ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by Title
Now showing 1 - 10 of 95
Results Per Page
Sort Options
- Autoperceção dos enfermeiros das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimaduraPublication . Fernandes, Ana Catarina; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório integra a Unidade Curricular Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório II do 2.º ano do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Estrutura-se em duas partes: a primeira corresponde à reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em EMC, adquiridas nos contextos de estágio — Serviço de Urgência Polivalente, Serviço de Medicina Intensiva e em pré-hospitalar (Ambulância de Suporte Imediato de Vida/Viatura Médica de Emergência e Reanimação); a segunda parte é dedicada à componente de investigação. A componente prática permitiu consolidar conhecimentos técnico-científicos, ético-legais e relacionais, num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, com base em modelos teóricos como a Teoria de Benner e a Teoria das Transições de Meleis. A prática foi orientada para uma abordagem humanizada, segura e eficiente à PSC, com ênfase na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. A componente de investigação teve como principais objetivos: autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura e determinar se autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura mudou com a formação realizada. Os resultados demonstraram um impacto positivo da formação na perceção dos profissionais, destacando a importância da educação contínua na melhoria dos cuidados especializados. Este relatório reflete um percurso formativo enriquecedor, onde se valorizou a integração da teoria com a prática, a análise crítica e a investigação como instrumentos fundamentais para a excelência da prática em enfermagem especializada.
- Autoperceção dos enfermeiros quanto à frequência da realização de intervenções de prevenção de Infeção do Local CirúrgicoPublication . Pedrosa, Patrícia Silva Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste relatório de Estágio no contexto profissional-Parte I- surgiu no âmbito do Curso de Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização à Pessoa em Situação Crítica, ministrado na Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria. Tem como objetivo descrever e fazer uma reflexão crítica de forma integrativa, em relação ao desenvolvimento das competências em Enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Estabelece uma relação entre os 3 estágios realizados, face à competência em causa e sobre as competências desenvolvidas em contexto de prática clínica, salientando as aprendizagens de elevada complexidade desenvolvidas. Permite fazer uma reflexão na ação, para a ação e sobre a ação, evidenciando a teoria aplicada na prática e avaliação do percurso efetuado. A componente de investigação-Parte II- consiste num estudo quantitativo, descritivo, aplicado a 2 equipas de enfermagem de ortopedia, de um hospital de uma Unidade Local de Saúde da Região Centro para determinar as caraterísticas da amostra quanto às variáveis sociodemográficas, académicas, profissionais e de formação, avaliar a autoperceção dos enfermeiros quanto à frequência da realização de intervenções de prevenção de Infeção do Local Cirúrgico; avaliar os conhecimentos dos enfermeiros sobre as intervenções de prevenção de Infeção do Local Cirúrgico e conhecer as sugestões dos enfermeiros, quanto às estratégias a adotar para melhorar os cuidados prestados na Prevenção de Infeção do Local Cirúrgico. Os resultados obtidos irão ser importantes para a realização de um Projeto de Melhoria Contínua para os referidos serviços.
- Autopercepção dos enfermeiros na implementação do Feixe de intervenção de Prevenção de Infeção Relacionada com Cateter Vascular CentralPublication . Gomes, Ana Rita Carvalho; Mata, Ema Soraia FazendaO presente Relatório é elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria, com o objetivo de obter o título de Mestre. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte é adotada uma metodologia crítico-reflexiva para analisar o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista adquiridas nos ensinos clínicos. Na segunda parte consta um estudo de investigação sobre a temática “Autopercepção dos enfermeiros na implementação do Feixe de intervenção de Prevenção de Infeção Relacionada com Cateter Vascular Central (CVC)”. No cuidar da Pessoa em Situação Crítica, recorre-se frequentemente à colocação do CVC. Este dispositivo acarreta riscos para o doente, que poderão ser minimizados, através da implementação de intervenções baseadas na evidência científica. Com o objetivo de investigar sobre a autopercepção dos enfermeiros relativamente à frequência do cumprimento do Feixe de intervenção de prevenção de infeção relacionada com o CVC, realizou-se um estudo de natureza quantitativa, descritiva, transversal e correlacional. Os resultados do estudo, identificam oportunidades de melhoria no manuseamento seguro destes dispositivos. O estudo revelou que a pontuação média global da resposta dos itens, é de 4,22 (SD-0,43), o que significa que, em média a amostra autopercepciona que o Feixe de intervenções é cumprido “Muitas vezes”. A médias de resposta, nos itens da escala dos enfermeiros com formação específica na área da prevenção e controlo de infeção, revela uma autopercepção da frequência do cumprimento dos itens mais próxima do recomendado. O trabalho desenvolvido está fundamentado na mais recente evidência científica, destacando o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de pessoa em Situação Crítica como promotor de cuidados especializados e de qualidade.
- Capacitação dos utentes para a prevenção de infeção do local cirúrgico no pós-operatório de cirurgia oftálmicaPublication . Pereira, André Santos Lopes; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, a decorrer na Escola Superior de Saúde de Leiria, reflete o percurso formativo e o desenvolvimento de competências especializadas ao longo de três ensinos clínicos em contextos diferenciados: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos e Serviço de Medicina Intensiva. O documento contempla uma análise crítica-reflexiva da prática baseada em evidência, centrada na aquisição das competências comuns e específicas definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A abordagem teórica sustenta-se nos referenciais de Afaf Meleis, Patricia Benner e Katherine Kolcaba, promovendo cuidados seguros, humanizados e centrados na pessoa. O presente relatório está organizado em duas partes distintas. A primeira parte incide sobre a descrição e análise das competências que foram desenvolvidas e adquiridas no contexto da prática clínica, integrando igualmente a identificação das principais dificuldades enfrentadas durante esse processo de aprendizagem e consolidação de conhecimentos. A segunda parte apresenta um projeto de investigação-ação, aplicado numa cirurgia de ambulatório de uma Unidade Local de Saúde, centrado na capacitação dos utentes para a prevenção de infeção do local cirúrgico no pós-operatório de cirurgia oftálmica, com enfoque na adesão terapêutica e segurança dos cuidados, o qual visa contribuir para o desenvolvimento de competências na área da investigação em Enfermagem, promovendo uma prática baseada na evidência e orientada para a excelência dos cuidados prestados.
- Caraterização dos Terapeutas da Mão em Portugal: Inquérito NacionalPublication . Gameiro, Carina Marques; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Monteny, António Alberto Antunes de SousaEm Portugal, diversas entidades têm oferecido formação especializada para terapeutas da mão, refletindo um reconhecimento crescente da importância desta área na reabilitação de lesões e condições específicas da mão. No entanto, apesar de muitos Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas terem concluído esta formação, a profissão ainda é emergente e pouco reconhecida no país. Neste âmbito, objetivou-se caracterizar os terapeutas da mão em Portugal, avaliando o seu perfil demográfico, académico e profissional. Trata-se de um estudo de abordagem mista, com objetivo exploratório-descritivo, que envolveu a aplicação de um inquérito nacional por questionário online e uma entrevista semiestruturada ao presidente da Associação Portuguesa de Terapia da Mão (APTM). A recolha de dados decorreu entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025, tendo-se obtido 32 respostas, na sua maioria por terapeutas ocupacionais, com formação avançada e experiência clínica na área da terapia da mão. Realizou-se uma análise estatística descritiva dos dados recolhidos, a fim de interpretar os padrões de formação e de intervenção clínica. A abordagem mista integrou os dados quantitativos e qualitativos, com base na perceção dos participantes, obtidos nas respostas abertas, oferecendo uma visão sobre necessidades e desafios dos terapeutas da mão. Os resultados revelaram que 78,1% dos respondentes tinham formação pós-graduada em terapia da mão, 31,3% possuem o grau de Mestre (ou em fase de conclusão). A análise demográfica demonstrou uma concentração importante de profissionais nos distritos de Lisboa (28,1%) e Faro (18,8%). A maioria dos terapeutas da mão atuam predominantemente em serviços hospitalares (56,3%) e em unidades privadas /gabinetes terapêuticos (34,4%). Os terapeutas da mão adotam uma abordagem integrativa, onde os exercícios terapêuticos, a terapia manual, o fortalecimento muscular, o uso de talas e as estratégias educativas são relevantes na intervenção. Contudo, a produção científica na área ainda é limitada devido à reduzida taxa de terapeutas com doutoramento e à reduzida publicação no contexto da investigação. Além disso, os principais desafios incluem a desigualdade na distribuição geográfica dos profissionais, dificuldades no encaminhamento de clientes, falta de reconhecimento da especialidade, barreiras na comunicação com especialidades médico-cirúrgicas e acesso restrito à formação especializada. Conclui-se que, apesar dos avanços na formação, permanecem lacunas significativas que comprometem a consolidação desta especialidade. Este estudo oferece uma visão abrangente sobre os terapeutas da mão em Portugal, evidenciando a importância da especialização, regulamentação e reconhecimento da área. Os resultados podem orientar políticas de saúde, fortalecer a especialidade e aprimorar a formação e prática clínica, contribuindo para a valorização profissional e a melhoria da acessibilidade e qualidade dos serviços de reabilitação.
- Competências Desenvolvidas perante a Pessoa em Situação CríticaPublication . Correia, Maria de Fátima Barata; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Ensino Clínico, surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria. A sua redação, possibilita a reflexão sobre o progresso de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista, mediante os pressupostos da Ordem dos Enfermeiros. Apresenta-se dividido em duas partes, onde na primeira parte, é realizada a identificação e contextualização dos locais, em que decorreram os Ensinos Clínicos e realçadas as competências comuns e as competências específicas adquiridas, como futura especialista. A segunda parte é referente ao projeto de melhoria contínua da qualidade desenvolvido. O Enfermeiro especialista assume, assim, um papel crucial atualmente, pela atualização dinâmica e proativa dos seus conhecimentos e aptidões, geradores de melhores e mais adequados cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, resultando em cuidados altamente diferenciados e qualificados. É, por isso, expectável a transcrição, com rigor e exatidão, das competências profissionais adquiridas ou desenvolvidas, pelo futuro Enfermeiro Especialista, ao longo dos Ensinos Clínicos executados, para lhe seja conferido o título de Mestre.
- Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica: Projeto de Melhoria Contínua da QualidadePublication . Duarte, Mariana Nunes; Costeira, Cristina Raquel BatistaEste relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, frequentado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este foi dividido em duas partes. Na primeira parte é realizada uma reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, durante os estágios desenvolvidos em serviço de urgência, medicina intensiva e ambiente extra-hospitalar. Na segunda parte do relatório é descrito um projeto de melhoria contínua dos cuidados, implementado num serviço de urgência médico-cirúrgica da região Centro de Portugal, sobre “Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica”. Este projeto foi elaborado com os objetivos de: i) avaliar o perfil de competências auto-percecionadas por enfermeiros de um Serviço de Urgência no Centro de Portugal, no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, ii) implementar intervenções facilitadoras do desenvolvimento das competências dos enfermeiros e iii) avaliar as intervenções realizadas. Para a sua concretização foi implementado em três fases: a primeira consistiu na realização de um estudo de diagnóstico sobre a autoperceção das competências do enfermeiro na realização de transporte inter-hospitalar. Na segunda parte, após avaliação das respostas, definiu-se um plano estratégico para desenvolver as competências que os enfermeiros consideraram menos desenvolvidas. Tendo sido construído e implementado uma checklist para o transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica. Na terceira fase, foi aplicado o mesmo instrumento de colheita de dados, utilizado na fase 1 do projeto, com o intuito de verificar as diferenças com a intervenção implementada. Este projeto é apresentado em formato artigo, respeitando as regras de submissão da revista Emercency Care and Medicine (ECM) da editora MDPI.
- A Comunicação com a Família da Pessoa internada num Serviço de Medicina Interna: Intervenção Especializada de Enfermagem Médico-CirúrgicaPublication . Rodrigues, Ana Cristina da Silva Monteiro; Duarte, Hugo Miguel SantosEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica, da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria. Tem como intuito descrever o percurso realizado e evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências na área de especialização. Encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira assenta numa análise retrospetiva e reflexiva que visa demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas, tendo por base os regulamentos de Enfermagem, as experiências e atividades desenvolvidas essencialmente em ambiente dos ensinos clínicos. Esta parte assenta na necessária atualização dos conhecimentos e na pesquisa contínua da evidência científica, de forma a alicerçar e fundamentar o processo de tomada de decisão, assim como melhorar a excelência do cuidar. A segunda parte, apresenta um estudo de investigação-ação, que permitiu obter as competências de investigação indispensáveis para atribuição do grau de mestre. Consistiu na realização de um trabalho de investigação com todas as fases inerentes ao processo, num serviço de Medicina Interna, de uma instituição de saúde da região centro de Portugal, sob a temática A Comunicação com a Família da Pessoa internada num Serviço de Medicina Interna – Intervenção Especializada de Enfermagem Médico-Cirúrgica. O interesse pela temática emerge da complexidade dos contextos da prática profissional e do confronto diário com as condicionantes da gestão de tempo, disponibilidade, stress, entre outras barreiras limitadoras a uma comunicação efetiva, pilar preconizado para o sucesso das interações com a pessoa em situação crítica e família. Neste sentido, a sua concretização, teve como objetivo orientar e facilitar o processo de comunicação na partilha de informação com a família ou com o cuidador do doente internado, em conformidade com a política de comunicação precisa e efetiva da instituição, dar informação pertinente e ajustada às necessidades e dúvidas dos doentes e respetivos familiares, dentro do domínio da área de competência. Correspondendo aos padrões de qualidade dos cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, entre eles, a procura do elevado nível de satisfação da pessoa / família a vivenciar processos complexos de doença e, assegurar a máxima eficácia na organização dos cuidados de Enfermagem especializados (Regulamento n.º 364/2015, 2015).
- Comunicação de Más Notícias num Serviço de Urgência: Estudo DescritivoPublication . Gonçalves, Joana Raquel de Sousa; Costeira, Cristina Raquel Batista
- COMUNICAÇÃO EFICAZ NO CUIDADO À PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA EM CONTEXTO PERIOPERATÓRIO: PROJETO DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEMPublication . Marques, Pedro Miguel Costa; Mata, Ema Soraia FazendaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, com vista à obtenção do título de Mestre. Este tem como objetivos: refletir sobre o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista e das competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica; descrever um projeto de melhoria contínua da qualidade implementado em contexto de prática clínica enquanto trabalho de investigação, sob o formato de artigo científico, em processo de submissão. Este trabalho encontra-se estruturado em duas partes. Na parte I faz-se uma análise crítico reflexiva das atividades e estratégias adotadas no desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, nos três estágios que decorreram em contexto de serviço de urgência, de serviço de medicina intensiva e de emergência extra-hospitalar, como escolha opcional. A parte II descreve um trabalho de investigação, inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto laboral, intitulado “Comunicação eficaz no cuidado à Pessoa em Situação Crítica em contexto perioperatório”. Este foi elaborado em três etapas: Identificação do problema junto da equipa de enfermagem; Desenvolvimento e implementação de estratégias baseadas na evidência científica, com a planificação de formação em serviço; e a terceira etapa com a aplicação à equipa dos instrumentos, em dois momentos, antes e depois de formação. O desenvolvimento do trabalho de investigação realizado é divulgado em formato de artigo científico.
