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- Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhasPublication . Salada, Cristiana Santos; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a creche: a sua definição, a sua legislação, o papel do educador de infância nesse contexto e a documentação; assim como acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto profissional e pessoal, como socialmente, fruto da aplicação prática de conhecimentos nesse ambiente. Paralelamente o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os 19 e os 22 meses encontrar-se-á também nesta parte. Este estudo de índole qualitativo visa analisar as interações de 5 crianças com os objetos dos cestos dos tesouros, entre si e com o adulto. Desta forma, tentou-se compreender: quais foram as interações que as crianças com idades entre os 19 e os 22 meses estabeleceram a partir do contacto com objetos dos cestos dos tesouros, qual foi o cesto que despoletou maior interesse e refletiu-se sobre as interações em contexto de Creche. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e do contacto físico. As crianças interagiram com os objetos maioritariamente através do tato e com os pares e adulto estabeleceram interações predominantemente através do olhar. A segunda parte é alusiva às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. São abordados assuntos relacionados com o Jardim de Infância como: a sua legislação, o que é a educação pré-escolar, o papel do educador nesse contexto e a documentação existente, assim como as experiências significativas. Vivenciada a metodologia de trabalho por projeto em ambos os contextos, é apresentado um breve relato de cada uma das experiências e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças/comunidades educativas.