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- Aplicabilidade do fabrico aditivo na indústria dos moldes de injeçãoPublication . Reis, Nilza Catarina Rodrigues; Vasco, Joel Oliveira Correia; Barreiros, Fátima Maria CarvalhinhasA indústria de moldes de injeção para plásticos, atualmente, é um dos setores mais sólidos de atividade a nível nacional, reconhecida mundialmente pela sua qualidade. No entanto, na agressiva e competitiva economia global dos dias de hoje, a inovação e consequente rapidez de resposta são dos fatores mais importantes de competitividade no mercado atual. Aliar a produção de moldes de injeção às novas tecnologias de fabrico aditivo surge como uma alternativa para a redução de tempos de ciclo e custos de produção. De forma a estudar melhor a viabilidade da tecnologia aditiva nos moldes de injeção, três casos de estudo foram selecionados, com recurso à tecnologia de fusão seletiva por laser (Selective Laser Melting, SLM). Este processo foi o escolhido por apresentar produtos com características semelhantes às obtidas pelos métodos convencionais, no que se refere aos materiais, durezas, acabamento superficial, possibilidade de maquinação, entre outros. No presente projeto, a tecnologia SLM foi utilizada para criar zonas moldantes com canais de refrigeração conformados, cujos resultados foram avaliados através de simulações numéricas e, posteriormente, comparados com os resultados práticos/reais. São três os casos de estudo apresentados, as geometrias pertencem a dois tipos de indústria, médica e automóvel. O projeto pretende mostrar não só a versatilidade de geometria, mas também a possibilidade de minimizar os custos da tecnologia aditiva, por exemplo optar por zonas moldantes locais e híbridas. De forma a quantificar o impacto da tecnologia aditiva no setor dos moldes, foi feita uma avaliação dos custos e tempos associados a esta tecnologia e identificadas as mais-valias que o processo possa trazer à indústria dos moldes de injeção. Os resultados mostram que a tecnologia de fusão seletiva por laser não só viabiliza a redução de tempos de ciclo e de empenos das peças plásticas, como também mostra que é uma tecnologia com um custo significativo, a ser melhorada em alguns aspetos, tais como, rugosidade e limitações geométricas. O processo SLM, na maioria das vezes, não é uma tecnologia de fim de linha, requerendo assim uma integração adequada no processo de fabrico para fazer face às limitações apresentadas.
- Refletindo sobre o experienciado em contexto de Creche e em contexto de Jardim de InfânciaPublication . Brigas, Leonor Guerra; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este encontra-se dividido em três partes, na primeira apresenta-se o vivenciado em contexto de Creche, a segunda parte é composta pelo experienciado em contexto Jardim de Infância I e por último, a terceira parte deste relatório, apresenta o vivenciado em contexto Jardim de Infância II. A primeira parte contempla uma reflexão relativa aos momentos vivenciados em Creche. A segunda parte encontra-se dividida em três pontos, sendo o primeiro reservado a uma reflexão sobre o experienciado em contexto Jardim de Infância I. O segundo ponto envolve a apresentação de um trabalho desenvolvido com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “O Corpo Humano”. Posteriormente segue-se a apresentação do ensaio investigativo levado a cabo com três crianças de quatro anos de idade, onde se tentou compreender se a estratégia de compreensão leitora Story Face influenciava o reconto de histórias realizado por parte de três crianças de 4 anos, Laura, Miguel e David. Os resultados parecem mostrar uma melhoria do reconto com a utilização da estratégia Story Face no que concerne à identificação das personagens apresentadas na história, bem como à identificação dos diferentes episódios contidos na mesma. A terceira parte encontra-se dividida em dois pontos. O primeiro é composto por uma reflexão sobre o experienciado em contexto Jardim de Infância II. Após esta reflexão apresenta-se o desenvolvimento de um trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “A Lua”.