ESECS - Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica by Title
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A exposição oral formal: a macroestrutura e a coesão textual como dimensões ensináveis no ensino secundárioPublication . Nogueira, Maria Lucília Gonçalves; Barbeiro, Luís Filipe Tomás; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da CunhaEsta dissertação descreve uma investigação sobre a eficácia de estratégias didáticas no desenvolvimento da exposição oral formal por alunos do ensino secundário, no contexto do projeto escolar Comunicar Saberes, uma iniciativa multidisciplinar que promove apresentações orais em contextos formais. O objetivo do estudo é compreender como o ensino explícito da macroestrutura da exposição oral formal e o uso de recursos de coesão textual podem melhorar a competência de comunicação oral dos alunos, facilitando a construção de discursos claros e bem estruturados. A metodologia utilizada nesta investigação corresponde a um estudo de caso associado a um processo de investigação-ação, o que permitiu uma análise detalhada dos efeitos das intervenções pedagógicas no desenvolvimento do género textual exposição oral por parte dos alunos. A investigação centrou-se na aplicação de estratégias didáticas que promovem o conhecimento e consequente domínio de um tipo de macroestrutura do género textual em estudo e o uso de organizadores discursivo-textuais como recursos de coesão textual. Os resultados indicam que a aplicação dessas estratégias resultou numa melhoria significativa nas áreas visadas. Verificou-se um progresso claro na capacidade dos alunos de estruturar e apresentar ideias de forma clara e coerente, utilizando organizadores discursivos-textuais para assegurar a coesão textual e seguindo um plano de texto ajustado ao género textual e às condições de uso. Esta abordagem resultou numa comunicação mais eficaz, com os alunos a demonstrar maior confiança e capacidade para construir discursos organizados. Conclui-se que o desenvolvimento dos aspetos visados no estudo no âmbito do tratamento do género exposição oral formal é substancialmente beneficiado por uma abordagem pedagógica que valoriza tanto o ensino da macroestrutura discursiva quanto a prática contínua e o feedback construtivo. Este estudo reforça a importância de integrar no currículo escolar práticas educativas específicas que visem melhorar a competência comunicativa oral dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios comunicativos complexos em contextos educativos e profissionais.
- AS CRIANÇAS DEVEM SER OUVIDAS - ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS CRIANÇAS DO 1.º CICLO NUM PROJETO ESCOLAR - UMA ESCOLA DA REGIÃO DE LEIRIAPublication . Henriques, Sara Margarida Rufino Santos; Santos, Maria João Sousa Pinto dosEsta investigação surge da prática profissional em Escola Pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com a valência do Pré-escolar, onde se observa um empenho da Comunidade Local em fazer parte do processo educativo das crianças. A motivação para a realização deste estudo surgiu do facto de na minha prática profissional, enquanto professora do 1.º CEB, verificar que a Escola tem uma forte relação com a comunidade local. Um grupo de pais e encarregados de educação criou em 2018 uma Associação, para desenvolver atividades e atrair crianças das zonas periféricas, com o objetivo de garantir o número mínimo de alunos para manter a escola em funcionamento. Neste sentido, a comunidade local, participa de forma ativa com a comunidade educativa em diferentes atividades dentro e fora da escola. Esta investigação tem por objetivo perceber de que forma a participação ativa das crianças na elaboração do projeto a desenvolver com a comunidade, tem impacto no seu desenvolvimento psicossocial e se as crianças apresentam um maior envolvimento nas atividades escolhidas por elas. Este trabalho é inspirado no documento Ouvir – Agir – Mudar - Manual do Conselho da Europa sobre a participação das crianças do Conselho da Europa (CoE) (Crowley, et al. 2023) e no artigo 12.º da Convenção dos Direitos da Criança (UNICEF, C. P. 2019). Esta Intervenção Pedagógica foi desenvolvida com alunos dos 7 aos 9 anos de idade do 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º CEB num Agrupamento de Escolas de Leiria. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2023 a fevereiro de 2024. Para a recolha de dados na investigação recorreu-se, para a definição do projeto ao Diário de Bordo e ao Focus Group e Inquéritos por Questionário para perceber o impacto do projeto nas crianças. A Intervenção Pedagógica culminou na montagem de uma Biblioteca Comunitária dentro do Café da Aldeia, onde está situada a escola. Os resultados da pesquisa revelam a compreensão do impacto da participação ativa das crianças na definição do projeto para: o seu envolvimento nas tarefas, a concretização e conclusão das mesmas através de uma atitude de compromisso com a atividade proposta e para o desenvolvimento psicossocial e cívico, através da perceção que as criança, os professores e a comunidade têm na aquisição das atividades e valores, como a colaboração e o respeito pelos outros e para o aumento do senso de responsabilidade na concretização de projetos.
- A CONSTRUÇÃO DE AGENTES DE MUDANÇA ATRAVÉS DO CLUBE UBUNTU - UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO SECUNDÁRIO.Publication . Alexandre, Ivania Quintino; Marques, José Carlos Laranjo; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesO presente estudo desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica. Possibilita analisar de que forma o Clube Ubuntu, do Programa Escolas Ubuntu (PEU), contribui para a transformação dos alunos em agentes de mudança, nomeadamente a nível da formação de cidadãos comprometidos com a ética do cuidado, construção de pontes e liderança servidora. Com esta investigação pretende-se perceber se, através das ações desenvolvidas pelos jovens no seio do Clube, os três eixos estruturantes do conceito Ubuntu - Ética do Cuidado, Contruir Pontes e Liderança Servidora - são materializados. Procura ainda avaliar a satisfação dos jovens face ao PEU, em específico o Clube Ubuntu e, por fim, analisar o impacto do Clube Ubuntu na comunidade escolar. O enquadramento teórico abrange várias vertentes: descreve o conceito Ubuntu relacionando-o com os três eixos estruturantes; expõe o Método Ubuntu examinando os seus cinco Pilares Ubuntu, enquanto competências socioemocionais a serem apreendidas pelos envolvidos; introduz as estratégias pedagógicas intrínsecas ao Método; dá a conhecer a Academia de Líderes Ubuntu – Programa Escolas Ubuntu; apresenta, o Clube Ubuntu enquanto estrutura do programa com a finalidade de disseminar a filosofia Ubuntu; finalmente, explora a pertinência do PEU no contexto escolar e enquanto programa de inovação pedagógica. Considerando os objetivos do presente estudo, o mesmo analisou o contexto real da dinamização de um Clube Ubuntu, no decorrer do ano letivo 2022-2023. Assim, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os instrumentos de recolha de dados compreendem entrevistas semiestruturas individuais, focus group e análise documental. Para o processo de análise dos resultados obtidos, recorreu-se ainda à triangulação de dados. Pode-se inferir que a participação dos alunos no Clube Ubuntu, contribuiu positivamente para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. Promove a aprendizagem de determinadas competências socioemocionais e, consequentemente capacita-os enquanto líderes servidores, agentes conscientes, responsáveis e participativos nas comunidades, capazes de gerar transformações positivas na comunidade.
- O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEMPublication . Carvalho, Sílvia Amado; Barbeiro, Luís Filipe Tomás; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos.
- Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores na Guiné-BissauPublication . Silva, Silvino Guerra da; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO presente trabalho incide sobre o desenvolvimento profissional docente na formação inicial de professores na Guiné-Bissau. A questão da educação de qualidade tem constituído, desde muito tempo, uma preocupação na sociedade guineense, principalmente da classe profissional. O objetivo geral deste estudo visa conhecer a opinião dos professores sobre o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau. Nesta senda, auscultamos os estudantes em formação inicial, os professores em exercício pleno da docência, tanto das escolas normais ou escolas superiores de educação (ESE), dos institutos e centros de formação de professores dispersos em todo território nacional, das escolas públicas e os técnicos do Ministério da Educação Nacional (MEN). Para melhor compreender as questões da partida, optámos por uma abordagem qualitativa através da utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas que servem de base aos elementos fundamentais para a triangulação e aprofundamento dos resultados. Os resultados sugerem que os professores consideram que há muito trabalho a fazer para reforçar o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau nos vários âmbitos e contextos e requalificar o sistema educativo guineense no seu todo, começando na formação inicial dos professores, a formação contínua e o apoio ao início da atividade profissional. Sugere-se a necessidade de formadores qualificados e destaca-se, ainda, a necessidade de reforçar o equipamento existente nas escolas, incluindo materiais didáticos, bibliotecas, salas informáticas, possibilitando, assim, a requalificação do sistema educativo guineense no seu todo. Neste sentido, considera-se fundamental encarar os vários fatores inerentes ao desenvolvimento profissional docente como instrumentos fundamentais para a mudança que se espera para alavancar o ensino guineense.
- A influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos nas conceções dos alunos sobre os quatro domínios da deficiência: um estudo de caso numa turma do 4.º ano do Ensino BásicoPublication . Cabral, Rossana dos Santos Garrido; Mangas, Catarina FradeEsta investigação, conduzida no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, explorou a influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos sobre as conceções de alunos do 4.º ano acerca dos quatro domínios da deficiência: auditiva, intelectual, motora e visual. O estudo foi motivado pela necessidade de promover uma maior compreensão e aceitação da diversidade entre crianças, promovendo uma cultura de inclusão e respeito nas escolas. A pesquisa apresenta como questão central: “De que forma a implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos influencia as conceções de alunos do 4.º ano sobre os quatro domínios da deficiência?". A escolha deste tema advém da necessidade de sensibilizar para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, um desafio persistente apesar dos avanços na legislação e práticas educacionais em Portugal. Para investigar esta questão, adotou-se um paradigma misto, com enfoque num estudo de caso realizado numa escola do Ensino Básico situada na zona rural de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria. Participaram na pesquisa 16 alunos do 4.º ano, com idades entre 9 e 10 anos, sendo selecionado um subgrupo de seis alunos para uma análise mais aprofundada. A metodologia envolveu a recolha de dados através de desenhos, entrevistas individuais e questionários, aplicados antes e após a implementação da maleta pedagógica desenvolvida anteriormente por um projeto de investigação, o ProLearn4ALL. A intervenção consistiu na aplicação dos recursos lúdico-pedagógicos, livros e jogos que apresentavam personagens com diferentes tipos de deficiência (auditiva, intelectual, motora e visual), com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a inclusão e dar a conhecer as características dos principais domínios da deficiência. Os resultados revelaram que a intervenção enriqueceu o conhecimento dos alunos na área das deficiências, incitou reflexões e fomentou atitudes mais inclusivas. A análise dos dados destacou, portanto, a relevância de abordagens pedagógicas inovadoras que incluam atividades lúdicas e recursos acessíveis para ampliar a compreensão e aceitação da diversidade. Entende-se que implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos pode, efetivamente, transformar as conceções dos alunos sobre a deficiência, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. Os resultados reforçam a importância de investir em práticas educativas que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde os primeiros anos de escolarização.
- Literacia crítica para a paz nos clubes escolares: O caso dos clubes UbuntuPublication . Guerra, Paula Andrea Duarte; Menezes, Catarina Maria Nogueira Marques da Cruz; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaUm espaço digital cada vez mais veloz e omnipresente introduz oportunidades, mas também desafios, relacionados com a necessidade de minimizar a vulnerabilidade dos cidadãos a fenómenos como a propagação de desinformação ou os discursos de ódio, que podem ser contrários à paz. A educação precisa de assumir esse papel, implementando práticas pedagógicas promotoras de literacia, que apelem à agência de professores e alunos no exercício de reflexão e desconstrução dos discursos que circulam e de uma comunicação em prol da paz e da justiça social. Esta literacia crítica para a paz pode servir-se das ferramentas da literacia para os media e da literacia social e desenvolver-se a partir de modelos pedagógicos inovadores, como podem ser os clubes escolares. Esta investigação procura compreender que contributo dão os clubes Ubuntu nesse sentido. Assente numa metodologia qualitativa, desenvolve-se um estudo de caso, que concilia observação, grupos de foco e entrevistas. Da análise de três clubes Ubuntu, verifica-se que recorrem a práticas que se enquadram nas orientações da literacia para a paz, sobretudo ao nível da sua componente interventiva. Ao nível da componente reflexiva foram identificadas oportunidades de desenvolvimento, deixando-se sugestões relativas a uma maior integração de atividades intencionalmente direcionadas para uma interação crítica com os media, bem como à implementação de medidas de avaliação de impacto das ações dos clubes, que promovam a sua eficácia, a motivação dos seus membros e apoiem a sustentabilidade da componente interventiva a longo prazo.
- Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º anoPublication . Santos, Isabel Maria Azevedo de Aguiar; Reis, Susana Alexandre dos; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO conhecimento contextualizado, associado às capacidades de Pensamento Crítico, dota os alunos de competências para trabalhar em equipa, na resolução de problemas e na tomada de decisões fundamentadas. Perante desta premissa, o projeto procurou responder à questão de investigação: “Que competências de pensamento crítico são promovidas por uma proposta pedagógica sobre a biodiversidade na Ilha de S. Miguel, com alunos do 8.º ano?”. Para tal, optou-se pela metodologia orientada para a prática, assente num plano de Design Based Research, de natureza predominantemente qualitativa. De modo a concretizar os objetivos de investigação foi concebida, implementada e avaliada uma proposta pedagógica, aplicada a 21 alunos do 8.º ano, da Escola Secundária de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, integrada na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Com o objetivo de realizar a triangulação de dados, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente inquérito por questionário antes e após a intervenção para levantamento das capacidades de Pensamento Crítico dos alunos, utilizando o teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta” de Vieira (2003), assim como três questionários sobre a perceção dos alunos acerca da proposta implementada. Recorreu-se ainda à técnica de observação, através de registo no diário do investigador e à análise documental das produções dos alunos. Da análise dos resultados pode-se concluir, em termos genéricos, que a proposta pedagógica contribuiu para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, para a construção de conhecimento científico dos alunos e para a consciencialização da importância da preservação do meio que os rodeia.
- O Programa Erasmus como fator de Motivação e Inovação PedagógicaPublication . Caetano, Eurico Manuel Lisboa; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente estudo tem como objetivo principal aferir acerca dos motivos que levam os alunos dos cursos profissionais a optarem pela realização da Formação em Contexto de Trabalho, comumente designada por Estágio Profissional, num pais estrangeiro, ao abrigo do programa Erasmus+. A definição deste objetivo principal conduziu à formulação de outras questões, ou objetivos secundários, interligados e considerados relevantes dentro do escopo desta pesquisa. A definição destes objetivos secundários visa uma compreensão mais ampla e abrangente do fenómeno em análise. Assim, este trabalho tem também como objetivo encontrar evidências de uma possível relação entre a perspetiva de ser selecionado para esta modalidade de formação e o aumento da motivação para a aprendizagem. Para além disso, vai-se investigar se a adoção desta abordagem educativa por parte de uma escola pode ser encarada como uma prática de inovação pedagógica. Nesta investigação, procurou-se identificar e analisar a perceção geral que os participantes têm destas experiências, bem como as consequências e impacto das mesmas na sua vida académica e pessoal, e nas dinâmicas da própria escola. Foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa, baseada na realização de questionários, com questões de resposta fechada e algumas de resposta aberta e uma entrevista individual. A amostra foi constituída pelos alunos que foram selecionados para este programa, implementado pela primeira vez pela escola, os professores das disciplinas técnicas dos cursos respetivos e pelo diretor. Do estudo aqui realizado, e relativamente às motivações destes alunos, retiraram-se algumas evidências que apontam no sentido de que os alunos valorizam mais os fatores que contribuem para a aquisição de uma maior bagagem cultural e competências linguísticas, assim como valorizam mais os fatores que lhes podem fornecer mais-valias e pontos diferenciadores para o seu currículo. Parecem ainda preocupar-se mais com fatores que lhes permitem terminar o curso com bons resultados e facilitar a obtenção de um emprego no seu país. Com este estudo extraíram-se ainda algumas evidências que apontam no sentido de que a participação neste projeto tem um impacto positivo significativo em várias áreas, nomeadamente no aumento dos níveis motivacionais dos alunos, nos seus resultados académicos, na imagem dos cursos profissionais, na imagem da própria escola e, por conseguinte, que se trata realmente de um cenário de Inovação Pedagógica.