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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: O desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentosPublication . Barreiros, Carina Alexandra Santos; Fortunato, Maria Albertina CarvalhoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) divide-se em quatro partes distintas, sendo que cada uma delas reflete, de certa forma, algumas das etapas vivenciadas durante o mestrado em Educação Pré-Escolar. A primeira parte deste relatório remete para uma dimensão reflexiva referente ao contexto de creche, que reflete algumas das aprendizagens realizadas e algumas das dificuldades sentidas neste âmbito. A segunda parte, reporta-se para a dimensão reflexiva incidente na primeira PES em jardim de infância (J.I.), sendo que esta abarca uma dimensão reflexiva, bem como a apresentação de um trabalho realizado tendo por base a metodologia de trabalho de projeto, sendo este intitulado “À descoberta dos bichos da seda”. A terceira parte deste relatório, recai na apresentação de um ensaio investigativo que desenvolvi com quatro crianças com cinco anos de idade e relacionado com o desenho infantil como meio de comunicação e expressão de conhecimentos. Por último, apresentarei uma dimensão reflexiva incidente na segunda PES em J.I (II) realizada num jardim de infância público, também será apresentado um trabalho de projeto intitulado “Pequenos músicos”, bem como apresentadas as principais dificuldades sentidas e, consequentemente, as diversas aprendizagens realizadas.
- Marketing cultural como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Liliana dos Santos; Faustino, João Paulo JesusA Comunicação Estratégica e Institucional tem o objetivo de aproximar as instituições do seu público-alvo, mas também de melhorar o seu posicionamento junto dos seus stakeholders. As instituições com fins lucrativos e sem fins lucrativos utilizam ferramentas e mecanismos de comunicação que lhes permitem transmitir as mensagens mais adequadas aos seus objetivos. As Instituições de Ensino Superior não fogem a esse paradigma e têm procurado utilizar estratégias no âmbito do mercado das ideias como mecanismo de posicionamento junto das comunidades onde se inserem. A utilização de estratégias como a do Marketing Cultural e Editorial, não só ao nível da produção de livros enquanto produto, mas também na questão da comunicação por conteúdo, podem ser um importante aliado na relação das instituições com as suas audiências. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal perceber se o Marketing Cultural pode ser uma ferramenta de comunicação vantajosa em Instituições de Ensino Superior. Para a encontrar a resposta a esta questão optou-se por realizar um estudo de caso intrínseco, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Numa primeira fase, foram recolhidos todos os dados relativos à observação participante e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados alcançados com a observação participante, foram realizadas entrevistas aos professores bibliotecários do concelho de Leiria. Os resultados da presente investigação indicam que o Marketing Cultural é uma ferramenta útil de Comunicação Estratégica em Instituições de Ensino Superior. O caso aqui estudado poderá ser replicado noutro tipo de instituições, não só as de Ensino Superior, mas também de outras naturezas, como forma de Responsabilidade Social, e no âmbito da construção e consolidação de laços com o público-alvo e com a comunidade envolvente.