Browsing by Issue Date, starting with "2025-04"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- O tipógrafo e o escritor: uma década de correspondência entre Alexandre Vieira e Afonso Lopes VieiraPublication . Nobre, Cristina; Nobre, Cristina; Hora de Ler, Carlos FernandesInvestigação sobre o caso dos tipógrafos da Biblioteca Nacional de Lisboa [BN] (hoje BNP: Biblioteca Nacional de Portugal) e sobre a presença em tribunal militar de Alexandre Fernandes Vieira (AV: 1880-1973) para responder à suposta agressão ao diretor Dr. Fidelino de Sousa de Figueiredo (1888-1967), em março de 1927, através da correspondência trocada entre 1924 e 1934 por AV e Afonso Lopes Vieira (ALV: 1878-1946), embora a documentação se revele truncada de bastantes documentos. O espólio da Biblioteca Municipal de Leiria Afonso Lopes Vieira [BML], nos XIV volumes de Cartas e outros escriptos dirigidos a Afonso Lopes Vieira [Cartas…], preserva um postal e sete cartas de AV para ALV e a Casa Comum, sítio arquivístico desenvolvido pela Fundação Mário Soares, do espólio de Alberto Pedroso, nos documentos de correspondência de AV, preserva três cartas digitalizadas de ALV para AV, conjunto documental epistolar de onze textos, transcritos no final e ordenados cronologicamente.
- Big bangPublication . Ricardo CastroJulga-se que o Big Bang foi a expansão de um estado concentrado inicial, do nosso universo em galáxias e que toda esta matéria continua ainda hoje em expansão. Tentar pensar num ponto inicial é infrutífero: a lógica torna-o absurdo. O que terá começado primeiro: o movimento ou o vácuo? a palavra ou a dança? o vento ou o tempo? a cova ou o covil? O fim é sempre mais certo certo do que o início. Medir grandezas são piruetas infindáveis para encontrar soluções. O paradoxo é mais divertido: estar em frente ao abismo e dar um passo em frente. Consideramos os nossos actos com melodias expansíveis, pistas de som sem início nem fim. Apreciar os movimentos e não os seus fins. Subir a escala e agarrar a sequóia pelos ramos. Aproveitantando a prensa de metal de grande formato da Esad.Cr, convidamos artistas gráficos a fazer esta escalada em contexto oficinal, trabalhando matrizes para impressão in loco em duas sessões de um dia cada. A única regra conductora era respeitar o formato único de impressão de 100cm x 70cm. Em cada sessão tivemos dois artistas gráficos a trabalhar ao mesmo tempo, elucidando os presentes (com sessões abertas a alunos e comunidade escolar em geral) sobre os seus métodos, imprimindo as suas matrizes, gerando uma série de vinte provas - cartazes que se transformam em livros, livros que se transformam em cartazes. Trabalhar e olhar para esta escala esgotará ligeiramente essa ideia de finitude: esgotando um limite, abrirão outros.
- Literacia em Saúde Oral de Encarregados de Educação de Crianças nos Primeiros Anos do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Ana Maria Ferreira; Fonseca, Dulce Helena Machado; Pereira, Inês Catarina Oliveira; Pereira, Mónica Isabel Farinha Lopes; Gomes, José Herminio Gonçalves; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeEnquadramento: A saúde oral representa um problema de saúde pública mundial. Em Portugal 6,4% das crianças têm necessidades insatisfeitas nesta área.Objetivos: Caraterizar a literacia em saúde oral de encarregados de educação (EE) de crianças que frequentam o 1º e 2.º anos do ensino básico e avaliar a sua perceção acerca do seu nível de literacia em saúde oral.Metodologia: Estudo observacional, transversal, descritivo com uma amostra não probabilística de 84 EE, através de questionário online realizado pela equipa de investigação e validado por peritos.Resultados: A maioria dos participantes eram mães (89,3%), consideravam ter nível suficiente de literacia em saúde oral (91,7%) e menos de metade (46,4%) tinha formação ou informação na mesma (47,6%). A totalidade das crianças escovava os dentes. A maioria nunca apresentou problemas de saúde oral (72,6%) e foi a consulta (81%). Porém o estudo reflete algumas lacunas ao nível da higienização da cavidade oral e da escova de dentes.Conclusão: Os EE percecionam ter literacia em saúde oral, contudo apresentam lacunas em algumas áreas.
- Improving Motor Competence of Children: The “Super Quinas” Intervention Program in Portuguese Primary SchoolsPublication . Rodrigues, Luis P.; Cordovil, Rita; Costa, Júlio A.; Seabra, André; Guilherme, José; Vale, Susana; Luz, Carlos; Flôres, Fábio; Lagoa, Maria João; Almeida, Gabriel; Lopes, Vítor P.; Mercê, Cristiana; Esteves, Pedro Tiago; Santos, Sara; Correia, Vanda; Serrano, João; Mendes, Rui; Matos, Rui; Loureiro, Vânia; Neto, CarlosObjectives: The objective of this study was to describe the effects of an extra hour of a structured motor program on the motor competence (MC) of children 6-10 years old.. Design: The need for movement interventions to enhance MC among school-aged children has gained vital importance in the last years, given the negative secular trends reported. Hence, the Portuguese Football Federation organized an intervention program on MC to be implemented on the extracurricular time of the Portuguese primary schools: the Super Quinas program. Methods: Thirty-nine schools from all of Portugal were assigned to intervention and control condition, with a total of 1034 children (6-10 y old) completing all the program (77.7%). The Super Quinas intervention comprised of 1 hour of activity per week, led by a physical educator teacher during extracurricular activities for 12 wees. MC was assessed using the Motor Competence Assessment (MCA) before and at the end of the program (January and April 2023). Normative results of the MCA were used to compare changes between pre and posttest according to experimental or control condition. Results: Results showed a general improvement (P ≤ .001) for all subscales (Locomotor, Manipulative, Stability) and total MCA. More importantly, the experimental group showed significant and positive differences, when compared with the control group, in the Stability (P = .007), Manipulative (P = .015), and total MCA results (P = .018) after controlling for gender, age, and baseline effect. Conclusions: The Super Quinas intervention program proved that adding 1 hour of structured movement program to the regular primary school schedule can lead to greater development of MC in school-age children.
- Lesões no boxe em Portugal: análise da incidência, mecanismos, factores de risco e medidas de prevenção de lesõesPublication . Fernandes, Ricardo; Monteiro, Diogo; Alexandre, Élio; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Silva, Fernanda; Flores, Gonçalo; Travassos, Bruno; Duarte-Mendes, PedroIntrodução: A modalidade do boxe está associada a uma elevada taxa de lesões e traumatismos cranianos graves, onde a cabeça, os ombros, os punhos e as mãos são as regiões do corpo mais afetadas. Objetivos: este estudo teve como objetivos quantificar a incidência de lesões relacionadas com a prática de boxe e a identificação de padrões de lesões e fatores de risco. Além disso, foi analisada a eficácia de medidas preventivas de lesões e as adaptações comportamentais após lesão. Metodologia: Foi utilizado um questionário para a recolha dos dados dividido em três partes: dados pessoais, experiência de treino e exposição e lesões. Resultados: 583 questionários foram analisados. Os resultados mostraram que 76% dos indivíduos eram do sexo masculino, e 70,5% nunca competiram. O sparring foi a técnica que levou a 34,3% das lesões, e a inflamação foi a lesão mais comum (28,1%). Discussão: A literatura demonstra que a incidência de lesão diminuiu no boxe amador nos últimos anos, mantendo-se no profissional. A incidência de lesão é superior no boxe profissional e o sparring é a técnica que leva a um maior número de lesões. Os alongamentos parecem ser o comportamento preventivo mais comum após lesão. Conclusões: Este estudo permite demonstrar que a altura, a frequência de competição, o nível de competição e o treino de força são os fatores mais associadas ao número de lesões nos praticantes de boxe.
- Exoneração do passivo restante: cessação antecipada, prorrogação e revogaçãoPublication . Luís, Maria Inês Domingues Lourenço; Conceição, Ana Filipa Ferreira Colaço daA maior facilidade de acesso ao crédito, especialmente a partir do final do século XX, provocou transformações significativas na vida quotidiana das famílias portuguesas e embora tenha desempenhado um papel importante na melhoria das condições de vida da população, também se tornou um dos grandes problemas económicos da atualidade, ao contribuir significativamente para o aumento do número de insolvências de pessoas singulares. Até 2004 não havia qualquer regulamentação legal específica sobre a insolvência de pessoas singulares. Apenas com a entrada em vigor do CIRE, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 53/2004, de 18 de março, foram introduzidos dois mecanismos específicos para lidar com estas situações, designadamente: o plano de pagamentos e a exoneração do passivo restante. De forma sistemática, a exoneração do passivo restante possibilita ao devedor de boa-fé de obter o perdão das suas dívidas, após atravessar um período de cessão durante o qual deve cumprir determinadas obrigações legalmente previstas e atender a requisitos específicos. As alterações mais significativas a este regime surgiram no âmbito da transposição da Diretiva (UE) de 2019/2023 para o ordenamento jurídico português e se já antes da sua implementação o regime da exoneração era alvo de críticas, estas mudanças não escaparam a novas controvérsias. Assim, a presente dissertação centra-se no estudo das principais alterações introduzidas por esta Diretiva, bem como nas principais dicotomias e perspetivas doutrinárias divergentes deste regime, com especial ênfase nas questões relacionadas com a cessação antecipada, prorrogação e revogação.
- Development and validation of a comfort-measuring scale for elderly individuals with chronic conditionsPublication . Marques, Rita; Veludo, Filipa; Sousa, Patrícia Pontífice; Dixe, Maria dos AnjosBackground Ageing is associated with chronic diseases and successive losses, which affect the comfort experienced by the elderly. Hence, in that population, comfort must be viewed as a need, and health care professionals (particularly nurses) should promote it through their interventions. This work aimed at developing a scale to assess comfort in elderly individuals with chronic conditions and determining the aforesaid scale’s psychometric characteristics (validity and reliability), while ascertaining the comfort levels experienced by the participants. Methods Our sample comprised 454 chronically ill elderly individuals, either hospitalized, or in residential care/at home. As regards descriptive statistics, we calculated various summary measures. Validity was appraised via exploratory factor analysis, considering the main components. We performed varimax rotation and factor extraction (in which factors with eigenvalues > 1 were extracted). Reliability was established by calculating internal consistency, using Cronbach’s alpha. For each scale item, we examined the corrected item-test correlation. Additionally, we calculated skewness and kurtosis, also carrying out a confirmatory factor analysis. Results The exploratory factor analysis produced a scale with 38 items and five factors, which fitted the data and explained a variance of 61.355%. The values of the Kaiser-Meyer-Olkin test and the Bartlett’s test (sphericity) were 0.943 and 12055.962, respectively (both with p < 0.001). Our model was substantiated by the confirmatory factor analysis (χ² = 2884.242; df = 660; RMSEA = 0.086; CFI = 0.811; TLI = 0.798; SRMR = 0.066) and the Cronbach’s alpha coefficient was 0.959. The summary measures showed that, overall, the participants experienced good comfort levels (Mean = 3.64; SD = ±0.676), revealing higher comfort levels in the “Spirituality and meaning of life” dimension (Mean = 3.79; SD = ±0.742) and lower comfort levels in the “Normality of life” dimension (Mean = 3.39; SD = ±0.922). Conclusion The scale demonstrated suitable psychometric properties, ensuring its validity and reliability in assessing comfort in elderly individuals with chronic conditions. Its five-factor structure enables a comprehensive evaluation, highlighting key comfort dimensions. These findings support targeted interventions, aiding healthcare professionals in improving care and informing evidence-based practices and health policies to enhance well-being. Implications for nursing and health policy By measuring comfort levels in chronically ill elderly individuals, it is possible to plan/improve the comforting care provided by the involved professionals (namely nurses).
- Behavioral Regulation Sport Questionnaire e Sport Motivation Scale–II: Comparação de escalasPublication . Bica, Joana Francisca Ferreira; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Jacinto, Miguel Ângelo SusanoA Sport Motivation Scale-II (SMS-II) e o Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ) são métodos de avaliação da regulação da motivação no desporto, baseados na Teoria da Autodeterminação (Ryan & Deci, 2017). O objetivo desta investigação foi examinar e comparar as propriedades psicométricas de ambas as escalas. A fiabilidade foi aceite na maioria das validações do BRSQ, porém nas validações da SMS-II foram encontrados problemas de fiabilidade principalmente nas regulações introjetada, externa e na amotivação. O BRSQ apresentou problemas de validade convergente nos fatores de regulação integrada e identificada. Foram também identificados problemas de validade discriminante entre os fatores de regulação externa e introjetada, identificada e integrada, integrada e intrínseca e amotivação e externa. A SMS-II revelou problemas de validade convergente com todos os fatores de regulação da motivação e problemas de validade discriminante com os fatores de regulação intrínseca, integrada, identificada e introjetada, integrada e identificada, integrada e introjetada, identificada e introjetada e introjetada e externa. Ao analisar o ajustamento dos modelos, nem todos apresentaram valores aceitáveis à primeira vista para ambas as escalas. Foram correlacionados erros, eliminados itens e foram validadas escalas com menos fatores de regulação da motivação. A invariância de ambas as escalas foram verificadas em função do género, das diferentes idades, dos desportos coletivos/individuais e dos diferentes níveis desportivos. A validade temporal das escalas também foi testada e validada. O BRSQ mostrou-se também invariante em diferentes desportos e em 5 países europeus. Os resultados deste estudo irão contribuir para uma avaliação mais aprofundada da motivação como fator determinante para a prática desportiva, bem como para o aperfeiçoamento contínuo de uma escala que integre todos os tipos de motivação.
- Multi-Class Intrusion Detection in Internet of Vehicles: Optimizing Machine Learning Models on Imbalanced DataPublication . Palma, Ágata; Antunes, Mário; Bernardino, Jorge; Alves, AnaThe Internet of Vehicles (IoV) presents complex cybersecurity challenges, particularly against Denial-of-Service (DoS) and spoofing attacks targeting the Controller Area Network (CAN) bus. This study leverages the CICIoV2024 dataset, comprising six distinct classes of benign traffic and various types of attacks, to evaluate advanced machine learning techniques for instrusion detection systems (IDS). The models XGBoost, Random Forest, AdaBoost, Extra Trees, Logistic Regression, and Deep Neural Network were tested under realistic, imbalanced data conditions, ensuring that the evaluation reflects real-world scenarios where benign traffic dominates. Using hyperparameter optimization with Optuna, we achieved significant improvements in detection accuracy and robustness. Ensemble methods such as XGBoost and Random Forest consistently demonstrated superior performance, achieving perfect accuracy and macro-average F1-scores, even when detecting minority attack classes, in contrast to previous results for the CICIoV2024 dataset. The integration of optimized hyperparameter tuning and a broader methodological scope culminated in an IDS framework capable of addressing diverse attack scenarios with exceptional precision.
- From Knowledge to Action: How Portuguese Higher Education Students Engage with Circular Economy PrinciplesPublication . Pardal, Ana; Moreira, Anabela; Galacho, Cristina; Mateus, Dina; Viegas, Laura; Gaspar, Marcelo; Teixeira, Margarida Ribau; Manteigas, Vitor; Dinis, Maria Alzira PimentaThis study investigates the perceptions and practices of Portuguese higher education students regarding the circular economy (CE), emphasising their knowledge, attitudes, and behaviours toward sustainable resource management. Carried out by the Working Group on Circular Economy and Waste Management of the Portuguese Sustainable Campus Network (RCS), the research used an online survey targeting students from 20 higher education institutions (HEIs), resulting in 400 responses. The findings indicate that while students generally hold positive views of the CE, their understanding of its practical applications, such as waste reduction and resource efficiency, remains limited. Only a small proportion of students reported exposure to CE-related topics in their curriculum, revealing a gap in academic integration. This study also identifies significant demographic variations in CE awareness and practices, influenced by factors such as age, field of study, and employment status. These insights underscore the need for HEIs to strengthen CE education and actively involve students in hands-on sustainability initiatives, fostering a generation equipped to drive the transition toward a circular economy.
