Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados ao Cateterismo Periférico: Análise da frequência das práticas dos EnfermeirosPublication . Furtado, Ana Beatriz Melo; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Saúde de Leiria. Dividido em duas partes, o documento dedica-se inicialmente a uma reflexão sobre as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, evidenciando a importância do conhecimento técnico-científico, do julgamento clínico e da tomada de decisão em contextos de alta complexidade. A partir de experiências práticas em diversos contextos – como o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, a Unidade de Evacuações Aéreas, o Instituto Nacional de Emergência Médica e o Serviço de Medicina Intensiva – o relatório descreve as práticas realizadas e as reflexões críticas desenvolvidas que permitem dar respostas à aquisição das competências inerentes à especialidade escolhida. A segunda parte, concentra-se no projeto de investigação desenvolvido, que tem como foco os cuidados ao cateterismo periférico. Com base na fundamentação teórica e na utilização de instrumentos de auditoria, o estudo avalia a autoperceção dos enfermeiros acerca da frequência com que realizam as práticas de cuidado ao cateter venoso periférico e compara os resultados obtidos com a prática real através de auditorias clínicas realizadas aos cateteres inseridos em doentes, contribuindo para a identificação de áreas a aprimorar e para a implementação de intervenções que visem reduzir complicações associadas ao seu uso. Assim, a integração entre teoria e prática revela-se essencial para a construção de um cuidado mais seguro e centrado no doente. Em síntese, o relatório evidencia a importância da integração da teoria na prática para o aprimoramento dos cuidados de enfermagem, ressaltando que o fortalecimento das competências do Enfermeiro Especialista é fundamental para assegurar um cuidado seguro e centrado no doente. Essa abordagem não só potencializa a qualidade dos cuidados prestados em situações críticas, como também promove a evolução contínua dos processos e protocolos clínicos, contribuindo para a excelência no serviço de saúde.
- Autoperceção dos enfermeiros das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimaduraPublication . Fernandes, Ana Catarina; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório integra a Unidade Curricular Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório II do 2.º ano do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EMC), na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Estrutura-se em duas partes: a primeira corresponde à reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em EMC, adquiridas nos contextos de estágio — Serviço de Urgência Polivalente, Serviço de Medicina Intensiva e em pré-hospitalar (Ambulância de Suporte Imediato de Vida/Viatura Médica de Emergência e Reanimação); a segunda parte é dedicada à componente de investigação. A componente prática permitiu consolidar conhecimentos técnico-científicos, ético-legais e relacionais, num processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento profissional, com base em modelos teóricos como a Teoria de Benner e a Teoria das Transições de Meleis. A prática foi orientada para uma abordagem humanizada, segura e eficiente à PSC, com ênfase na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. A componente de investigação teve como principais objetivos: autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura e determinar se autoperceção dos enfermeiros do serviço de urgência relativamente à frequência das suas práticas na abordagem à pessoa adulta em situação crítica por queimadura mudou com a formação realizada. Os resultados demonstraram um impacto positivo da formação na perceção dos profissionais, destacando a importância da educação contínua na melhoria dos cuidados especializados. Este relatório reflete um percurso formativo enriquecedor, onde se valorizou a integração da teoria com a prática, a análise crítica e a investigação como instrumentos fundamentais para a excelência da prática em enfermagem especializada.
- Capacitação dos utentes para a prevenção de infeção do local cirúrgico no pós-operatório de cirurgia oftálmicaPublication . Pereira, André Santos Lopes; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO presente relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, a decorrer na Escola Superior de Saúde de Leiria, reflete o percurso formativo e o desenvolvimento de competências especializadas ao longo de três ensinos clínicos em contextos diferenciados: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos e Serviço de Medicina Intensiva. O documento contempla uma análise crítica-reflexiva da prática baseada em evidência, centrada na aquisição das competências comuns e específicas definidas pela Ordem dos Enfermeiros. A abordagem teórica sustenta-se nos referenciais de Afaf Meleis, Patricia Benner e Katherine Kolcaba, promovendo cuidados seguros, humanizados e centrados na pessoa. O presente relatório está organizado em duas partes distintas. A primeira parte incide sobre a descrição e análise das competências que foram desenvolvidas e adquiridas no contexto da prática clínica, integrando igualmente a identificação das principais dificuldades enfrentadas durante esse processo de aprendizagem e consolidação de conhecimentos. A segunda parte apresenta um projeto de investigação-ação, aplicado numa cirurgia de ambulatório de uma Unidade Local de Saúde, centrado na capacitação dos utentes para a prevenção de infeção do local cirúrgico no pós-operatório de cirurgia oftálmica, com enfoque na adesão terapêutica e segurança dos cuidados, o qual visa contribuir para o desenvolvimento de competências na área da investigação em Enfermagem, promovendo uma prática baseada na evidência e orientada para a excelência dos cuidados prestados.
- Retriagem no Serviço de Urgência pelo Enfermeiro: Aplicação da Escala de NEWSPublication . Ferreira, Fabiana Inês da Silva; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO relatório final surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. A sua elaboração tem como objetivo descrever e refletir sobre o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista e das competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização à Pessoa em Situação Crítica. Aliado a esta reflexão, pretende-se o desenvolvimento de um trabalho de investigação, em formato de artigo. Este trabalho está estruturado em duas partes. A parte I apresenta, com base no método descritivo e reflexivo, as atividades e estratégias adotadas para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista decorrentes dos três ensinos clínicos. Os contextos de estágio decorreram em Serviço de Urgência, Serviço de Medicina Intensiva e Emergência Pré-Hospitalar, como escolha opcional. Na parte II está explanado o trabalho de investigação, de metodologia observacional, retrospetiva e exploratória, desenvolvido no local laboral, denominado de “Retriagem no Serviço de Urgência pelo Enfermeiro: Aplicação da Escala de NEWS”. O desenvolvimento do trabalho de investigação realizado é divulgado em formato de artigo.
- Perceção dos Enfermeiros sobre o seu papel na adesão dos utentes em Hemodiálise à lavagem do Acesso Vascular como medida de prevenção de complicaçõesPublication . Gomes, Nuno Miguel Santos; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO presente Relatório de Estágio emerge no âmbito do Ciclo de Estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, encontrando-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte tem como finalidade descrever, através de uma abordagem critico-reflexiva, como os contributos das aprendizagens e experiências vivenciadas ao longo dos estágios realizados nos serviços de Urgência, Medicina Intensiva e Diálise, permitiram o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, capacitando para uma maior autonomia profissional e uma participação ativa no desenvolvimento organizacional das instituições, respeitando a Pessoa e Família em situação crítica em todo o processo de cuidados. Tendo em consideração os avanços da ciência e da tecnologia, a especialização em enfermagem é imprescindível para garantir uma atualização constante e proativa naquilo que são as melhores intervenções para o doente, resultando em cuidados diferenciados e altamente qualificados. É nessa linha de pensamento que surge a segunda parte do relatório. O estudo “Perceção dos Enfermeiros sobre o seu papel na adesão dos utentes em Hemodiálise à lavagem do Acesso Vascular como medida de prevenção de complicações”, desenvolvido numa clínica de Hemodiálise, procura a melhoria dos cuidados e prevenção de complicações em Fístulas ArterioVenosas e Enxertos ArterioVenosos em doentes com Insuficiência Renal Crónica Terminal, submetidos a Terapia de Substituição da Função Renal por Hemodiálise.