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ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

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  • Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica: Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade
    Publication . Duarte, Mariana Nunes; Costeira, Cristina Raquel Batista
    Este relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, frequentado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este foi dividido em duas partes. Na primeira parte é realizada uma reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, durante os estágios desenvolvidos em serviço de urgência, medicina intensiva e ambiente extra-hospitalar. Na segunda parte do relatório é descrito um projeto de melhoria contínua dos cuidados, implementado num serviço de urgência médico-cirúrgica da região Centro de Portugal, sobre “Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica”. Este projeto foi elaborado com os objetivos de: i) avaliar o perfil de competências auto-percecionadas por enfermeiros de um Serviço de Urgência no Centro de Portugal, no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, ii) implementar intervenções facilitadoras do desenvolvimento das competências dos enfermeiros e iii) avaliar as intervenções realizadas. Para a sua concretização foi implementado em três fases: a primeira consistiu na realização de um estudo de diagnóstico sobre a autoperceção das competências do enfermeiro na realização de transporte inter-hospitalar. Na segunda parte, após avaliação das respostas, definiu-se um plano estratégico para desenvolver as competências que os enfermeiros consideraram menos desenvolvidas. Tendo sido construído e implementado uma checklist para o transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica. Na terceira fase, foi aplicado o mesmo instrumento de colheita de dados, utilizado na fase 1 do projeto, com o intuito de verificar as diferenças com a intervenção implementada. Este projeto é apresentado em formato artigo, respeitando as regras de submissão da revista Emercency Care and Medicine (ECM) da editora MDPI.
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
    Publication . Marques, Joana dos Santos Pina Luís; Duarte, Hugo Miguel Santos
    Este relatório enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, e representa um instrumento que permite analisar de forma crítico-reflexiva o desenvolvimento de competências para uma intervenção especializada no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Encontra-se dividido em duas partes. A Parte I deste documento promover uma análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas durante os estágios e que permitem ao estudante uma Prática Especializada na área da Pessoa em Situação Crítica. Os estágios decorreram em três contextos diferentes: Serviço de Urgência, Emergência Extra-Hospitalar nas valências de Ambulância de Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação, e Serviço de Medicina Intensiva. A Parte II é constituída pelo estudo de investigação/prática especializada baseada na evidência científica, desenvolvido através de um projeto de melhoria contínua da qualidade, com o tema Comunicação de Informações à Família da Pessoa em Situação Crítica no Serviço de Urgência: implementação de estratégia de melhoria, selecionado com base nas necessidades sentidas pelos Enfermeiros do meu contexto laboral. Como principais resultados realça-se que todos os Enfermeiros consideraram importante ou muito importante a comunicação de informações à família, no entanto 71,2% já sentiu dificuldades nessa comunicação; 98,1% considera pertinente a criação de um protocolo para o efeito; 95,1% concorda ou concorda totalmente que o protocolo desenvolvido é útil na prestação de cuidados de Enfermagem; e 87,8% concorda ou concorda totalmente que o mesmo é exequível.
  • Prevenção da Infeção do Trato Urinário Associado ao uso de Cateter Vesical
    Publication . Balsas, Cátia Priscila Lemos Fernandes; Costeira, Cristina Raquel Batista
  • SEGURANÇA E BOAS PRÁTICAS NA COLHEITA DE HEMOCULTURAS: PROTOCOLO DE COLHEITA SEGURA
    Publication . Dias, Joana Soraia Santos; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira de
    Este relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, com especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, descreve a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas durante três ensinos clínicos: Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Emergência Extra-hospitalar. O relatório foca-se na integração de conhecimentos teóricos e práticos, com ênfase na aplicação de boas práticas e na prestação de cuidados seguros e baseados na evidência científica. Na primeira parte do relatório são analisadas as competências desenvolvidas, tanto comuns ao enfermeiro especialista quanto específicas na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Entre as competências comuns, destacam-se a responsabilidade ética e legal, a melhoria contínua da qualidade dos cuidados, a gestão de recursos e a promoção de aprendizagens profissionais. As competências específicas incluem o cuidado a pessoas em situação de falência orgânica, a atuação em emergências e a implementação de estratégias de prevenção e controlo de infeções. A segunda parte apresenta o estudo descritivo - correlacional, cujo objetivo foi desenvolver e implementar um protocolo de colheita segura de hemoculturas para diminuir a taxa de contaminação e melhorar a precisão no diagnóstico de infeções da corrente sanguínea. O estudo foi realizado num Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde e envolveu a formação da equipa de enfermagem sobre as melhores práticas na fase pré-analítica da colheita. Os resultados demonstraram que a implementação de um protocolo seguro e a formação contínua em serviço reduziram significativamente a taxa de contaminação das amostras e melhoraram a qualidade dos cuidados prestados. Este trabalho destaca a importância da formação contínua, da padronização de procedimentos e da utilização de boas práticas para assegurar a segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem, contribuindo para a melhoria contínua do sistema de saúde.
  • Prevenção de infeções associadas aos cateteres venosos periféricos: um olhar sobre as intervenções de estudantes de Mestrado em enfermagem à pessoa em situação crítica
    Publication . Lopes, Upá João; Costeira, Cristina Raquel Batista
    Enquadramento: Os cateteres venosos periféricos são dispositivos médicos de uso regular em cuidados de saúde à pessoa em situação critica. O enfermeiro é o profissional que habitualmente assume a responsabilidade da sua otimização, desde a sua inserção até à sua remoção, sendo fundamental que este implemente uma prática baseada na evidência durante o processo. Objetivos: Este teve como objetivos: i) diagnosticar os conhecimentos dos estudantes do curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização a pessoa em situação crítica do primeiro e segundo ano, de uma Escola Superior de Saúde da região centro de Portugal, sobre prevenção de infeção associada à presença de cateter venoso periférico e ii) identificar as áreas de carência de formação relativamente à prevenção de infeção associada ao cateterismo periférico. Método: Desenvolveu-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa, com estudantes de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização da pessoa em situação critica, durante o ano letivo de 2023/2024. Aplicado um questionário eletrónico disponibilizado na plataforma google forms®. Foi construído com duas partes: a primeira com dados sociodemográficos e a segunda com questões de resposta rápida sobre cuidados na inserção, manutenção e remoção de cateter venoso periférico, baseado nos sumários de evidência disponibilizados pelo Joanna Briggs Institute. Os dados foram analisados através de estatística descritiva com recurso ao software SPSS® versão 22. Cumpridos pressuposto éticos. Resultados: Verificou-se que a maioria dos estudantes que responderam ao questionário eram do sexo feminino (71,9%) e tinham em média 33,72± 6,20 anos de idade. No último ano apenas 31,3% responderam ter recebido formação na área. Na inserção dos cateteres 78,1% referiram não usar técnica assética; 53,1% não inspecionam regularmente o local de inserção do Cateter e 65,6% não remove o cateter logo após a suspensão da terapêutica, mas 90,6% removem por doentes referirem queixas relacionadas com o cateter. Conclusão: A implementação de boas práticas em inserção, manutenção e remoção de cateteres endovenosos periféricos é fundamental para prevenir complicações e agudizar o estado clínico dos doentes críticos, tornando-os ainda mais vulneráveis.
  • URGE HUMANIZAR
    Publication . Campino, Sara Raquel Victória; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    A Enfermagem é fundamental para a mudança necessária dos sistemas de saúde para enfrentar os desafios das próximas décadas dado que é o ramo do conhecimento científico que dá respostas no âmbito do Cuidar Humano e que aceita a Pessoa como ser humano único com características e necessidades singulares. A especialização numa área da enfermagem permite obter competências para prestar cuidados diferenciados através da prática baseada na evidência e produção de conhecimento técnico-científico e humano impulsionador de projetos coletivos que contribuem para a melhoria da qualidade e da segurança dos cuidados prestados nos serviços. Os principais objetivos deste trabalho prendem-se com a análise reflexiva das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da PSC nos serviços de urgência, medicina intensiva e coordenação local do PPCIRA bem como na área da investigação. Para dar resposta a esta última, foi definida a questão de investigação: “Que medidas podem ser implementadas nos serviços de urgência de adultos para promover a humanização da prestação de cuidados pela equipa multidisciplinar?”. A prestação de cuidados em diversos contextos de aprendizagem permitiu compreender o papel ativo do enfermeiro especialista na promoção de um cuidado diferenciado, humanizado e personalizado com uma forte componente de participação em projetos de melhoria contínua que, baseados na evidência, promovem a segurança e a qualidade dos cuidados prestados pelas equipas multidisciplinares. Alicerçados pela componente teórica, a realização dos ensinos clínicos permitiu cimentar competências técnicas, teóricas, comunicacionais e de inteligência emocional dado que são espaços de aprendizagem que triangulam o Saber-Saber, o Saber-Fazer e o Saber-Estar. O trabalho de investigação permitiu apresentar propostas para a Humanização dos cuidados prestados pelas equipas multidisciplinares nos serviços de urgência através da validação de guidelines utilizando a metodologia Delphi. O desafio que emerge deste trabalho é a criação de ambientes de cuidados seguros, acolhedores e tranquilizadores nos quais profissionais valorizados constituem uma promessa de alívio do sofrimento através de uma visão humanizadora e atenta às necessidades específicas de cada indivíduo.
  • Prevenir o erro de medicação em cuidados intensivos: um estudo de caso
    Publication . Coelho, Fábio Alexandre Dinis; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira de
    Os erros de medicação são a tipologia de erros mais comuns e revelam-se especialmente críticos pois podem agravar a condição clínica dos doentes, aumentar os custos de tratamento, prolongar a hospitalização e elevar as taxas de mortalidade e morbidade. As unidades de cuidados intensivos registam mais erros devido à complexidade e criticidade dos cuidados. Os enfermeiros têm um papel essencial na prevenção desses erros, necessitando de estratégias e condutas promotoras de segurança. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma intervenção complexa de boas práticas e de segurança, para minimizar o erro de medicação por enfermeiros em contexto de cuidados intensivos. Optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizou-se uma scoping review utilizando a metodologia JBI, conduzida através das bases de dados PubMed via MEDLINE e CINAHL e reportada pelas guidelines PRISMA-ScR, para explorar quais as estratégias que permitam mitigar os erros de medicação por parte dos enfermeiros. Os resultados da revisão levaram à planificação de uma intervenção complexa para minimizar o erro de medicação por enfermeiros, que foi posteriormente validade quanto à adequabilidade e exequibilidade a um contexto específico de cuidados intensivos, através de grupo focal. Os erros de medicação cometidos pelos enfermeiros identificam-se nas áreas de preparação, administração e documentação. Os fatores organizacionais, relacionados com o sistema, procedimentais, pessoais e de conhecimento e formação são fatores predisponentes para o erro. A intervenção educativa, os métodos de verificação e segurança, as mudanças organizacionais e a notificação de erros são as áreas estratégicas identificadas para mitigar os erros de medicação e que constituíram as componentes da intervenção. Para resolver problemas complexos e melhorar os resultados na área da enfermagem, o desenvolvimento de intervenções complexas revelam-se fundamentais. Esse processo requer um planeamento cuidadoso para garantir que a intervenção seja eficaz e sustentável. A implementação desta intervenção revela-se crucial para a mitigação do erro de medicação e para obtenção de ganhos em saúde.
  • O CONFORTO DO DOENTE CRÍTICO NO SERVIÇO DE URGÊNCIA
    Publication . Freitas, Bruno Múrias; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dos
    Enquadramento: Os estágios resultaram no presente relatório cujo desígnio consistiu no desenvolvimento de conhecimentos e aquisição de competências para a obtenção do grau de mestre e posteriormente para o título de enfermeiro especialista e o em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Na componente de investigação conheceu-se o nível de conforto de utentes relativamente à sensação de conforto no Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal. Objetivos: Este relatório está organizado em duas partes. Na primeira pretende-se analisar crítica e reflexivamente as atividades que se concretizaram nos estágios para adquirir competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica. Na segunda parte, onde se apresenta o trabalho de investigação, pretende-se: avaliar o conforto dos utentes que recorreram ao Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal; identificar os tipos de conforto por contexto mais afetados, analisar a relação entre o nível de conforto e os fatores sexo, faixa etária, escolaridade, recorrência ao Serviço de Urgência e prioridade - Triagem de Manchester em utentes que recorreram ao Serviço de Urgência de uma Unidade Local de Saúde da região centro de Portugal. Metodologia: No âmbito do relatório, seguiu-se uma metodologia descritiva, com consequente análise crítico-reflexiva das atividades que concretizaram os objetivos propostos para cada um dos estágios, tendo como padrão o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica e os padrões de qualidade, bem como evidências científicas. Na componente de investigação, realizou-se um estudo do tipo não experimental, de abordagem quantitativa, descritiva e correlacional, de natureza transversal, com recolha de dados através de questionário de caracterização dos utentes e a escala GCQ (Global Comfort Questionnaire) de Kolcaba, traduzida e adaptada para português por Bravo (2020), numa amostra não probabilística de 160 utentes. Resultados: Este relatório enfatiza a evolução das competências comuns e específicas da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, no contexto do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados nessa área especializada. Com a realização dos estágios aprimoraram-se consecutivamente as competências especializadas no cuidado à Pessoa em Situação Crítica e sua família, com foco no respeito pela sua individualidade e respeito pela sua vontade expressa, em consonância com práticas promotoras de conforto holístico. Nesse contexto, a promoção de uma enfermagem especializada e baseada na evidência científica, juntamente com a aquisição de competências de grau mestre, torna-se necessário para o avanço e excelência na prática profissional. Como resultado da investigação realizada, os contextos nos quais os utentes sentiram que o conforto mais ocorre foi o físico, com destaque para o alívio (M=3,29±0,76); o contexto psicoespiritual, onde o valor médio é mais elevado na tranquilidade (M=3,35±0,79) e transcendência (M=3,34±0,95); contexto sociocultural, sobretudo a tranquilidade (M=3,40±0,51). O nível de escolaridade e a recorrência ao Serviço de Urgência apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05). Conclusão: O compromisso com a excelência em enfermagem está intimamente relacionado com o desenvolvimento profissional contínuo, tão crucial para a aprendizagem/formação ao longo da vida dos enfermeiros. Este desenvolvimento é vital para preservar conhecimentos e competências atualizados, fundamentais na área da saúde em constante evolução. As evidências do estudo de investigação revelam utentes com um nível de conforto mais elevado ter o ensino básico, ter sido esta a primeira vez que foram ao Serviço de Urgência, os homens, possuir idade entre 35-49 anos e com prioridade verde.
  • Tomada de Decisão Ética na prestação de Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica no Serviço de Urgência
    Publication . Andrade, Tiago Filipe Mendes; Duarte, Hugo Miguel Santos
    Este projeto de investigação-ação decorreu num Serviço de Urgência Médico-cirúrgica de um hospitalar da região centro de Portugal, e teve como objetivo principal desenvolver um Modelo de Apoio à Tomada de Decisão Ética (MATDE) adequado às características e necessidades dos enfermeiros no âmbito do cuidado à Pessoa em situação crítica no Serviço de Urgência (SU). O estudo foi conduzido em três fases: Fase 1 que corresponde ao diagnóstico preliminar de conhecimentos e necessidades dos enfermeiros relativamente a problemas éticos no SU; Fase 2 que diz respeito ao desenvolvimento do MATDE com base na Técnica de Delphi, e a Fase 3 que compreende a implementação e avaliação do Modelo no SU. A técnica de amostragem nas Fases 1 e 3 é por conveniência/acidental, e na Fase 2, a seleção da amostra foi não-probabilística e intencional, e também por método “bola de neve”. Os dados foram colhidos em todas as Fases com recurso a questionários. A metodologia de análise e tratamento dos dados adotada é mista: análise quantitativa (estatística descritiva simples e inferencial) e qualitativa (análise de conteúdo, especificamente na Fase 1). Os principais resultados da Fase 1 revelam que 97% dos enfermeiros participantes refere experienciar quotidianamente problemas éticos, e 61 % assume dificuldade em geri-los. A existência de um modelo/orientação de suporte à reflexão e tomada de decisão ética é considerada relevante para 97% dos participantes. A Fase 2 corresponde à aplicação da Técnica de Delphi para desenvolvimento MATDE. decorreu em 3 rondas, tendo a proposta final do Modelo obtido um índice de validade de conteúdo total de 93%. Na Fase 3, a maioria dos participantes considera que o MATDE tem interesse e utilidade, melhora a segurança dos cuidados prestados, e que pode ser também um recurso de apoio à reflexão e discussão de questões éticas em contexto de formação. Há menor consenso quanto à exequibilidade e aplicabilidade prática no contexto diário de cuidados no SU. Pretende-se que este Modelo seja um recurso para análise e reflexão de questões éticas no SU, quer no contexto prático quer em formação, e que estimule a reflexão, promova a discussão e facilite a tomada de decisão ética no SU.