Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O LEGADO NOS CUIDADOS EM FIM DE VIDA: UMA ANÁLISE DE CONCEITOPublication . Timóteo, Carolina Mendes; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Cuidados Paliativos, da Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria, e com ele pretende-se evidenciar o desenvolvimento e consolidação de competências enquanto mestre em Cuidados Paliativos (CP). Atualmente, os CP são uma peça fundamental nos cuidados de saúde, respondendo assim às necessidades dos doentes com doenças graves, progressivas e incuráveis, proporcionando qualidade de vida, conforto e dignidade nesta fase de vida. Na primeira parte é realizada uma apresentação e caracterização dos locais onde foram desenvolvidos os ensinos clínicos (EC), designadamente em internamento hospitalar, equipa comunitária e equipa intra-hospitalar de suporte em CP. Na segunda parte é apresentada uma reflexão crítica acerca das competências técnicas, científicas, relacionais e humanas assentes no core de competências proposto pela European Association for Palliative Care (EAPC), com o objetivo de avaliar, diagnosticar e intervir na pessoa doente e respetiva família, de forma holística e tendo em vista uma prática baseada na evidência cientifica. Na terceira parte, explana-se o estudo secundário conduzido sob o tema: “O Legado em Cuidados de Fim de Vida: uma análise de conceito”. De acordo com os achados obtidos, o legado serve como um elemento unificador que liga o passado, o presente e o futuro, proporcionando um sentido de propósito na vida. Implica a ideia de ter uma vida testemunhada por outros, seja ela planeada ou fortuita. O objetivo é gerar memórias ou símbolos/objetos, especificamente, elaborados para suscitar memórias que servirão como um encontro favorável no presente e suscitarão emoções positivas quando recordadas no futuro. A singularidade de cada legado enfatiza a necessidade de uma abordagem de cuidados centrada na pessoa, que seja capaz de respeitar a dignidade humana, apoiar a relacionalidade e resolver questões existenciais em fim de vida. Assim, crê-se que a elaboração desta análise conceptual, possa contribuir para incrementar a prática, formação e investigação na promoção do legado em cuidados paliativos.
- Impacto do valor da marca “Rituals” na preferência e intenção de compra dos consumidores: uma análise comparativa entre os consumidores espanhóis e os consumidores portuguesesPublication . Cabrera, Hilda Teresa Palacios; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO tema do valor de marca tem atraído a atenção de estudiosos de marketing devido à crescente importância estratégica da marca no cenário empresarial atual. Num mercado altamente competitivo e saturado, manter a marca na mente dos consumidores tornou-se um dos principais focos das empresas. O valor de marca, que reflete a perceção que os clientes têm sobre uma marca e o seu impacto nas decisões de compra, desempenha um papel crucial nesta batalha. É assim que uma marca forte e bem posicionada pode criar uma conexão emocional duradoura com os consumidores e influenciar as suas escolhas. Na economia atual, onde os consumidores são bombardeados com uma infinidade de opções e informações, a capacidade de uma marca para se destacar e permanecer na mente do consumidor é um ativo valioso. Para garantir que essa vantagem seja sustentada, é essencial desenvolver medições credíveis e sensíveis às variações estratégicas que possam fortalecer a marca. O propósito desta pesquisa é avaliar o impacto das dimensões do valor de marca (Lealdade à marca, Notoriedade da marca, Qualidade Percebida e Associações de marca) no comportamento do consumidor, com um enfoque particular na Preferência de marca e na Intenção de compra. O objetivo é compreender como cada uma dessas dimensões influencia as decisões dos consumidores, afetando as suas escolhas e comportamentos de compra. Para isso, será estudado o caso da marca “Rituals”, uma marca que tem experimentado crescimento e expansão significativos nos últimos anos. Com base numa amostra de 252 inquiridos dos mercados de Portugal e Espanha e após a aplicação de análises e modelos estatísticos, a pesquisa concluiu que as dimensões que compõem o valor de marca desempenham um papel significativo nas decisões dos consumidores ao preferirem ou comprarem uma marca. No entanto, a influência dessas dimensões varia conforme a região e culturas específicas. Essas variações indicam que, embora os elementos do valor de marca sejam universalmente importantes, as suas influências podem ser moduladas por contextos locais e culturais específicos.
- A influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos nas conceções dos alunos sobre os quatro domínios da deficiência: um estudo de caso numa turma do 4.º ano do Ensino BásicoPublication . Cabral, Rossana dos Santos Garrido; Mangas, Catarina FradeEsta investigação, conduzida no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, explorou a influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos sobre as conceções de alunos do 4.º ano acerca dos quatro domínios da deficiência: auditiva, intelectual, motora e visual. O estudo foi motivado pela necessidade de promover uma maior compreensão e aceitação da diversidade entre crianças, promovendo uma cultura de inclusão e respeito nas escolas. A pesquisa apresenta como questão central: “De que forma a implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos influencia as conceções de alunos do 4.º ano sobre os quatro domínios da deficiência?". A escolha deste tema advém da necessidade de sensibilizar para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, um desafio persistente apesar dos avanços na legislação e práticas educacionais em Portugal. Para investigar esta questão, adotou-se um paradigma misto, com enfoque num estudo de caso realizado numa escola do Ensino Básico situada na zona rural de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria. Participaram na pesquisa 16 alunos do 4.º ano, com idades entre 9 e 10 anos, sendo selecionado um subgrupo de seis alunos para uma análise mais aprofundada. A metodologia envolveu a recolha de dados através de desenhos, entrevistas individuais e questionários, aplicados antes e após a implementação da maleta pedagógica desenvolvida anteriormente por um projeto de investigação, o ProLearn4ALL. A intervenção consistiu na aplicação dos recursos lúdico-pedagógicos, livros e jogos que apresentavam personagens com diferentes tipos de deficiência (auditiva, intelectual, motora e visual), com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a inclusão e dar a conhecer as características dos principais domínios da deficiência. Os resultados revelaram que a intervenção enriqueceu o conhecimento dos alunos na área das deficiências, incitou reflexões e fomentou atitudes mais inclusivas. A análise dos dados destacou, portanto, a relevância de abordagens pedagógicas inovadoras que incluam atividades lúdicas e recursos acessíveis para ampliar a compreensão e aceitação da diversidade. Entende-se que implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos pode, efetivamente, transformar as conceções dos alunos sobre a deficiência, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. Os resultados reforçam a importância de investir em práticas educativas que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde os primeiros anos de escolarização.