Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-05"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Vídeos mediadores do conhecimento: uma abordagem para a comunicação acessível a pessoas com deficiência visualPublication . Tavares, Daniela Cardoso; Santos, Filipe Alexandre da SilvaA história da humanidade apresenta evoluções políticas, econômicas e culturais. A partir da alfabetização, se observa um deslocamento da predominância da percepção auditiva para a visual e o surgimento de novos meios de comunicação (jornal, rádio, cinema, etc). Na atualidade, vivemos numa era virtual e imagética (onde o conhecimento em geral está ao alcance de todos e adquire um caráter de competitividade social). Porém, nem todos conseguem ter acesso a isso. Como exemplo, as pessoas com deficiência visual têm dificuldades em adquirir conhecimentos através de conteúdos audiovisuais disponíveis na internet devido a presença da linguagem não-verbal (imagens, gestos, expressões faciais, etc). Ao considerar um crescente uso de vídeos da internet como mediadores do conhecimento (seja na educação presencial e online ou como simples busca de conteúdos), se verifica a necessidade de encontrar estratégias que possibilitem uma apropriação satisfatória dessas mídias a fim de oportunizar o acesso ao conhecimento para todos. Dessa forma, se acredita que o atendimento do desenho universal seja uma possibilidade para isso. Neste intuito, esta pesquisa busca analisar a percepção de 30 pessoas com deficiência visual em relação a dois vídeos diferentes que atuam como mediadores do conhecimento e estão hospedados no Youtube. Por esta razão, se verifica o caráter descritivo desta investigação no que diz respeito aos seus objetivos. Além disso, se verifica o caráter exploratório desta pesquisa ao se pretender identificar possíveis fatores que possam influenciar a compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência visual. Por isso, se optou pela utilização de dois vídeos diferentes com o objetivo de encontrar uma maior diversidade desses fatores. Acredita-se que ao identificar possíveis fatores que possam prejudicar a plena compreensão da mensagem pelos espectadores com deficiência visual, se poderá efetuar um planejamento estratégico adequado para a produção de comunicações audiovisuais acessíveis. Os resultados obtidos demonstram que os vídeos analisados atendem respectivamente pouco e razoavelmente aos seguintes princípios do desenho universal: baixo esforço físico e informação perceptível. Por isso, inicialmente os resultados nos direcionavam a pensar que as respostas dos participantes apenas enfatizassem pontos negativos. Porém, os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram uma variabilidade no que diz respeito à mediação satisfatória do conhecimento. A partir disso, se conclui que as mídias audiovisuais contribuem para a geração de um ciclo de circulação do conhecimento e também proporciona à pessoa com deficiência visual ser um formador de opinião na sociedade.
- Avaliação do Risco de Incêndio no Centro Histórico de LeiriaPublication . Bento, Marisa Isabel Oliveira; Rodrigues, Hugo Filipe PinheiroO risco de incêndios nos núcleos urbanos antigos é uma preocupação constante nas entidades responsáveis pela proteção civil, isto porque grande parte dos edificados presentes nestes núcleos têm um grande valor patrimonial, económico e cultural do nosso país. As maiores preocupações destas instituições englobam a degradação das estruturas e das instalações, a ausência de meios de deteção, alarme e combate, e dificuldade nos acessos das viaturas dos bombeiros, entre outros. O presente estudo aborda o risco de incêndio nos centros urbanos, as metodologias existentes na legislação, a descrição detalhada da metodologia ARICA, a avaliação do estado de conservação do Centro Histórico de Leiria e o cálculo do risco de incêndio do núcleo urbano antigo de Leiria. Após a avaliação, e verificando a grande percentagem de edifícios em estudo do Centro Histórico de Leiria que carecem da adoção de medidas de segurança contra incêndio, são apresentadas soluções para atenuar esse risco.
- Plano de Negócios – Criação de Hotel de Luxo para CãesPublication . Faustino, Érica Alexandra Morais; Viana, Ana Sofia da CostaO presente trabalho desenvolve um plano de negócios, onde a ideia fundamental é o lançamento no mercado nacional, de um Hotel de Luxo para Cães já em 2020. O aumento de cuidados com os animais, leva a novas oportunidades na área da saúde e bem-estar dos mesmos. O projeto consiste na implantação de um espaço com o objetivo, de receber cães, permitindo que os donos os deixem e/ou venham buscar a qualquer hora e a qualquer dia da semana, opção inexistente no mercado. Para além disso, terão a acesso às imagens da respetiva box onde fica o animal, podendo perceber como estão os animais, na ausência dos donos. O lançamento deste projeto será feito em Torres Vedras, dada a existência de um terreno pertencente ao promotor do HLC e pela proximidade à cidade de Lisboa, onde se situa o aeroporto. Com o aumento de turistas, nacionais e internacionais, ter-se-á em conta a possibilidade de, a curto prazo, lá se irem entregar e levar os cães aos seus detentores. O HLC terá capacidade para receber até 40 cães nos 365 dias do ano. Conta com um total de 17 funcionários que trabalham em três turnos distintos, de forma a garantir total acompanhamento ao animal. O terreno, com cerca de 5000m², servirá, para além de albergar o edifício do hotel, de espaço para o passeio dos animais que serão soltos várias vezes ao dia, sempre sob vigilância. Aquando da sua saída, poderão usufruir, igualmente, de banho, tosquia e corte de unhas. O HLC conta com um plano estratégico que abrange todas as metas e objetivos da empresa para os próximos cinco anos. Esse plano permite que o HLC exiba os objetivos da empresa como mensuráveis e atingíveis. A cada ano, a equipa do HLC reavalia o seu plano para ajustar os seus objetivos e continuar a ter um plano estratégico para os próximos cinco anos. Por fim, através da análise financeira verificou-se que o VAL final obtido foi de 119.071€ e foi também determinado que um investidor no HLC conseguiria receber o seu investimento de volta dentro de 6 anos. Entende-se que, apesar de haver riscos inerentes à abertura de qualquer negócio, este projeto tem viabilidade para avançar.
- HAPTIC DEVICES FOR ADVANCED INTERACTION WITH MULTIMEDIA SYSTEMSPublication . Silva, Bruno Miguel Lopes e; Castro, Hugo Filipe Costelha de; Bento, Luís Manuel Conde; Assunção, Pedro António Amado deThis project report describes the work carried out to design and evaluate new interfaces for media consumption in Smart TVs. The main goal is the study of the different technologies that can integrate a new generation of remote controls, and the development of prototypes (interfaces) that allow to connect all selected technologies in order to find a combination that improves the users quality of experience (QoE). Traditionally, the use of remote controls for television control uses only mechanical buttons to execute different tasks but, due to constant technological progress, an evolution is underway in the way users consume television content, moving from traditional passive visualization of contents to interactive forms. In this new interactive forms the user increasingly uses actions, adapts and interacts with multimedia content, services on demand and applications that support multiple users (games, social networks, etc). To keep up with these developments, it is necessary to add features to the conventional remote controls to enable a dynamic control, fast and accurate text input methods, and haptic feedback that is appropriate for the tasks that users need to perform. Two interfaces were developed integrating different haptic technologies that would provide the features mentioned above (dynamic control, text input methods, and haptic feedback). To assess the operation of the developed interfaces, tests were performed with different users to obtain objective and subjective classifications. The contribution of this work, was the integration of technologies that can improve the users QoE when using a Smart Tvs/Boxes and collecting users satisfaction levels regarding to the use of these technologies in remote controls. The tests show that despite the large number of different haptic effects users preferred one for each type of different technologies. Based on user rating, for the dynamic interaction case, one technology has proved to be preferred. In the case of text input/editing, among the various technologies, one of the technologies allows a fast text input with the highest level of user satisfaction.
- Relatório de Estágio no Vila Vita Parc Resort & Spa : Proposta de Manual de Procedimentos de HousekeepingPublication . Costa, Ana Rita Vaz Lestro da; Almeida, Anabela Clemente EliasO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo descrever o estágio realizado, bem como elaborar uma proposta de manual de procedimentos de Housekeeping. O estágio decorreu no hotel Vila Vita Parc Resort & Spa, localizado no concelho de Lagoa, Algarve. Teve início a 3 de Setembro de 2018 e fim a 31 de Maio de 2019, decorrendo ao longo de nove meses e, perfazendo um total de 1620 horas. O estágio realizou-se no departamento de Alojamento e por várias seções deste departamento, tais como: Receção, Hospitality, Customer Service, Kids Park, Lavandaria, Housekeeping, Rouparia/Minibares e Health Club. No presente relatório é feita uma caraterização das facilidades e serviços da unidade hoteleira, bem como uma descrição de todas as atividades que foram desenvolvidas durante o decorrer do estágio. O principal objetivo da realização deste estágio foi consolidar o conhecimento teórico adquirido durante o mestrado, com vista a reforçar as competências previamente adquiridas. Durante a duração deste foi identificada a necessidade de desenvolver um manual de procedimentos de Housekeeeping, com vista a organizar e tornar o processo mais uniforme para esta seção e mantendo os standards da unidade hoteleira. Neste sentido, adotou-se como desafio do estágio a elaboração de um Manual de Procedimentos de Housekeeping para o Vila Vita Parc Resort & Spa e, que se encontra incluído no presente relatório.
- A fotografia como meio de expressão e de intervenção, pelo olhar de criançasPublication . Lopes, Lúcia Manuela de Jesus Mendes; Gamboa, Maria José Nascimento Silva; Kowalski, Maria PereiraSe observarmos à nossa volta, as imagens fotográficas, hoje em dia, são divulgadas nos mais diversos suportes e meios de comunicação e impostas a todos, em diversos espaços públicos ou privados. Na nossa sociedade atual, a fotografia é uma forma massiva e global de comunicação, influenciando a nossa forma de ser, de olhar e compreender o mundo. Consideramos, por isso, importante ensinar a ler e a escrever com as imagens que estão à nossa volta, ou que são captadas por nós. No âmbito do estudo que se apresenta é criado um Clube de Fotografia, no qual os participantes são convidados a captar visualmente, através da fotografia, os seus interesses, as preocupações e as perceções do seu mundo. Este estudo visa perceber qual o potencial da fotografia participativa como meio de expressão individual e de intervenção, pelo olhar de crianças, para desenvolver a observação crítica e a capacidade de participação e intervenção na sua comunidade. As atividades propostas do projeto de intervenção foram desenvolvidas em contexto fora da educação formal e procuraram criar dinâmicas de participação, a vivência de experiências educativas e a construção de aprendizagens significativas, em torno da fotografia e da comunicação. O projeto permite verificar que um grupo de crianças, através dos seus olhares fotográficos, amplia o sentido de observação crítica e pensamento reflexivo, e ativamente constrói conhecimento que os leva à participação e intervenção em diferentes contextos. Com a exposição de fotografias da sua autoria, os participantes conseguem intervir e comunicar visualmente. A análise de dados permite constar que a fotografia participativa constitui um meio de expressão individual com potencial para a intervenção na comunidade.
- Guião de caracterização e inspeção de Obras de Arte. Estudo de caso aplicado a LeiriaPublication . Ostetto, Liana Sombrio; Rodrigues, Hugo Filipe Pinheiro; Fernandes, Paulo Alexandre LopesAs obras de arte especiais (OAE´s) têm funções importantes para o desenvolvimento das cidades. Para garantir sua segurança é necessário a utilização de um sistema de gestão que avalia constantemente o estado de conservação e assim a necessidade de manutenção ou reparação. Esta dissertação possui como objetivo principal propor a Câmara Municipal de Leiria uma metodologia de atividade de caracterização e inspeção em obras de diferentes materiais através de um guia de inspeção. O estudo de caso abrangeu cinco diferentes tipologias de obras pertencentes ao município. Ao fim da análise, foi possível obter a classificação geral do estado de conservação de cada obra, o qual concluiu-se que algumas obtiveram nível de dano médio em patologias, representado pela cor amarela, as quais carecem de inspeções mais específicas, monitoramento e manutenção. Entretanto, todas receberam estado geral de conservação de nível leve, indicando que não é necessário nenhum procedimento com urgência. Além das inspeções, foram realizados ensaios de caracterização dinâmicas em três dessas obras, com aprofundamento específico em uma, a ponte pedonal metálica, pois possui vibrações excessivas e desconforto aos utilizadores, avaliando assim, além de seus modos de vibrações e frequências, as suas acelerações com a passagem de peões em diferentes modos e proporções. Obtiveram-se resultados experimentais comparados com a modelação numérica realizada, assim, concluiu-se de que um dos cabos não está realizando sua funcionalidade corretamente. Através da comparação das acelerações ao guia técnico sobre avaliação do comportamento dinâmico de pontes pedonais da França constatou-se que a ponte em estudo predomina com mínimo conforto e desconforto, dependendo da situação. Por fim, é notável a importância de inspeções e monitoramento no tempo recomendado nas OAE´s para assim garantir segurança e bem-estar para toda população. Para além de auxiliar e orientar a Câmara Municipal de Leiria com a gestão de suas obras existentes.