Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este apresenta-se dividido em três partes, a primeira parte refere-se ao vivenciado em contexto de Creche, na segunda parte apresenta-se as experiências realizadas em contexto de Jardim de Infância I e por último, a terceira parte é composta pelo vivenciado em contexto de Jardim de Infância II.
A primeira parte é composta por uma reflexão relativa aos momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche.
A segunda parte divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentada uma reflexão relativa aos momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância I. Posteriormente segue-se a apresentação de um trabalho desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “O Corpo Humano”. O terceiro e último ponto envolve a apresentação do ensaio investigativo realizado com três crianças quatro anos de idade, onde se tentou perceber que explorações crianças de três e quatro anos de idade realizam quando lhes são disponibilizados objetos. Os resultados sugerem que as três crianças utilizam o mesmo tipo de explorações e parece não haver grandes diferenças na exploração de objetos conhecidos e de objetos menos conhecidos.
A terceira parte é dividida em dois pontos. Inicialmente é apresentada uma reflexão relativa ao vivenciado em contexto de Jardim de Infância II evidenciando expetativas, dificuldades e aprendizagens realizadas. No segundo ponto dá-se a conhecer o trabalho realizado com o grupo de crianças desta Prática Pedagógica, tendo por base a Metodologia de Trabalho por Projeto, intitulado “A Lua”.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Matemática Aprendizagem Brincar