ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
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- Aprender com as crianças: um percurso da creche ao jardim de infânciaPublication . Pinto, Ana Isabel Fortuna; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar apresentando-se como reflexo da experiência vivenciada ao longo de três contextos distintos: Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II. Quando nos deparamos com diferentes contextos, pessoas, formas de estar e diferentes formas de aprender, é certo que também, diferentes dificuldades irão surgir. O desafio está em encarar essas dificuldades, como futuras aprendizagens. Neste sentido, ao longo do presente relatório serão apresentadas diversas dimensões reflexivas provenientes de cada contexto, onde será feita referência às dificuldades sentidas, bem como a outros aspetos considerados mais significativos. Habitualmente, existem temáticas comuns em quase todos os contextos e necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Talvez pela complexidade ou impacto causado, opta-se por não se abordarem alguns assuntos, é o caso da morte. Ao longo do presente relatório será apresentado um projeto desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II, no âmbito da metodologia de trabalho por projeto, intitulado A morte dos animais. A criança desde cedo sofre diversas influências externas, influências culturais. Neste sentido, foi realizado um ensaio investigativo em contexto de Jardim de Infância II, com quatro crianças, de quatro e cinco anos de idade, para se compreender quais são realmente as conceções de género que as crianças têm e como as manifestam. O ensaio investigativo seguiu uma metodologia qualitativa, com um carácter descritivo e interpretativo. Os dados recolhidos e analisados revelam que as quatro crianças participantes no estudo, apresentam conceções estereotipadas, principalmente em relação a brincadeiras, tarefas domésticas e preferências, atribuídas a cada género.
- Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhasPublication . Salada, Cristiana Santos; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a creche: a sua definição, a sua legislação, o papel do educador de infância nesse contexto e a documentação; assim como acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto profissional e pessoal, como socialmente, fruto da aplicação prática de conhecimentos nesse ambiente. Paralelamente o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os 19 e os 22 meses encontrar-se-á também nesta parte. Este estudo de índole qualitativo visa analisar as interações de 5 crianças com os objetos dos cestos dos tesouros, entre si e com o adulto. Desta forma, tentou-se compreender: quais foram as interações que as crianças com idades entre os 19 e os 22 meses estabeleceram a partir do contacto com objetos dos cestos dos tesouros, qual foi o cesto que despoletou maior interesse e refletiu-se sobre as interações em contexto de Creche. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e do contacto físico. As crianças interagiram com os objetos maioritariamente através do tato e com os pares e adulto estabeleceram interações predominantemente através do olhar. A segunda parte é alusiva às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. São abordados assuntos relacionados com o Jardim de Infância como: a sua legislação, o que é a educação pré-escolar, o papel do educador nesse contexto e a documentação existente, assim como as experiências significativas. Vivenciada a metodologia de trabalho por projeto em ambos os contextos, é apresentado um breve relato de cada uma das experiências e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças/comunidades educativas.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: Práticas para a construção da igualdade de géneroPublication . Carreira, Diana Gregório; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaSer educador/a hoje é um desafio constante. Vivemos numa sociedade complexa, pelo que cabe ao/à educador/a criar condições educativas capazes de proporcionar à criança um saber multifacetado que lhe permita um desenvolvimento harmonioso potenciador das suas capacidades. Sendo o/a educador/a um modelo para a vida futura da criança, de entre os múltiplos desafios que enfrenta, destaca-se o de ser um criador de contextos reflexivos, capazes de precocemente desenvolver na criança uma consciência crítica sobre o que a rodeia. O presente relatório, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar, procura relatar o meu percurso ao longo do mesmo, evidenciando os desafios educativos experienciados no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche; a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância I e, por fim, a terceira parte em contexto de Jardim-de-Infância II. Tendo por referência estes três contextos, procura-se evidenciar uma dimensão reflexiva, apresentando as experiências vivenciadas, as caracterizações do grupo de crianças, espaços, recursos mobilizados e atividades dinamizadas com as crianças. Nas partes II e III os pontos de ação baseiam-se na Metodologia de Trabalho de Projeto assente nos interesses e curiosidades das crianças. Nestes lugares do relatório, procura-se dar conta das experiências educativas construídas e vividas. Desta forma foram desenvolvidas propostas educativas com o objetivo de desenvolver competências nas mais variadas Áreas de Conteúdo: Área de Formação Pessoal e Social, Área de Conhecimento do Mundo e Área de Expressão e Comunicação e seus Domínios. Na parte III, apresentam-se igualmente informação relativa à avaliação, de uma das crianças do grupo, por portefólio, e uma dimensão investigativa baseada na pergunta de partida: “Será que, para as crianças, existem brincadeiras, atividades e profissões para meninos e meninas,homens e mulheres?”. A procura de respostas investigativas para esta pergunta de partida permitiu a construção de um breve estudo descritivo, realizado com quatro participantes. Os resultados mostram que o profissional de educação pode ajudar as crianças a refletirem e a desconstruírem certos estereótipos. Efetivamente, se inicialmente os participantes achavam que havia áreas e brinquedos exclusivos ora de meninos ora de meninas, ao longo do tempo foram refletindo sobre esses aspetos e transformando a sua opinião.
- Estratégias de Compreensão Leitora na Educação Pré-EscolarPublication . Cardoso, Nádia Soraia Macedo; Gamboa, Maria José Nascimento Silvapresente relatório de Prática de Ensino Supervisionada está dividido em três partes sendo, cada uma delas, relativas a um contexto educativo (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), onde apresento o meu percurso formativo ao longo dos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. A parte I diz, assim, respeito ao contexto educativo de Creche onde apresento, nomeadamente, a caraterização do meio, do grupo de crianças, dos espaços, tempos e recursos disponíveis, bem como uma breve descrição de duas das propostas educativas exploradas consideradas mais relevantes. A parte II, à semelhança da anterior, relativa ao contexto educativo de Jardim de Infância I, inclui a caraterização do grupo de crianças e descreve a Metodologia de Trabalho de Projeto I – Os Foguetões e os Planetas. A parte III, respeitante ao contexto educativo de Jardim de Infância II, integra a caraterização do meio e do grupo de crianças, a Metodologia de Trabalho de Projeto II – À volta dos Insetos, a avaliação e, por fim, o ensaio investigativo baseado na pergunta de partida: “Podem as estratégias de compreensão leitora ajudar a criança a compreender melhor as histórias?”. Os objetivos do estudo são: i) Fazer revisão da literatura sobre a importância das histórias e da compreensão leitora na Educação Pré-Escolar; ii) Conhecer as potencialidades da exploração de estratégias de compreensão leitora para a compreensão de histórias por parte das crianças; iii) Verificar a evolução das crianças relativamente à capacidade de identificar e/ou comparar personagens, sequenciar e/ou ordenar acontecimentos, identificar relações de causa efeito e identificar problemas e possíveis soluções; iv) Refletir sobre as implicações pedagógicas dos dados. Por conseguinte, a partir da recolha e análise dos dados, foi possível concluir essencialmente que, com as crianças de faixa etária superior (quatro e cinco anos), as estratégias de compreensão leitora e, nomeadamente, o Story Face, auxiliam na (re)organização dos elementos da estrutura narrativa e, inclusive, numa maior e melhor articulação do reconto, contribuindo para a compreensão das narrativas por parte das crianças.
- Identidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Pina, Fátima Maria Neta; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e apresenta-se dividido em duas partes principais, a primeira parte relacionada com as vivências em contexto de Creche e a segunda com as vivências em contexto de Jardim-de-Infância (I e II). Relativamente à primeira parte, divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentado o ambiente educativo em que decorreu a Prática em contexto de Creche, seguindo-se uma dimensão reflexiva, na qual estão retratados os momentos mais significativos vivenciados neste contexto. Por último apresenta-se o ensaio investigativo realizado neste mesmo contexto, que tem como título “Reconhecimento de propriedades dos materiais por crianças entre os 16 e os 24 meses”. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de índole interpretativa, uma vez que se pretende observar, descrever e analisar as ações das crianças na sua interação com os materiais. Os resultados mostram que a maioria das crianças participantes neste estudo reconhece algumas propriedades físicas dos materiais, o que lhes permite agrupa-los adequadamente. Foi também evidente que algumas destas crianças revelam ter emergente a competência de classificação de objetos. A segunda parte deste relatório está dividida em quatro tópicos. Inicia-se com a apresentação dos contextos educativos em que decorreram as Práticas em JI I e JI II, ao que se segue uma dimensão reflexiva onde é apresentado aquilo que de mais relevante foi vivenciado em contexto de JI I. De seguida dá-se a conhecer o trabalho realizado neste contexto, intitulado “Descobrindo as Lulas”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Apresenta-se, depois, a dimensão reflexiva relativa ao que de mais significativo foi vivenciado em contexto de JI II. Por fim apresenta-se a conclusão do presente relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo do período de PES.
- Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infânciaPublication . Silva, Sara Catarina Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surgiu no âmbito das Práticas Pedagógicas do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do processo, o papel do educador e ainda o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do relatório encontra-se dividida em duas partes, sendo que uma se direciona para a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por As Tartarugas, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório está repartida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, na abordagem de um projeto segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado por Corpo Humano, e ainda um ensaio investigativo relacionado com as ideias que as três crianças no Pré-escolar têm sobre o conceito de mistura.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de InfânciaPublication . Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chave
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentosPublication . Barreiros, Carina Alexandra Santos; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.
- Refletindo sobre o experienciado em contexto de Creche e em contexto de Jardim de InfânciaPublication . Brigas, Leonor Guerra; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este encontra-se dividido em três partes, na primeira apresenta-se o vivenciado em contexto de Creche, a segunda parte é composta pelo experienciado em contexto Jardim de Infância I e por último, a terceira parte deste relatório, apresenta o vivenciado em contexto Jardim de Infância II. A primeira parte contempla uma reflexão relativa aos momentos vivenciados em Creche. A segunda parte encontra-se dividida em três pontos, sendo o primeiro reservado a uma reflexão sobre o experienciado em contexto Jardim de Infância I. O segundo ponto envolve a apresentação de um trabalho desenvolvido com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “O Corpo Humano”. Posteriormente segue-se a apresentação do ensaio investigativo levado a cabo com três crianças de quatro anos de idade, onde se tentou compreender se a estratégia de compreensão leitora Story Face influenciava o reconto de histórias realizado por parte de três crianças de 4 anos, Laura, Miguel e David. Os resultados parecem mostrar uma melhoria do reconto com a utilização da estratégia Story Face no que concerne à identificação das personagens apresentadas na história, bem como à identificação dos diferentes episódios contidos na mesma. A terceira parte encontra-se dividida em dois pontos. O primeiro é composto por uma reflexão sobre o experienciado em contexto Jardim de Infância II. Após esta reflexão apresenta-se o desenvolvimento de um trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “A Lua”.
- Refletindo sobre o meu percurso da creche ao jardim de infânciaPublication . Sousa, Anne-Sophie Marques de; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este apresenta-se dividido em três partes, a primeira parte refere-se ao vivenciado em contexto de Creche, na segunda parte apresenta-se as experiências realizadas em contexto de Jardim de Infância I e por último, a terceira parte é composta pelo vivenciado em contexto de Jardim de Infância II. A primeira parte é composta por uma reflexão relativa aos momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche. A segunda parte divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentada uma reflexão relativa aos momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância I. Posteriormente segue-se a apresentação de um trabalho desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “O Corpo Humano”. O terceiro e último ponto envolve a apresentação do ensaio investigativo realizado com três crianças quatro anos de idade, onde se tentou perceber que explorações crianças de três e quatro anos de idade realizam quando lhes são disponibilizados objetos. Os resultados sugerem que as três crianças utilizam o mesmo tipo de explorações e parece não haver grandes diferenças na exploração de objetos conhecidos e de objetos menos conhecidos. A terceira parte é dividida em dois pontos. Inicialmente é apresentada uma reflexão relativa ao vivenciado em contexto de Jardim de Infância II evidenciando expetativas, dificuldades e aprendizagens realizadas. No segundo ponto dá-se a conhecer o trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “A Lua”.