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- Impacto da Reputação Corporativa na Volatilidade das AçõesPublication . Cardoso, Rute Ferreira; Costa, Magali Pedro; Febra, Lígia Catarina MarquesA volatilidade das ações tem um papel crucial nos mercados financeiros, funcionando como um indicador da incerteza dos investidores relativamente à rendibilidade dos seus investimentos (Bhowmik & Wang, 2020; Dai et al., 2020; Vuong et al., 2024). A volatilidade pode ser subdividida entre risco sistemático – associado a fatores de mercado e risco não sistemático – resultante de fatores específicos das organizações, do setor onde as organizações se inserem, de um conjunto de organizações, mas não a totalidade do mercado, e que pode ser eliminado pelos investidores através de uma diversificação adequada da sua carteira de investimentos (Brahmana et al., 2022; Delgado-García et al., 2013; Höge-Junge & Eckert, 2024; Markowitz, 1952; Ruefli et al., 1999). De entre os determinantes específicos da volatilidade, a reputação corporativa pode afetar a perceção dos investidores face às organizações. Nesse sentido, o presente estudo visa por um lado analisar o impacto direto da reputação corporativa na volatilidade das ações e por outro verificar se esta atua como uma variável moderadora no impacto dos fatores de mercado na volatilidade das ações. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado uma amostra com dados em painel, composta por 316 empresas, sediadas em 19 países, para o período compreendido entre 2011 e 2023. A volatilidade das ações foi estimada através do desvio padrão das rendibilidades semanais, enquanto a reputação corporativa foi medida por meio de uma variável dummy que identifica as empresas listadas no ranking Global Reptrak e um grupo de empresas cotadas que não pertencem a este ranking. As variáveis dimensão, endividamento, book-to-market, rendibilidade dos ativos, estabilidade política, taxa de inflação e desemprego, crescimento do produto interno bruto (PIB) per capita e capitalização de mercado foram incluídas no modelo. As hipóteses de investigação foram estimadas através do modelo de efeitos fixos. Os resultados sugerem que a reputação corporativa não tem um impacto direto, estatisticamente significativo, na volatilidade das ações. No entanto, apresenta um efeito moderador de alguns dos fatores de mercado, uma vez que reduz o impacto do PIB na volatilidade das ações e intensifica o impacto da capitalização de mercado na flutuação do preço das ações.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - SIBS MULTICERTPublication . Silva, Ricardo Tiago Gregório da; Costa, Paulo Manuel AlmeidaO presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio curricular que decorreu na empresa "SIBS Multicert - Serviços de Certificados Eletrónica S.A., localizada em Lisboa, Portugal. A área de inserção deste relatório é a cibersegurança, nomeadamente, na resposta a incidentes. A área de resposta a incidentes é crucial no quotidiano de um profissional da área de cibersegurança, pois a crescente sofisticação dos ataques, exige uma resposta rápida e eficaz das organizações. Neste contexto, os documentos DFIR emergem como ferramentas indispensáveis para responder aos incidentes, juntamente com a necessidade de existirem laboratórios digitais equipados com ferramentas adequadas, sendo um meio fundamental para o aperfeiçoamento dos métodos de resposta abordados nos documentos DFIR, como também para treinar os profissionais de cibersegurança. Relativamente aos tópicos abordados, este relatório inicia-se com a contextualização do ambiente em que este estágio decorreu. De seguida é exposto o trabalho que foi realizado, nomeadamente, as tarefas propostas, as mudanças necessárias e as tomadas de decisões. Ainda, são detalhadas todas as tarefas e entregáveis inerentes a este estágio bem como as dificuldades sentidas ao longo da sua execução. Por último, são apresentadas as conclusões retiradas com o trabalho realizado e a bibliografia consultada.
- O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEMPublication . Carvalho, Sílvia Amado; Barbeiro, Luís Filipe Tomás; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos.
- Impacto do governo das sociedades no valor da marca corporativaPublication . Silva, Viviana Pedrosa; Costa, Magali Pedro; Febra, Lígia Catarina MarquesO impacto do governo das sociedades no valor da marca corporativa tem sido alvo de estudo na literatura. Estudar o impacto de governo das sociedades no valor da marca é fundamental, porque as políticas de governo das sociedades desempenham um papel central na reputação e no desempenho de uma empresa, ou seja, com um governo das sociedades eficiente, a empresa pode atrair investimentos, fidelizar clientes e criar valor a longo prazo (Zahoor et al., 2023). Desta forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto das políticas de governo das sociedades no valor da marca corporativa. Para tal, é utilizada uma amostra com dados em painel composta por 74 empresas no período de 2018 a 2022. A variável dependente é o valor da marca corporativa medida através do ranking das 500 maiores marcas da Brand Finance e a variável independente é o governo das sociedades medida através de subvariáveis, dados que se retiraram da base de dados DataStream Eikon. Os dados das variáveis de controlo também foram obtidos através da base de dados DataStream Eikon. Analisou-se a relação entre as variáveis através da correlação de Spearman e pela estimação do modelo de efeitos fixos. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o impacto entre as políticas de governo das sociedades e o valor da marca corporativa, não é igual para todas as variáveis. A análise de correlação revelou que apenas a pontuação dos acionistas apresenta uma correlação positiva, e significativa, com o valor da marca corporativa. O resultado da estimação do modelo por efeitos fixos indicou que o valor da marca corporativa é influenciado positiva e significativamente pela dimensão do conselho. A relevância deste estudo reside na compreensão de como as políticas de governo das sociedades influenciam o valor da marca, um dos ativos intangíveis de uma empresa. Ao investigar esta relação, é possível identificar como a transparência, a responsabilidade e a estrutura organizacional impactam a perceção do mercado e a confiança dos stakeholders (Komath et al., 2023; Mishra, 2018). Isto oferece bases para gestores e investidores sobre a importância de adotar políticas de governo das sociedades, não apenas para melhorar o desempenho financeiro, mas também para fortalecer a imagem e a competitividade da empresa a longo prazo.