implementado no contexto do AE. Afere-se o conceito de “avaliação (do desempenho docente)”, o clima avaliativo no que respeita a relação entre avaliadores e avaliados em diferentes fases da carreira docente: perfis e competências; o impacto interno da ADD na melhoria do ensino e na melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, o impacto externo, atinente à melhoria da qualidade do AE e do contexto local (pontos fortes, limitações e desafios). Após a análise dos dados, os resultados apontam para perspetivas favoráveis à avaliação do desempenho docente, quanto à sua importância e necessidade. No entanto, segundo os inquiridos, o modelo de ADD vigente apresenta mais constrangimentos do que potencialidades, com repercussões no processo implementado no AE, no desenvolvimento pessoal e profissional docente (DPD) e até na melhoria da qualidade do AE. Apesar de o processo de ADD decorrer sem conflitos significativos neste AE, recomenda-se, a curto prazo, a implementação, a nível nacional, de um novo modelo de ADD: mais justo, mais objetivo, inovador, garantindo a efetiva qualidade do processo avaliativo, o reforço do desenvolvimento pessoal e profissional docente, bem como o reconhecimento e a valorização da carreira docente em Portugal.
  • AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
    Publication . Pedro, António Luís Fernandes; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
    Desde a publicação, em 2017, do Perfil dos Alunos à Saída a Escolaridade Obrigatória, e demais legislação subsequente, que a escola e os professores se sentem confrontados com a urgência da mudança de paradigma, quanto aos modos de ensinar e de avaliar as aprendizagens dos alunos. Todas as mudanças se fazem, em certo sentido, de ruturas, e uma nova “gramática escolar” tem de surgir no seio da comunidade educativa. A formação de professores no âmbito do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) tem como objetivo principal contribuir para que a avaliação, o ensino e o currículo estejam tão integrados quanto possível permitindo que os alunos atinjam o desejável Perfil. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes o diretor e os professores que frequentaram a Oficina de Formação MAIA em 2020. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas a cinco professores e ao diretor do Agrupamento, enquadrados numa análise documental. Os resultados deste estudo evidenciam ser possível existir mudanças na avaliação pedagógica, aquela que ocorre nas salas de aula, quando o diretor e os professores concertadamente valorizam a formação e a põem em prática. Tal processo de transformação, de rutura com práticas e conceções instaladas, não ocorre, contudo, sem dúvidas, dificuldades e sacrifícios pessoais, nas palavras dos participantes.
  • Inter-relações escola, família e comunidade
    Publication . Pereira, Priscila Morales; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Reis, Susana Alexandre dos
    presente trabalho pretende identificar iniciativas de inter-relação escola, família e comunidade e apresentar os benefícios dessas inter-relações para o desenvolvimento integral do aluno. A participação e envolvimento parental e comunitário na escola é visto como essencial para a aprendizagem dos alunos, assim, este estudo procura identificar as várias iniciativas e parcerias desenvolvidas por um Agrupamento de escolas de Leiria que está no constante processo de aproximação escola, família e comunidade. Nesta perspectiva e com base nos dados recolhidos para este estudo, o desenvolvimento integral dos alunos do Agrupamento é muito beneficiado através das iniciativas de participação e envolvimento parental e comunitário e das parcerias estabelecidas entre o Agrupamento e entidades sociais, também os demais intervenientes são abrangidos por estes benefícios tendo a oportunidade de acesso à informação, capacitação e melhoria do contexto em que vivem.