Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na Assistência à Grávida com Diabetes GestacionalPublication . Mendes, Iva; Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues doA Diabetes, uma doença conhecida como “silenciosa” de evolução lenta, embora não seja uma patologia recente, tem vindo a assumir maior evidência pelo crescimento e impacto verificado mundialmente não só pelo aumento da sua incidência, como também pela sua elevada morbilidade e mortalidade. A Diabetes Gestacional (DG) representa aproximadamente 90% de todas as gravidezes complicadas por diabetes, está associada a complicações maternas e a um aumento de morbilidade e mortalidade fetais. Este estudo teve por objetivo analisar as evidências na literatura sobre a assistência de enfermagem com mulheres que apresentaram DG na comunidade. Trata-se de um estudo de síntese de evidência do tipo revisão narrativa da literatura. A gestação é um processo natural que envolve múltiplas mudanças, tanto fisiológicas, como psicossociais e emocionais. Dentro das mudanças fisiológicas, pode surgir a DG. Neste contexto a intervenção de enfermagem pré-natal e o atendimento comunitário eficiente podem diminuir expressivamente a morbilidade e mortalidade materna e fetal. Concluímos que são importantes para a consciencialização da sua relevância, criar diversas estratégias de intervenção promotoras do aumento dos níveis de literacia em saúde das grávidas com DG. Na comunidade, para alcançar o equilíbrio e o bem-estar, tanto materno como fetal, nos procedimentos, diagnóstico e tratamento da DG. O enfermeiro como educador, deve orientar a gestante quanto à doença, os seus sintomas e a terapêutica medicamentosa, realizando orientações de hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação e exercícios físicos, elucidar dúvidas durante a evolução da gestação e incentivar a mesma para o autocuidado.
- Os Determinantes da Opinião Modificada e do Relatório Modificado do Revisor Oficial de Contas – O Caso das Instituições de Ensino Superior Públicas PortuguesasPublication . Lima, David João de Castro; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroCom o presente trabalho procuramos, através da análise das certificações legais das contas (CLC) dos anos de 2018 a 2022 das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas portuguesas, identificar o tipo de opinião, as principais “ênfases” e parágrafos de “outras matérias” expressos nas CLC e identificar os determinantes da modificação de opinião e do relatório do revisor oficial de contas (ROC). Observámos que, quanto ao tipo de opinião emitida nas CLC analisadas, 50% das CLC tiveram uma opinião não modificada e 50% das CLC foram emitidas com opinião modificada. Obtivemos como principais “ênfases” as relacionadas com a pandemia Covid-19, com a adoção do SNC-AP e referentes ao conflito entre Ucrânia e Rússia. Em relação aos parágrafos de “outras matérias” destacamos a circunstância de as demonstrações financeiras e orçamentais num ano terem sido auditadas por outro auditor e sobre as demonstrações financeiras consolidadas a serem apresentadas autonomamente. Procedemos a uma análise estatística, para a qual se adotou o modelo de regressão logística, e na qual, foram consideradas as variáveis: Dimensão da IES, Região, Dimensão da Empresa de Auditoria, Género do Auditor, Mudança de Auditor, Resultado Líquido do Período, Opinião Modificada Ano Anterior, Relatório Modificado Ano Anterior e Endividamento. Concluímos que, das variáveis estudadas, apenas a variável Opinião Modificada Ano Anterior apresentou um efeito estatisticamente significativo para ser considerado um determinante da modificação de opinião do ROC nas IES estudadas, e as variáveis Mudança de Auditor e Relatório Modificado Ano Anterior exibiram um efeito estatisticamente significativo, sendo consideradas determinantes do relatório modificado do ROC nas IES analisadas.
- O Programa Erasmus como fator de Motivação e Inovação PedagógicaPublication . Caetano, Eurico Manuel Lisboa; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaO presente estudo tem como objetivo principal aferir acerca dos motivos que levam os alunos dos cursos profissionais a optarem pela realização da Formação em Contexto de Trabalho, comumente designada por Estágio Profissional, num pais estrangeiro, ao abrigo do programa Erasmus+. A definição deste objetivo principal conduziu à formulação de outras questões, ou objetivos secundários, interligados e considerados relevantes dentro do escopo desta pesquisa. A definição destes objetivos secundários visa uma compreensão mais ampla e abrangente do fenómeno em análise. Assim, este trabalho tem também como objetivo encontrar evidências de uma possível relação entre a perspetiva de ser selecionado para esta modalidade de formação e o aumento da motivação para a aprendizagem. Para além disso, vai-se investigar se a adoção desta abordagem educativa por parte de uma escola pode ser encarada como uma prática de inovação pedagógica. Nesta investigação, procurou-se identificar e analisar a perceção geral que os participantes têm destas experiências, bem como as consequências e impacto das mesmas na sua vida académica e pessoal, e nas dinâmicas da própria escola. Foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa, baseada na realização de questionários, com questões de resposta fechada e algumas de resposta aberta e uma entrevista individual. A amostra foi constituída pelos alunos que foram selecionados para este programa, implementado pela primeira vez pela escola, os professores das disciplinas técnicas dos cursos respetivos e pelo diretor. Do estudo aqui realizado, e relativamente às motivações destes alunos, retiraram-se algumas evidências que apontam no sentido de que os alunos valorizam mais os fatores que contribuem para a aquisição de uma maior bagagem cultural e competências linguísticas, assim como valorizam mais os fatores que lhes podem fornecer mais-valias e pontos diferenciadores para o seu currículo. Parecem ainda preocupar-se mais com fatores que lhes permitem terminar o curso com bons resultados e facilitar a obtenção de um emprego no seu país. Com este estudo extraíram-se ainda algumas evidências que apontam no sentido de que a participação neste projeto tem um impacto positivo significativo em várias áreas, nomeadamente no aumento dos níveis motivacionais dos alunos, nos seus resultados académicos, na imagem dos cursos profissionais, na imagem da própria escola e, por conseguinte, que se trata realmente de um cenário de Inovação Pedagógica.
- Um percurso reflexivo em Educação de InfânciaPublication . Anjos, Inês Cardoso; Correia, Sónia Cristina Lopes; Kowalski, Maria PereiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em três partes: a Parte I, onde surge a reflexão de Prática Pedagógica em Creche (rede privada) que ocorreu no ano letivo 2022/2023. A Parte II, onde consta a reflexão de Prática Pedagógica em Jardim de Infância (rede privada), que ocorreu no ano letivo 2022/2023. Nesta parte apresenta-se ainda um estudo que procurou escutar as crianças acerca da sua perceção sobre os espaços da instituição, através da metodologia photovoice. O mesmo foi desenvolvido com cinco crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A natureza do presente estudo assenta numa investigação qualitativa, que se assume como um estudo-caso. Neste sentido, pretendeu-se dar resposta à seguinte pergunta de partida: “Qual a perceção de cinco crianças entre os 4 e 5 anos de idade acerca dos espaços da instituição de Educação de Infância que frequentam?”. No decorrer do estudo, recorreu-se à observação direta participante, aos registos fotográficos e gravações de áudio, assim como alguns registos escritos num diário de bordo. O estudo sugere que as crianças consideram, com base nos seus próprios critérios de qualidade, que os espaços que frequentam e onde interagem com os outros, apresentam qualidade, embora pudessem ser modificados, de forma a melhorar a qualidade. A Parte III, corresponde à reflexão de Prática Pedagógica em Jardim de Infância (rede pública), que ocorreu no ano letivo 2023/2024.