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- O tipógrafo e o escritor: uma década de correspondência entre Alexandre Vieira e Afonso Lopes VieiraPublication . Nobre, Cristina; Nobre, Cristina; Hora de Ler, Carlos FernandesInvestigação sobre o caso dos tipógrafos da Biblioteca Nacional de Lisboa [BN] (hoje BNP: Biblioteca Nacional de Portugal) e sobre a presença em tribunal militar de Alexandre Fernandes Vieira (AV: 1880-1973) para responder à suposta agressão ao diretor Dr. Fidelino de Sousa de Figueiredo (1888-1967), em março de 1927, através da correspondência trocada entre 1924 e 1934 por AV e Afonso Lopes Vieira (ALV: 1878-1946), embora a documentação se revele truncada de bastantes documentos. O espólio da Biblioteca Municipal de Leiria Afonso Lopes Vieira [BML], nos XIV volumes de Cartas e outros escriptos dirigidos a Afonso Lopes Vieira [Cartas…], preserva um postal e sete cartas de AV para ALV e a Casa Comum, sítio arquivístico desenvolvido pela Fundação Mário Soares, do espólio de Alberto Pedroso, nos documentos de correspondência de AV, preserva três cartas digitalizadas de ALV para AV, conjunto documental epistolar de onze textos, transcritos no final e ordenados cronologicamente.
- Big bangPublication . Ricardo CastroJulga-se que o Big Bang foi a expansão de um estado concentrado inicial, do nosso universo em galáxias e que toda esta matéria continua ainda hoje em expansão. Tentar pensar num ponto inicial é infrutífero: a lógica torna-o absurdo. O que terá começado primeiro: o movimento ou o vácuo? a palavra ou a dança? o vento ou o tempo? a cova ou o covil? O fim é sempre mais certo certo do que o início. Medir grandezas são piruetas infindáveis para encontrar soluções. O paradoxo é mais divertido: estar em frente ao abismo e dar um passo em frente. Consideramos os nossos actos com melodias expansíveis, pistas de som sem início nem fim. Apreciar os movimentos e não os seus fins. Subir a escala e agarrar a sequóia pelos ramos. Aproveitantando a prensa de metal de grande formato da Esad.Cr, convidamos artistas gráficos a fazer esta escalada em contexto oficinal, trabalhando matrizes para impressão in loco em duas sessões de um dia cada. A única regra conductora era respeitar o formato único de impressão de 100cm x 70cm. Em cada sessão tivemos dois artistas gráficos a trabalhar ao mesmo tempo, elucidando os presentes (com sessões abertas a alunos e comunidade escolar em geral) sobre os seus métodos, imprimindo as suas matrizes, gerando uma série de vinte provas - cartazes que se transformam em livros, livros que se transformam em cartazes. Trabalhar e olhar para esta escala esgotará ligeiramente essa ideia de finitude: esgotando um limite, abrirão outros.
- Improving Motor Competence of Children: The “Super Quinas” Intervention Program in Portuguese Primary SchoolsPublication . Rodrigues, Luis P.; Cordovil, Rita; Costa, Júlio A.; Seabra, André; Guilherme, José; Vale, Susana; Luz, Carlos; Flôres, Fábio; Lagoa, Maria João; Almeida, Gabriel; Lopes, Vítor P.; Mercê, Cristiana; Esteves, Pedro Tiago; Santos, Sara; Correia, Vanda; Serrano, João; Mendes, Rui; Matos, Rui; Loureiro, Vânia; Neto, CarlosObjectives: The objective of this study was to describe the effects of an extra hour of a structured motor program on the motor competence (MC) of children 6-10 years old.. Design: The need for movement interventions to enhance MC among school-aged children has gained vital importance in the last years, given the negative secular trends reported. Hence, the Portuguese Football Federation organized an intervention program on MC to be implemented on the extracurricular time of the Portuguese primary schools: the Super Quinas program. Methods: Thirty-nine schools from all of Portugal were assigned to intervention and control condition, with a total of 1034 children (6-10 y old) completing all the program (77.7%). The Super Quinas intervention comprised of 1 hour of activity per week, led by a physical educator teacher during extracurricular activities for 12 wees. MC was assessed using the Motor Competence Assessment (MCA) before and at the end of the program (January and April 2023). Normative results of the MCA were used to compare changes between pre and posttest according to experimental or control condition. Results: Results showed a general improvement (P ≤ .001) for all subscales (Locomotor, Manipulative, Stability) and total MCA. More importantly, the experimental group showed significant and positive differences, when compared with the control group, in the Stability (P = .007), Manipulative (P = .015), and total MCA results (P = .018) after controlling for gender, age, and baseline effect. Conclusions: The Super Quinas intervention program proved that adding 1 hour of structured movement program to the regular primary school schedule can lead to greater development of MC in school-age children.
- Lesões no boxe em Portugal: análise da incidência, mecanismos, factores de risco e medidas de prevenção de lesõesPublication . Fernandes, Ricardo; Monteiro, Diogo; Alexandre, Élio; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Silva, Fernanda; Flores, Gonçalo; Travassos, Bruno; Duarte-Mendes, PedroIntrodução: A modalidade do boxe está associada a uma elevada taxa de lesões e traumatismos cranianos graves, onde a cabeça, os ombros, os punhos e as mãos são as regiões do corpo mais afetadas. Objetivos: este estudo teve como objetivos quantificar a incidência de lesões relacionadas com a prática de boxe e a identificação de padrões de lesões e fatores de risco. Além disso, foi analisada a eficácia de medidas preventivas de lesões e as adaptações comportamentais após lesão. Metodologia: Foi utilizado um questionário para a recolha dos dados dividido em três partes: dados pessoais, experiência de treino e exposição e lesões. Resultados: 583 questionários foram analisados. Os resultados mostraram que 76% dos indivíduos eram do sexo masculino, e 70,5% nunca competiram. O sparring foi a técnica que levou a 34,3% das lesões, e a inflamação foi a lesão mais comum (28,1%). Discussão: A literatura demonstra que a incidência de lesão diminuiu no boxe amador nos últimos anos, mantendo-se no profissional. A incidência de lesão é superior no boxe profissional e o sparring é a técnica que leva a um maior número de lesões. Os alongamentos parecem ser o comportamento preventivo mais comum após lesão. Conclusões: Este estudo permite demonstrar que a altura, a frequência de competição, o nível de competição e o treino de força são os fatores mais associadas ao número de lesões nos praticantes de boxe.
- Behavioral Regulation Sport Questionnaire e Sport Motivation Scale–II: Comparação de escalasPublication . Bica, Joana Francisca Ferreira; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Jacinto, Miguel Ângelo SusanoA Sport Motivation Scale-II (SMS-II) e o Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ) são métodos de avaliação da regulação da motivação no desporto, baseados na Teoria da Autodeterminação (Ryan & Deci, 2017). O objetivo desta investigação foi examinar e comparar as propriedades psicométricas de ambas as escalas. A fiabilidade foi aceite na maioria das validações do BRSQ, porém nas validações da SMS-II foram encontrados problemas de fiabilidade principalmente nas regulações introjetada, externa e na amotivação. O BRSQ apresentou problemas de validade convergente nos fatores de regulação integrada e identificada. Foram também identificados problemas de validade discriminante entre os fatores de regulação externa e introjetada, identificada e integrada, integrada e intrínseca e amotivação e externa. A SMS-II revelou problemas de validade convergente com todos os fatores de regulação da motivação e problemas de validade discriminante com os fatores de regulação intrínseca, integrada, identificada e introjetada, integrada e identificada, integrada e introjetada, identificada e introjetada e introjetada e externa. Ao analisar o ajustamento dos modelos, nem todos apresentaram valores aceitáveis à primeira vista para ambas as escalas. Foram correlacionados erros, eliminados itens e foram validadas escalas com menos fatores de regulação da motivação. A invariância de ambas as escalas foram verificadas em função do género, das diferentes idades, dos desportos coletivos/individuais e dos diferentes níveis desportivos. A validade temporal das escalas também foi testada e validada. O BRSQ mostrou-se também invariante em diferentes desportos e em 5 países europeus. Os resultados deste estudo irão contribuir para uma avaliação mais aprofundada da motivação como fator determinante para a prática desportiva, bem como para o aperfeiçoamento contínuo de uma escala que integre todos os tipos de motivação.
- Mental Health, Overweight, and Physical Exercise in Young Portuguese Adults: A Cross-Sectional StudyPublication . Gonçalves, Tânia; Monteiro, Diogo; Matos, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Couto, Nuno; Antunes, Raul; Oliveira Diz, Susana Cristina; Amaro, Nuno; Susano Jacinto, Miguel ÂngeloThe aim of this study was to see if there are any associations between mental health, Body Mass Index (BMI), and physical exercise (PE) in young Portuguese adults. The sample consisted of 414 people aged between 18 and 25 years old. A sociodemographic questionnaire designed for this study and the Mental Health Inventory were used. To analyze the results, the total sample was divided according to the criteria “BMI ≥ 5 kg/m2”; “BMI < 25 kg/m2”; “does not practice PE”; and “practices PE”, and sample groups were formed with these names. It was found that there was an association between the dimensions of the Mental Health Inventory and the average time spent practicing PE in the total sample (r from 0.099 to 0.160) and in individuals with a BMI < 25 kg/m2 (r = 0.154 and 0.169). In individuals with a BMI ≥25 kg/m2, there was an association between the ‘BMI’ and depression variables (r = −0.174). In all groups, associations were found between the variables of age and BMI (r from 0.120 to 0.216). There was also a significant effect of group (non-exercise vs. exercise groups) on the dependent variables, Λ = 0.972, F(5, 408) = 2.329, p = 0.042, η2p = 0.28. This study confirms the association between PE and mental health and suggests that BMI may have an influence on the appearance of depressive symptoms in young Portuguese adults.
- Synthesis, Characterization, and Biological Effects of Chloro-Cathinones: Toxicity and Potential Neurological ImpactPublication . Gomes, Ana Patrícia; Ferro, Raquel; Pinto, Daniela; Silva, Joana; Alves, Celso; Pacheco, Rita; Gaspar, HelenaCathinones, a class of synthetic new psychoactive substances (NPSs), continue to emerge and pose public threats. Government control efforts often lead to the emergence of new isomers, which have adverse repercussions on NPSs identification and risk prediction. This work reports on the synthesis and structural characterization of twenty chloro-cathinones, including different isomers, to create analytical data to facilitate their identification in forensic and clinical contexts. Additionally, the potential of these cathinones to cause neuronal damage was evaluated. In vitro cytotoxicity was assessed using a differentiated human neuroblastoma cell line (SH-SY5Y) as a dopaminergic neuronal model. The tested cathinones showed LC50 values from 0.6 to 2.5 mM, with 4-CBC being the most cytotoxic. The most toxic cathinones increase reactive oxygen species levels and/or cause mitochondrial membrane potential depolarization. Furthermore, this study explored, for the first time, the effect of cathinones on the cholinergic system through acetylcholinesterase (AChE) inhibition. All tested cathinones inhibited AChE with IC50 values between 0.1 and 2 mM. Molecular docking analysis revealed that the most inhibitory cathinones interacted with the CASs and PASs in AChE’s active gorge. These findings provide valuable insights into the effects of cathinones, highlighting potential health risks and structural features that may influence their toxicity towards the cholinergic system and neuronal damage.
- Pre-service teachers integrated music teaching and learning experiences through ocean literacyPublication . Milhano, SandrinaThis study adopts a qualitative case study design to understand how pre-service teachers integrate music into interdisciplinary learning experiences in primary schools. This theme addresses the vital role of teacher training in fostering links between knowledge, pedagogical theory and practice and pupils' learning outcomes. Reinforcing integrated music approaches in teachers' professional development fosters learning and empowers pupils with holistic and global perspectives of the world and themselves. The study involved pre-service teachers designing and implementing lessons for 6- to 8-year-old pupils, focusing on ocean literacy through interdisciplinary approaches. Data were collected over one semester and comprised 18 critical reports collaboratively produced by student teachers, with lesson plans, reflective writings, and pupil work samples. Data were analysed using qualitative content analysis, with a deductive approach that critically examined the experiences of the pre-service teacher in providing structured, coherent and articulated lessons in primary schools. Results revealed different solutions and approaches for music integration, highlighting challenges faced during implementation, and showcasing practices, content and processes experienced to enrich pupils' learning. These findings provide insights into music integration processes and highlight the role of reflexive and critical thinking in teacher education programs to prepare generalist teachers for holistic and interdisciplinary pedagogical approaches.
- Estratégias de diferenciação pedagógica e o seu contributo para a inclusão de formandos: perceções de formadores moçambicanosPublication . Monteiro, Anastácio Miquitáio; Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro BravoEste estudo visa identificar as estratégias de diferenciação pedagógica (DP) e o seu contributo para a inclusão de formandos, nos Institutos Comercial Mártires de Wiriyamu e Industrial de Matundo, em Tete, Moçambique, segundo as perceções dos formadores. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, onde se aplicou o inquérito por questionário a 58 formadores. Utilizou-se uma escala de Likert de cinco pontos. Quanto às técnicas de tratamento de dados, realizou-se uma análise descritiva para caracterizar o grupo-alvo e calculou-se as comunalidades para identificar as variáveis que contribuem de forma positiva e negativa para a inclusão dos formandos. No que concerne ao contributo positivo, os resultados revelaram que 85,2% dos formadores privilegiam estratégia de aprendizagem cooperativa, 80,8% dos formadores disseram que priorizam os recursos de ensino apropriados, que ajudam a despertar atenção e interesse dos formandos e 84,0% afirmara que a diferenciação pedagógica contribui para a inclusão dos formandos. Enquanto o contributo negativo foi caracterizado pela não implementação de estratégias de DP, devido à insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino 83,1%, a extensão dos conteúdos no plano temático não permite a prática da DP 86,0% e a aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação para todos os formandos 83,6%. Em conclusão, apesar da dinâmica das estratégias implementadas pelos formadores destaca-se que fatores como a insuficiência de recursos didáticos/materiais de ensino, aplicação dos mesmos instrumentos de avaliação e a extensão dos conteúdos no plano temático, condicionam o desenvolvimento de práticas de diferenciação pedagógica.
- Elemental and Nutritional Characterisation with Vibrational Spectroscopy Analysis of Ulva sp., Gracilaria multipartita, and Sargassum muticumPublication . Mouga, Teresa; Almeida, Mariana M.; Pitacas, Filipa Inês; Rodrigues, António Moitinho; Vitória, Cláudia; Anjos, OféliaMacroalgae are rich in bioactive compounds with potential therapeutic applications, including antioxidant, antimicrobial, and nutritional properties. In this study, the biochemical composition of three seaweed species—Ulva sp., Gracilaria multipartita, and Sargassum muticum—was analysed, focusing on their mineral content and macronutrient profile. The ash, protein, fibre, lipid, and carbohydrate contents ranged from (dw) 26.56 to 33.53 g/100 g, 10.13 to 18.43 g/100 g, 0.11 to 0.19 g/100 g, 5.83 to 10.88 g/100 g, and 42.48 to 53.27 g/100 g, respectively. The findings indicate that the species studied are excellent sources of essential minerals, particularly magnesium, potassium, calcium, sodium, and trace elements, such as iron, zinc, copper, and manganese. Sargassum muticum exhibited the highest mineral content and thus holds significant promise for further exploration in biomedical and therapeutic contexts. FTIR, FT-RAMAN, and FT-NIR analysis highlight the presence of proteins, lipids, carbohydrates, including cell wall phycocolloids, and phenolic compounds. These results underscore the potential of macroalgae as natural sources of bioactive compounds for health-related applications, highlighting their value beyond traditional dietary supplementation.