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- A Produção Noticiosa na Imprensa Desportiva OnlinePublication . Guerra, André Matias; Gomes, MarcoO jornalismo desportivo, à semelhança dos restantes setores jornalísticos, tem sido alvo de sucessivas transformações nas suas dinâmicas ao longo das últimas décadas, fruto de constantes evoluções tecnológicas e alterações de contextos sociais, políticos e económicos. A componente jornalística do desporto tem sido alvo de diversos estudos com o intuito de perceber de que modo os profissionais da informação têm redefinido as suas práticas jornalísticas, nomeadamente ao nível da produção noticiosa. Este trabalho apresenta como objeto de estudo três órgãos de informação desportiva exclusivamente online, Bancada.pt, Maisfutebol e Zerozero.pt. O objetivo consiste em perceber de que forma as práticas jornalísticas se estão a redefinir no contexto multimédia, analisando como os ciberjornalistas interpretam e se adaptam aos desafios resultantes dos novos media e das novas tecnologias. Em termos metodológicos, optou-se por uma análise de conteúdo baseada na extração de notícias dos três sites em consideração, durante o mês de abril de 2018, secundada por um conjunto de elementos explicativos obtidos a partir de entrevistas realizadas aos responsáveis editoriais dos meios de comunicação estudados. Conclui-se que o jornalismo desportivo online enfrenta problemas idênticos ao jornalismo desportivo impresso, designadamente ao nível da relação com as fontes de informação. Acresce a este aspeto o facto de as publicações analisadas revelarem, por um lado, uma significativa dependência de outros media e, por outro, apresentarem baixos níveis de conteúdos que sugerem um maior investimento dos próprios media, do ponto de vista financeiro, técnico, de recursos humanos e até editorial. Ou seja, é fraca a produção de elementos diferenciadores como reportagens e entrevistas.
- Identificação de perfis falsos nas redes sociaisPublication . Baptista, Hugo Filipe Fontainhas; Antunes, Mário João GonçalvesAtualmente com o constante crescimento das redes sociais e com o papel que desempenham na sociedade, tanto a nível social como de negócios, torna-se importante compreender alguns problemas que se têm vindo a identificar nessas redes. Para os seus utilizadores a sua vida prática do dia-a-dia, tornou-se interligada pelas redes sociais. A popularidade das redes sociais acarreta alguns problemas, como por exemplo a possibilidade de expor informações pessoais dos utilizadores, a propagação do spam, a exposição a cenários de potencial extorsão e outras atividades relacionadas com o cibercrime. Uma das formas de potenciar estes episódios de cibercrime está relacionado com a criação de perfis falsos e com a sua utilização em atividades ilícitas e potencialmente lesivas para os utilizadores das redes sociais. No âmbito deste projeto foi desenvolvido um estudo sobre o funcionamento das redes sociais e dos principais crimes praticados com recurso a perfis falsos, bem como os principais mecanismos existentes para identificar esse tipo de perfis. Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para auxiliar na identificação de perfis falsos na rede social Twitter. Para tal foram identificados vários parâmetros relacionados com a conta dos utilizadores nessa rede social e, para cada parâmetro, foi calculado o seu valor ponderado, com base na informação pública do perfil em apreciação. O resultado obtido da análise de cada perfil permite aferir sobre a probabilidade de o mesmo ser falso, ou não. No âmbito deste projeto foi desenvolvida uma aplicação web que implementa a metodologia definida e calcula a probabilidade de “falsidade” do perfil. A disponibilidade alargada da aplicação permite a consulta em tempo real e de forma rápida, em cada momento, do nível de “falsidade” de uma determinada conta. Os testes foram realizados com dois datasets conhecidos e já publicados, correspondendo a conjuntos de perfis falsos e verdadeiros no Twitter. Além de se ter validado a viabilidade da solução e aplicação da metodologia na rede social Twitter, foi possível obter resultados promissores através da elevada assertividade, tendo-se registado uma percentagem média de acerto de 94.5%.
- Características Determinantes na Escolha de um Alojamento Turístico pela Geração MillennialPublication . Poseiro, Rute Alexandra Santos; Pereira, Ângela Margarida de Sousa; Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto DinisA Geração Millennial apresenta uma forte ligação com as Tecnologias da Informação e Comunicação e com os novos meios de promoção. Estes indivíduos são apelidados como nativos digitais, uma vez que cresceram na era do desenvolvimento tecnológico e da globalização. Para estes é fundamental estarem conectados vinte e quatro horas por dia. Consideram as relações sociais muito importantes, a interação não se efetua apenas cara-a-cara, mas também através do mundo digital, nomeadamente através das redes sociais. Apesar de valorizarem as opiniões dos amigos e familiares, a sua rede de influenciadores foi alargada à sua rede de contactos online, nomeadamente a celebridades e indivíduos que já tenham experimentado determinado produto e/ou serviço que eles também querem usufruir. O objetivo do presente estudo é analisar quais as caraterísticas que os Millennials procuram num alojamento turístico, com o intuito de ajudar os gerentes dos alojamentos a criar uma oferta de produtos e/ou serviços que corresponda aos desejos e necessidades desta nova geração de consumidores. Para este estudo foi aplicado um questionário online obtendo-se uma amostra válida de 235 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos. Após aplicação de testes estatísticos conclui-se que os fatores que influenciam os indivíduos desta geração a optarem por determinadas unidades de alojamento são a presença em canais online, tais como agências de viagens online como o Booking, redes sociais e websites de classificações online como o Tripadvisor; o passa a palavra de amigos e/ou familiares. As classificações online dos alojamentos, nomeadamente comentários de pessoas que já tenham usufruído dos produtos e/ou serviços que eles pretendem adquirir, também é um fator que os influencia na escolha.
- Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anosPublication . António, Ana Raquel Henriques; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes distintas: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na Parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas, relativas a aspetos considerados mais relevantes durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Por ordem, encontra-se a reflexão alusiva ao contexto de Creche (crianças de 12/24 meses); Jardim de Infância (crianças de 3/6 anos) e, seguidamente, a reflexão do contexto de 1.º CEB (2.º ano e 3.º ano de escolaridade). Na Parte II, encontra-se, principalmente, o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma é que o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos, tendo-se definido os seguintes objetivos: (1) Identificar a numerosidade que as crianças fazem através do subitizing; (2) Caraterizar os tipos de subitizing utilizados; (3) Perceber de que forma o padrão figurativo influencia a competência de subitizing; (4) Refletir sobre a sequência de tarefas implementadas. Perante o estudo investigativo efetuado, o mesmo indicia que a sequência de tarefas implementadas, pedagogicamente, auxiliou na recolha dos dados necessários, bem como indicia que de facto o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos e, consequentemente, o desenvolvimento do sentido de número, sendo fundamental que as crianças treinem a perceção visual relativa a diferentes disposições para um mesmo número, levando-as a reconhecer a mancha gráfica sem recorrer à contagem.