ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
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- Competências Desenvolvidas perante a Pessoa em Situação CríticaPublication . Correia, Maria de Fátima Barata; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Ensino Clínico, surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria. A sua redação, possibilita a reflexão sobre o progresso de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista, mediante os pressupostos da Ordem dos Enfermeiros. Apresenta-se dividido em duas partes, onde na primeira parte, é realizada a identificação e contextualização dos locais, em que decorreram os Ensinos Clínicos e realçadas as competências comuns e as competências específicas adquiridas, como futura especialista. A segunda parte é referente ao projeto de melhoria contínua da qualidade desenvolvido. O Enfermeiro especialista assume, assim, um papel crucial atualmente, pela atualização dinâmica e proativa dos seus conhecimentos e aptidões, geradores de melhores e mais adequados cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, resultando em cuidados altamente diferenciados e qualificados. É, por isso, expectável a transcrição, com rigor e exatidão, das competências profissionais adquiridas ou desenvolvidas, pelo futuro Enfermeiro Especialista, ao longo dos Ensinos Clínicos executados, para lhe seja conferido o título de Mestre.
- Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica: Projeto de Melhoria Contínua da QualidadePublication . Duarte, Mariana Nunes; Costeira, Cristina Raquel BatistaEste relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, frequentado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este foi dividido em duas partes. Na primeira parte é realizada uma reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, durante os estágios desenvolvidos em serviço de urgência, medicina intensiva e ambiente extra-hospitalar. Na segunda parte do relatório é descrito um projeto de melhoria contínua dos cuidados, implementado num serviço de urgência médico-cirúrgica da região Centro de Portugal, sobre “Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica”. Este projeto foi elaborado com os objetivos de: i) avaliar o perfil de competências auto-percecionadas por enfermeiros de um Serviço de Urgência no Centro de Portugal, no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, ii) implementar intervenções facilitadoras do desenvolvimento das competências dos enfermeiros e iii) avaliar as intervenções realizadas. Para a sua concretização foi implementado em três fases: a primeira consistiu na realização de um estudo de diagnóstico sobre a autoperceção das competências do enfermeiro na realização de transporte inter-hospitalar. Na segunda parte, após avaliação das respostas, definiu-se um plano estratégico para desenvolver as competências que os enfermeiros consideraram menos desenvolvidas. Tendo sido construído e implementado uma checklist para o transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica. Na terceira fase, foi aplicado o mesmo instrumento de colheita de dados, utilizado na fase 1 do projeto, com o intuito de verificar as diferenças com a intervenção implementada. Este projeto é apresentado em formato artigo, respeitando as regras de submissão da revista Emercency Care and Medicine (ECM) da editora MDPI.
- A Comunicação com a Família da Pessoa internada num Serviço de Medicina Interna: Intervenção Especializada de Enfermagem Médico-CirúrgicaPublication . Rodrigues, Ana Cristina da Silva Monteiro; Duarte, Hugo Miguel SantosEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica, da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria. Tem como intuito descrever o percurso realizado e evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências na área de especialização. Encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira assenta numa análise retrospetiva e reflexiva que visa demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas, tendo por base os regulamentos de Enfermagem, as experiências e atividades desenvolvidas essencialmente em ambiente dos ensinos clínicos. Esta parte assenta na necessária atualização dos conhecimentos e na pesquisa contínua da evidência científica, de forma a alicerçar e fundamentar o processo de tomada de decisão, assim como melhorar a excelência do cuidar. A segunda parte, apresenta um estudo de investigação-ação, que permitiu obter as competências de investigação indispensáveis para atribuição do grau de mestre. Consistiu na realização de um trabalho de investigação com todas as fases inerentes ao processo, num serviço de Medicina Interna, de uma instituição de saúde da região centro de Portugal, sob a temática A Comunicação com a Família da Pessoa internada num Serviço de Medicina Interna – Intervenção Especializada de Enfermagem Médico-Cirúrgica. O interesse pela temática emerge da complexidade dos contextos da prática profissional e do confronto diário com as condicionantes da gestão de tempo, disponibilidade, stress, entre outras barreiras limitadoras a uma comunicação efetiva, pilar preconizado para o sucesso das interações com a pessoa em situação crítica e família. Neste sentido, a sua concretização, teve como objetivo orientar e facilitar o processo de comunicação na partilha de informação com a família ou com o cuidador do doente internado, em conformidade com a política de comunicação precisa e efetiva da instituição, dar informação pertinente e ajustada às necessidades e dúvidas dos doentes e respetivos familiares, dentro do domínio da área de competência. Correspondendo aos padrões de qualidade dos cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, entre eles, a procura do elevado nível de satisfação da pessoa / família a vivenciar processos complexos de doença e, assegurar a máxima eficácia na organização dos cuidados de Enfermagem especializados (Regulamento n.º 364/2015, 2015).
- O CONFORTO DO DOENTE CRÍTICO NO SERVIÇO DE URGÊNCIAPublication . Freitas, Bruno Múrias; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosEnquadramento: Os estágios resultaram no presente relatório cujo desígnio consistiu no desenvolvimento de conhecimentos e aquisição de competências para a obtenção do grau de mestre e posteriormente para o título de enfermeiro especialista e o em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Na componente de investigação conheceu-se o nível de conforto de utentes relativamente à sensação de conforto no Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal. Objetivos: Este relatório está organizado em duas partes. Na primeira pretende-se analisar crítica e reflexivamente as atividades que se concretizaram nos estágios para adquirir competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Na segunda parte, onde se apresenta o trabalho de investigação, pretende-se: avaliar o conforto dos utentes que recorreram ao Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal; identificar os tipos de conforto por contexto mais afetados, analisar a relação entre o nível de conforto e os fatores sexo, faixa etária, escolaridade, recorrência ao Serviço de Urgência e prioridade - Triagem de Manchester em utentes que recorreram ao Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal. Metodologia: No âmbito do relatório, seguiu-se uma metodologia descritiva, com consequente análise crítico-reflexiva das atividades que concretizaram os objetivos propostos para cada um dos estágios, tendo como padrão o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica e os padrões de qualidade, bem como evidências científicas. Na componente de investigação, realizou-se um estudo do tipo não experimental, de abordagem quantitativa, descritiva e correlacional, de natureza transversal, com recolha de dados através de questionário de caracterização dos utentes e a escala GCQ (Global Comfort Questionnaire) de Kolcaba, traduzida e adaptada para português por Bravo (2020), numa amostra não probabilística de 160 utentes. Resultados: Este relatório enfatiza a evolução das competências comuns e específicas da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, no contexto do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados nessa área especializada. Com a realização dos estágios aprimoraram-se consecutivamente as competências especializadas no cuidado à Pessoa em Situação Crítica e sua família, com foco no respeito pela sua individualidade e respeito pela sua vontade expressa, em consonância com práticas promotoras de conforto holístico. Nesse contexto, a promoção de uma enfermagem especializada e baseada na evidência científica, juntamente com a aquisição de competências de grau mestre, torna-se necessário para o avanço e excelência na prática profissional. Como resultado da investigação realizada, os contextos nos quais os utentes sentiram que o conforto mais ocorre foi o físico, com destaque para o alívio (M=3,29±0,76); o contexto psicoespiritual, onde o valor médio é mais elevado na tranquilidade (M=3,35±0,79) e transcendência (M=3,34±0,95); contexto sociocultural, sobretudo a tranquilidade (M=3,40±0,51). O nível de escolaridade e a recorrência ao Serviço de Urgência apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05). Conclusão: O compromisso com a excelência em enfermagem está intimamente relacionado com o desenvolvimento profissional contínuo, tão crucial para a aprendizagem/formação ao longo da vida dos enfermeiros. Este desenvolvimento é vital para preservar conhecimentos e competências atualizados, fundamentais na área da saúde em constante evolução. As evidências do estudo de investigação revelam utentes com um nível de conforto mais elevado ter o ensino básico, ter sido esta a primeira vez que foram ao Serviço de Urgência, os homens, possuir idade entre 35-49 anos e com prioridade verde.
- Conhecimentos e Atitudes dos Enfermeiros sobre as DAVPublication . Alves, Ana Cláudia; Sousa, Bráulio João Nunes deO presente relatório de estágio com componente de investigação tem como objetivo evidenciar o percurso realizado no decorrer dos ensinos clínicos através de uma análise crítica e reflexiva dos mesmos e ainda desenvolver uma componente de investigação científica. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes principais, sendo que na primeira parte encontra-se a análise crítica e reflexiva dos ensinos clínicos, os quais contribuíram para o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos e competências, tendo por base as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC). Na segunda parte encontra-se a componente de investigação, a qual tem como objetivos: avaliar o nível de conhecimentos e identificar as atitudes dos enfermeiros, que trabalham com doentes críticos e colaboram no suporte artificial da função renal, sobre as Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV); determinar a relação entre as atitudes e o conhecimentos desses mesmos enfermeiros sobre as DAV; determinar a relação entre as atitudes e os conhecimentos sobre as DAV e a idade e os anos de experiência profissional; identificar estratégias a desenvolver para melhorar o conhecimento e as atitudes dos enfermeiros, que trabalham com doentes críticos e colaboram no suporte artificial da função renal, assim como os conhecimentos dos doentes submetidos a técnicas de substituição da função renal sobre as DAV. Para a realização deste estudo foi realizada uma abordagem quantitativa e correlacional. A amostra inclui os enfermeiros de um serviço de nefrologia. Concluiu-se que os enfermeiros do serviço em estudo, que trabalham com doentes críticos e colaboram no suporte artificial da função renal apresentam conhecimentos e atitudes positivas relativamente às DAV, sendo que não existe relação estatisticamente significativa nem entre estas duas variáveis e a idade e os anos de experiência profissional. Quanto às estratégias para melhorar o conhecimento e as atitudes dos enfermeiros sobre as DAV foram enumeradas estratégias como a formação, a informação disponível, realização de ações de sensibilização, discussão por pares e criação de protocolos. Também de forma a melhorar o conhecimento dos doentes submetidos a técnicas de substituição da função renal relativamente às DAV foram identificadas estratégias tais como a realização de ensinos ao doente e família, a divulgação de informações, a realização de consultas de enfermagem, a promoção de formação e investigação.
- CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS SOBRE PRECAUÇÕES BÁSICAS DO CONTROLO DA INFEÇÃOPublication . Mendes, Armindo; Santos, Cátia Alexandra Suzano dos
- Contributos das estratégias não farmacológicas para a gestão de dor – Projeto de melhoria contínuaPublication . Neves, Teresa Marques; Costeira, Cristina Raquel BatistaIntrodução: O foco dos cuidados do Enfermeiro Especialista na área de Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, é a pessoa em situação crítica e/ou em falência orgânica e família/cuidadores. Para garantir a qualidade dos cuidados prestados é importante que este esteja empoderado de competências comuns e específicas à sua área de especialidade. Objetivos: i) Refletir criticamente sobre o processo de desenvolvimento de competências específicas e comuns desenvolvidas em contexto de três ensinos Clínicos (urgência, intensivos e cuidados pós-cirúrgicos); ii) descrever um projeto de melhoria contínua de qualidade, realizado em contexto de trabalho, sobre “contributos das estratégias não farmacológicas na gestão de dor do doente submetido a cirurgia”. Metodologia: Dividiu-se este relatório em duas partes. Na primeira parte foi realizada uma análise crítico-reflexiva das competências comuns e específicas de enfermagem de acordo com os Regulamentos da Ordem dos Enfermeiros, onde se utilizaram as experiências vivenciadas em ensino clínico, para justificar a aquisição das mesmas. Na segunda parte é descrito um projeto de melhoria contínua, desenvolvido num Serviço de Cirurgia, com enfermeiros que cuidavam da pessoa crítica com dor não controlada, em situação de pós-operatório. Este estudo utilizou uma metodologia de investigação-ação. Resultados: A elaboração deste relatório, permitiu sistematizar as aprendizagens por competências comuns e específicas desenvolvidas em ensino clínico, para além de ampliar o conhecimento em termos de pesquisa e síntese. A elaboração do projeto de melhoria veio também contribuir com desenvolvimento de competências de investigação, imprescindível à evolução da profissão e à garantia de cuidados baseados na evidência. Conclusão: As especificidades do cuidado à pessoa em situação crítica e seu família/cuidador desafia diariamente o enfermeiro especialista a mobilizar conhecimento e competências que lhe permitam dirigir os cuidados, de forma eficiente, às necessidades da pessoa que cuida.
- Cuidados à Pessoa em Situação Crítica durante o Transporte Inter-hospitalarPublication . Reis, Ana Sofia Enes; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente Relatório surge no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com os objetivos: I) descrever experiências desenvolvidas em três ensinos clínicos (urgência, cuidados intensivos e opção) que permitiram fortalecer as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; II) refletir criticamente sobre a evolução dessas competências e III) apresentar em formato artigo, um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, desenvolvido em contexto clínico. O atual relatório foi dividido em duas partes, a primeira onde se descreve de forma criticoreflexiva o desenvolvimento de competências durante os ensinos clínicos. E na segunda parte é descrito o projeto de melhoria contínua dos cuidados de enfermagem, assente numa metodologia de investigação-ação, que é apresentado em formato artigo, sobre “Cuidados à Pessoa em Situação Crítica durante o Transporte Inter-Hospitalar”, cumprindo as guidelines SQUIRE e redigido de acordo com as normas da revista Pensar Enfermagem.
- Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Sépsis: Projeto de Melhoria Contínua da QualidadePublication . Pereira, Ana Sofia Gomes; Duarte, Hugo Miguel SantosO Relatório de Ensino Clínico surge inserido na unidade curricular de Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório, da 1ª Turma do Curso de 2º Ciclo de estudos em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do 2ºano, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório divide-se em duas partes, a primeira parte consiste em analisar, fundamentar, criticar e descrever as intervenções efetuadas ao longo dos três Ensinos Clínicos, em diferentes contextos, com base nas competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. Os Ensinos Clínicos decorreram num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, num Serviço de Medicina Intensiva e numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, todos numa Unidade Local de Saúde da região Centro de Portugal, entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. A segunda parte do presente relatório consiste na apresentação de um trabalho de investigação, desenvolvido numa Unidade de Cuidados Intermédios de uma Unidade Local de Saúde da região Centro de Portugal, com vista à elaboração de um protocolo de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica com sépsis, num estudo investigação ação, do tipo quantitativo e descritivo. Para isto, foi efetuada uma colheita de dados através da implementação de quatro questionários, aos enfermeiros que prestam cuidados diretos às Pessoas em Situação Crítica. Após a identificação das dificuldades sentidas pelos enfermeiros na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica com sépsis, foi realizada uma ação de formação e implementado um protocolo de cuidados de enfermagem, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, identificando a utilidade e exequibilidade do protocolo.
- CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA TRANSFERÊNCIA INTER-HOSPITALAR DE DOENTES CRÍTICOS: MAPEAMENTO DE INTERVENÇÕESPublication . Carvalho, Catarina Machado; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO presente relatório emerge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Leiria, que visa a obtenção de grau de Mestre, assim como a obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O relatório encontra-se divido em duas partes. Na primeira parte é realizada a contextualização dos locais onde decorreram os ensinos clínicos, bem como a reflexão sobre o processo de aquisição das competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ao longo dos mesmos. Na segunda parte do relatório, é apresentada uma Scoping Review, nomeada de Cuidados de Enfermagem na Transferência Inter-Hospitalar de Doentes Críticos, que pretende dar resposta às questões de investigação: “Quais os dados clínicos na checklist do transporte inter-hospitalar? e Quais os recursos que devem ser verificados antes do transporte inter-hospitalar e integrados na checklist?”, que suportou a elaboração de um documento, do tipo checklist, alvo de análise por peritos na área, pelo método de grupo focal.