ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 78
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A comunicação com a pessoa ventilada numa Unidade de Cuidados IntensivosPublication . Nascimento, Carla Ouro; Mendonça, Susana Maria SobralO avanço no conhecimento na Profissão de Enfermagem e as necessidades em saúde requerem que o Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica desenvolva uma prática baseada na evidência, orientada para os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem, sendo também o líder ideal para projetos de formação, de assessoria e de investigação, de forma a desenvolver competências dentro da sua área de especialização. O presente relatório, apresenta de forma reflexiva e crítica, as intervenções de enfermagem em Ensinos clínicos, direcionadas para as necessidades da pessoa em situação crítica, num Serviço de Urgência, numa Unidade de Cuidados Intensivos e numa Unidade de Hemodiálise. Perante estes contextos de intervenção optei por me guiar por duas Teorias de Enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, para o desenvolvimento do tema da comunicação no estudo de investigação realizado, e ainda como referência no estabelecer da relação terapêutica enfermeiro/pessoa/família. Das intervenções especializadas nestes contextos de aprendizagem, destaco o desenvolvimento da tomada de decisão, da liderança clínica, da capacidade de gestão dos cuidados altamente qualificados e da prática da enfermagem baseada na evidência. Assim, a componente de investigação, teve como objetivo desenvolver competências comunicacionais nos enfermeiros numa UCI. Os resultados da investigação mostraram que: os enfermeiros têm dificuldade na comunicação com a pessoa em situação crítica sob ventilação mecânica invasiva, e que apresentam necessidades formativas nesta área. A escassez de tempo, a sobrecarga de tarefas e responsabilidades são aspetos apontados pelos enfermeiros como dificultadores para poderem comunicar com a pessoa de forma eficaz. Salientam como estratégias mais importantes para comunicar: falar de forma clara encarando a pessoa, demonstrar disponibilidade em comunicar e usar um tom de voz normal e frases curtas. A maioria dos enfermeiros assumiram que o livro de imagens é o mais adequado e facilitador da comunicação com a pessoa ventilada na UCI, tendo em conta a grande diversidade de métodos e instrumentos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que lhe foram apresentados. Em termos de conclusão, afirmamos que o desenvolvimento de competências nos ensinos clínicos e o trabalho de investigação permitiram o consolidar das competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A participação dos Enfermeiros no processo de Tomada de Decisão do Transporte inter-hospitalar do Doente CríticoPublication . Gaspar, Marco Paulo Gonçalves; Mendonça, Susana Maria SobralOs enfermeiros são confrontados diariamente com os avanços científicos, tecnológicos e sociais decorrentes de uma evolução e dinâmica constante. Foi baseado nestes desafios, que surge a realização deste Mestrado de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, conduzindo os enfermeiros para a formação avançada, especializada, proporcionando um crescimento pessoal e profissional, com a aquisição de novos conhecimentos e competências, nomeadamente na área da Liderança, na Tomada de Decisão, na Gestão, na Competência Clinica e na Investigação. O presente Relatório de Estágio surge como análise crítico-reflexiva sobre as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas e adquiridas ao longo de três ensinos clínicos, realizados entre 2020 e 2021, em contexto de prática clínica em: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, em Unidade de Cuidados Intensivos e na Área de Enfermagem Pré-hospitalar. A componente de investigação deste relatório foi desenvolvido através da realização de um trabalho de Investigação/ação num SUMC com o objetivo de dar resposta e melhorar a Qualidade dos cuidados prestados no Transporte do Doente Crítico. Este estudo de investigação surge de um problema identificado pelos enfermeiros num SMMC, que ao longo de vários anos, lidam com o aumento exponencial de transportes inter-hospitalares com maior grau de diferenciação clínica. Foi utilizada a Metodologia de Projeto com a aplicação de um questionário online através da plataforma GoogleForms, com análise quantitativa dos dados da população em estudo. Da análise dos dados resultaram os seguintes achados, de salientar: 58.5% da amostra têm idade inferior a 30 anos de idade, 73.8% são do género feminino contra 26.2% masculino, 60 são Enfermeiros e 5 são Enfermeiros Especialistas sendo que apenas 1 é EE em EMC à PSC. Relativamente ao tempo de exercício profissional, 55.4% da equipa tem menos de 5 anos de experiência profissional efetiva e destes 44.4% tem menos de 2 anos de experiência em contexto de SUMC. Com os dados obtidos foi possível constituir uma equipa de enfermeiros dedicada ao Transporte do Doente Crítico e elaborar uma Instrução de trabalho onde foram definidos critérios de ativação da Equipa, bem como a formação avançada necessária de forma a poder proporcionar uma melhor resposta às reais necessidades dos doentes e permitir uma prestação de cuidados de enfermagem baseados em altos padrões de Qualidade e Segurança.
- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS À PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICAPublication . Ferreira, Tânia Isabel Rodrigues; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e tem como finalidade descrever o percurso realizado. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, a primeira assenta numa análise retrospetiva e reflexiva. Esta análise visa demonstrar e fundamentar teoricamente as competências adquiridas tendo por base os regulamentos de enfermagem. Para a aquisição de competências da especialidade em Enfermagem à Pessoa em Situação crítica foram desenvolvidos para além do percurso académico, ensinos clínicos num serviço de urgência geral, unidade de cuidados intensivos e na comissão de qualidade e segurança. A segunda parte mostra um estudo de investigação, que permitiu obter as competências de investigação indispensáveis para atribuição do grau de mestre. A escolha do tema para o estudo de investigação prendeu-se com interesses da autora e com a importância da segurança na prestação de cuidados. Esta temática é cada vez mais uma preocupação mundial e nacional. Existem vários estudos que evidenciam que grande parte dos incidentes ou eventos adversos podem ser evitados se forem identificados e notificados. Para perceber qual a opinião dos enfermeiros do bloco operatório relativamente à adesão às notificações de eventos adversos, conhecer as barreiras à notificação e as estratégias a adotar para promover a mesma, a autora aplicou dois questionários eletrónicos no período de 25 de fevereiro a 15 de março de 2022. Participaram no estudo 62 Enfermeiros do Bloco Operatório Central do Centro Hospitalar de Leiria. Foram identificadas como principais barreiras a falta de cultura de reporte, sobrecarga de trabalho, ausência de feedback, esquecimento, conhecimento insuficiente sobre sistema e sobre o que reportar. As estratégias identificadas pelos profissionais como promotoras do processo de notificação foram a formação, o feedback e os debriefings. De um modo geral pode concluir-se que as instituições devem criar condições favoráveis à prática de notificação, de modo a promover uma cultura de segurança e melhorar a qualidade dos cuidados prestados ao doente.
- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA NA ÁREA DE ENFERMAGEM À PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICAPublication . Langer, Sérgio Cristiano; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO desenvolvimento do presente relatório constitui-se integrado ao curso de Mestrado de Enfermagem a Pessoa em Situação Crítica 2020/2021, corresponde à ultima etapa do processo teórico de aprendizagem sendo constituído por duas partes distintas. Tem como propósito principal detalhar e demonstrar a aquisição e desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Portugal na área da pessoa em situação crítica. O desenvolvimento da primeira etapa objectiva realizar a análise crítica e reflexiva de todas as etapas do percurso prático desenvolvido nos campos de estágio durante os ensinos clínicos. Na segunda etapa deste relatório encontra-se o trabalho de Revisão Sistemática da Literatura. Os ambientes de trabalho são hoje apontados como sendo grandes responsáveis pela retenção de enfermeiros e pela satisfação profissional. Para incluir as características interventivas do enfermeiro especialista a revisão procurou responder a seguinte questão: A influência dos estilos de liderança no ambiente de trabalho de enfermagem? Após a finalização da revisão foi possível concluir que determinados estilos de liderança influênciam ambientes de trabalho mas também são responsáveis pela diminuição de rotatividade dos enfermeiros, criam ambientes saudáveis, optimizam cuidados de qualidade o que impacta directamente no atendimento ao doente em cuidados críticos.
- Relatório da Prática Especializada em EnfermagemPublication . Correia, Pedro Miguel Carvalho; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório é o resultado formal da conclusão do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria sendo constituído por duas partes. A primeira tem como objetivo descrever e analisar de forma sistematizada e reflexiva as atividades e experiências vivenciadas nos diversos contextos de Ensino Clínico: Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e serviço de hemodialise conducentes à aquisição de competências especializadas na área da pessoa em situação crítica, com vista à obtenção do grau de Mestre. Este relatório é apresentado e baseado nos domínios de competência do enfermeiro especialista na pessoa em situação crítica da Ordem dos Enfermeiros, documentados no Regulamento 429/2018. Analisa e confronta ainda a experiência dos ensinos clínicos com os documentos oficiais da DGS, OE, sociedades internacionais e evidência científica mais recente e atual. É, portanto, demonstrativo do percurso formativo e inerente construção da identidade de um enfermeiro especialista. A fim de dar cumprimento ao desenvolvimento de competências de investigação, na segunda parte encontra-se o trabalho de investigação sobre “A violência no serviço de urgência na perceção dos Enfermeiros “é um tema que, quer a nível investigativo quer no contexto prático, tem pouca evidência realçando assim, a importância da intervenção da enfermagem nesta temática.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Melhoria da Qualidade dos Cuidados à Pessoa internada – necessidades formativas em situações de emergência e reanimaçãoPublication . Todo Bom, Luís Filipe Pereira; Mendonça, Susana Maria SobralO presente relatório emerge no âmbito do Ciclo de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica – área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. Na Parte I, evidencia-se o desenvolvimento de competências através de uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, as experiências vivenciadas, e as dificuldades vividas no percurso do desenvolvimento das competências como Mestre, das competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE) e das especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de Enfermagem à PSC (EEEMCPSC). Destacamos a promoção do desenvolvimento substancial do raciocínio crítico, o aumento dos conhecimentos e o fortalecimento de um suporte efetivo para as futuras tomadas de decisão. A intervenção de enfermagem baseada em evidencia científica é estruturante à diferenciação do Mestre e do EE, bem como a construção de conhecimentos científicos colaboram para fundamentar a tomada de decisão, tanto no domínio da prestação de cuidados à pessoa, como nos restantes domínios de intervenção do enfermeiro. Nos EC sentimos que o EE deve mobilizar todos os conhecimentos e competências adquiridas para a pratica diária de cuidados, e ainda promover a prática baseada na evidência, contribuindo para uma prática de excelência. Naturalmente, na área especializada dos cuidados à PSC, também as competências comuns assumem um valor crucial para obter ganhos em saúde para a pessoa e família, equipa e instituição. A Parte II teve por base um projeto de investigação-ação num serviço de internamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pretendia responder à questão: “Quais as necessidades formativas em situações de emergência e reanimação?”. Partindo da hipótese: As dificuldades que os profissionais de saúde sentem na assistência à Paragem Cardiorrespiratória (PCR) Intra-Hospitalar variam em função de variáveis sociodemográficas e fatores como a experiência profissional, o contexto profissional e a formação académica. Assim, foi implementada a Escala de Perceção de Dificuldades na Assistência à PCR Intra-Hospitalar (EPDAPI) (Catalão, 2017) a 21 enfermeiros em dois momentos distintos. Os resultados mostraram que é possível melhorar os cuidados e os conhecimentos dos profissionais através da formação. A aquisição de habilidades profissionais específicas deve dar resposta às necessidades de cuidados de saúde das populações. É necessário que o enfermeiro fundamente a sua intervenção em evidência científica.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – Construção e Validação de um Protocolo sobre Técnicas de Substituição Renal Intermitente num Serviço de Medicina IntensivaPublication . Costa, Andreia Filipa Dionísio; Mendonça, Susana Maria SobralO presente relatório de estágio tem o propósito de evidenciar o desenvolvimento do percurso através de uma análise crítica e reflexiva nas competências comuns e específicas do enfermeiro mestre e especialista em enfermagem à pessoa em situação crítica. Numa primeira parte, foi realizada uma análise reflexiva sobre os ensinos clínicos realizados ao longo do curso, que contribuíram para a aquisição e desenvolvimento das competências de liderança, de investigação, tomada de decisão, melhoria contínua dos cuidados e autoaprendizagem, sendo fundamentais para a profissão de enfermagem. Numa segunda parte, foi desenvolvido um trabalho de investigação com os objetivos de avaliar o conhecimento dos enfermeiros de cuidados intensivos sobre técnicas de substituição renal intermitentes, construir e validar um protocolo para enfermeiros, e avaliar a utilidade e usabilidade do mesmo, na perspetiva dos enfermeiros. O método utilizado foi o quantitativo, de carácter descritivo. A amostra incluiu os enfermeiros de um serviço de medicina intensiva, e para validação do protocolo recorreu-se a um grupo de enfermeiros peritos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica com mais de dez anos de experiência em hemodiálise, através da técnica de Delphi. Concluiu-se que em relação aos conhecimentos dos enfermeiros de cuidados intensivos sobre técnica de substituição renal intermitente, a equipa apresenta necessidades formativas sobre a técnica, pelo que após divulgação do protocolo, a equipa de enfermagem considera o protocolo útil e pretende usá-lo durante a prestação de cuidados a utentes que necessitem desta técnica.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área daPessoa em Situação Crítica - AS PRÁTICAS DOS ENFERMEIROS NA ESCOLHA, INSERÇÃO E MANUTENÇÃODE CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOSPublication . Marcos, Inês Sofia Pereira; Mendonça, Susana Maria SobralEste projeto de desenvolvimento pessoal nasceu da necessidade da procura de conhecimentos fundamentados na evidência científica, na formação contínua e na melhoria da prestação de cuidados centrados na pessoa, família e cuidadores. A necessidade da investigação em enfermagem surge também durante este percurso para dar resposta a questões que nascem da prática diária. Este Relatório de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte reflete todo o percurso efetuado através da análise descritiva, critico-reflexiva das atividades e intervenções de enfermagem fundamentadas na evidência científica desenvolvidas nos três ensinos clínicos. Estes ensinos clínicos foram desenvolvidos nos Serviço de Urgência Geral, Serviço de Medicina Intensiva e Estágio de Opção (Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos), com o objetivo de adquirir conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão nos cuidados à Pessoa em Situação Crítica, com vista à melhoria dos cuidados prestados. Pretendo assim, demonstrar as Competências adquiridas ao longo de todo este percurso, quer as Comuns quer as Específicas. A pessoa a vivenciar processos de saúde/doença requere habilidades que o Enfermeiro Especialista deve possuir, a nível técnico, científico, raciocínio clínico e juízo crítico-reflexivo, para que o processo de tomada de decisão seja feito com recurso à melhor evidência científica. As teorias de Enfermagem serviram de base às intervenções realizadas, ao Raciocínio Clínico e fundamentam a sua prática, assim como permitiram a antecipação dos cuidados à pessoa em situação crítica, família e cuidadores na antecipação dos cuidados de enfermagem e na prevenção da deterioração do seu estado de saúde. Na segunda parte, apresenta-se um Projeto de Investigação-Ação sobre as práticas dos Enfermeiros na escolha, inserção e manutenção de Cateteres Venosos Periféricos e a aplicação de duas Escalas validadas para a população portuguesa para a avaliação de infiltração e flebite e respetivos resultados, discussão dos mesmos e conclusão. Este Projeto utilizou uma metodologia quantitativa, transversal, tipo correlacional. Neste estudo concluiu-se que práticas menos corretas na escolha, inserção e manutenção de Cateteres Venosos Periféricos influenciam elevadas taxas de flebites e infiltrações.
- Relatório de Estágio - Desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Rito, Bruno Filipe Rodrigues; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Santos, Cátia Alexandra Suzano dosO presente Relatório de Estágio de natureza profissional - Parte I - surge no âmbito do curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, ministrado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, cujo objetivo consiste em descrever e evidenciar, através da análise reflexiva, as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas nos três ensinos clínicos, decorridos entre 2019 e 2020, em três serviços, nomeadamente num Serviço de Urgência Geral, Serviço de Medicina Intensiva e no Instituto Nacional de Emergência Médica na Ambulância Suporte Imediato de Vida e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque longitudinal, realizado com enfermeiros do préhospitalar, com atividade em Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação tendo como principais objetivos de avaliar o nível de conhecimentos e executabilidade das práticas forenses dos enfermeiros das Ambulância de Suporte Imediato de Vida da Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica sobre preservação de vestígios forenses e, verificar a diferença de conhecimentos e de executabilidade das práticas forenses antes e após uma formação teórica (Grupo I) e outra de cariz teóricoprático (Grupo II). Este trabalho foi fundamental para a criação de um projeto de melhoria para o Instituto Nacional de Emergência Médica, que se traduziu num produto pedagógico sobre “Práticas Forenses no Pré-Hospitalar” a ser dinamizado a todos os enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica e, numa fase posterior, incluído nos cursos de Suporte Imediato de Vida e de Suporte Avançado de Vida, com integração de simulação prática de altafidelidade neste contexto.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEM À PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICAPublication . Pereira, Ana Sofia Ferreira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues