ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira
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Browsing ESTM - Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira by Subject "Alojamento"
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- Características Determinantes na Escolha de um Alojamento Turístico pela Geração MillennialPublication . Poseiro, Rute Alexandra Santos; Pereira, Ângela Margarida de Sousa; Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto DinisA Geração Millennial apresenta uma forte ligação com as Tecnologias da Informação e Comunicação e com os novos meios de promoção. Estes indivíduos são apelidados como nativos digitais, uma vez que cresceram na era do desenvolvimento tecnológico e da globalização. Para estes é fundamental estarem conectados vinte e quatro horas por dia. Consideram as relações sociais muito importantes, a interação não se efetua apenas cara-a-cara, mas também através do mundo digital, nomeadamente através das redes sociais. Apesar de valorizarem as opiniões dos amigos e familiares, a sua rede de influenciadores foi alargada à sua rede de contactos online, nomeadamente a celebridades e indivíduos que já tenham experimentado determinado produto e/ou serviço que eles também querem usufruir. O objetivo do presente estudo é analisar quais as caraterísticas que os Millennials procuram num alojamento turístico, com o intuito de ajudar os gerentes dos alojamentos a criar uma oferta de produtos e/ou serviços que corresponda aos desejos e necessidades desta nova geração de consumidores. Para este estudo foi aplicado um questionário online obtendo-se uma amostra válida de 235 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos. Após aplicação de testes estatísticos conclui-se que os fatores que influenciam os indivíduos desta geração a optarem por determinadas unidades de alojamento são a presença em canais online, tais como agências de viagens online como o Booking, redes sociais e websites de classificações online como o Tripadvisor; o passa a palavra de amigos e/ou familiares. As classificações online dos alojamentos, nomeadamente comentários de pessoas que já tenham usufruído dos produtos e/ou serviços que eles pretendem adquirir, também é um fator que os influencia na escolha.
- A melhoria da formação de novos colaboradores de Front Office: O caso do Penha Longa ResortPublication . Ferreira, Vera Lúcia de Lemos; Eurico, Sofia TeixeiraO presente relatório diz respeito a um estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio teve lugar no departamento de Rooms do Hotel Penha Longa Resort, em Sintra, com início a 08 de setembro de 2015 e término a 09 de junho de 2016. O principal objetivo deste relatório é, para além de descrever as tarefas realizadas ao longo do estágio e as competências adquiridas, relatar as contribuições dadas à entidade acolhedora, e ainda propor sugestões de melhoria ao nível da formação a novos colaboradores; que juntamente com a caracterização tanto da cadeia hoteleira como da unidade de alojamento em questão, permitem um melhor entendimento de todo o trabalho. A melhoria da formação inicial aos colaboradores, como tema para a parte crítica do relatório, surge com a observação, e consequente identificação de lacunas, que foi feita ao longo dos nove meses “no terreno”. Por forma a aprofundar o tema, foi feita inicialmente uma análise sobre o tópico em que se insere o relatório, que está refletida na revisão da literatura, e mais tarde desenvolvida uma ferramenta que permite mais facilmente dar formação aos novos colaboradores e também serve de auxílio aos colaboradores mais antigos. Esta ferramenta consiste num portfólio que permite, através da planta do hotel, visualizar o layout de cada quarto, bem como as suas características: cama de casal / camas twin e vista. Apesar de vermos utilidade no uso da nova metodologia de formação aos novos colaboradores e também na melhoria do serviço prestado ao cliente, tendo em conta que a proposta foi desenvolvida depois do término do estágio, o impacto da criação desta ferramenta não foi medido.
- Plano de marketing: Caso de estudo: Casulo Your Low Cost Stay-OverPublication . Pereira, João Santos Lopes; Fonseca, Júlia Fragoso daO desenvolvimento deste projeto nasceu da necessidade de implementar um plano de marketing para o estabelecimento Casulo – Your Low Cost Stay-Over, de forma a trabalhar a relação da empresa com os clientes chegando à sua fidelização ao fim do primeiro contrato, aumentando assim a popularidade da empresa através do “passa palavra” e consequentemente aumentar as vendas e ocupação, principalmente entre o fim de um ano letivo e início do seguinte. Foi feito um estudo de caso utilizando a metodologia da pesquisa e revisão bibliográfica de conceitos como marketing, turismo, marketing em hotelaria e foram feitas várias análises à empresa nomeadamente aos macro e micro ambiente. O estudo de caso serviu para serem percebidas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa, tal como quais os principais concorrentes e o que os diferencia. Foram percebidas as necessidades e estratégias atuais do Casulo e nesse sentido, foram traçados objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais e o que podia ser feito através do plano de marketing de forma a cumprir esses objetivos estabelecidos. Um dos objetivos do plano de marketing é a retenção os clientes atuais e atrair novos clientes, sendo o principal foco, o marketing relacional através dos meios online. Outro objetivo é alargar o Casulo para o cliente turista nomeadamente em época alta (julho e agosto). Esses objetivos poderão ser atingidos através de um conjunto de ações que vão desde a implementação de um calendário de postagens anual, a postagens relativas a eventos de verão na cidade uns meses antes de acontecerem e até a giveaways de forma a ganhar seguidores e visibilidade nas redes sociais. Por fim, conclui-se que aplicando as estratégias adequadas, será possível atingir os objetivos propostos.
- Relatório de estágio no Hotel Villa Batalha: a organização interna dos departamentos de F&B e alojamento de um Hotel de 4 estrelasPublication . Lopes, Sofia Cordeiro; Almeida, Anabela Clemente EliasO relatório apresentado refere-se a um estágio realizado no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira. O estágio decorreu entre Agosto de 2012 e Maio de 2013 no Hotel Villa Batalha. O objetivo do relatório é explicar a realização do estágio, a organização do Hotel e neste sentido, transmitir a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências durante o estágio. Estágio este que passou pelos departamentos de Food & Beverage (comidas e bebidas) e de Alojamento (receção e housekeeping). Ao nível metodológico, com a observação ao longo do estágio e colaboração na receção do Hotel, depreendeu-se que os procedimentos da mesma necessitavam de uma organização mais delineada e precisa. Neste sentido, adotou-se como desafio de estágio, criar um Manual de Procedimentos de Receção. Este está incluído no relatório, com os procedimentos realizados na receção do Hotel Villa Batalha. Os procedimentos que fazem parte deste manual integram os procedimentos a adotar desde o primeiro contacto do cliente até ao momento de check-out.
- Relatório de Estágio no Royal ÓbidosPublication . Silva, Patrícia Lopes; Viana, Ana Sofia da Costa; Sousa, Ana Elisa Carreta deO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio realizado para o Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar. O estágio foi realizado no departamento de receção do Royal Óbidos Spa & Golf Resort, durante 9 meses. O mesmo permitiu consolidar os conhecimentos técnicos adquiridos no primeiro ano do mestrado, com uma componente prática em contexto real que permitiu desenvolver competências profissionais na área hoteleira. O principal objetivo deste relatório passa por apresentar uma proposta de manual de procedimentos. Esta proposta surgiu após identificar um potencial de melhoria ao nível do manual existente, que foi utilizado enquanto ferramenta de integração e formação no departamento, mas que se encontra desatualizado. Foram também identificadas diversas falhas ao nível de procedimentos que justificam a importância de um manual adequado. Espera-se que a aplicação do novo manual de procedimentos contribua para a melhoria do desempenho dos colaboradores da receção do Royal Óbidos, e consequentemente da excelência da experiência proporcionada aos seus clientes. A metodologia aplicada neste relatório foi a qualitativa, através da observação participante que permitiu identificar o problema, e numa fase posterior através da aplicação de entrevistas que corroboraram o plano de elaboração de um manual de procedimentos para o departamento de receção.
- Relatório de Estágio no Vila Vita Parc Resort & Spa : Proposta de Manual de Procedimentos de HousekeepingPublication . Costa, Ana Rita Vaz Lestro da; Almeida, Anabela Clemente EliasO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo descrever o estágio realizado, bem como elaborar uma proposta de manual de procedimentos de Housekeeping. O estágio decorreu no hotel Vila Vita Parc Resort & Spa, localizado no concelho de Lagoa, Algarve. Teve início a 3 de Setembro de 2018 e fim a 31 de Maio de 2019, decorrendo ao longo de nove meses e, perfazendo um total de 1620 horas. O estágio realizou-se no departamento de Alojamento e por várias seções deste departamento, tais como: Receção, Hospitality, Customer Service, Kids Park, Lavandaria, Housekeeping, Rouparia/Minibares e Health Club. No presente relatório é feita uma caraterização das facilidades e serviços da unidade hoteleira, bem como uma descrição de todas as atividades que foram desenvolvidas durante o decorrer do estágio. O principal objetivo da realização deste estágio foi consolidar o conhecimento teórico adquirido durante o mestrado, com vista a reforçar as competências previamente adquiridas. Durante a duração deste foi identificada a necessidade de desenvolver um manual de procedimentos de Housekeeeping, com vista a organizar e tornar o processo mais uniforme para esta seção e mantendo os standards da unidade hoteleira. Neste sentido, adotou-se como desafio do estágio a elaboração de um Manual de Procedimentos de Housekeeping para o Vila Vita Parc Resort & Spa e, que se encontra incluído no presente relatório.
