Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- AS CRIANÇAS DEVEM SER OUVIDAS - ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS CRIANÇAS DO 1.º CICLO NUM PROJETO ESCOLAR - UMA ESCOLA DA REGIÃO DE LEIRIAPublication . Henriques, Sara Margarida Rufino Santos; Santos, Maria João Sousa Pinto dosEsta investigação surge da prática profissional em Escola Pública do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com a valência do Pré-escolar, onde se observa um empenho da Comunidade Local em fazer parte do processo educativo das crianças. A motivação para a realização deste estudo surgiu do facto de na minha prática profissional, enquanto professora do 1.º CEB, verificar que a Escola tem uma forte relação com a comunidade local. Um grupo de pais e encarregados de educação criou em 2018 uma Associação, para desenvolver atividades e atrair crianças das zonas periféricas, com o objetivo de garantir o número mínimo de alunos para manter a escola em funcionamento. Neste sentido, a comunidade local, participa de forma ativa com a comunidade educativa em diferentes atividades dentro e fora da escola. Esta investigação tem por objetivo perceber de que forma a participação ativa das crianças na elaboração do projeto a desenvolver com a comunidade, tem impacto no seu desenvolvimento psicossocial e se as crianças apresentam um maior envolvimento nas atividades escolhidas por elas. Este trabalho é inspirado no documento Ouvir – Agir – Mudar - Manual do Conselho da Europa sobre a participação das crianças do Conselho da Europa (CoE) (Crowley, et al. 2023) e no artigo 12.º da Convenção dos Direitos da Criança (UNICEF, C. P. 2019). Esta Intervenção Pedagógica foi desenvolvida com alunos dos 7 aos 9 anos de idade do 2.º e 3.º anos de escolaridade do 1.º CEB num Agrupamento de Escolas de Leiria. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2023 a fevereiro de 2024. Para a recolha de dados na investigação recorreu-se, para a definição do projeto ao Diário de Bordo e ao Focus Group e Inquéritos por Questionário para perceber o impacto do projeto nas crianças. A Intervenção Pedagógica culminou na montagem de uma Biblioteca Comunitária dentro do Café da Aldeia, onde está situada a escola. Os resultados da pesquisa revelam a compreensão do impacto da participação ativa das crianças na definição do projeto para: o seu envolvimento nas tarefas, a concretização e conclusão das mesmas através de uma atitude de compromisso com a atividade proposta e para o desenvolvimento psicossocial e cívico, através da perceção que as criança, os professores e a comunidade têm na aquisição das atividades e valores, como a colaboração e o respeito pelos outros e para o aumento do senso de responsabilidade na concretização de projetos.
- Estratégias para a Gestão Sustentável dos Plásticos nos Oceanos: Um estudo de caso de implementação dos princípios da Economia CircularPublication . Junior, Luiz Rogério Paro; Correia, João Pedro Santos; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesO aumento da produção e consumo de plásticos tem levado a significativos desafios ambientais. A gestão sustentável do plástico na economia circular se apresenta como uma abordagem estratégica para mitigar impactes ambientais, promovendo a reutilização e reciclagem desses materiais. Os oceanos são fundamentais para a vida na Terra, fornecendo uma vasta gama de serviços ecossistêmicos que sustentam a biodiversidade e o bem-estar humano. No entanto, a crescente quantidade de plásticos nos oceanos representa uma ameaça significativa para esses ecossistemas marinhos. O objetivo específico desta investigação é traçar um quadro da panorama atual da poluição por plásticos nos oceanos incluindo ações como da Ocean Cleaup para mitigar os efeitos danosos desta poluição. O plástico chega aos oceanos tanto pelos dos países que não fazem ou não qualquer recolha e tratamento do plástico e são bem conhecidas as grandes concentrações deste plástico nos oceanos. Com este trabalho pretende-se compreender como é que o plástico chega aos oceanos, e como é que se recolhe e trata esse plástico. Daí nasce a necessidade do estudo de caso com a instituição escolhida. A dissertação também trabalhará com a pauta da Economia Circular, seus conceitos e seus benefícios para o meio ambiente.
- Importância da Cooperação Intermunicipal para a Promoção da Inovação nos Municípios: caso da Comunidade Intermunicipal da Região de CoimbraPublication . Mendes, Gonçalo Miguel da Cruz; Oliveira, Luís Pedroso de Lima Cabral deNos últimos anos Portugal tem vindo a assistir a um descentralizar de algumas competências da Administração Central para a Administração Local. Os Municípios, inicialmente resistentes em acolher esta delegação de competências, estão a aceitá-la de maneira gradual. Isto deve-se principalmente à inadaptação das estruturas locais em conseguir acolher as áreas delegadas por escassez de Recursos Humanos, falta de capacidade financeira ou até mesmo inexperiência acumulada. Para ajudar nesta transição, o Estado Central procurou fomentar a interajuda entre Municípios. É neste contexto que foi aprovado o estatuto das Comunidades Intermunicipais, através da publicação da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro. Neste momento as Comunidades Intermunicipais contam com mais de dez anos de atividade, pelo que já é possível avaliar o impacto que estas têm tido junto dos seus Municípios, a capacidade de superar os desafios e encontrar soluções. O objetivo deste trabalho é avaliar a importância da cooperação intermunicipal para a promoção da inovação nos Municípios, em concreto o caso da Comunidade Intermunicipal da Região Coimbra. Através de análise bibliográfica e da realização de quatro entrevistas, - três delas a Presidentes de Câmara do universo da CIM-RC e a entrevista ao Secretário Executivo da CIM-RC -, permitiu perceber que o trabalho desenvolvido pela CIM-RC em estreita ligação com os seus municípios alavanca a sua capacidade de investimento, promovendo inovação. Pode ainda comprovar-se que, no caso dos Municípios cujos Presidentes se entrevistaram, existe muita cumplicidade no discurso e um alinhamento ideológico na estratégia imprimida pela CIM-RC.