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Autoperceção dos enfermeiros das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura

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Relatório Final Ana Fernandes 5230203- _c_f.pdf970.36 KBAdobe PDF Download

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O presente relatório integra a Unidade Curricular Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório II do 2.º ano do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Estrutura-se em duas partes: a primeira corresponde à reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em EMC, adquiridas nos contextos de estágio — Serviço de Urgência Polivalente, Serviço de Medicina Intensiva e em pré-hospitalar (Ambulância de Suporte Imediato de Vida/Viatura Médica de Emergência e Reanimação); a segunda parte é dedicada à componente de investigação. A componente prática permitiu consolidar conhecimentos técnico-científicos, ético-legais e relacionais, num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, com base em modelos teóricos como a Teoria de Benner e a Teoria das Transições de Meleis. A prática foi orientada para uma abordagem humanizada, segura e eficiente à PSC, com ênfase na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. A componente de investigação teve como principais objetivos: autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura e determinar se autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura mudou com a formação realizada. Os resultados demonstraram um impacto positivo da formação na perceção dos profissionais, destacando a importância da educação contínua na melhoria dos cuidados especializados. Este relatório reflete um percurso formativo enriquecedor, onde se valorizou a integração da teoria com a prática, a análise crítica e a investigação como instrumentos fundamentais para a excelência da prática em enfermagem especializada.
This report is part of the Curricular Unit Nursing Internship in Critical Care with Report II of the 2nd year of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing (MSN), in the field of Nursing in Critical Care (NCC), at the School of Health of the Polytechnic of Leiria. It is structured in two parts: the first corresponds to a critical-reflective analysis of the development of common and specific competencies of the Specialist Nurse in MSN, acquired in the internship settings — Emergency Department, Intensive Care Unit, and pre-hospital care (Immediate Life Support Ambulance/Emergency and Resuscitation Medical Vehicle); the second part is dedicated to the research component. The practical component allowed the consolidation of technical-scientific, ethical-legal, and relational knowledge in a continuous process of learning and professional development, based on theoretical models such as Benner’s Theory and Meleis’ Transitions Theory. The practice was oriented towards a humanized, safe, and efficient approach to NCC, emphasizing continuous quality improvement in care. The research component had the following main objectives: to assess the self-perception of emergency department nurses regarding the frequency of their practices in the approach to critically ill adult patients with burns and to determine whether their self-perception changed after the training provided. The results demonstrated a positive impact of the training on professionals’ perceptions, highlighting the importance of continuous education in improving specialized care. This report reflects an enriching educational journey, emphasizing the integration of theory and practice, critical analysis, and research as fundamental tools for excellence in specialized nursing practice.

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Enfermeiro especialista Enfermagem de cuidados críticos Queimaduras Investigação em enfermagem

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