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- Mediación intercultural y desarrollo humano de las comunidades: miradas cruzadas entre las contribuciones de Paulo Freire y Pierre FurterPublication . Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoA mediação intercultural configura amplas perspetivas de intervenção para o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos e das comunidades. Partindo de um projeto de mediação intercultural, numa Eurorregião do Norte de Portugal/Galiza, procuramos problematizar este projeto cruzando perspetivas entre as pedagogias de Paulo Freire (1967) e de Pierre Furter (1970). Este projeto contribuiu para a construção de utopias realizáveis, através da criação de espaços de intervenção socioeducativa e com o objetivo de promover uma cultura de convivência pacífica e de bem-estar na, em e para a comunidade. Paulo Freire (1967) e Pierre Furter (1970) deram um grande contributo para ampliarmos a compreensão do papel da educação no desenvolvimento humano e sustentável das comunidades. Freire (1967) destaca a relevância do método educativo dialógico e apresenta as suas perspectivas de problematização e sensibilização, bem como da leitura crítica do mundo. Furter (1996), por sua vez, propõe uma abordagem educacional baseada na experimentação, na interdisciplinaridade e na conexão entre a teoria e a prática. Partindo das ideias destes autores, foram analisados os pressupostos deste projeto de mediação intercultural e as atividades desenvolvidas com o objetivo de promover o desenvolvimento humano na, para e da comunidade. Os resultados apontam para a necessidade de concretizarmos os nossos sonhos, as nossas utopias, através de uma pedagogia dos laços sociais, focada no trabalho colaborativo com os agentes comunitários, que permita a abertura à alteridade com utopias comuns sustentáveis, através de uma experiência repleta de diálogo intercultural que seja emancipatória, para que aprendamos a ser pessoas com dignidade numa sociedade de convivência.
- Impact of Management Indicators on the Business Performance of Hotel SMEs in MexicoPublication . Brito, Antonio Emmanuel Pérez; Zapata, Martha Isabel Bojórquez; Lima Santos, Luís; Gomes, ConceiçãoEmpirical studies on management control and business performance are growing. However, a research gap exists regarding the tourism development/hotel small- and medium-sized enterprises (SMEs), particularly in terms of administrative management and organizational functions. Hence, drawing from the principles of management control, specifically about the utilization of business performance evaluation techniques, this study aimed to construct a business performance index for hotel SMEs in the state of Yucatán, Mexico. To this end, the index evaluated multiple variables including investment, profitability, financing sources, operating metrics, and the utilization of financial information. To accomplish the goals, this study administered surveys to the proprietors/administrators of 139 hotel SMEs. It employed a quantitative approach and utilized the multiple linear regression model with the forward technique. Its findings demonstrate that the utilization of financial information and funding sources have the most substantial correlations with business performance. As theoretical and practical implications, a business performance index arose, replying to the needs presented by the Mexican Association of Hotels in Yucatán.
- Deep Eutectic Systems: A Game Changer for Marine Bioactives RecoveryPublication . Amador, Sandro; Martins, Alice; Matias, Margarida; Pedrosa, Rui; Pinteus, SuseteThe extraction of bioactive compounds from marine natural products has gained increasing attention due to their diverse applications, such as in pharmaceuticals, nutraceuticals, and cosmetics. Yet, low extraction yields and toxicity associated with common solvents are a major bottleneck. Deep eutectic solvents (DESs) and natural deep eutectic solvents (NADESs) have emerged as promising green alternatives to conventional organic solvents, offering advantages such as biodegradability, greater environmental and economic sustainability, low toxicity, and enhanced extraction selectivity. This review provides a comprehensive analysis of the principles, physicochemical properties, and applications of DESs/NADESs to obtain bioactive compounds from marine organisms. Among the most recent works, it is possible to verify the success of NADESs to extract carrageenan from the seaweed Kappaphycus alvarezii; pigments from Palmaria palmata; and polyphenols and proteins from different brown seaweeds. NADESs have also shown high potential to extract other valuable compounds from marine by-products, such as chitin from crabs and shrimp shells, and also lipids and proteins from different fish species and protein rich extracts from tilapia viscera. The challenges for DESs/NADESs use at industrial scale are also discussed, and success cases are revealed, highlighting their potential as game changers for extracting bioactive compounds from marine organisms and driving the development of innovative biotechnological products.
- Prática desportiva e resultados académicos em alunos UAARE e de Desporto Escolar Implicação para uma Liderança e Gestão EscolaresPublication . Afra, André Filipe Magalhães Brogueira de Teixeira e; Matos, Rui Manuel Neto eAlém das aulas curriculares de Educação Física, as escolas têm investido no Desporto Escolar, com um número significativo de grupos equipa/alunos a participar em diversas modalidades. Como professor de Educação Física, surgiram-me dúvidas sobre o impacto da prática regular de atividade física e do Desporto Escolar nos resultados académicos dos alunos, levando-me a questionar se essa prática influenciaria de alguma forma o desempenho académico. A reflexão estende-se também aos alunos integrados no projeto Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, que, para além da escola, praticam atividade física de alto nível. Questiono-me também sobre o impacto da prática desportiva no sucesso académico desses alunos. Esta tese de mestrado explora a inter-relação entre a liderança, a gestão escolar e a prática desportiva, com um foco particular na sua influência no sucesso académico dos alunos. A investigação está estruturada em três capítulos principais, que abordam, respetivamente, os conceitos de Liderança e Gestão no contexto escolar, Desporto Escolar e e as Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, e a ligação entre a prática desportiva e os resultados académicos. Com este trabalho, proponho-me a analisar se existem diferenças significativas nos resultados académicos dos alunos que participam no DE ou nas UAARE, em comparação com as médias globais, de ciclo e de ano, de todos os alunos. A relação entre resultados académicos e prática desportiva é um elemento que irá ajudar o gestor escolar na direcção da sua escola e a definir as suas políticas educacionais.
