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Abstract(s)
Esta dissertação descreve uma investigação sobre a eficácia de
estratégias didáticas no desenvolvimento da exposição oral formal por
alunos do ensino secundário, no contexto do projeto escolar Comunicar
Saberes, uma iniciativa multidisciplinar que promove apresentações
orais em contextos formais. O objetivo do estudo é compreender como
o ensino explícito da macroestrutura da exposição oral formal e o uso
de recursos de coesão textual podem melhorar a competência de
comunicação oral dos alunos, facilitando a construção de discursos
claros e bem estruturados.
A metodologia utilizada nesta investigação corresponde a um estudo de
caso associado a um processo de investigação-ação, o que permitiu uma
análise detalhada dos efeitos das intervenções pedagógicas no
desenvolvimento do género textual exposição oral por parte dos alunos.
A investigação centrou-se na aplicação de estratégias didáticas que
promovem o conhecimento e consequente domínio de um tipo de
macroestrutura do género textual em estudo e o uso de organizadores
discursivo-textuais como recursos de coesão textual.
Os resultados indicam que a aplicação dessas estratégias resultou numa
melhoria significativa nas áreas visadas. Verificou-se um progresso
claro na capacidade dos alunos de estruturar e apresentar ideias de
forma clara e coerente, utilizando organizadores discursivos-textuais
para assegurar a coesão textual e seguindo um plano de texto ajustado
ao género textual e às condições de uso. Esta abordagem resultou numa
comunicação mais eficaz, com os alunos a demonstrar maior confiança
e capacidade para construir discursos organizados.
Conclui-se que o desenvolvimento dos aspetos visados no estudo no
âmbito do tratamento do género exposição oral formal é
substancialmente beneficiado por uma abordagem pedagógica que
valoriza tanto o ensino da macroestrutura discursiva quanto a prática
contínua e o feedback construtivo. Este estudo reforça a importância de
integrar no currículo escolar práticas educativas específicas que visem
melhorar a competência comunicativa oral dos alunos, preparando-os
para enfrentar desafios comunicativos complexos em contextos
educativos e profissionais.
Description
Keywords
Coesão Textual Didática do Oral Exposição Oral Formal Macroestrutura Discursiva