ESAD.CR - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Livros by Title
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Abaladiça - Exposição do Ano - ESAD.CR - Exhibition of the year 2024Publication . Macedo, Miguel; Cardoso, Carla M; Afonso, Lígia; Santos, JoãoPartindo do regionalismo alentejano, “abaladiça” era a última bebida que se tomava antes de sair de um bar ou de um a festa. Uma para o caminho, consumida na despedida, marca um momento especial: a derradeira ronda de um percurso, seja este um regresso a casa ou o início de uma nova jornada. ABALADIÇA, a exposição dos finalistas da ESAD.CR em 2024, foi uma imersão na longa partilha realizada entre estudantes dos diferentes cursos da escola, nas suas experiências e expectativas individuais e coletivas, onde o último gole doi metáfora de conexão, impermanência e transição. De 8 a 12 de maio de 2024, convidámos os visitantes a testemunharem o ato final destes alunos, atravessando corredores, átrios, salas de aula, ateliers, questionando as obras e os processos, desconstruindo padrões e propondo novas questões ao mundo contemporâneo. Cada obra, cada objeto, abriu perspetivas para uma narrativa, para uma expressão única e singular que convidou os visitantes à reflexão.
- Art as Gestation of the Public SpheraPublication . Abreu, José Guilherme; Caeiro, MárioObserving our time implies the recognition of a disturbing symptom: a society driven by techno-scientific utopianism, seeking to obliterate and forget the forms of vulnerability and finitude. Dealing with a condition that is denied and relegated to the margins calls us to open new dimensions of inclusiveness, if we recognize the demand to integrate the new and the different. Art has always been able to make space for offering new ways of seeing – from our common exposure to the fragility of being. Theater of Apparitions is a research project informed by contemporary artistic creation. It aims to show some configurations of this common space fertilized by the creation of place for the totally other as an apparition, i.e., as a destabilizing event and insurrection – a term to which Georges Didi-Huberman gave renewed meaning – creator of the human being. The aim will be to create and recreate the conditions for welcoming the manifestations of wonderment – recovering the broad meaning of Greek thaumazein – and its relational intensities, reaching light for the cartographies emerging from the ordinary, in a series of multidisciplinary cultural initiatives capable of showing this moving horizon where uncertainty and trust, discovery and recognition are mixed. It will be a matter of showing the constellation of the encounter between now and the past, one that brought out the critical energy of the dialectical images about which Walter Benjamin spoke. Invoking the being and knowledge of the different agents of the imagination, we will seek to undertake innovative readings of the multiple bridges and connections that can be established between the arts, sciences and the humanities. For that it is necessary to make wonderment the first – and most original – relational technology.
- Big bangPublication . Ricardo CastroJulga-se que o Big Bang foi a expansão de um estado concentrado inicial, do nosso universo em galáxias e que toda esta matéria continua ainda hoje em expansão. Tentar pensar num ponto inicial é infrutífero: a lógica torna-o absurdo. O que terá começado primeiro: o movimento ou o vácuo? a palavra ou a dança? o vento ou o tempo? a cova ou o covil? O fim é sempre mais certo certo do que o início. Medir grandezas são piruetas infindáveis para encontrar soluções. O paradoxo é mais divertido: estar em frente ao abismo e dar um passo em frente. Consideramos os nossos actos com melodias expansíveis, pistas de som sem início nem fim. Apreciar os movimentos e não os seus fins. Subir a escala e agarrar a sequóia pelos ramos. Aproveitantando a prensa de metal de grande formato da Esad.Cr, convidamos artistas gráficos a fazer esta escalada em contexto oficinal, trabalhando matrizes para impressão in loco em duas sessões de um dia cada. A única regra conductora era respeitar o formato único de impressão de 100cm x 70cm. Em cada sessão tivemos dois artistas gráficos a trabalhar ao mesmo tempo, elucidando os presentes (com sessões abertas a alunos e comunidade escolar em geral) sobre os seus métodos, imprimindo as suas matrizes, gerando uma série de vinte provas - cartazes que se transformam em livros, livros que se transformam em cartazes. Trabalhar e olhar para esta escala esgotará ligeiramente essa ideia de finitude: esgotando um limite, abrirão outros.
- Book of Proceedings of the 11th Typography MeetingPublication . Gomes, António Silveira; Morgado, Aprigio; Santos, Ricardo11ET was an event organised by the Graphic Design Masters Course of the School of Arts and Design Caldas da Rainha (ESADCR), by means of Leiria Polytechnic’s Design and Arts Laboratory. The 1st edition of the Typography Meeting was held in 2010 at ESADCR, bringing together professor, students and professionals, to discuss The teaching of Typography in Portugal. After 10 consecutive editions, LiDA (Laboratory in Design and Arts ), as part of the celebrations of the thirtieth anniversary of ESADCR, took on the organisation of the event, which due to the pandemic was not held in 2020. At that time, affected by the need for social distancing, many organisations were forced to rethink their events and opted for online formats. However, the 11th edition’s organising committee felt hat the size and intimate nature of previous editions meant it was best to retain the personal contact, postpone the event and propose a Reencounter in 2021. The theme, ‘Reencounter’, focused on the prefix ‘Re’, which denotes repetition, reinforcement and retreat, thus inviting us to rethink, reinstate and reform current theoretical and practical models of design. The pandemic scenario, with its profound environmental, economic and social implications, emerged as a form of pressure on all fields of knowledge and creativity, including, naturally, design and all types of human communication. In this light, what are the issues we can raise as a result of the political, economic and cultural challenges that teaching, research and creation in design and, in particular, Typography, have to face? At a time of pressing solidarity, which approaches to and narratives around design, teaching, history, culture, identity and technology will emerge from this crisis to be understood and shared? We invited the academic and professional communities to reflect on these issues, to attend and take part in the workshops and conference, and to submit communications (Articles, Posters or Short Talks) in the fields of graphic design, typography, typeface design; lettering, calligraphy, visual identity and language, design teaching, history or criticism. The Meeting met all of its preset goals and exceeded the organisation’s expectations in terms of the number of participants. Concerned with the uncertainty of the times, the organisation opted to hold the Meeting at the Caldas da Rainha Cultural Centre’s small auditorium. Seating only 150 it was soon sold out and those who delayed enrolling were unable to attend. A total of 137 people enrolled, of which 84 (61%) were 1st, 2nd and 3rd cycle students from a range of national and international higher education establishments, 25 (18%) were speakers and the remainder (39%), teaching staff and professionals from a number of Technology and Communication Design fields. In addition to the conference, the workshops held on the eve of the event at the School of Arts and Design Caldas da Rainha proved to be popular. They were Animated Variable Font, run by Rainer Erich Scheichelbauer and Exploring New Handwritten Latin Script Styles, run by Petra Dočekalová. Given the atypical scenario we can say both the quantity and quality of the communications submitted (38) were high. The Technical and Scientific Committee accepted a total of 15 papers, 3 short-talks and 15 posters. The papers and posters are published in full herein. The submission accepted and presented at the conference dealt with the following topics: Typeface Design (67%), Typography and Communication Design (48%), Design History and Criticism (27%), Education (2%). We wish to highlight the quality of the presentations given by the guest speakers Andreu Balius, Fraçois Rappo, Petra Dočekalová, Sol Matas, Susana Carvalho and Thomas Huot-Marchand who, in a scholarly manner, shared their scientific and professional knowledge with the other participants, during and between the various sessions covering the Meeting’s range of topics. Of the seven guest speakers, only typeface designer Natanael Gama, was unable to attend for family reasons.
- Uma casa para a vida: aplicação do design inclusivo à habitaçãoPublication . Simões, Jorge Falcato; Braz, Miguel; Gouveia, Pedro Homem de; Bispo, Renato; Lorena, Maria JoséPretende-se com esta edição apoiar os esforços de todos aqueles que queiram criar edifícios de habitação adequados às reais necessidades dos utilizadores. Usufruir de uma habitação com dimensões adequadas, que proporcione conforto, autonomia, segurança e privacidade é uma necessidade básica – e um direito essencial. Assegurar esse direito passa por criar – construindo de raiz, ou adaptando – edifícios de habitação que sejam capazes de responder à diversidade de necessidades existentes no conjunto da população, e que estejam preparados para acomodar as diferentes necessidades que surgem ao longo da vida de cada morador.
- Design Inclusivo: Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Serviços e AmbientesPublication . Simões, Jorge; Bispo, RenatoO presente manual foi realizado para apoiar um conjunto de acções de formação para profissionais e estudantes das várias áreas de projecto. O seu principal objectivo foi o de apoiar os formandos, após o momento de formação inicial, nos seus percursos individuais de aprendizagem, disponibilizando para isso um conjunto de conteúdos básicos e uma lista de referências bibliográficas e on-line orientadas para as diferentes especialidades profissionais, desde o planeamento urbano, à arquitectura e ao design.
- ERA UMA VEZPublication . Fragata, NunoLivro ilustrado desenvolvido para o Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, em contexto do Curso CET de Ilustração Gráfica, em parceria com escolas do 1º ciclo.
- Experiências de Ensino do Design Inclusivo em PortugalPublication . Falcato, Jorge; Bispo, RenatoO livro Experiências de ensino do Design Inclusivo em Portugal, é editado pelo Centro Português de Design, e fi- nanciado pelo Projecto Equal, de igual para igual. Programa de apoio à capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas e estruturais, no âmbito do Fundo Social Europeu. Esta edição reúne uma série de informações e preocupações no âmbito da temática da acessibilidade e desenho para to- dos, que devem ser ponderadas e incorporadas nas práticas e atitudes dos projectistas, professores, estudantes e público em geral, divulgando-se, ainda, por outro lado, experiências de ensino e de formação que traçam o estado da arte do design inclusivo em Portugal.
- Exposição do ano da ESAD.CR 2023 - Vir a LumePublication . Cardoso, Carla M; dos Santos, João; Afonso, Lígia; Macedo, MiguelDar luz ao oculto, trazer à luz o que antes estava obscurecido na oficina, no ateliê. Tornar público, expor, mostrar, dar a ver o mundo ao mundo. Chama acesa, prova de fogo, coragem no revelar à luz do público, que tanto ilumina quanto queima... Ritual de passagem neste tempo suspenso, de transição, de fecho de um ciclo e início de outro, com a apresentação de projetos e obras dos estudantes finalistas de todos os cursos e disciplinas da ESAD.CR. Abram-se as portas da escola onde se formaram, criaram, experienciaram e partilham desafios, participando de um coletivo fluído onde a singularidade é soberana e a celebração acontece sob o signo da arquitetura e da natureza envolventes. Ardor, fogueira, clarão, brilho: festa! 2º Ano PPC 2022/2023
- Fixar o movimentoPublication . Fradique, TeresaO rap partilha com outras práticas juvenis a itinerância, a intensidade e a criatividade. Os rappers circulam no espaço urbano, fixando e representando o «movimento» hip hop que inclui outras formas de expressão como o graffiti e o break dance. Fixar o Movimento explora a forma como, na segunda metade dos anos 90, este estilo musical entrou na esfera pública em Portugal suscitando interesses e representações variadas, numa sociedade em transformação preocupada em gerir a sua identidade multicultural.