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- Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infânciaPublication . Silva, Sara Catarina Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surgiu no âmbito das Práticas Pedagógicas do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do processo, o papel do educador e ainda o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do relatório encontra-se dividida em duas partes, sendo que uma se direciona para a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por As Tartarugas, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório está repartida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, na abordagem de um projeto segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado por Corpo Humano, e ainda um ensaio investigativo relacionado com as ideias que as três crianças no Pré-escolar têm sobre o conceito de mistura.
- Identidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Pina, Fátima Maria Neta; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e apresenta-se dividido em duas partes principais, a primeira parte relacionada com as vivências em contexto de Creche e a segunda com as vivências em contexto de Jardim-de-Infância (I e II). Relativamente à primeira parte, divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentado o ambiente educativo em que decorreu a Prática em contexto de Creche, seguindo-se uma dimensão reflexiva, na qual estão retratados os momentos mais significativos vivenciados neste contexto. Por último apresenta-se o ensaio investigativo realizado neste mesmo contexto, que tem como título “Reconhecimento de propriedades dos materiais por crianças entre os 16 e os 24 meses”. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de índole interpretativa, uma vez que se pretende observar, descrever e analisar as ações das crianças na sua interação com os materiais. Os resultados mostram que a maioria das crianças participantes neste estudo reconhece algumas propriedades físicas dos materiais, o que lhes permite agrupa-los adequadamente. Foi também evidente que algumas destas crianças revelam ter emergente a competência de classificação de objetos. A segunda parte deste relatório está dividida em quatro tópicos. Inicia-se com a apresentação dos contextos educativos em que decorreram as Práticas em JI I e JI II, ao que se segue uma dimensão reflexiva onde é apresentado aquilo que de mais relevante foi vivenciado em contexto de JI I. De seguida dá-se a conhecer o trabalho realizado neste contexto, intitulado “Descobrindo as Lulas”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Apresenta-se, depois, a dimensão reflexiva relativa ao que de mais significativo foi vivenciado em contexto de JI II. Por fim apresenta-se a conclusão do presente relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo do período de PES.