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Abstract(s)
A Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), através do seu Plano de Atividades, consciencializa e assume que as atividades experimentais são responsáveis pela promoção de níveis mais elevados na qualidade das aprendizagens.
Os programas de acompanhamento da IGEC incluem atividades interventivas, do tipo avaliação formativa, podendo as escolas implementar ações, numa perspetiva de melhoria contínua, decorrentes da observação e acompanhamento da IGEC. Neste contexto, a atividade Gestão do Currículo: Ensino Experimental das Ciências da IGEC visa implementar ações de melhoria no âmbito das ciências.
Enquadrado num estudo de análise documental, o presente trabalho assume um paradigma qualitativo-interpretativo (Bogdan & Biklen, 1994).
Numa primeira fase este estudo procura, partindo dos relatórios de acompanhamento de escolas do distrito de Leiria, pertencentes à Área Territorial de Inspeção do centro, estabelecer um quadro de referência que permita identificar os aspetos mais valorizados pela IGEC na referida atividade. Numa segunda fase, comparando o quadro de referência estabelecido com os aspetos assinalados como positivos e os assinalados a melhorar, no agrupamento em estudo, é analisado se existe convergência nos aspectos privilegiados pela IGEC na atividade. Com a finalidade de verificar como foram apropriadas, nesse agrupamento, as recomendações da IGEC, é ainda feito o cruzamento entre o relatório da IGEC e o Plano de Melhoria para o Ensino Experimental das Ciências, elaborado pelo agrupamento, para além de outros documentos estruturantes do agrupamento, como o Projeto Educativo, planos de inovação e planos de formação, entre outra documentação relevante para este estudo e existente no site do agrupamento.
A análise ao quadro de referência estabelecido mostrou que, na perspetiva da IGEC, há inúmeras categorias que carecem de melhorias, inferindo-se que, uma vez que há convergência entre o agrupamento em estudo e o quadro de referência, também nesse agrupamento há melhorias a efetivar.
Com base nas recomendações da IGEC o agrupamento elaborou um Plano de Melhoria, abordando tanto os aspetos assinalados pela IGEC como a melhorar, como aqueles já destacados como positivos, revelando como foram assimiladas as recomendações da IGEC.
Neste estudo são ainda feitas sugestões que poderão instituir-se como pistas para as lideranças definirem os seus próprios planos e ações de melhoria, na área da educação em ciências.
Por fim, e dado que a edição de 2025 do PISA estará focada nas ciências, considera-se que será apropriado um estudo que confronte os aspetos referidos pela IGEC nas atividades de acompanhamento e os resultados do PISA 2025.
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Inspeção-Geral da Educação e Ciência Ensino Experimental das Ciências Ciências experimentais Literacia Científica Gestão do Currículo